Onde não houver faixa ou passagem o cruzamento da via deverá ser feito em sentido?

Acidente desta manhã, em Blumenau, levantou questões com relação ao comportamento de motoristas e pedestres em uma faixa de travessia

Onde não houver faixa ou passagem o cruzamento da via deverá ser feito em sentido?

A faixa para travessia de pedestres é um recurso que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) utiliza para proteger os pedestres. Faixas onde não tem o Agente da autoridade de trânsito ou sinalização semafórica são palcos de diversos acidentes, como o ocorrido na manhã desta quarta-feira (19), na Rua São Paulo, em Blumenau. Charles Longen, de 52 anos, morreu atropelado quando tentava cruzar a via, juntamente com a filha, na faixa para pedestres. Ele foi atingido por um veículo quando estava praticamente no meio da pista de rolamento. Para evitar esses acidentes é fundamental que motoristas e pedestres conheçam as regras básicas de uso da faixa.

A primeira dica é não ter pressa, pois a pressa aliada à desatenção pode resultar em acidente. Ao dar preferência para o pedestre na faixa, o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com a lei. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a desobediência desse dispositivo pode configurar uma das infrações de trânsito previstas no artigo 214, que amplia o direito de passagem do pedestre também ao condutor de veículo não motorizado, como bicicleta e outros veículos de propulsão humana. Assim como os motoristas, os pedestres e ciclistas que não cumprem a legislação de trânsito também estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Sempre que o motorista se aproximar de uma faixa de pedestres, ele deve diminuir a velocidade e redobrar a atenção para ver se algum pedestre quer atravessar. Caso a pessoa esteja atravessando ou queira iniciar a travessia da via, o motorista deve parar, aguardar que ele cruze a faixa com segurança e só então retomar a aceleração.

Para cruzar a pista de rolamento, o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinquenta metros dele.Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo.

Dicas

Quando você atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista, a atitude correta é :

a) onde houver sinalização semafórica de pedestres, obedecer às indicações das luzes;

b) onde não houver sinalização semafórica de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos.

Nos locais onde não houver faixa de travessia

Nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas:

a) não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos;

b) uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade.

Sinalização semafórica

Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do Código de Trânsito Brasileiro. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

Travessia segura

1 - Se o pedestre estiver a uma distância de 50 metros da faixa, ele deverá usá-la.

2 - Ao se aproximar da faixa, o pedestre deverá parar e olhar para os dois lados (mesmo em vias de sentido único), pois pode vir um ciclista na contramão.

3 - Estender o braço com a palma da mão na direção dos veículos, fazendo movimentos de cima para baixo e de baixo para cima até que um veículo pare, esse movimento é para chamar a atenção do condutor que pode não estar vendo o pedestre, pode se comparar ao sinal amarelo do semáforo. Atenção! o condutor precisa de alguns segundos para acionar o pedal do freio e parar o veículo. Esse é o tempo de reação. Espere que o veículo ou veículos parem.

4 - Quando o veículo parar por completo, o pedestre deverá iniciar a travessia, mas deve ainda observar os motociclistas que por ventura estejam no ponto cego, e consequentemente não estarão atentos à travessia.

5 - Iniciada a travessia, depois de tomar todos os cuidados o pedestre deverá ainda a todo momento estar atento quanto a imprevistos

6 - O pedestre deve usar o veículo que está parado como proteção, se a via for de sentido único ele deverá ter certeza de que o veículo da outra faixa de rolamento já parou, se não parou ainda (cuidado com as motocicletas!). O pedestre deverá mais uma vez fazer o sinal de parada.

7 - Se a via for de duplo sentido de circulação. Antes de chegar na faixa que divide a via - cuidado com as motocicletas - o pedestre deverá olhar para o outro sentido, se os veículos estiverem circulando, fazer o sinal de parada e só continuar a travessia depois que um veiculo parar.

8 - Iniciada a travessia, o pedestre não poderá diminuir os passos ou demorar para atravessar de propósito, criança acompanhada deverá estar segura por uma das mãos , o pedestre a todo momento deve estar atento, a travessia deve ser em linha reta e só estará concluída quando o pedestre estiver com os dois pés fora da via.

Onde não houver faixa ou passagem o pedestre ao cruzar a via deve fazer o quê?

Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo.

O que fazer ao se aproximar de um cruzamento?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve ter atenção especial, transitando em velocidade moderada, de forma que, caso seja necessário, possa parar seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o ...

Quando veículos transitando por fluxos que se cruzem se aproximarem de local não sinalizado?

Nos termos do artigo 29 , III , c , do Código de Trânsito Brasileiro , quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem, o que vier pela direita do condutor.

Como o pedestre deve se comportar para atravessar uma via?

Atravesse sempre na faixa de pedestres. Respeite a sinalização de trânsito e só atravesse uma via na presença do sinal vermelho. Certifique-se de olhar para ambos os lados ao desembarcar de um veículo. Sempre olhe para ambos os lados antes de atravessar uma via.