Explique as diferenças existentes entre seres vivos procariontes e eucariontes

De acordo com as características da célula de um organismo, é possível classificá-lo em procarionte ou eucarionte. Em geral, os organismos procariontes apresentam células mais simples que as presentes nos eucariontes. Mas, afinal, qual a diferença entre essas duas células?

→ Célula procarionte

A característica mais marcante de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo definido.Isso quer dizer que o material genético não está envolto por uma membrana nuclear e, portanto, fica disperso no citoplasma.

Nos procariontes, são encontrados ainda o cromossomo bacteriano e os plasmídeos (pequenas moléculas de DNA circular livres no citoplasma). O cromossomo bacteriano possui genes que codificam as proteínas necessárias para o funcionamento da célula. Já nos plasmídeos, os genes que codificam proteínas relacionam-se a algumas funções adaptativas, como a resistência a antibióticos.

Vale destacar, no entanto, que a célula procarionte não se diferencia apenas pela ausência de um núcleo. Nessas células, também não há a presença de organelas membranosas. Isso significa que não são encontradas estruturas como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, complexo golgiense e vacúolos.

Nas células procariontes, assim como nas eucariontes, existem pequenas partículas denominadas de ribossomos, que estão relacionadas à síntese de proteínas. De maneira geral, o formato dos ribossomos nas células procariontes e eucariontes é bem semelhante, porém, nos eucariotos, são maiores e mais complexos.

Além disso, nas procariontes, não há a presença de citoesqueleto, conjunto de filamentos proteicos que formam uma espécie de rede na célula. A ausência desses filamentos impede a realização da endocitose e da exocitose pela célula. Como representantes de organismos procariontes, é possível citar as bactérias e algas azuis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

Explique as diferenças existentes entre seres vivos procariontes e eucariontes

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

→ Célula eucarionte

As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes. Como principal critério de diferenciação entre elas, há a presença de um núcleo verdadeiro na eucarionte, em que o material genético é envolvido por uma membrana nuclear. Nessas células, não há plasmídeos.

Além da presença de núcleo, a célula eucarionte destaca-se por possuir diversos compartimentos distintos separados por membranas. Esses compartimentos são as organelas membranosas, como o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, a mitocôndria e os cloroplastos. Essas células também possuem citoesqueleto, portanto, realizam endocitose e exocitose. Como representantes dos organismos eucariontes, é possível citar os protozoários, algas, fungos, plantas e animais.

→ Resumo

Em resumo, é possível dizer, então, que as células procariontes são mais simples que as eucariontes. Esse primeiro grupo não apresenta núcleo, organelas membranosas e citoesqueleto. Diferentemente, as eucariontes possuem todas essas estruturas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As células são classificadas basicamente em eucariontes e procariontes. A principal diferença entre esses dois tipos está na estrutura celular.

A célula procariótica caracteriza-se pela ausência de núcleo e estrutura simples. Já a célula eucariótica tem núcleo definido e estrutura mais complexa.

Há mais de 3,5 bilhões de anos acredita-se que surgiu a primeira célula procariótica. Durante muito tempo os organismos existentes foram formados por esse tipo celular até que a evolução fez surgir a célula eucariótica há 1,7 bilhão de anos.

As principais diferenças entre células procariontes e eucariontes

Ao compararmos as células dos seres procariontes e eucariontes percebemos algumas semelhanças, como a presença dos componentes básicos: material genético, citoplasma e membrana celular.

Entretanto, esses tipos celulares diferem em muitos aspectos. Veja a tabela comparativa com o resumo das diferenças.

Célula procarionteCélula eucarionte
Menor estrutura, cujo diâmetro máximo é de 5 μm. Maior estrutura, cujo diâmetro máximo é de 100 μm.
Funcionamento simples. Funcionamento complexo.
Não há organelas membranosas. Possui organelas membranosas.
Material genético está no citoplasma. Material genético está dentro do núcleo.
Molécula de DNA circular. Molécula de DNA longa e filamentar.
Reproduzem-se por fissão binária assexuada. Reproduzem-se por mitose e meiose.
Constituem seres unicelulares. Formam seres uni ou pluricelulares.
Reino Monera. Reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
Bactérias e arqueias são seres procariontes. Fungos, plantas e animais são seres eucariontes.

Você também pode se interessar por Citologia e Tipos de Células.

Célula procarionte

A célula procariótica é a célula primitiva. O significado do nome vem do grego pro (antes, primeiro) e karyon (núcleo). Sendo assim, definição é "antes do núcleo".

Características da célula procarionte

Células procariontess são formadas por citoplasma, ribossomos e material genético. O nucleoide é a região celular no citoplasma onde está disperso o material genético. Células procarióticas possuem moléculas de DNA circular, os plasmídeos.

A respiração celular é realizada no citoplasma com o auxílio de enzimas localizadas na membrana plasmática.

A reprodução ocorre por meio de um processo chamado de bipartição, onde a divisão do DNA circular, seguida de um aumento da célula e um processo de dobra da membrana celular para o interior da célula ocasiona a fissão e formação de duas células.

Estrutura da célula procarionte

As organelas que constituem a célula procariota possuem funções específicas. Confira quais são e como atuam na atividade celular.

Explique as diferenças existentes entre seres vivos procariontes e eucariontes

CápsulaRevestimento externo da célula.
CitoplasmaSubstância gelatinosa que mantém o formato da célula.
DNAArmazena o material genético.
FlageloResponsável pela locomoção da célula.
Membrana plasmáticaControla o fluxo de substâncias na célula.
Parede celularCobertura externa que confere formato à célula.
PilusMicrofibrilas para fixar a bactéria ao meio.
RibossomoResponsável pela produção de proteínas.

Exemplos de seres procariontes

Seres procariontes são unicelulares, ou seja, possuem uma única célula. Os domínios Archaea e Bacteria são constituídos de organismos procariotos.

Sendo assim, bactérias e cianobactérias são formadas por células procariontes.

Para adquirir mais conhecimento, leia sobre a célula e diferença entre célula animal e vegetal.

Célula eucarionte

A célula eucariótica é uma célula mais complexa que a célula procariótica. O significado do nome vem do grego eu (verdadeiro) e karyon (núcleo). Sendo assim, sua definição é "núcleo verdadeiro".

Trata-se de uma estrutura membranosa, chamada de carioteca, envolvendo um núcleo que armazena o material genético.

Características da célula eucarionte

Por ser ter uma estrutura mais complexa, a célula eucariota possui muitas organelas membranosas que além de fazerem parte da constituição celular possuem diferentes funções.

A dimensão de uma célula eucariótica pode ser até 10 vezes maior que uma célula procariótica.

Este tipo celular é capaz de originar órgãos e tecidos. Sua estrutura permite a produção de diversos produtos necessários às atividades celulares.

Saiba mais sobre as organelas celulares.

Estrutura da célula eucarionte

Explique as diferenças existentes entre seres vivos procariontes e eucariontes

CentríoloAuxiliam na divisão celular.
CitoesqueletoAtua na sustentação e resistência da célula.
CitoplasmaSubstância gelatinosa que estrutura a célula e mantém seu formato.
Complexo de GolgiModifica e transporta as proteínas sintetizadas.
LisossomoDigere substâncias para a célula.
MitocôndriaProduz a maior parte da energia das células.
NúcleoRegião onde se encontra o material genético da célula.
NucléoloAuxilia na produção de RNA.
Retículo endoplasmático lisoRealiza a síntese de lipídios.
Retículo endoplasmático rugosoRealiza a síntese de proteínas.
RibossomosAuxilia na síntese de proteínas.
VesículaArmazena e transporta substâncias.

Exemplos de seres eucariontes

Seres eucariontes podem ser unicelulares, como amebas e paramécios, e pluricelulares, como plantas e animais, pois ambos são formados por células eucariontes.

Saiba mais sobre os componentes celulares em:

  • DNA
  • RNA
  • Núcleo
  • Citoplasma
  • Membrana plasmática
  • Ribossomos
  • Complexo de Golgi
  • Lisossomos
  • Mitocôndrias
  • Retículo endoplasmático liso e rugoso
  • Exercícios sobre células

Explique as diferenças existentes entre seres vivos procariontes e eucariontes

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Quais as diferenças entre os seres vivos eucariontes e procariontes?

As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.

Quais são as 3 diferenças principais entre as células eucariontes e procariontes?

As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.

Que grupos de seres vivos possuem células procariontes e eucariontes?

Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias. Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.

São exemplos de seres vivos eucariontes?

Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.