Explique por que o território brasileiro possui grande diversidade de formações vegetais

April 30, 2011 · 10:14 pm

   1- Por que a vegetação  do planeta apresenta fisionomias diferenciadas? Dê exemplos.

Porque as plantas se adaptam aos diversos tipos de clima. Ex: na Caatinga (no nordeste brasileiro) você tem plantas xerófitas (cactus) que desenvolveram espinho para se adaptar ao clima arido.

                    2- Quais são os principais impactos ambientais provocados pelo desmatamento, sobretudo nas florestas tropicais?

A destruição da biodiversidade, a fragilização de ecossistemas, a produção de gases nocivos à saúde humana,entre outros.

                     3- Quais são as princioais características das formações desérticas?

Grande variação de temperatura e poucas chuvas.

                     4- Quais são os principais tipos de florestas? Dê suas características gerais.

Floresta de coníferas: presente em  regiões de climas temperados continentais e em altas latitudes.

Floresta temperada: presente em zonas temperadas , baixas latitudes e sob influência da maritimidade.

                      5- Por que o território brasileiro possui grande diversidade vegetal?

Porque o território brasileiro é muito extenso, tem variados tipos de solo, clima, relevo, o que beneficia e muito a biodiversidade da fauna e flora.

Com grande extensão territorial e variação climática, o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mangues, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais e Pantanal.

Caatinga: ocupando uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Ela é típica das regiões semiáridas, podendo ser encontrada nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Minas Gerais. A vegetação é marcada por plantas xerófilas, adaptadas ao clima seco e a pouca disponibilidade de água. A fauna é representada por répteis, roedores, arara-azul, asa-branca, cutia, etc.

Explique por que o território brasileiro possui grande diversidade de formações vegetais

Caatinga

Campos: esse tipo de vegetação ocupa áreas descontínuas no país, sendo mais comum na Região Sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul. A vegetação dos Campos é formada por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos.

Cerrado: considerado o segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado está presente em diferentes estados brasileiros, sendo predominante na Região Centro-Oeste. Entre as características marcantes desse tipo de vegetação estão as árvores com caule tortuosos e o solo com poucos nutrientes. A fauna é representada pelo tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-bola, veado, entre outras espécies.

Explique por que o território brasileiro possui grande diversidade de formações vegetais

Cerrado

 

Floresta Amazônica: é a maior floresta tropical do mundo, além de apresentar a maior biodiversidade. Ela ocupa cerca de 42% do território nacional, estando presente na Região Norte e nos estados de Mato Grosso e Maranhão, além de outros países da América do Sul. Predominam as espécies de folhas largas, comuns em regiões de clima equatorial, quente e úmido. É muito grande a quantidade de espécies de animais, mas podemos destacar o jacaré, a jiboia, macacos, jabuti, etc.

 Manguezal: encontrado em diferentes áreas litorâneas, onde deságuam os rios, esse bioma é caracterizado por ser uma área alagada de fundo lodoso e salobro. Os principais animais dos mangues são o caranguejo e a ostra.

Explique por que o território brasileiro possui grande diversidade de formações vegetais

Manguezal 

Mata Atlântica: é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da fauna e da flora. Sua vegetação é bem diversificada, apresentando árvores de grande porte com folhas largas. As atividades humanas reduziram drasticamente a área original da Mata Atlântica, que é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta.

Mata de Araucária: é uma vegetação típica de regiões de clima subtropical. No Brasil, ela pode ser encontrada nos estados da Região Sul e em São Paulo. Sua vegetação é formada por árvores aciculifoliadas, com folhas em forma de agulha. A espécie dominante é a Araucaria angustifolia, nome científico do pinheiro-do-paraná.

Explique por que o território brasileiro possui grande diversidade de formações vegetais

Mata de Araucária

Mata de Cocais: ocupando áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, esse bioma é considerado uma zona de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino. A vegetação é formada por palmeiras, com predominância do babaçu e da carnaúba, além do buriti e oiticica.

Pantanal: esse bioma é considerado uma das maiores planícies inundáveis do mundo. O Pantanal está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de territórios do Paraguai e Bolívia. Abriga mais de 3.500 espécies de plantas e vários animais: jacaré, capivara, tucano, onça, macacos, etc.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por que o território brasileiro possui uma grande diversidade de formações vegetais?

O território brasileiro abriga uma variedade de coberturas vegetais proveniente de muitos fatores, entre os principais estão: a localização geográfica onde há uma elevada temperatura, além de possuir uma extensa área de aspecto continental, que também proporciona uma diversidade de fusos, climas, vegetações entre ...

Quais são as principais formações vegetais naturais do nosso país?

Formações vegetais: veja quais são no Brasil e no mundo!.
Cerrado..
Caatinga..
Floresta Amazônica..
Mata Atlântica..
Mata dos Cocais..
Mata dos Pinhais..
Vegetação litorânea..
Pantanal..

Qual formação vegetal ocupa a maior extensão do território brasileiro?

As formações vegetais são associações específicas de vegetais que se desenvolvem conforme o tipo de clima, relevo e solo do local em que se encontram. O clima é o fator de maior influência sobre as formações vegetais. Chamamos de vegetação o conjunto de plantas e vegetais existentes nas diversas regiões do planeta.

Quais são as formações vegetais?

De acordo com a estratificação ou o tamanho (ou porte) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas (reúnem espécies de porte variado).