Meu filho repete varias vezes a mesma coisa

Ecolalia em Crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Como ensina a fonoaudioóloga Ana Philipps em seu IG"

"A ecolalia é caracterizada como um distúrbio de linguagem e é definida como a repetição em eco da fala do outro, normalmente distinguida em duas categorias: imediata ou tardia. 

- Dê modelos alternativos para a criança se expressar ajustando sempre ao nível do desenvolvimento da criança;

- Evite falar excessivamente e ajude a criança à compor e a decompor frases de maneira que facilite a criança a expressar sua mensagem.


- Seja paciente e amoroso, acolha sempre a comunicação de sua criança, adolescente ou adulto. Acredite na maioria das vezes a criança quer sim comunicar algo com a ecolalia só precisa da nossa ajuda para se expressar e dar modelo correto.

A Ecolalia deve ser vista como um grande e flexível recurso da comunicação, considerando-a um fenômeno de interação e não somente uma manifestação do TEA.


Já disse aqui e repito sempre, o amor move montanhas e eu acredito nisso, logo podemos sempre ajudar na evolução do sujeito, seja na evolução da nossa criança ou da nossa, pois a troca de afeto e de amor é que faz gera a COMUNICAÇÃO que tanto queremos!

=> Imediata: repetição logo após pronúncia do interlocutor.
=> Tardia: repetição após maior tempo de produção do interlocutor.

No que diz respeito ao campo de comportamentos repetitivos na linguagem, o discurso repetitivo é proeminente e pode se manifestar por auto-repetição da sua fala ou repetição do outro por meio da ecolalia. A ecolalia pode ter várias funções comunicativas como:
- Interagir e manter contato social;
- solicitar e questionar;
- responder perguntas;
- autorregulação;
entre outras funções, vai depender da criança e da mensagem analisada.

Contudo é importante observar se a ecolalia tem função e intenção comunicativa ou não. O fonoaudiólogo poderá observar as funções comunicativas das ecolalias apresentadas pela criança para aproveitar as situações e contextos para favorecer a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Por exemplo: a criança repete a mesma frase com entonação aparentemente idêntica à dita por outra pessoa, mas ao considerar o contexto comunicativo, pode-se observar que ela deseja algo e que a ecolalia apresentada representa por exemplo um pedido. Em outros casos a constante repetição de uma frase indica a recusa em fazer algo e muitos outros são os exemplos de funções comunicativas que podem ser atribuídas às falas repetitivas.

Vale a pena ressaltar que:

Ecolalia demonstra que a criança está em desenvolvimento da linguagem e isso pode ser um fator positivo. Com isso devemos sempre auxiliar a criança a desenvolver o diálogo á partir da repetição da palavra ou frase.

Orientações:
- Responda sempre à Intenção Comunicativa da criança, se ela te falou algo é importante estar atento para ver qual a mensagem que ela está tentando te passar, muitas vezes a palavra repetida não faz sentido no contexto mas observando os sinais você entenderá a mensagem e conseguirá ajudar a criança a se expressar melhor;

Dê modelos alternativos para a criança se expressar ajustando sempre ao nível do desenvolvimento da criança;
- Evite falar excessivamente e ajude a criança á compor e a decompor frases de maneira que facilite a criança a expressar sua mensagem.


- Seja paciente e amoroso, acolha sempre a comunicação de sua criança, adolescente ou adulto. Acredite na maioria das vezes a criança quer sim comunicar algo com a ecolalia só precisa da nossa ajuda para se expressar e dar modelo correto.

A Ecolalia deve ser vista como um grande e flexível recurso da comunicação, considerando-a um fenômeno de interação e não somente uma manifestação do TEA.
Já disse aqui e repito sempre, o amor move montanhas e eu acredito nisso, logo podemos sempre ajudar na evolução do sujeito, seja na evolução da nossa criança ou da nossa, pois a troca de afeto e de amor é que faz gera a COMUNICAÇÃO que tanto queremos!"

ECOLALIA TARDIA

Algo bem comum também é a ecolalia tardia, quando a criança repete, por exemplo, trechos de um desenho que assistiu horas ou dias antes. 

Neste caso, o indicado é dar um contexto para o que a criança esta falando, por exemplo: "Ah, você está lembrando daquele episódio que o Bob Esponja estava chorando, né? Por que ele estava chorando mesmo???" E assim cria uma conversa com a criança...

Quando a criança repete muitas vezes a mesma coisa?

Ecolalia é um distúrbio de desenvolvimento da fala e da linguagem, em que a criança fica repetindo o que alguém acabou de dizer (imediata) ou, por exemplo, diálogos de um desenho que assistiu horas ou dias antes (tardia).

É normal a criança repetir as coisas?

A repetição de palavras e frases faz parte do processo de aquisição da fala e da linguagem. Podemos perceber a fala repetitiva nas crianças pequenas que estão aprendendo a se comunicar. Aos 2 anos, é comum misturar falas próprias com a repetição do que se ouve.

Até quando a ecolalia é normal?

Por volta de 2 anos de idade, a maioria das crianças com desenvolvimento típico passa a apresentar esse comportamento, e ele aumenta de frequência e vai reduzindo até estar praticamente extinto aos 2 anos e meio.

Porque autista repete as coisas?

Crianças autistas podem memorizar certas frases para facilitar a comunicação. Muitos autistas usam a ecolalia para expressar que ouviram o que outra pessoa disse e estão pensando na resposta. No caso de a criança usar ecolalia porque não sabe a resposta a uma pergunta, você pode ensiná-la a dizer “Não sei”.