Em relação as características do trabalho em saúde, marque a alternativa incorreta:

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.


Tribunal de Justiça - Enfermeiro - FUNDEP / UFMG - 2007
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Saúde Mental - Assunto Secundario: Saúde Mental


Em termos de economia psíquica, a adaptação do trabalho ao homem corresponde à procura, à descoberta, ao emprego e à experimentação de um compromisso entre os desejos e a realidade. Considerando-se essa afirmativa, é CORRETO afirmar

A

que, mesmo em um trabalho rigidamente organizado, se ele não for muito parcelado ou muito dividido, a adaptação do trabalho à personalidade é possível.

B

que as frustrações resultantes de um conteúdo significativo inadequado às potencialidades e às necessidades da personalidade podem ser uma fonte de grandes esforços de adaptação.

C

que o sofrimento começa quando a relação homem-organização está bloqueada; quando o trabalhador usou o máximo de suas faculdades intelectuais, psicoafetivas, de aprendizagem e de adaptação.

D

que não são as exigências mentais ou psíquicas do trabalho que fazem surgir o sofrimento, se bem que esse fator seja evidentemente importante quanto à impossibilidade de toda a evolução em direção ao seu alívio.

Tribunal de Justiça - Enfermeiro - FUNDEP / UFMG - 2007
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Saúde do Adulto - Assunto Secundario: Saúde do Adulto


Analise os motivos que justificam uma abordagem conjunta da hipertensão arterial e diabetes mellitus pelos profissionais de saúde.

I. Elas constituem os principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares, sendo que, dentre estas, o acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio são as mais prevalentes em nosso País.

II. Na etiopatogenia, elas apresentam vários aspectos em comum, ou seja, em ambas identificam-se a presença de resistência insulínica, a resistência vascular periférica aumentada e a disfunção endotelial.

III. Elas apresentam fatores de risco em comum tais como o sedentarismo, a obesidade, a dislipidemia e pouca influência da hereditariedade. 21

A partir dessa análise, pode-se concluir que

A

apenas as afirmativas I e II estão corretas.

B

apenas as afirmativas I e III estão corretas.

C

apenas as afirmativas I e III estão corretas.

D

as três afirmativas estão corretas.

Tribunal de Justiça - Enfermeiro - FUNDEP / UFMG - 2007
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Saúde Mental - Assunto Secundario: Saúde Mental


Em relação às síndromes psiquiátricas, é CORRETO afirmar que

A

a esquizofrenia pode ser definida como um distúrbio neurótico de origem orgânica, em que a pessoa percebe a realidade de maneira distorcida de si própria e das demais pessoas.

B

a neurose é uma desordem de personalidade que se manifesta, geralmente, por percepção, pensamento e comportamentos alterados que impedem a participação da pessoa na vida social.

C

a ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimento de apreensão, desconforto, agitação ou preocupação.

D

a depressão é uma perturbação caracterizada por tristeza, angústia, desânimo e dificuldade de concentração, sendo considerada normal e necessária na experiência de vida da pessoa.

Tribunal de Justiça - Enfermeiro - FUNDEP / UFMG - 2007
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Lei nº 7.498/1986 - Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, e dá outras Providências - Assunto Secundario: Lei nº 7.498/1986 - Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem, e dá outras Providências


Assinale a alternativa que apresenta atividades privativas do enfermeiro, de acordo com as disposições da Lei n. 7.498 de 25/05/1986, Artigo 8o, inciso I.

A

Participação na elaboração, execução e avaliação dos programas de saúde.

B

Participação nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde, particularmente nos programas de educação continuada.

C

Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem.

D

Participação nos programas e nas atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco.

Tribunal de Justiça - Enfermeiro - FUNDEP / UFMG - 2007
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Fundamentos da Enfermagem - Assunto Secundario: Fundamentos da Enfermagem


Analise as seguintes afirmativas referentes aos tipos de curativos cutâneos comercializados.

I. Os curativos se classificam em úmidos, de retenção de umidade e oclusivos.

II. Os curativos de hidrogéis são adequados para as feridas profundas, com elevado débito seroso.

III. Os curativos de alginatos de cálcio são hemostáticos e bioabsorvíveis.

IV. Os hidrocolóides são aderentes e permeáveis ao oxigênio e ao vapor de água.

V. Os curativos oclusivos promovem o debridamento autolítico.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

A

apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

B

apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.

C

apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

D

apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.

Quais são as características do trabalho em saúde?

O trabalho em saúde é hoje, majoritariamente, um trabalho coletivo institucional, que se desenvolve com características do trabalho profissional e, também, da divisão parcelar ou pormenorizada do trabalho e da lógica taylorista de organização e gestão do trabalho.

Quais são as características do processo de trabalho das equipes de atenção básica?

A) Definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes. B) Prover atenção integral, inconstante e organizada à população adscrita. C) Desenvolver ações intersetoriais, integrando projetos e redes de apoio social, voltados para o desenvolvimento de uma atenção integral.

Quais são as características que o profissional que trabalha em saúde mental deve ter?

Ter estabilidade emocional Além da exigência e da alta carga horária de trabalho, ele precisa ser extremamente dedicado ao que faz. Para evitar possíveis desgastes mentais e estresse, é necessário ter estabilidade emocional para lidar com essa rotina desgastante e poder atender a todos da melhor forma possível.