Mapa de Moçambique e seus limites

Com extensão territorial de aproximadamente 801 mil quilômetros quadrados, Moçambique está localizado na porção sudeste do continente africano. Seu território, banhado a leste e ao sul pelo Oceano Índico, limita-se ao norte com a Tanzânia, a noroeste com Malauí, a oeste com a Zâmbia e Zimbábue e a sudoeste com a África do Sul e Suazilândia.

Moçambique é uma ex-colônia portuguesa. O português, apesar de falado por menos de 40% da população, é idioma oficial do país – Moçambique integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A independência nacional foi conquistada em 1975 e, após esse feito, foi deflagrada uma guerra civil, responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas e pela destruição da infraestrutura nacional, atingindo diretamente a economia.

No entanto, o país tem realizado esforços para obter uma estabilidade política e reerguer a economia. Moçambique abriga grandes reservas de petróleo, gás natural, carvão, ouro, bauxita e outros minérios. Essa riqueza do solo tem atraído grandes investimentos externos. Já a atividade agropecuária é extremamente prejudicada pelos extensos períodos de seca, além das frequentes enchentes. Com isso, a nação é dependente de ajuda alimentar, que não é suficiente para atender todos os habitantes.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 38% dos moçambicanos são subnutridos. De acordo com esse mesmo órgão, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Moçambique é o quinto menor do mundo, com média de apenas 0,284. Entre os indicadores que contribuem para tal média estão a baixa expectativa de vida (48,4 anos), a alta taxa de mortalidade infantil (83 para cada mil nascidos vivos), a renda per capita (apenas 418 dólares), etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa de Moçambique e seus limites

Bandeira de Moçambique

Dados de Moçambique:

Localização: África.

Área: 801.590 km².

Capital: Maputo.

Idiomas: Português (oficial), línguas regionais.

População: 23.405.670 habitantes.

Densidade demográfica: 29 hab./km².

População residente em área urbana: 38,4%.

População residente em área rural: 61,6%.

Religiões: Cristianismo 52,5% (católicos 22,7%, independentes 13,1%, protestantes 12,2%, outros 4,5%), crenças tradicionais 30,3%, islamismo 16,6%, ateísmo 0,4%, outras 0,2%.

Esperança de vida ao nascer: 48,4 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,284 (baixo).

Governo: República com forma mista de governo.

Atual presidente: Armando Emilio Guebuza.

Moeda: Metical da nova família.

Produto Interno Bruto (PIB): 9,8 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

Moçambique está localizado no continente africano, mais precisamente na região da África Oriental, ao sudeste do continente, possui uma extensão territorial de aproximadamente 799.380 Km2, faz fronteira com 6 países sendo eles a África do Sul, Essuatini (antiga Suazilândia), Malaui, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

Sua Capital é Maputo, possui como idioma oficial o Português e tem como moeda oficial o Metical que apresenta baixo valor de mercado internacional em relação ao Dólar americano.

Mapa de Moçambique e seus limites

Bandeira de Moçambique.

Segundo o World Population Prospects (WPP) no ano de 2019 sua população era estimada em 30.366.043 habitantes, possuindo neste mesmo ano uma densidade demográfica aferida de 38,61 habitantes por km², relativamente baixa comparada a demais países do continente.

Observe alguns dados e índices demográficos referente ao país nos anos de 2018 e 2019:

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,446
PIB per capita 499 U$
Esperança de Vida ao Nascer 60,2 anos
Acesso à água potável 55,69% da população
População alfabetizada acima dos 15 anos 60,65% da população aproximadamente
População que vive na área rural 63,5% dos habitantes
População que vive na área urbana 36,5% dos habitantes
Indivíduos com acesso a internet 10% da população
Taxa de Mortalidade 8,96 ‰ dos habitantes
Taxa de Natalidade 37,87 ‰ dos habitantes
Crescimento Populacional 2,85% da população

Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste formam a CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Características Naturais

Moçambique tem um extenso litoral no Oceano Índico, com planícies que se estendem ao sul do país, na região ao norte possui áreas com planaltos e montanhas, além de ter proximidade com o a região do Rift Valley, uma área de falha na placa tectônica africana, sendo um país suscetível a atividades tectônicas.

Possui como rio mais importante o Zambeze que separa a parte norte da sul do país, formando duas regiões.

Mapa de Moçambique e seus limites

Mapa de Moçambique. Fonte: CIA.

Seu clima é tropical com uma estação seca e outra chuvosa ao longo do ano, por esse fator sua vegetação não é densa, concentrando árvores de alto e médio porte na área ao norte e vegetação gramíneas e campos arbustivos ao sul do país, além de manguezais próximos a costa índica.

Formação Histórica

No processo de formação de Moçambique os povos Bantos foram os principais que ocuparam o território a partir do século III, posteriormente povos árabes também ocuparam aquele espaço fundando áreas comerciais.

No período das Grandes Navegações no século XV os portugueses chegaram ao país e se instalaram mas não o colonizaram inicialmente, apenas capturavam pessoas no interior do território para comercializá-las como escravas no continente americano. Apenas no século XX foi iniciado um processo de colonização de exploração, no qual se utiliza o território para retirar seus bens naturais como minérios e produtos de origem animal e vegetal.

Grupos rebeldes se formaram ao longo do tempo em busca da independência do país, em 1964 se formou o grupo Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), porém só em 1975, com o fim da ditadura salazarista em Portugal em 1974, que Moçambique consegue sua independência. Nesse processo de independência o nome de sua capital é modificado, até então era conhecida por Lourenço Marques e posteriormente passa a ser conhecida por Maputo.

O grupo Frelimo assume o governo do país, porém outro grupo rebelde a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) se posiciona como oposição ao governo e se inicia uma guerra civil no país que dura até 1992. Sua primeira eleição democrática ocorreu em 1994 e um período de paz, porém com tensão permanece no país.

Devido a guerra civil e anos de exploração portuguesa o país apresenta uma economia abalada, que nos últimos anos de paz os governos tentam reerguer.

Leia também:

  • Cultura moçambicana

Bibliografia:

https://paises.ibge.gov.br/#/dados/mocambique

https://escola.britannica.com.br/artigo/Mo%C3%A7ambique/481978

https://www.cplp.org/id-2597.aspx

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/mocambique/

Quais são os limites de Moçambique?

Moçambique é um país da costa oriental da África Austral que tem como limites: a norte, a Tanzânia; a noroeste, o Malawi e a Zâmbia; a oeste, o Zimbábwe, a África do Sul e a Suazilândia; a sul, a África do Sul; a leste, a secção do Oceano Índico designada por Canal de Moçambique.

Qual e a maior província de Moçambique?

A província do Niassa é uma subdivisão de Moçambique, situada no extremo noroeste do país. Tem capital na cidade de Lichinga. É a maior província de Moçambique em termos de área — 122 827 Km² — e, de acordo com o censo de 2007, a que tem menos população — 1 170 783 habitantes.

Como se chama uma pessoa que mora em Moçambique?

Moçambique.

Qual e a língua que se fala em Moçambique?

Desde a independência de Portugal, em 1975, e face à variedade linguística do país, Moçambique decidiu adotar o português como língua oficial e de comunicação nacional.