Foguete chines onde vai cair

Foguete chines onde vai cair

Copyright ©2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.

Foguete chines onde vai cair

Mais de 20 toneladas de ferro retorcido estão prestes a cair em algum lugar do globo - Brasil está na rota de queda

O foguete chinês Long March 5b, lançado no último dia 24 de julho a partir do Centro de Lançamentos Wenchang, na Ilha Hainan na China, está em uma órbita descontrolada e vai cair nas próximas horas. Agora, uma nova previsão de queda atualizada feita pelo Aerospace, com uma janela de erro de apenas 5 horas, mostra que o Brasil é um dos países onde a queda pode acontecer.

Por conta de sua vasta dimensão territorial, o Brasil é um dos principais países onde a queda do foguete chinês pode acontecer - basta que ela adiante cerca de 35 minutos do horário previsto, que agora é para o dia 30 de julho às 15h26 pelo horário de Brasília.

Estamos falando do primeiro estágio de um foguete Long March 5b, que tem mais de 53 metros de altura e 837 toneladas. Cerca de 21 toneladas são esperadas para atingir o solo.

AO VIVO - Monitoramento do foguete chinês

Acompanhe logo abaixo em tempo real o monitoramento do foguete chinês. A queda está prevista para acontecer nesse sábado 30 de julho às 15h26 pelo horário de Brasília com uma janela de erro de cinco horas.

Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo novo.

Imagens: (capa-ilustração) / divulgação

29/07/2022

Gostou da nossa matéria?

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Reentrada deve acontecer por volta das 15h do dia 30 de julho. Destroços podem atingir o sul da América do Sul, África, Península Arábica, Índia, Rússia e China

29 jul 2022 - 21h00

(atualizado em 30/7/2022 às 14h03)

O estágio central do foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B) usado pela China para levar ao espaço o segundo módulo de sua estação espacial deve cair na Terra neste sábado (30). As informações são da empresa norte-americana Aerospace Corporation, que está rastreando o objeto.

  • China lança segundo módulo de sua estação espacial
  • Estação Espacial Internacional tem um "cheiro peculiar", diz astronauta

Segundo as informações mais recentes no momento em que este artigo é publicado, a reentrada deve acontecer às 15h05 (horário de Brasília), com uma margem de erro de mais ou menos cinco horas.

Entretanto, ainda não há informações sobre onde eventuais destroços podem cair, se sobreviverem à reentrada, que deve ocorrer sobre a ilha de madagascar, no litoral da África. Destroços podem atingir qualquer local abaixo das linhas amarelas no mapa abaixo. Isso inclui locais como o sul da América do Sul, sul e leste da África, Península Arábica, Índia, Rússia, China e Indonésia.

Foguete chines onde vai cair

Foto: 中新网 / Canaltech

A última reentrada descontrolada de um CZ-5B foi após o lançamento do primeiro módulo da estação espacial chinesa, em maio de 2021. O foguete iniciou a reentrada próximo da Peninsula Arábica e acabou atingindo o oceano perto das ilhas Maldivas, no oceano índico.

A maioria do lixo espacial é incinerado ao reentrar em nossa atmosfera, mas eventualmente pedaços maiores ou componentes mais resistentes, como tanques de combustível, podem sobreviver ao processo e atingir o solo. Em março deste ano, um pedaço de um foguete da SpaceX atingiu uma propriedade rural em São Mateus do Sul, no Paraná.

Um estudo recente afirma que há 10% de chance de um foguete descontrolado reentrar a atmosfera e atingir uma pessoa na próxima década, caso a indústria aeroespacial não mude suas práticas. A chance é maior para moradores de cidades com alta densidade populacional a 30º de latitude norte.

Trending no Canaltech:

  • Buracos misteriosos no fundo do oceano intrigam os cientistas
  • Por quanto tempo o álcool fica no sangue? É possível acelerar sua eliminação?
  • Estação Espacial Internacional tem um "cheiro peculiar", diz astronauta
  • Destaques da NASA: fotos astronômicas da semana (23/07 a 29/07/2022)
  • Sebrae anuncia programas para aceleração de startups no PR e RS

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Foguete chines onde vai cair

Onde pode cair o foguete da China?

Até o momento, o campo de detritos inclui os Estados Unidos, Índia, Austrália, África, Brasil e o sudeste asiático. Esta não é a primeira vez que a China é advertida por não lidar de forma adequada com os detritos espaciais dos estágios de um foguete. Em maio de 2021, os destroços do foguete caíram no Oceano Índico.

Quando o foguete da China vai cair na Terra?

De acordo com a corporação, a previsão é que os restos do foguete entrem na atmosfera terrestre neste domingo (31), entre 4h34 (horário de Brasília) e 19h.

Onde caiu o satélite chinês?

Um foguete chinês de 23 toneladas e do tamanho de um prédio de 10 andares fez uma reentrada descontrolada na atmosfera da Terra hoje (30) na costa da Malásia.