Melhores praias entre rio e sao paulo

Um trecho que vai do litoral norte de São Paulo até o litoral sul do Rio de Janeiro tem praias e belezas naturais capazes de deixar qualquer pessoa apaixonada. Conhecida como Costa Verde por conta da vegetação da Mata Atlântica exuberante presente em todo caminho, a faixa litorânea que vai de São Sebastião a Mangaratiba tem 294 km de extensão.

Planejar as férias para fazer uma viagem de carro, percorrendo a Costa Verde, tem tudo para ser sucesso e garantia de bastante contato com a natureza. Isso porque, nesta mesma trip, você pode passar em Maresias, Ilhabela, Ubatuba, Trindade, Paraty, Angra dos Reis e muito mais!

Preparamos um roteiro simples, com dicas de paradas, para você se organizar, pegar a estrada e se divertir.

Roteiro de viagem pela Costa Verde

Para fazer esse roteiro com bastante tranquilidade, curtindo pra valer as praias em cada parada, nossa dica é que você reserve pelo menos 17 dias de viagem. Tudo vai depender do seu tempo e do seu orçamento!

Também é possível fazer a trip de um jeito mais rápido e otimizado, pulando algumas cidades do roteiro conforme preferir. Veja todas as possibilidades.

Dia 1 – São Sebastião

Saindo de São Paulo, pegue a estrada por 200 km até São Sebastião. Em pouco mais de 3h, você chegará à primeira parada da Costa Verde. Em São Sebastião, é recomendadíssimo que você pegue uma praia em Maresias, famosa pelas ondas perfeitas que atrai muitos turistas.

Para passar a noite, existem várias hospedagens em São Sebastião para ficar. Escolha seu hotel, pousada ou hostel de maneira estratégica, pensando nas demais praias da cidade que deseja visitar. O Hostel d’Amelinha e a Pousada Toca da Anitaficam em Maresias, o Accommodation Swell Surf em Camburi, o Drifter Hostel em Barra do Sahy… Tudo vai depender de como planejar os próximos dias.

Dia 2 e 3 – Mais praias em São Sebastião

O litoral de São Sebastião é realmente privilegiado, mas também é bastante longo, contemplando 100 km de extensão de praias. Por isso, vale a pena separar mais um ou até mais dois dias para continuar os passeios pelas praias do litoral norte de São Paulo.

Camburi, com suas águas translúcidas, virou ponto de badalação, sofisticação e conforto. A praia de Toque-toque Pequeno mantém a calmaria do passado, tornando-se uma das favoritas entre famílias na região de São Sebastião. A pequena Paúba, com águas cristalinas, areia branca e fofa é emoldurada pela vegetação. Barra do Una, uma porção de areia e vegetação corta a praia que une rio e mar, é mais afastada e cheia de encantos.

Ainda tem a Praia da Baleia, Juquehy, Boiçucanga, Calhetas, Guaecá, além de bares, baladas e muita diversão. Lugares para conhecer em São Sebastião não faltam e você terá dias cheios para se divertir.

Dia 4, 5 e 6 – Ilhabela

De São Sebastião parte a balsa para o visitante chegar ao paraíso de Ilhabela. As belezas naturais do arquipélago são incontestáveis e as chances de você não querer ir embora são grandes.

Nós já até montamos um roteiro de três dias em Ilhabela com os principais pontos turísticos para você visitar durante uma viagem. Tem passeio pelo circuito das cachoeiras, piscinas naturais escondidas, restaurantes e muito mais – é bem possível que você ame ir à Praia de Castelhanos e à Praia do Bonete. Veja aqui onde se hospedar durante uma viagem a Ilhabela

Dia 7, 8 e 9 – Ubatuba

Voltando ao continente, siga viagem para Caraguatatuba. Se estiver com tempo, faça uma pausa na Praia da Cocanha ou até pegue um barco e siga para a linda Ilha do Tamanduá, cujas praias e opções de lazer são ótimas!

Depois, siga para mais um destino paulista com litoral imenso e muita coisa bonita para se ver. Ubatuba tem mais de 70 praias cada uma com características únicas e lindas. Avalie bem seu tempo no roteiro, porque vale a pena ficar de três a cinco dias em Ubatuba, tamanha a quantidade de atrações e praias para conhecer.

Tem a trilha das 7 praias, a Ilha das Couves, a Ilha Anchieta, a Cachoeira do Ipiranguinha, a Praia do Português, a Praia do Cedro ou Praia do Cedrinho e mais uma dezena de praias legais em Ubatuba para conhecer durante uma viagem.

Da mesma forma que em São Sebastião, escolha sua hospedagem em Ubatuba de acordo com os lugares que deseja visitar para não perder muito tempo na estrada (especialmente em períodos de feriados e alta temporada, as estradas fervem de movimento). Como dicas, deixamos sugestões para ficar no Sítio Simple Life ou no Green Haven Hostel.

Dia 10, 11 e 12 – Paraty e Trindade

Pegando a estrada e seguindo pela Costa Verde, a próxima parada é em Paraty. Ah, essa cidade charmosa é tão encantadora, tão linda, com uma riqueza cultural que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer.

Famosa por suas águas claras propícias para quem pratica mergulho, aproveitar as praias de Paraty continuará deixando suas férias inesquecíveis. Saco do Mamanguá, Ilha dos Cocos, Ilha da Cotia, Praia Vermelha, Lagoa Azul e tantos outros cantinhos repletos de encanto são ótimas opções de passeios. À noite, caminhar pelo centrinho e ficar curtindo esse clima de tranquilidade será revigorante.

Reserve um dia inteiro para ir para Trindade, vila/bairro de Paraty recebe muitos visitantes, principalmente pessoas que gostam de ter contato extremo com a natureza e não abrem mão de banhos em praias e cachoeiras pra lá de gostosas. O jeitão rústico, tranquilo (fora da temporada) e intocado prevalece em todos os cantos de Trindade.

As hospedagens em Paraty costumam ser mais caras, mas você pode ficar em Paraty Mirim, grudadinha à cidade, no Remo Hostel, por exemplo.

Dia 13, 14 e 15 – Angra dos Reis

A última para da sua viagem pela Costa Verde é aqui em Angra dos Reis. Destino cobiçado por muitos turistas devido às suas belezas naturais, Angra tem mais de 2 mil praias e mais de 300 ilhas! É um paraíso tão imenso que fica quase difícil de imaginar que esteja bem no coração do Brasil.

Nós já listamos as melhores praias em Angra dos Reis para conhecer durante uma viagem. Com base em nossas dicas, você pode montar um roteiro com os destinos que mais agradam — já te adianto que muitas ficam em Ilha Grande, mais uma parada essencial para quem visita a Costa Verde.

Conhecer as Ilhas Botinas, que são duas formações rochosas cobertas por bromélias e coqueiros pertinho do continente, também é um tour que não pode ser dispensado.

Na hora de procurar hospedagem em Angra dos Reis, cogite o Hostel Praia Grande – Angra dos Reis, a Pousada Mestre Augusto ou o Ocean Green Flats. Você também pode ficar em Ilha Grande, já que a Pousada Toca do Mar é maravilhosa.

Dia 17 – Voltar para casa

No último dia de passeio, você pode voltar de Angra direto para São Paulo (ou vice-versa). Os 300 km que separam as cidades são feitos em uma viagem de cinco horas, bem tranquilo para encarar o dia inteiro.

Você já percorreu toda a Costa Verde? Se sim, conta aqui nos comentários como foi essa trip 😉

Qual a praia do Rio de Janeiro mais próxima de SP?

Praia do Secreto, Rio de Janeiro(RJ) Situada na região de Guaratiba — ainda no Rio de Janeiro (capital), mas já no caminho de São Paulo — a Praia do Secreto, como o próprio nome sugere, fica distante do típico burburinho carioca e muito agrada quem prefere lugares calmos.

Qual praia de SP faz divisa com RJ?

Na divisa RJ - SP - Praia da Almada “Àguas calmas!”

O que fazer entre Rio e São Paulo?

UBATUBA (SÃO PAULO) Ubatuba é um dos destinos mais paradisíacos do Litoral Norte de SP. ... .
BARRA DO UNA (SÃO PAULO) ... .
ILHABELA (SÃO PAULO) ... .
PARATY (RIO DE JANEIRO) ... .
TRINDADE (RIO DE JANEIRO) ... .
PRAIA DO SONO (RIO DE JANEIRO) ... .
SERRINHA DO ALAMBARI (RIO DE JANEIRO) ... .
VISCONDE DE MAUÁ (RIO DE JANEIRO).

Qual a melhor praia do litoral de São Paulo?

Melhores praias de São Paulo: 12 praias que irão te surpreender em SP.
Praia Domingas Dias, Ubatuba..
Praia de Juquehy, São Sebastião..
As Ilhas, São Sebastião..
Praia da Jureia, São Sebastião..
Praia de Maresias, São Sebastião..
Praia do Jabaquara, Ilhabela..
Praia do Julião, Ilhabela..
Praia de Castelhanos, Ilhabela..