É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

06 Dec, 2021

A torcida do Benfica mostrou lenços brancos para Jorge Jesus após a derrota no clássico para o Sporting, sinal que não quer mais o treinador.

O português tem problemas de relacionamento com a nova diretoria do clube. 

Nas próximas dias, o Benfica joga sua classificação para as oitavas de final da Champions e tem o clássico com o Porto.

Segundo a imprensa portuguesa, se fracassar nos dois pode até perder o emprego.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Jorge Jesus durante Flamengo x Fluminense, pela final do Carioca Gazeta Press

Isso acontece ao mesmo tempo em que o Flamengo procura treinador: o clube já indica que a volta de Jesus é uma "opção".

Imagino que a imensa maioria dos flamenguistas torce contra o Benfica para Jesus ser demitido e voltar para a Gávea, onde o treinador foi feliz como nunca e montou um esquadrão.

Mas, com a experiência que tem no próprio Benfica, Jesus sabe que nem sempre a história se repete.

O treinador lusitano já é uma lenda no Flamengo. Acho que ganha fácil qualquer eleição de melhor treinador da história rubro-negra.

Voltar pode fazer com que o mito cresça ainda mais. Mesmo tendo agora mais bons rivais no futebol brasileiro do que em 2019, Jesus ainda teria o melhor elenco do país. E ele deu sinais claros que sabe como fazer essa equipe funcionar e conhece muito bem a alma flamenguista.

Mas isso não tem garantido. A mesma torcida que enche o Maracanã para gritar pela volta do "Mister" pode também exigir sua cabeça se o time fracassar sob seu comando numa eventual volta.

Se for demitido no Benfica, parece ser muito fácil a decisão de Jesus de voltar ao Flamengo.

Só que não é tão simples assim. Basta perguntar para Felipão, que poderia ficar na história da seleção brasileira apenas como o técnico do penta. Mas que revolveu voltar para o emprego e ser muito mais lembrado por ser o comandante do 7 a 1.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos09:56 BRST

O São Paulo ficou em 2022 no "quase" no Paulista e na Copa Sul-Americana, em que foi vice-campeão. Na Copa do Brasil, "quase" chegou na final. A vaga na Libertadores via Brasileiro também caminha para o "quase": só um milagre classifica o time depois da derrota para o Internacional nesta terça-feira.

O saldo final é mais um ano medíocre para o clube que já foi o mais invejado do Brasil.

A lista de erros que justifica tamanha mediocridade não está apenas nos jogadores do elenco caro e mediano e da diretoria, alvos da ira da torcida após a derrota para o Inter.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

O técnico Rogério Ceni em partida do São Paulo no Morumbi Rubens Chiri / saopaulofc.net

Assim como o São Paulo ficou no "quase" em 2022, Rogério Ceni não consegue sair do "quase" grande treinador (até ensaiou isso com o time jogando bem em parte do ano, mas isso ficou para trás).

Com qualidades únicas para entrar na galeria dos técnicos top do Brasil, mais uma vez ele se perdeu nos erros de sempre na sua nova carreira.

Administração ruim do elenco, "trabalho autoral" em excesso, substituições ruins.

O São Paulo fracassou em 2022 também por culpa de Rogério Ceni. É injusto colocar toda a culpa nos jogadores e nos desastrados cartolas do Morumbi.

E vale o treinador refletir. O São Paulo um dia, ainda que demore, vai deixar de ser o time do "quase" e voltar a ser campeão. Se não mudar alguns conceitos, Rogério Ceni pode não ter essa oportunidade.

O problema é que ninguém quer tomar decisões': Rogério Ceni ativa 'modo sincerão' e diz que irá chamar a responsabilidade

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos08 Nov, 2022

Em junho passado, quando Daniel Alves estava sem clube, escrevi que Tite levaria o lateral-direito para a Copa do Qatar até se ele escolhesse o Íbis, o time pernambucano que se diz o "pior do mundo". 

Meses depois, depois de uma passagem sem brilho pelo futebol mexicano e treinando no time B do Barcelona, Daniel Alves efetivamente foi convocado.

Não acho tão absurdo assim sua convocação. A lateral direita é um deserto de talento no futebol brasileiro. Em seleções, Daniel Alves sempre exerceu uma liderança positiva. Em uma Copa com 26 convocados, é possível se dar ao luxo de chamar alguém para ser uma boa influência no grupo.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Tite e Daniel Alves durante Brasil x Peru, pela final da Copa América 2019 Lucas Figueiredo/CBF

Mas acho que Tite e eu somos minoria nesse assunto.

Nesta segunda-feira, na entrevista que concedeu após anunciar sua lista, o treinador da seleção foi questionado sobre a forte rejeição da convocação de Daniel Alves no Twitter. 

Na visão do treinador, o universo de pessoas nesta rede social não é suficientemente grande para tirar uma amostra verdadeira de quem apoia e de quem reprova a convocação de Daniel.

"Que referência é o Twitter, com (relação aos) milhões de torcedores que temos (no Brasil)? Não vim aqui para agradar mídias sociais. É um publico que não sei o percentual que é do total", apontou.

"Nosso papel é passar informação, opinião é de cada um. Mesmo essa parcela (das redes sociais) que é diminuta. Respeito...", complementou.

Concordo 100% com Tite que rede social nem sempre reflete mesmo a opinião de uma população toda.

Mas, assim como tinha certeza da convocação de Daniel Alves, tenho convicção que Tite não suportaria ver o resultado de uma pesquisa de um instituto sério (eles existem) sobre a opinião dos brasileiros sobre o lateral na sua lista.

Com qualquer margem de erro, a rejeição ao jogador seria maioria.

Tite defende convocação de Daniel Alves para a Copa: 'Não vim aqui para agradar as mídias sociais'          

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos07 Nov, 2022

Tite deixou de fora da Copa o melhor jogador do futebol brasileiros nos mais de quatro anos do ciclo entre os Mundiais da Rússia e do Qatar.

Em uma lista com 26 convocados e nada menos do que nove atacantes, é uma injustiça deixar Gabigol fora dela.

Contando jogos pelo Santos, Flamengo e pela própria seleção, o jogador do Flamengo marcou nada menos do que 151 gols depois da Copa de 2018. Nenhum dos atacantes chamados por Tite marcou tantas vezes nesse período.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Gabigol gesticula durante Atlético-MG x Flamengo pela Supercopa do Brasil Marcelo Cortes / Flamengo

E nem vale dizer que ele só brilhou por jogar no estrelado time do Flamengo. Gabigol foi o artilheiro do Brasileiro de 2018 com o Santos.

Ele fez gols em três finais de Libertadores. Nesta temporada, se sacrificou para que enfim Pedro pudesse ser titular no Flamengo. E, jogando mais fora da área, mostrou categoria como assistente.

É fato que nas chances que Tite deu a ele na seleção, Gabigol não foi o mesmo jogador. Mas também é verdade que ele não teve uma sequência mais duradoura.

Tite nunca mostrou entusiasmo com Gabigol. Ao deixá-lo fora da Copa, também parece ignorar o que aconteceu no futebol brasileiros nos últimos 4 anos e meio. 

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos04 Nov, 2022

“Há muito tempo tenho tanto dinheiro quanto o orçamento do Espanyol. Gosto de jogar no campo deles mais do que no Bernabéu. Fico feliz quando o Espanyol sobe à primeira divisão para poder jogar lá. Adoro ir lá, entrar no gramado, ser vaiado. Você ri e eles se irritam ainda mais. Não há nada assim no mundo. Eu diria que é melhor do que sexo.”

Esta frase define muito da carreira de Gerard Piqué, o zagueiro ídolo do Barcelona que anunciou sua aposentadora nesta quinta-feira.

Um gigante dentro do campo antes da decadência recente que fez abandonar os gramados, o zagueiro não entrou para a história do clube catalão apenas pelo que jogou.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Piqué celebra título da Uefa Champions League na temporada 2008/2009 Getty Images

Piqué está em qualquer lista dos maiores jogadores do  Barcelona também pelo poder que teve de enfurecer tanta gente fora do clube.

Sua frase do primeiro parágrafo deste texto foi sobre o Espanyol, um rival de cidade, mas insignificante comparado com o Barcelona.

No campo do Espanyol, Piqué ouviu gritos canalhas da torcida, antes e depois de ironizar várias vezes o clube.

Por quase 15 anos, o zagueiro enfrentou o Real Madrid, eterno rival do Barcelona, batendo boca com os rivais, reclamando das arbitragens (muitas vezes sem razão), fazendo o trabalho sujo de pressionar esses mesmos árbitros e exaltando o orgulho nacionalista catalão.

Esse sentimento nacionalista fez até ele ser vaiado em jogos e treinos da seleção espanhola dentro do próprio país, mesmo tendo sido um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 2010 e sempre defendendo a camisa vermelha de forma exemplar.

Seus bate bocas com a imprensa de Madrid foram épicos, assim como seus duelos com Sérgio Ramos, seu inimigo maior no Real Madrid, mas com quem formou dupla de zaga história na seleção.

Ao anunciar sua aposentadoria, Piqué disse uma das belas frases que já ouvi no futebol: "Quando pequeno não queria ser jogador, queria ser jogador do Barcelona".

Faz todo sentido. Para Piqué, futebol sempre foi defender as cores do Barcelona. E para isso criou uma lista imensa de inimigos no futebol.

Piqué encerra um ciclo do Barcelona! Paulo Calçade analisa aposentadoria do zagueiro: 'Resolveu parar por cima'          

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos03 Nov, 2022

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em novembro de 2020. Com apenas dois anos de trabalho, tem agora, com a conquista do Brasileiro-22 sacramentada nesta quarta-feira, seis títulos com o alviverde.

E o portfólio é variado: além do Nacional, são duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulista e uma Recopa Sul-Americana.

O tamanho da façanha do clube sob o comando do português fica evidente comparada com o que acontece nos últimos anos com os maiores rivais do Palmeiras.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Abel Ferreira durante a festa do título do Brasileirão conquistado pelo Palmeiras Cesar Greco/Palmeiras

Para somarem juntos os seis títulos de Abel em dois anos, Corinthians, São Paulo e Santos precisam dos resultados das últimas sete temporadas.

Desde 2016, o trio foi campeão seis vezes, e basicamente no esvaziado Campeonato Paulista. O Santos ganhou o Estadual em 2016. O Corinthians foi tricampeão entre 2017 e 2019. O São Paulo venceu em 2021.

Fora o Paulista, só o Brasileiro de 2017 do Corinthians.

O mais triste para os rivais estaduais do Palmeiras é saber que o abismo pode aumentar.

Com finanças em ordem, mais receitas com conquistas de títulos e com a chegada de Endrick, o alviverde esbanja fôlego e só tem rival no Brasil fora do Estado de São Paulo.

No curto e médio prazo, Corinthians, São Paulo e Santos não têm como competir de forma consistente com o Palmeiras.

Só podem fazer gastando o que suas finanças não permitem. E contratar jogadores nem pode resolver, pela liderança palmeirense em estrutura e organização.

Gastar de forma irresponsável pode criar uma ilusão passageira. Melhor que isso é trabalhar muito para competir de igual para igual com o Palmeiras com as mesmas armas: cofre cheio e organização.

Leila Pereira revela planejamento do Palmeiras para 2023, mas avisa: "Não serão feitas grandes alterações'          


É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos02 Nov, 2022

O torcedor brasileiro, definitivamente, não tem paciência com seu time de coração.

Basta fazer uma pesquisa rápida para fazer a lista de quais jogadores e treinadores ouviram a torcida "gritar time sem vergonha" em jogos da temporada 2022.

Como ponto de partida, vamos usar a lista dos fundadores do Clube dos 13, que inclui os grandes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e mais o Bahia.

Apenas dois não tiveram que ouvir o nada agradável "time sem vergonha": o Palmeiras de Abel Ferreira e o Cruzeiro de Paulo Pezzolano.

Não sem motivos. O alviverde tinha o crédito de duas Libertadores conquistadas seguidas, e fez outra temporada vitoriosa, com os títulos do Paulista, da Recopa e o Brasileiro que pode confirmar já nesta quarta-feira.

O Cruzeiro do técnico uruguaio fez campanhas dignas no Mineiro, na Copa do Brasil e conseguiu o acesso à primeira divisão com campanha arrebatadora na Série B.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Sousa comandando o time do Flamengo Marcelo Cortes/Flamengo

Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco foram alvos do "time sem vergonha" em algum momento do ano.

Olhando a temporada como um todo, com os títulos da Copa do Brasil e Libertadores, parece absurdo saber que o estrelado time do Flamengo foi chamado de "sem vergonha". Mas, nos tempos sob o comando do português Paulo Sousa, era mesmo.

O Atlético-MG, seja com o Turco ou com Cuca, foi mesmo um time "sem vergonha" o ano todo pela força do seu elenco.

O corintiano ofendeu seus jogadores após uma derrota para o clássico contra o Palmeiras e empate contra o Always Ready na Libertadores. Mesmo sem empolgar e nada ganhar, "time sem vergonha" foi um exagero, assim como no caso do Fluminense, que ganhou o Carioca com Abel Braga e fez campanha brilhante no Brasileiro sob o comando de Fernando Diniz.

Bahia, Grêmio e Vasco, que sofreram ou sofrem em boa parte da Série B, contra rivais economicamente muito mais frágeis, mereceram ouvir o grito.

Rogério Ceni fez até mais do que o elenco do São Paulo permitia. Mas entendo o torcedor tricolor chamar o time de "sem vergonha" após perder a final da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle.

O torcedor do Internacional vai terminar o ano orgulhoso com o provável vice-campeonato brasileiro, mas estava certo de xingar o time após ser eliminado pelo modesto Melgar na Sul-Americana.

No caso do Santos, até a diretoria do clube deve concordar que a qualidade do elenco do clube não é das melhores.

O último a ouvir o "time sem vergonha" das arquibancadas foi o Botafogo do português Luís Castro, na derrota para o Cuiabá nesta terça-feira que deixou o time longe de uma vaga na próxima Libertadores.

O caso do alvinegro carioca explica bem  a falta de paciência da torcida. Praticamente da noite do dia, o time passou a ser propriedade de um milionário que começou a torrar uma fortuna na contração de jogadores.

Os resultados não chegaram e o time virou "sem vergonha". Não é fácil entender as arquibancadas mesmo.

Leila Pereira revela planejamento do Palmeiras para 2023, mas avisa: "Não serão feitas grandes alterações'          

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos01 Nov, 2022

Daniel Alves perdeu a chance de jogar a Copa da Rússia, em 2018, por uma contusão. Agora, aos 39 anos, tem no Qatar a última chance de disputar um Mundial, rara competição que nunca conquistou.

Longe dos tempos em que era o melhor lateral-direito do mundo, Daniel trabalha duro para entrar na lista de 26 convocados que será anunciada por Tite na próxima segunda-feira.

Depois da sua desastrosa passagem pelo São Paulo, poderia ter ido faturar muito dinheiro em um país onde se paga muito, mas o futebol é invisível para quem planeja jogar pele seleção brasileira.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Tite e Daniel Alves durante partida da seleção brasileira Lucas Figueiredo/CBF

Foi para o competitivo futebol mexicano. Com seu time eliminado, não ficou parado, e pediu para fazer toda a rotina de treinamentos do time B do Barcelona.

O esforço de Daniel Alves comove muito mais a Tite e sua comissão técnica.

Como relatou o correspondente da ESPN na Espanha, Gustavo Hofman, o trabalho do lateral nos treinos do time B do clube catalão "causou boa impressão" nos membros da comissão técnica da seleção que o visitaram em Barcelona.

Pelo que produz em campo, não existe justificativa alguma para Daniel Alves ser convocado para uma Copa do Mundo. Mas ele sempre foi um homem de confiança de Tite. Seu suor no México ou no time B do Barcelona pode ser a senha para ele estar no Qatar.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos29 Oct, 2022

O Flamengo é tricampeão da Libertadores. Com a vitória sobre o Athletico-PR neste sábado,  o rubro-negro se iguala a Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos como o clube brasileiro mais vezes vencedor da América.

Clube mais popular do país, o Flamengo chegou em um patamar único no futebol do país.

De piada há 10 anos por suas dívidas e resultados desastrosos, o time carioca viveu uma transformação que o colocou como o clube mais rico da América do Sul, se dando ao luxo de pagar 15 milhões de euros por um jogador que é reserva do time de Dorival Jr. (Cebolinha).

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Gabigol marca para o Flamengo na final da Copa Libertadores 2022 Getty Images

Só o Palmeiras hoje é capaz de encarar o Flamengo nas finanças e em campo, mas acredito que nos próximos anos a diferença de faturamento entre os dois vai aumentar.

Todos os outros grandes do país vão precisar de anos de trabalho bem feito para poder competir de fora duradoura com o Flamengo, que ainda assim vai ter a vantagem da sua torcida gigantesca para seguir mais rico.

Evidente que trapalhadas de cartolas (elas seguem existindo) podem atrapalhar, mas a qualidade do elenco vai colocar o rubro-negro como favorito em todas as competições que disputar por anos.

O Flamengo só tinha uma Libertadores, conquistada em 1981 com o esquadrão comandado por Zico.

Agora, está no topo do ranking dos brasileiros campeões da competição. A questao não é "se" o rubro-negro vai se isolar como o líder isolado. Mas "quando". 

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos28 Oct, 2022

Em 2012, o Athletico-PR estava na Série B do Brasileiro. O Flamengo terminava a primeira divisão em uma modesta 11ª posição.

A dívida do gigante carioca era de R$ 804 milhões, a maior do país. No ano anterior, 2011, Flamengo era apenas o quinto no ranking de receitas dos clubes brasileiros. 

Também em 2011, o Athletico-PR tinha apenas a 14ª maior receita dos times nacionais (atrás do rival Coritiba), com déficit de quase R$ 5 milhões.

Pule para 2021.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Lance de Athletico-PR x Flamengo, pela Copa do Brasil Marcelo Cortes/Flamengo

O Flamengo é agora o clube mais rico do país, o único com receitas que ultrapassam R$ 1 bilhão. O superávit também é o maior do Brasil (177,6 milhões). A dívida caiu pela metade, e hoje é apenas a 11ª maior do país.

As receitas do Athletico-PR quase quadriplicaram em relação a 2011. No ano passado, o clube teve lucro de R$ 66 milhões, o quinto maior do Brasil. O estádio do clube é uma joia, assim como já era seu centro de treinamento.

Neste sábado, os rubro-negros do Rio e de Curitiba decidem a Libertadores-22.

Para muitos torcedores rivais, é uma decisão que exala antipatia. Não sem razão. Cartolas dos dois clubes tomam decisões egoístas, muitas vezes mesquinhas e que afetam até os seguidores de seus próprios clubes.

Mas quando a bola rolar, para um rival de bom senso o sentimento sobre Athletico-PR e Flamengo é muito mais de inveja do que antipatia.

Os dois foram os clubes que fizeram o melhor trabalho de longo prazo entre o fundo do poço e a final de uma Libertadores. 

E com as próprias pernas. O Palmeiras também é hoje uma administração invejável, mas contou com a ajuda de empréstimos camaradas do ex-presidente Paulo Nobre e do patrocínio milionário das empresas de Leila Pereira, a atual presidente.

Athletico-PR e Flamengo é a final de quem trabalhou bem para chegar no jogo mais importante que pode existir para um clube brasileiro.

Flamengo 'favoritaço' contra Athletico-PR? Quem será o herói do título? Veja os palpites para final da Libertadores          

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos27 Oct, 2022

Abel Ferreira será campeão brasileiro com o Palmeiras. Mas Cuca, que trocou farpas com o português nas quartas de final da Libertadores, escolheu outro treinador como o melhor do Brasileiro.

Após o empate do seu Atlético-MG contra o Fortaleza, Cuca disse que vai votar no argentino Juan Pablo Vojvoda, o comandante do time cearense, como o melhor treinador do Campeonato Brasileiro.

"Você vê um Fortaleza que no primeiro turno todos apontavam como um condenado à segunda divisão e tem uma recuperação fantástica como foi feita. Quando vier a votação do treinador (melhor treinador da Série A), já tenho meu voto, que é do Vojvoda, por tudo que ele fez, com a condição que não é a mesma de muitas equipes. O trabalho que ele está fazendo é maravilhoso", disse Cuca.

Não votaria em Vojvoda para melhor técnico do Nacional de pontos corridos. Mas, se houvesse no Brasil uma lista como a da revista inglesa 'FourFourTwo' dos melhores técnicos dos últimos 12 meses, o argentino seria meu escolhido.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza Vinicius Palheta / Fortaleza EC

A revista que foi detonada por colocar Cristiano Ronaldo na frente de Pelé na lista de melhores de todos os tempos, tem critérios interessantes para ranquear o trabalho dos treinadores.

"Habilidade, é claro, assim quanto sua equipe conquistou nos últimos 12 meses, levando em conta os recursos disponíveis para cada treinador".

Vojvoda tem resultados espetaculares no time cearense. 

Nos últimos 12 meses, o Fortaleza terminou o Brasileiro de 2021 na quarta colocação. Foi campeão do Cearense e da Copa do Nordeste em 2022. Foi até as oitavas de final da Libertadores. Agora, com uma reação espetacular, novamente luta por vaga na Libertadores via Brasileiro.

Sobra "habilidade" para o argentino. Seu Fortaleza é um time que joga um futebol moderno, agradável de se assistir.

E, fechando o "critério FourFourTwo', faz tudo isso com "recursos disponíveis" muito mais modestos que da maioria dos times grandes do Sul e do Sudeste.

O Grêmio jogou a Série B em 2022. Corinthians e São Paulo não ganharam nada. O Botafogo gastou uma fortuna. Todos esses times têm elencos mais caros e qualificados que o Fortaleza. 

Curioso para saber o que faria Vojvoda em um elenco mais estrelado que o do Fortaleza.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos26 Oct, 2022

Ele só tem 16 anos. Mas não existe dúvida: o atacante palmeirense Endrick, que nesta terça-feira marcou seu primeiro gol como profissional, é um fenômeno. 

E ele tem uma grande vantagem. É um fenômeno em uma época que um jogador como ele tem total controle da sua carreira, escolhendo em que time vai jogar.

Se eu tivesse o poder de fazer um roteiro ideal para Endrick, não teria dúvidas de como ele seria.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

A alegria do menino Endrick Fabio Menotti / Palmeiras

O atacante não pode jogar em outro país até completar 18 anos, o que acontecerá em 2024. Mas ele tem contrato até 2025.

Endrick, no meu filme, ficaria no Palmeiras até 2025, arrebentando com gols e títulos e sob o comando de Abel Ferreira, que mais uma vez prova que estava certo com os cuidados para colocar o garoto no time.

O próximo passo seria o mais importante da sua vida.

A joia palmeirense tem metade dos gigantes europeus a seus pés. O ideal seria o Palmeiras conseguir vendê-lo agora pelo valor cheio da multa rescisória, de 60 milhões de euros, e ficar com ele até 2025.

Mas quem vai escolher seu próximo clube é Endrick.

Se fosse ele, não teria dúvida de qual seria.

Nada de PSG, com sua bagunça, seus egos inflados e a pouca competividade do Campeonato Francês.

O Barcelona até seria sedutor, mas é no outro gigante espanhol que está o melhor destino para Endrick.

Em 2025, Benzema vai completar 38 anos e a camisa 9 do Real Madrid, o maior clube do mundo, provavelmente estará disponível (não acredito na história que Haaland vai trocar o City pelo Real ao final de seu contrato).

Em três anos, Vinícius Jr. terá só 25 anos e Rodrygo. 24. Os dois provavelmente estarão no auge de suas carreiras na Europa. Endrick formaria com eles um trio 100% brasileiro, assustador para os adversários. 

A seleção brasileira também agradeceria. 

Gol do Palmeiras! Gustavo Gómez aproveita cobrança de escanteio, cabeceia e marca contra o Athletico-PR          

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos25 Oct, 2022

A Libertadores-22, que será decidida no próximo sábado (dia 29), terá Athletico-PR ou Flamengo como campeão. O Palmeiras pode conquistar o Brasileiro-22 já nesta quarta-feira (de qualquer forma a taça é questão de dias).

A definição das duas competições mais importantes para o futebol brasileiro deixa uma coisa coisa ainda mais evidente: se título é o que vale, o país tem hoje apenas quatro clubes grandes.

Os números são claros. Desde 2019 e depois do desfecho da Libertadores e do Brasileiro de 2022, serão 18 títulos de competições nacionais ou internacionais conquistados por times do país.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Hulk (Atlético-MG), Rony (Palmeiras), Vítor Roque (Athletico-PR) e Pedro (Flamengo) Fernando Moreno/AGIF | Divulgação/Palmei

Todos os 18 terão apenas quatro times como campeões: Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo e Palmeiras.

O Athletico-PR ganhou a Copa do Brasil de 2019 e a Sul-Americana de 2021. Agora, pode levar a Libertadores. O time também conquistou a Sul-Americana de 2018.

Com o Brasileiro-22, o Palmeiras vai para seu quinto título desde 2019: além do Nacional, duas Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa. Antes, também havia conquistado o Brasileiro de 2018.

O Flamengo acumula sete troféus no período: uma Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa e duas Supercopas. A Libertadores-22 pode ser o oitavo.

Por fim, o Atlético-MG levou o Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021 e a Supercopa desta temporada.

Do quarteto que domina o futebol brasileiro nos últimos anos, só o Atlético-MG não parece ter fôlego para estender o domínio por muito tempo. O time mineiro continua ancorado no dinheiro de seus mecenas, e eles dão sinais que logo vão deixar o clube andar com suas próprias pernas.

Athletico-PR, Flamengo e Palmeiras chegaram onde estão por que são muito mais competentes que os outros grandes brasileiros.

Os rivais vão ter que correr atrás para os três não monopolizarem os títulos nacionais e sul-americanos nas próximas décadas.

Prefeita de Guayaquil amolece com gesto do Flamengo e revela torcida para equipe carioca na final da Libertadores          

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos24 Oct, 2022

Marcelo Gallardo passou sete dos seus oito anos no River Plate acumulando taças: foram 14 títulos até o ano passado, incluindo duas Libertadores.

Em 2022, na sua temporada de despedida do clube (ainda não anunciou seu destino), acumulou fracassos. Não passou das oitavas de final da Libertadores. Foi eliminado pelo modesto Patronato na Copa Argentina.

Neste domingo, fez seu último jogo no comando do clube, na última rodada do Campeonato Argentino, com o River já sem chance de título.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Marcelo Gallardo durante partida do River Plate EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Mas foi neste dia que Gallardo deu uma aula de caráter para colegas treinadores de todo o mundo.

O Boca Juniors, o eterno rival do River, precisava da ajuda do time de Gallardo para superar o Racing e ser campeão.

O Racing era justamente o adversário do River na rodada derradeira. 

E nada de entregar o jogo. O River ganhou o jogo, o Boca, que só empatou, foi beneficiado e a taça foi para a Bombonera.

Depois do jogo, Gallardo falou com a imprensa e suas palavras deveriam ser eternizadas.

“Entendo se houver torcedores do talvez zangados ou frustrados, mas acho que o de hoje foi a forma que temos de representar e transmitir certos valores. Mais além de ganhar ou perder, deixa a nossa dignidade salva. Acho que isso tem muito valor. Sim, estou feliz e muito orgulhoso, mais além de ter beneficiado nosso eterno rival. É um orgulho ter essa paz interior. Além de não ter tido um bom ano no futebol, tivemos um processo enorme, com muitas coisas bonitas vividas. E para fechar dessa forma, onde não tínhamos nada em jogo, mas tínhamos que proteger nossa integridade, dignidade e valores. Então estou muito feliz com tudo isso", falou o treinador, para depois fazer um paralelo com o que acontece na Argentina fora do futebol. 

“O que eu gostaria de destacar é que em um país onde tudo se suspeito de tudo, onde tudo é cruzado, onde tudo é tão mesquinho e parece até carecer de valores, pensamos que do futebol às vezes você tem a possibilidade de semear sementes que signifiquem que você pode ter respeito e dignidade pela profissão e pela paixão que esse esporte gera em nós.”

Isso vale para a Argentina. Para o Brasil. E para a maior parte do mundo.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos21 Oct, 2022

Em 13 temporadas no Chicago Bulls, Michael Jordan disputou 930 jogos da fase regular da NBA. Em apenas 11 foi reserva (todos no seu segundo ano da liga, quando sofreu grave contusão).

Quando já era o melhor jogador da história, tinha seis títulos e estava aposentado, Jordan resolveu defender o Washingotn Wizards, com 38 anos.

No mediano time da capital americana, disputou 142 partidas. Ele seguia sendo ótimo, com média de mais de 20 pontos. Mas ainda assim aceitou sem problemas começar 22 jogos no banco de reservas.

Na temporada 2002/2003, topou ser o "sexto homem", ou o principal reserva da equipe.

Depois de 15 jogos nessa condição, com o time cheio de contusões e ele atuando bem, voltou a ser titular, e acabou disputando todos os 82 duelos da temporada.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Erik Ten Hag orientando Cristiano Ronaldo em partida do Manchester United EFE

Cristiano Ronaldo tem 37 anos, ou apenas um a menos de quando Jordan foi para os Wizards.

Mas o craque português não quer nem saber de esquentar o banco no Manchester United. Na última quarta-feira, deu um chilique ao se recusar a entrar no jogo contra o Tottenham nos acréscimos e foi punido ficando fora do jogo contra o Chelsea.

O comportamento dos dois mostra que Ronaldo é sim um dos melhores do futebol da história, mas nunca será como Michael Jordan, o maior de todos os tempos do basquete.

Não só por ter menos talento, mas também pelo triste final de carreira, jogando pouco e só arrumando confusão no Manchester United.

Mas o time inglês também tem culpa.

Assim como Cristiano Ronaldo não é Michael Jordan, futebol não é basquete.

No esporte da bola redonda, é possível ser estrela começando no banco de reserva. No futebol, isso é papel para coadjuvantes.

E não é preciso ser um grande especialista para ver que Cristiano Ronaldo não nasceu para ser coadjuvante. O Manchester United deveria saber disso. E ter se livrado do português antes do começo da temporada.

Ronaldo não tem bola mais para ser titular de um gigante europeu. Colocá-lo no banco é garantia de problemas.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos20 Oct, 2022

O Corinthians é vice-campeão da Copa do Brasil. O Flamengo é o campeão.

Mas, depois do jogo no Maracanã em que os cariocas só confirmaram sua superioridade técnica nos pênaltis, o técnico corintiano Vítor Pereira deixou mais certezas para 2023 que o flamenguista Dorival Jr.

O corintiano tem a convicção que o português é o treinador certo para comandar o clube na próxima temporada, mesmo sem título algum e um futebol na maior parte do ano abaixo do que o time podia render.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Vítor Pereira, técnico do Corinthians, e Dorival Jr., treinador do Flamengo, na decisão da Copa do Brasil no Maracanã Rodrigo Coca/Agência Corinthians | Marce

Só que na decisão do Maracanã o Corinthians fez seus melhores 45 minutos em muito tempo na segunda etapa, pressionando o Flamengo, o que não acontecia há muitos anos diante da equipe carioca.

Vítor Pereira com suas boas entrevistas já havia conquistado a maior parte dos corintianos. O vice na Copa do Brasil em final parelha com o todo poderoso rubro-negro vai fazer a diretoria suplicar para o português ficar.

Dorival Jr. começou arrasando no Flamengo. Conseguiu enfim fazer Pedro e Gabigol jogarem juntos. Até o time reserva acumulou vitórias no Brasileiro.

Já ganhou a Copa do Brasil e é favorito para também conquistar a Libertadores no próximo dia 29, diante do Athletico-PR.

Mas a queda evidente de produção do time nas últimas semanas ligou o sinal amarelo.

O Flamengo, somando os dois jogos, foi um pouco melhor que o Corinthians na final da Copa do Brasil, mas por pequena margem.

Ganhando a Libertadores, duvido que alguém vai ter coragem de dizer que o Flamengo não deve renovar o contrato de Dorival para 2023. Ainda assim, não ganhará salvo conduto contra fortes críticas ou até demissão em qualquer indício de má fase em 2023.

Se não conquistar a competição internacional, muita gente vai ter mais certeza que ele não deve ser o técnico do Flamengo no próximo ano.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos18 Oct, 2022

O Corinthians não ganha nada desde 2019. O título valeria um extra de R$ 35 milhões e garantia de estar na fase de grupos da Libertadores, duas coisas essenciais para um clube com uma dívida enorme.

Superar o Flamengo também seria vital para manter o projeto de Vítor Pereira no Parque São Jorge. Por fim, sua torcida ficaria em êxtase ganhando uma decisão contra o time mais rico do país e que tem um elenco muito mais qualificado.

Não tenho dúvida. O título da Copa do Brasil, que será decidido nesta quarta-feira no Maracanã, vale muito para o Corinthians do que o Flamengo.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Arrascaeta e Du Queiroz disputam bola na Neo Química Arena Gilvan de Souza/Flamengo

O clube carioca acumula taças nos últimos tempos. Seu grande objetivo no ano é a final da Libertadores, no próximo dia 29, no Equador. O dinheiro da taça da Copa do Brasil ajuda, mas não é por esse dinheiro que o Flamengo vai refazer seus planos para 2023.

Se ganhar o título da Copa do Brasil será menos especial para o Flamengo do que para o Corinthians, uma derrota vai causar mais dor que no Parque São Jorge.

Primeiro por que qualquer torcedor, dirigente, jogador e o técnico Dorival Jr. sabem que o rubro-negro é muito mais time e favorito na decisão do Maracanã.

Também será desconfortável saber que o elenco mais poderoso do futebol brasileiro vai completar seu quarto campeonato da temporada sem títulos: já fracassou no Carioca, na Supercopa e no Brasileiro.

Por fim, perder a Copa do Brasil significa colocar mais pressão no time para a final da Libertadores, quando novamente o Flamengo é favorito contra o Athletico-PR.

Para o corintiano lúcido, perder a final da Copa do Brasil é o mais provável (o rubro-negro é muito melhor). Para o flamenguista, lúcido ou não, será algo difícil de engolir.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos17 Oct, 2022

O francês Benzema deve receber hoje o Bola de Ouro da revista "France Football", o prêmio mais tradicional do futebol mundial.

Salvo uma grande surpresa, nenhum brasileiro vai aparecer no top 3 (parte da imprensa espanhola crava que Vinícius Jr. ficará na quinta colocação).

Virou rotina o futebol brasileiro ser coadjuvante nas premiações de melhor do mundo: além da Bola de Ouro existe o troféu da Fifa, sendo que os dois foram unificados entre 2010 e 2015.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Troféu de melhor do mundo da Fifa Getty

Depois que Kaká foi eleito o melhor do mundo nas duas premiações em 2007, jogadores brasileiros apareceram no top 3 das premiações apenas 3 vezes, todas com Neymar, e sempre na terceira posição. Isso em 14 anos.

A comparação com um período anterior parecido mostra uma evidente decadência do futebol brasileiro, pelo menos nos grandes craques.

Entre 1993 e a consagração de Kaké em 2007, atletas brasileiros apareceram nada menos do que 23 vezes entre os 3 melhores na Bola de Ouro ou no prêmio da Fifa.

E nada menos do que 13 vezes em primeiro lugar, outras 5 na segunda posição e mais 5 no terceiro posto.

Ter o melhor do mundo não quer dizer que o futebol de um país é realmente forte. A Polônia de Lewandowski está aí para provar isso.

Mas, para um país que tanto se orgulha de seus craques, é dolorido saber que no prêmio dos melhores do mundo o Brasil hoje só bate palma para estrangeiros.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos14 Oct, 2022

O Barcelona já se orgulhou de recusar qualquer tipo de patrocínio na sua linda camisa. Na fase de ouro do clube, com Xavi, Iniesta e Messi, estampava, de graça, a marca da Unicef, o órgão da ONU que cuida da defesa dos direitos das crianças.

Mas a coisa mudou na instituição que se orgulha se ser "mais que um clube".

Neste domingo, com transmissão exclusiva do Star+, o Barcelona faz o jogo mais esperado pela sua torcida: o clássico contra o grande rival Real Madrid.

Barcelona estampará o símbolo da OVO Records, gravadora do rapper canadense Drake, no El Clásico contra o Real Madrid Reprodução/Instagram/@Champagnepapi

Na sua camisa, o clube catalão vai estampar uma coruja. É o símbolo da gravadora do rapper canadense Drake, eu uma homenagem por ele ter batido recordes no Spotify, o streaming de música que patrocina o Barcelona.

Nada contra o Drake. Muito pelo contrário. Ele é ótimo.

Mas o Barcelona virar outdoor para sua gravadora é mais um episódio que mostra a diferença hoje do peso das camisas de Barcelona e Real Madrid.

Afundado em um dívida causada por cartolas no mínimo irresponsáveis, o Barcelona precisa de dinheiro de forma desesperadora.

E assim vende direitos de TV por décadas de forma antecipada e parte da imagem do clube. E agora aceita fazer o jogo mais importante do ano com uma marca que nada tem a ver com o time.

Tão clube sem dono como o Barcelona (ambos têm seus sócios como proprietários), o Real Madrid segue sendo sólido financeiramente.

Está perto de finalizar uma reforma bilionária do Santiago Bernabéu, enquanto o Barcelona não consegue iniciar a remodelação do Camp Nou.

O abismo na qualidade na administração faz diferença no campo.

Das últimas sete Champions, quatro foram conquistadas pelo Real Madrid. O Barcelona não é campeão europeu desde 2015. 

Na edição deste ano, o time da capital espanhola passeia na primeira fase, enquanto a equipe catalã tem chances remotas de avançar às oitavas de final.

Não é desrespeitando sua camisa sagrada que o Barcelona vai voltar a ficar perto do Real Madrid.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos13 Oct, 2022

A torcida é de verdade, fanática. O time já teve ídolos reais, como Raí. Mesmo antes da chegada dos bilhões do Qatar, o clube tinha alguns títulos.

Mas não é apenas pela falta de um título de Champions League que o PSG não consegue se livrar de uma triste sina: ser o clube de futebol bilionário "mais pequeno" da história.

Depois de passar anos sem saber como tratar Neymar, o clube sofre agora nova humilhação com Mbappé, o jogador mais bem pago do planeta, mas que dá chilique quando não recebe um passe e agora bateu o pé para deixar o clube já em janeiro.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Neymar, Mbappé e Messi durante jogo do PSG EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

Os dois craques se acham muito maior que o clube em que atuam. E os fatos dão razão a eles: o PSG é tratado como um clube de esquina pelos seus grandes astros.

Mas o time de Paris prova que tudo pode piorar.

Um escândalo de proporções épicas atinge o clube. Um site investigativo divulgou que o PSG contratou uma agência para fazer uma guerra suja nas redes sociais contra desafetos do clube e também seus próprios jogadores, incluindo Mbappé e Rabiot. 

A direção negou, mas a imprensa francesa publicou hoje relatos de funcionários da agência dando detalhes de como o PSG destruía reputações na internet.

Tenho enorme antipatia por clubes que já eram importantes, mas que só mudaram de reputação com o dinheiro farto de bilionários árabes ou russos.

O Chelsea já ganhou a Champions duas vezes. O Manchester City ainda não foi campeão europeu, mas criou uma excelência de futebol e um padrão de profissionalismo invejável.

Nada disso acontece com o PSG. A sonhada Champions parece cada vez mais longe. Mas pior é ser pequeno nas atitudes. Isso dinheiro nenhum compra.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Paulo Cobos11 Oct, 2022

Neymar começou a temporada 2022/2023 do futebol europeu arrebentando. Está muito perto de se tornar o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos reconhecidos pela Fifa, ultrapassando Pelé. 

Nada disso basta para ele conquistar os europeus.

Seguidamente desprezado no prêmio de melhor do mundo da "France Football", alvo de críticas ferozes da imprensa europeia e de ex-jogadores do continente, o camisa 10 do PSG e da seleção teve mais motivos para perceber que não é querido na Europa.

É verdade que o Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo?

Neymar em partida contra o Manchester City no Etihad Stadium Simon Stacpoole/Offside/Offside via Gett

O holandês Van Basten, um dos maiores jogadores de todos os tempos, atacou Neymar com fúria.

“Neymar é um verdadeiro chorão. Ele está constantemente provocando. Em um segundo, ele comete falta em alguém, e no outro, ele se faz de vítima novamente”, disse. “Você não tem permissão para tocá-lo. Eu aplaudiria se alguém finalmente lidasse com isso. É um jogador sujo. Desagradável dentro de campo”, completou.

Nesta segunda-feira, a revista inglesa "Four Four Two" atualizou sua lista de 100 melhores jogadores da história.

Sete jogadores na ativa estão nela, incluindo Busquets, mas Neymar, não.

Em abril, a mesma revista fez outra lista, a de 100 melhores jogadores do século. Neymar foi apenas o 25o, atrás até de Ashely Cole. 

Já escrevi aqui várias vezes que não existe motivo racional para os europeus demonstrarem tamanho desprezo por Neymar. Mas não dá para dizer que eles não entendem de futebol.

mais postsLoading

É verdade que Jorge Jesus vai voltar para o Flamengo 2022?

Poucos dias após revelar o desejo de voltar a treinar o Flamengo, o português afirmou que não irá retornar ao Brasil.

Que dia Jorge Jesus volta para o Flamengo?

Receba notícias em tempo real no app. Jorge Jesus deseja retornar ao Flamengo. E já estipulou até um prazo para que o clube se movimente nesse sentido: o próximo dia 20. É o que diz o jornalista Renato Maurício Prado, que publicou nesta quinta-feira, em seu blog no "Uol".

Qual a probabilidade do Jorge Jesus voltar para o Flamengo?

Jorge Jesus descarta volta ao Flamengo no momento: "Não tenho hipóteses de sair" Principal desejo da diretoria do Flamengo para 2022, o técnico Jorge Jesus voltou a descartar um retorno imediato ao Rubro-Negro.

Porque Jorge Jesus não voltou para o Flamengo?

Ele tinha acabado de renovar, quando chegou a proposta do Benfica e o Mister optou por sair. Muitos consideraram isso como uma “traição” dentro do clube, por mais que estava na época em que a pandemia no Brasil estava no seu ápice e o treinador não tinha familiares morando com ele no Rio de Janeiro.