Em que ano Gilberto Gil gravou a música Não chore mais?

Gilberto Gil (1942) � um m�sico brasileiro. Cantor, compositor e instrumentista, foi um dos criadores do Movimento Tropicalista nos anos 60. � autor de m�sicas consagradas como �Prociss�o�, �Domingo no Parque� e �Aquele Abra�o�.

Gilberto Gil foi Ministro da Cultura entre os anos 2003 e 2008. Em abril de 2022 tomou posse na Academia Brasileira de Letras.

Gilberto Gil nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de junho de 1942. �Filho de um m�dico e uma professora, com menos de um m�s de nascido, a fam�lia mudou-se para Itua�u, cidade no sudeste da Bahia, onde passou parte de sua inf�ncia.

Desde cedo mostrou interesse por m�sica. Cresceu ouvindo os interpretes da �poca, entre eles, S�lvio Caldas, Orlando Silva e Francisco Alves.

Com 9 anos, j� em Salvador, ao mesmo tempo que cursava o ginasial,�estudava m�sica na Academia Regina. Seu instrumento preferido era o acorde�o, mas aprendia tamb�m a tocar viol�o. Nessa �poca, Gil morava na casa de uma tia paterna, Margarida, que mais tarde seria homenageada na m�sica �Margarida-�-� me criou pra valer�.

Em 1960, Gilberto Gil ingressou na Universidade Federal da Bahia para cursar administra��o de empresas. No ano seguinte, ganhou um viol�o de presente de sua m�e.

Carreira Musical

Ainda estudante de m�sica, Gilberto Gil fazia parte do conjunto �Os Desafinados�, onde ele praticava o que aprendia na academia de m�sica.

Em 1963 fez sua primeira m�sica �Felicidade Vem Depois�, um samba bossa-nova inspirado no estilo Jo�o Gilberto, que nunca foi gravada.

No final de 1963, Gilberto Gil conheceu Caetano Veloso, Maria Bet�nia, Gal Costa e Tom Z�. Nessa �poca, o Teatro Vila Velha estava para ser inaugurado e o grupo foi convidado para o evento pelo diretor Jo�o Augusto. O show �N�s, por Exemplo�, foi montado e apresentado em junho de 1964.

Mudan�a para S�o Paulo

Depois de formado, Gil foi contratado pela Gessy-Lever para trabalhar em S�o Paulo. No come�o de 1965 reencontrou Caetano e Maria Bet�nia�e conheceu Vin�cius de Moraes, Edu Lobo e Chico Buarque.

Nessa �poca, os amigos se encontravam nas madrugadas da Galeria Metr�pole. Nas sextas e s�bados Gil cantava no Bar Bossinha, e fazia algumas apresenta��es ao lado de Bet�nia, no Teatro Arena. S�o dessa �poca as m�sicas Prociss�o (1965) e Roda (1965).

Primeiro Disco

Em 1966, Gil come�ou a se apresentar no programa "Fino da Bossa", de Elis Regina, na TV Record. Nesse mesmo ano, lan�ou seu primeiro disco, �Louva��o� e, sua m�sica �Ensaio Geral�, interpretada por Elis Regina, ficou em 5.� lugar no II Festival de M�sica Popular Brasileira (FMPB), realizado pela TV Record.

Tropicalismo

Em 1967, a m�sica �Domingo no Parque�, que Gilberto Gil cantou com a participa��o dos Mutantes, ficou em 2.� lugar no III FMPB. O festival foi o ponto de partida para o movimento art�stico chamado �Tropicalismo�, que Gilberto Gil participou junto com Caetano Veloso, Torquato Neto, Tom Z�, Rog�rio Duprat, entre outros artistas.

A ideia do movimento tropicalista era a fus�o de elementos da m�sica inglesa e americana junto com as m�sicas de Jo�o Gilberto e Luiz Gonzaga. O movimento causou pol�mica, por�m, abriu portas para uma nova etapa na m�sica popular brasileira.

Em 1968, lan�ou o disco �Gilberto Gil� com 14 m�sicas, entre elas, "Prociss�o" e "Domingo no Parque". Lan�ou tamb�m um disco manifesto, intitulado �Tropic�lia� do qual participaram, al�m de Gilberto Gil, Caetano, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Z� e Torquato Neto.

Ex�lio

O Movimento Tropicalista foi considerado subversivo pela ditadura militar e Gilberto Gil foi preso, junto com Caetano Veloso. Em 1969 Gil se exilou na Inglaterra. Nesse mesmo ano foi lan�ado o disco �Gilberto Gil� (1969), onde se destacou a m�sica �Aquele Abra�o�.

Aquele Abra�o foi a �ltima m�sica que Gil gravou no Brasil, um dia antes de partir para a Europa. Aquele Abra�o foi o seu maior sucesso popular e tornou-se um samba de despedida.

Aquele Abra�o

O Rio de Janeiro continua lindo
O Rio de Janeiro continua sendo
O Rio de Janeiro, fevereiro e mar�o
Al�, al� realengo, aquele abra�o! ...

Retorno ao Brasil

No in�cio de 1972, Gilberto Gil voltou definitivamente ao Brasil, em seguida lan�ou �Expresso 2222�. Em 1976, junto com Caetano, Gal e Bet�nia, formaram o conjunto �Doces B�rbaros� que rendeu um �lbum e v�rias turn�s pelo pa�s.

Em que ano Gilberto Gil gravou a música Não chore mais?
Doces B�rbaros

Em julho de 1976, em uma excurs�o dos Doces B�rbaros, Gil foi preso com pequena quantidade de maconha, em Florian�polis. Recolhido � cadeia, admitiu ser usu�rio da erva e foi obrigado em se internar em um hospital na capital catarinense.

Em 1978, se apresentou no Festival de Montreux, na Su��a. Nesse mesmo ano ganhou o Grammy de Melhor �lbum de Word Music com �Quanta Gente Veio Ver�. Em 1980, lan�ou uma vers�o em portugu�s do reggae (No Woman, No Cry) �N�o Chores Mais�, sucesso de Bob Marley.

Atua��o na Pol�tica

Entre 1989 e 1992, Gilberto Gil foi vereador na C�mara Municipal de Salvador, pelo Partido Verde. Em 2003, Gilberto Gil foi nomeado Ministro da Cultura, se desligando em janeiro de 2008, para se dedicar � carreira musical.

Ainda em 2008, Gilberto Gil lan�ou o �lbum �Banda Larga Cordel�. Em 2010, lan�ou �F� na Festa�. Em seguida vieram: �Gilberto Samba� (2014) e �Ok Ok Ok� (2018).

Entre suas m�sicas mais famosas destacam-se ainda: "N�o Chore Mais" (1979), "Andar com F�" (1982), "Se Eu Quiser Falar Com Deus" (1981), "Vamos Fugir" (1984) e "Esperando na Janela" (2000),�que recebeu o Grammy Latino: Melhor Can��o Brasileira.

Academia Brasileira de Letras

No dia 8 de abril de 2022, Gilberto Gil foi nomeado para ocupar a cadeira 20 e integrar o rol de imortais da Academia Brasileira de Letras, por seu estreito la�o da m�sica com a cultura popular brasileira.

Fam�lia

Gilberto Gil foi casado com Belina, entre 1965 e 1967, com quem teve os filhos Nara Gil e Mar�lia Gil. Entre 1967 e 1968 esteve casado com Nana Caymmi. Entre 1969 e 1980, Gilberto Gil viveu com Sandra Gadelha m�e de Preta Gil, Pedro Gil e Maria Gil. Desde 1988, est� casado com Flora Gil, m�e de Bela Gil, Jos� Gil e Bem Gil.

Em que ano Gilberto Gil gravou a música Não Chores Mais?

0435 - Não Chore Mais (No Woman, No Cry) - Gilberto Gil [1979]

Em que ano Gilberto Gil gravou No Woman No Cry?

Em 1980, lançou uma versão em português do reggae (No Woman, No Cry) “Não Chores Mais”, sucesso de Bob Marley.

Quem é o autor da música Não Chores Mais?

Gilberto Gil: por trás da músicaNão chore mais

O que quer dizer No Woman No Cry em português?

Não, Mulher, Não Chore.