Foram motivos de concentração industrial na região Manufacturing Belt?

O espaço geográfico norte americano é bastante diversificado assim como suas atividades econômicas, seja industrial ou rural. Na atividade industrial o fluxo corresponde a 27% da produção mundial, isso quer dizer que grande parte de tudo que circula no mundo de mercadorias e capitais são oriundos desse país, provando sua potência comercial.

Das 100 maiores empresas do mundo 36 são norte-americanas, essas empresas desenvolvem um volume estrondoso de capitais anualmente, a receita é tão alta que se agrupar o PIB (Produto Interno Bruto) de muitos países o resultado poderá ser superado por essas empresas, que são caracterizadas por gigantescos grupos empresariais, que correspondem ao estágio tecnológico do setor industrial e que anualmente investem milhões em pesquisas para o desenvolvimento de novas mercadorias e materiais.

Para dar condições de desenvolvimento à indústria é fundamental a utilização de recursos energéticos e minerais, nos Estados Unidos há uma diversidade muito grande de jazidas, como ferro e carvão que são abundantes, no entanto, existe uma dependência em relação ao petróleo devido à diminuição de reservas petrolíferas e de outros minerais, tornando-o o maior importador de minerais do mundo, isso é notório, pois se trata da nação que mais consome, prova disso são os carros americanos, maioria de motorização possante de 8, 10 e 12 cilindros, que consomem bastante combustível.

A indústria no espaço norte americano é distribuída de forma variada, a região nordeste e centro-oeste é bastante industrializada, país denominado de Manufacturing Belt (cinturão das manufaturas). A área que corresponde à produção industrial e manufatura, principalmente de indústria têxtil, eletrônica, automobilísticas, tem diminuído sua atuação devido ao surgimento de novos núcleos industriais na costa oeste e sul do país denominada de Sun Belt (cinturão do sol), que tem como principais atividades produtivas a indústria aero, militar e espacial.

Índice:

  1. O que significa a expressão Manufacturing Belt?
  2. Porque o nome Rust Belt?
  3. O que é o Sun Belt nos Estados Unidos?
  4. O que é o Manufacturing Belt qual a sua importância?
  5. O que é o Manufacturing Belt e o Sun Belt?
  6. O que é Manufacturing Belt e quais os fatores que contribuíram para a sua formação?
  7. Quais as características do Sun Belt?
  8. O que é um Belt?
  9. Em que consiste o Sun Belt?
  10. Como funciona o Manufacturing Belt?

O que significa a expressão Manufacturing Belt?

O cinturão da ferrugem (Rust Belt, em inglês), conhecido até os anos 1970 como cinturão da manufatura (Manufacturing Belt em inglês), é uma região dos Estados Unidos que abrange estados do nordeste, dos Grandes Lagos e do meio-oeste.

Porque o nome Rust Belt?

Devido a desindustrialização do Nordeste, o Manufacturing belt chegou a ser apelidado de Rust belt (Cinturão da ferrugem), por causa da imensa quantidade de galpões abandonados em várias cidades. Esse processo de desconcentração industrial não significa um declínio da economia na região.

O que é o Sun Belt nos Estados Unidos?

Sun-belt ou Sul Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no sul, que se estende da Flórida à Califórnia. As primeiras fábricas do sul dos Estados Unidos surgiram em 1880.

O que é o Manufacturing Belt qual a sua importância?

O manufacturing belt concentrou indústrias tradicionais, típicas da Primeira e da Segunda Revolução Industrial (fordismo), como automobilísticas, metalúrgicas e de equipamentos. O sul belt reúne indústrias típicas da Terceira Revolução Industrial, (toyotismo), como microeletrônica, biotecnologia e aeroespacial.

O que é o Manufacturing Belt e o Sun Belt?

Reunindo diversas indústrias típicas da Terceira Revolução Industrial, a região formou um novo grande cinturão: o Cinturão do Sol (Sun Belt), concentrando empresas do ramo da microeletrônica, biotecnologia e indústria aeroespacial. O estado que mais destaca-se dentro do Sun Belt é a Califórnia.

O que é Manufacturing Belt e quais os fatores que contribuíram para a sua formação?

Resposta: O cinturão da ferrugem e uma região dos EUA que abrange os estados do nordeste, dos Grandes Lagos e do meio-oeste. A existencia de recursos naturais, notadamente na jazida de minério de ferro dos Grandes Lagos, o que atraiu o desivolvimento de indústrias siderúrgicas, automibilísticas e ferroviárias.

Quais as características do Sun Belt?

Principais regiões industriais dos EUA: - Sun Belt (Cinturão do Sol) está localizada no sul dos EUA. Destaca-se pelas industrias ligadas aos setores de Eletrônica, Biotecnologia e Aeroespacial. - A região da Costa do Golfo do México destaca-se nas áreas química, metalúrgica e refino de petróleo.

O que é um Belt?

A produção agropecuária norte-americana é organizada nos chamados cinturões (belts), que são grandes áreas em que fatores geográficos e sociais, como a colonização, fazem com que determinados produtos sejam preferidos.

Em que consiste o Sun Belt?

O cinturão do sol (sun belt em inglês) é a região dos Estados Unidos que compreende o sul e sudoeste deste país. ... Na evolução da indústria estadunidense, também pode-se dividir os períodos de industrialização em cinturões industriais.

Como funciona o Manufacturing Belt?

Manufacturing Belt (Cinturão Fabril) Esta região estende-se do Oceano Atlântico até os Grandes Lagos, no nordeste americano. Compreendendo cidades importantes, como Nova Iorque e Chicago, o Cinturão Fabril concentra indústrias tradicionais, típicas da Primeira e da Segunda Revolução Industrial.

Quais os principais fatores da concentração industrial?

Fatores locacionais nas indústrias: O que são?.
Transporte..
Energia..
Mercado-consumidor..
Matéria prima..
Mão-de-obra..
Incentivos fiscais locais..
Ciclo dos produtos..
Disponibilidade de capital..

Quando surgiu o Manufacturing Belt?

Essa área industrial moderna surgiu na década de 1970, na Califórnia, e congrega uma enorme gama de empresas ligadas às tecnologias características da Terceira Revolução Industrial, como a microinformática, a microeletrônica, a química fina, as telecomunicações, a robótica e a biotecnologia, além de importante ...

O que vem a ser o Manufacturing Belt?

O cinturão da ferrugem (Rust Belt, em inglês), conhecido até os anos 1970 como cinturão da manufatura (Manufacturing Belt em inglês), é uma região dos Estados Unidos que abrange estados do nordeste, dos Grandes Lagos e do meio-oeste.

Como ocorreu a formação do Manufacturing Belt e do Sun Belt nos Estados Unidos?

Após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), seguindo uma tendência mundial, as empresas começaram a sair de regiões com grande concentração industrial para irem para regiões com menos indústrias, atraídas pela mão-de-obra barata e qualificada e pelo menor custo de produção.