Exame de sangue para detectar esclerose múltipla

Miami, 14 Mar 2016 (AFP) – Um exame de sangue experimental pode ser capaz de detectar uma gama de doenças, inclusive câncer e esclerose múltipla, baseado em assinaturas de DNA a partir de células mortas – disseram pesquisadores nesta segunda-feira.

O trabalho, descrito na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, ainda está em seus estágios iniciais, mas abre vastas possibilidades, segundo os autores do estudo.

“Nós vemos isso como um avanço de enorme potencial, mas ainda vai demorar para ser realizado”, disse o co-autor Yuval Dor, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

“Estamos trabalhando duro para isso, mas o uso clínico ainda está longe”, explicou Dor em e-mail à AFP.

Até agora, o método tem sido testado em 320 pacientes e controles, e tem demonstrado sucesso na busca de doenças tais como o câncer pancreático, a pancreatite, a diabetes, a lesão cerebral traumática e a esclerose múltipla.

Quando as células morrem, pode significar que uma doença está apenas começando a se firmar no corpo – talvez um tumor está se formando, ou uma doença auto-imune ou neurodegenerativa.

Os cientistas já sabem há algum tempo que as células que estão morrendo liberam DNA fragmentado na corrente sanguínea.

O novo método pode identificar uma modificação química única chamada metilação.

Estes padrões de metilação revelam a identidade específica das células.

“Nosso trabalho demonstra que as origens de tecidos de DNA circulante podem ser medidos em humanos”, disse a co-autora Ruth Semer, da Universidade Hebraica.

“Isso representa um novo método para detecção sensível de morte celular em tecidos específicos, e uma abordagem interessante para a medicina de diagnóstico”, afirmou a pesquisadora.

Os investigadores sublinharam que muito mais trabalho é necessário antes que o teste possa ser trazido para o público.

Além disso, a gama de doenças que podem ser detectadas é pequena, até agora.

E ainda não está claro o quanto o teste pode custar. Dor disse que a tecnologia é baseada no sequenciamento de DNA de ponta, que a cada ano torna-se mais acessível.

“Espero que o custo não seja um fator importante”, disse Dor.

“Há ainda melhorias técnicas necessárias, e mais testes em populações maiores precisam ser feitos, em particular em um cenário onde possa realmente prever a doença”.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2016/03/15/exame-de-sangue-experimental-pode-encontrar-varias-doencas-de-uma-vez.htm

Exame de sangue para detectar esclerose múltipla
ago 18, 2021

Pela enorme variedade e desaparecimento espontâneo, em muitos casos, dos sintomas iniciais, o diagnóstico de um paciente com esclerose múltipla pode ser muito difícil. Em geral, os primeiros médicos a serem procurados variam de acordo com o sintoma apresentado, apenas após diferentes sintomas, o paciente é encaminhado para o neurologista.

Para diagnosticar a Esclerose Múltipla, o exame mais confiável é a ressonância magnética de
imagem (RMI), que permite identificar a doença ainda em seus estágios iniciais. Mas para ser assertivo, é preciso muito mais do que isso.Para não deixar dúvidas, o neurologista precisa investigar detalhadamente o histórico do paciente e realizar outros testes, como:

⦁ Teste de função neurológica (caminhada, força, reflexos e sensibilidade ao toque);
⦁ Punção lombar para análise do líquido cérebro-espinhal (liquor);
⦁ Exames de sangue para excluir outras doenças.

Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente

Fones: (11) 3569-9648 / (11) 96597-9640 CLARO
E-mail:

"Se os nossos resultados podem ser replicados em populações maiores podem ajudar a detectar mais cedo a esclerose múltipla em um subgrupo de pacientes", diz o autor do estudo Biberacher Viola, da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. Um anticorpo encontrado no sangue de pessoas com esclerose múltipla (EM) pode estar presente muito antes da doença e da manifestação dos sintomas.

Essa foi a conclusão a que chegou um estudo apresentado na 66ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, a ser realizada na Filadélfia, EUA, a partir de 26 abril – 3 maio.

Nesse sentido, disse que “detectar a doença antes que apareçam sintomas parece significar que podemos preparar melhor um tratamento e possivelmente prevenir os sintomas”. Também disse que “esta descoberta também mostra que o desenvolvimento de anticorpos contra a proteína Kir4.1, uma proteína encontrada em algumas pessoas com esclerose múltipla, precede o aparecimento clínico da doença sugerindo um papel de auto-anticorpos na forma como a doença se desenvolve”. Para este estudo, 16 doadores de sangue saudáveis ​​que foram posteriormente diagnosticados com esclerose múltipla foram comparados com 16 doadores saudáveis e da mesma idade e sexo que não desenvolveram a doença. No sangue os cientistas procuraram um anticorpo específico para Kir4.1 e foram coletadas amostras de dois a nove meses antes de os primeiros sintomas da doença se manifestarem. Posteriormente , os cientistas analisaram os níveis de anticorpos no sangue em vários pontos de tempo até seis anos antes e após o início da doença nos pacientes com o anticorpo Kir4. Todas as amostras saudáveis ​​deram negativo para anticorpos Kir4 . 1, do qual dos pacientes com esclerose múltipla sete foram positivos para o anticorpo, dois mostraram atividade no limite e sete foram negativos.

AVEMPO. Traduzido livremente.

Qual Exame de sangue detecta esclerose múltipla?

Exames laboratoriais Não existe um exame laboratorial específico para esclerose múltipla, mas diversos produzem resultados anormais que têm utilidade para o diagnóstico. Os mais úteis verificam a produção de imunoglobulinas no sistema nervoso central, incluindo: Análise do líquido cefalorraquiano.

Quando desconfiar que tenho esclerose múltipla?

Como é o diagnóstico O diagnóstico da Esclerose Múltipla envolve uma avaliação clínica minuciosa e a utilização de biomarcadores através de exames eletrofisiológicos, exames de sangue, ressonância magnética e análise do líquido cefalorraquiano (liquor), até mesmo para descartar outras doenças.

Como saber se vc tem esclerose múltipla?

Sintomas iniciais da esclerose múltipla.
Formigamento, dormência, dor, ardor e coceira nos braços, pernas, tronco ou face e, algumas vezes, uma menor sensibilidade ao toque..
Perda de força ou destreza em uma perna ou mão, que pode se tornar rígida..
Problemas com a visão..

Quais doenças podem ser confundidas com esclerose múltipla?

Um dos principais motivos de a esclerose múltipla e a miastenia gravis serem facilmente confundidas, é o fato de ambas as doenças possuírem sinais e sintomas gerais semelhantes. Entretanto, as doenças possuem diferenças marcantes nas suas causas, sinais e sintomas específicos e formas de tratamento.