Em qual fase do capitalismo ocorreu a segunda revolução industrial?

O capitalismo industrial (ou industrialismo) foi o segundo estágio do capitalismo, surgido na Inglaterra no século XVIII com o advento da Revolução Industrial.

O capitalismo industrial substituiu o modelo comercial vigente na Europa desde o século XV. Antes a economia girava em torno de práticas mercantilistas de compra, venda e troca de especiarias, metais e produtos agrícolas. Com o processo de industrialização, a economia foi dominada pela produção em massa e a indústria se tornou o principal setor econômico.

O capitalismo industrial teve início com a Primeira Revolução Industrial, por volta de 1750 e se estabeleceu definitivamente na segunda metade do século XIX com a Segunda Revolução Industrial (também chamada de Revolução Tecnológica).

Historicamente, o industrialismo é a segunda das três etapas do capitalismo:

  • Capitalismo comercial ou mercantil (também chamado de pré-capitalismo): do século XV ao século XVIII;
  • Capitalismo industrial ou industrialismo: do século XVIII ao XIX;
  • Capitalismo financeiro ou monopolista: a partir do século XX.

Contexto histórico do capitalismo industrial

O sistema econômico capitalista foi fortemente afetado pelos avanços tecnológicos iniciados na Inglaterra no século XVIII. Durante o período, o processo de fabricação manual passou a ser substituído por maquinários a vapor e ferramentas automatizadas.

A mudança de paradigmas de produção trazidos pela Revolução Industrial afetou todos os aspectos da vida na Europa, e posteriormente no mundo. Através dela houve grande crescimento populacional, aumento da média de salários e melhoria da qualidade de vida.

Inevitavelmente, a Revolução Industrial acarretou um impacto irreversível na economia com o aumento exponencial da produção de mercadorias e do mercado consumidor. De forma natural, a indústria se tornou o setor mais lucrativo e, consequentemente, o novo panorama do capitalismo.

Características do capitalismo industrial

Todas as características do capitalismo industrial foram as consequências trazidas pelos avanços tecnológicos dos meios de produção:

  • Industrialização dos meios de produção;
  • Aumento significativo da produtividade;
  • Mecanização e surgimento de novas tecnologias;
  • Invenção e aprimoramento de meios de transporte;
  • Fortalecimento de relações internacionais por meio do comércio;
  • Intensificação da globalização e do imperialismo;
  • Crescimento urbano e populacional;
  • Divisão social do trabalho;
  • Trabalho assalariado e aumento da média salarial;
  • Aumento da desigualdade social (em virtude da concentração de renda nas mãos da burguesia detentora dos meios de produção).

Veja também: características da globalização.

Capitalismo industrial no Brasil

O capitalismo industrial só passou a se estabelecer no Brasil no século XIX, quando os efeitos da Revolução Industrial atingiram o país.

O capitalismo industrial brasileiro se manifestou primeiramente no estado de São Paulo, quando a crise do café forçou os produtores a investir fortemente na indústria. Esse investimento se espalhou para outros setores alimentícios, bem como para a indústria têxtil, transformando a região sudeste no polo industrial do país.

Consequências do capitalismo industrial no Brasil

A industrialização do capitalismo no Brasil ocasionou as mesmas consequências sofridas no resto do mundo, além de outras de caráter específico:

Entre os avanços promovidos pela Segunda Revolução Industrial, também se inclui uma revolução pela qual passaram os meios de transporte.

Foi nesse período do desenvolvimento econômico em que houve a adoção dos navios e trens a vapor, e, posteriormente, a invenção do automóvel e do avião. Grandes ferrovias passaram a atravessar o território das potências industriais, em especial na Europa e nos Estados Unidos, primeiramente para o transporte de matérias-primas e mercadorias, mas depois para o transporte de passageiros também.

Essas transformações encurtaram distâncias e mudaram a maneira com que os homens viam e se relacionavam com o mundo.

Foi também a época de novos avanços tecnológicos, puxados pela invenção do telégrafo, do telefone, da fotografia, da lâmpada elétrica, entre outros.

Ainda no século XIX, mais precisamente em 1851, se iniciam as exposições universais, idealizadas pelo príncipe Albert, marido da rainha Victoria, da Inglaterra. Essas exposições, sediadas periodicamente em grandes cidades, tinham como objetivo divulgar ao mundo invenções, produtos e avanços tecnológicos.

A partir de então, se estabeleceu uma relação mais próxima entre ciência e indústria. Esta passa a depender fortemente do desenvolvimento tecnológico promovido pelos avanços científicos, que são incorporados rapidamente à esfera produtiva. Esse modelo seria consagrado como um dos pilares do desenvolvimento industrial dali em diante.

Em qual período do capitalismo ocorreu a Segunda Revolução Industrial?

A Segunda Revolução Industrial foi o período de avanço das inovações técnicas e produtivas no setor industrial que teve lugar entre a segunda metade do século XIX, a partir de 1850 aproximadamente, e o início do século XX. Suas características são observadas em outros países além da Inglaterra, como: Alemanha.

Quando foi a segunda fase da Revolução Industrial?

1870 – 1914Segunda Revolução Industrial / Períodonull

Onde ocorreu a segunda fase da Revolução Industrial?

Segunda Revolução Industrial: resumo No século XIX foi o início da Segunda Revolução Industrial que se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Japão com fim no século XX durante a Segunda Guerra Mundial. As máquinas foram aperfeiçoadas e novas foram criadas, aumentando a capacidade produtiva.

Como foi a fase do capitalismo industrial?

O capitalismo industrial surge com o novo panorama determinado pelo processo de industrialização. Assim, as máquinas começam a substituir o trabalho manual, e de um pré-capitalismo, esse sistema econômico atinge outra configuração a partir de novas técnicas de produção de mercadorias.