Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para albinismo ter um filho albino?

Questão 1

Imagine que uma pessoa normal para a produção de melanina e heterozigota casou-se com um homem albino. Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser albino?

a) 0%

b) 25%

c) 50 %

d) 75%

e) 100%

ver resposta


Questão 2

Imagine que um filho albino do casal da questão anterior tenha um filho com uma mulher normal homozigota para a produção de melanina. Qual a chance de nascer um indivíduo albino?

a) 0%

b) 25%

c) 50 %

d) 75%

e) 100%

ver resposta


Questão 3

Uma mulher de sangue tipo O (ii) casou-se com um homem de sangue tipo A (IAIA). Qual deverá ser o sangue de seu filho?

a) O

b) A

c) B

d) AB

e) Impossível determinar com esses dados.

ver resposta


Questão 4

(Uece) O quadro de Punnett é um recurso que foi idealizado por R. C. Punnett, geneticista colaborador de William Batenson (ambos viveram entre o final do século XIX e começo do século XX, participando ativamente das redescobertas do trabalho de Mendel), que facilita sobremaneira a confecção de cruzamentos entre heterozigotos de F1, pelo preenchimento das casas que o compõem com os genótipos resultantes do cruzamento realizado. Entretanto, no cruzamento poliíbrido, esse preenchimento complica-se devido ao aumento de casas do quadrado. Podemos afirmar corretamente que, no caso de um cruzamento poliíbrido do tipo AaBbCcDdFf X AaBbCcDdFf, que se apresenta com 5 (cinco) loci heterozigotos, localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, a quantidade de casas do quadro de Punnett que teriam de ser preenchidas com genótipos é:

a) 59 049.

b) 1 024.

c) 19 456.

d) 32.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”.

Sabendo-se que a mulher é heterozigota (Aa) e que o albinismo é um problema recessivo (aa), obtemos o seguinte quadro:

Assim sendo, a probabilidade de ocorrência de albinismo é de 50% para o filho desse casal.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “a”. Sabendo-se que a mulher é homozigota normal (AA) e que o albinismo é um problema recessivo (aa), obtemos o seguinte quadro:

Assim, nesse caso, a probabilidade de albinismo é 0%.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Sabendo-se que a mulher é sangue O e que o homem é homozigoto para o sangue A, obtemos o seguinte quadro:

IA

IA

i

IAi

IAi

i

IAi

IAi

Portanto, o filho terá obrigatoriamente sangue tipo A.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. Como no quadro de Punnet devemos separar cada possível gameta, devemos fazer a primeira coluna com todos os gametas de um indivíduo e a primeira linha com todos possíveis gametas do outro indivíduo para, então, calcular os genótipos. Nesse caso, cada indivíduo forma 32 gametas.

voltar a questão


Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter um filho do sexo feminino?

Há 25% de chances.

Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de genes ter um filho também heterozigotos?

Isto é, a probabilidade de surgir um filho também heterozigoto neste cruzamento é de 2/4, ou 50%.

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para o albinismo ter um filho normal?

1/2 ou 50% de chance, pois só tem chance de nascer menino ou menina. Para nascer albino: O casal é heterozigoto, então... Se A é dominante e a é recessivo, podemos concluir que as chances de nascer albino são 3 em 4 (3/4) ou 75% de chance.

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para o albinismo ter um filho albino ou portador do gene para albinismo?

Sabemos que os possíveis genótipos para filhos desse casal são: AA, Aa, Aa, aa. A letra a representa o gene para albinismo e, quando em homozigose (aa), determina o albinismo. A probabilidade desse casal ter um filho albino ou portador do gene para albinismo é de 3/4 ou 75%.

Como é possível que um casal de pigmentação normal tem um filho albino?

A única possibilidade de casais de pigmentação normal da pele terem filhos albinos é se ambos forem heterozigotos, ou seja, possuírem um alelo normal e outro para o albinismo. Por ser recessivo, o gene do albinismo não se expressa em heterozigotos.

Qual a probabilidade de um casal de pele normal os dois heterozigotos?

Isto é: aa. Se o casal é heterozigoto (Aa), então: Aa X Aa. Desse cruzamento: 2/4 ou 50% Aa ; 1/4 ou 25% AA ; 1/4 ou 25% aa. Logo, a chance desse casal ter 1 filho albino (aa) é 25%.

Qual a probabilidade de um casal ter três filhos homens?

a) A chance de que os três nascimentos serem de homens é dada pela multiplicação entre as chances individuais de um bebê do sexo masculino: 1/2 * 1/2 * 1/2 = 1/8. 1 dividido por 8 e multiplicado por 100, resulta na porcentagem de 12,5%.

Quais a chances de ter um filho homem?

No entanto, a verdade é que cada mãe tem 50% de chances de ter um menino ou uma menina com cada gravidez, mesmo em famílias onde há uma tendência de terhomens ou só mulheres. O gênero de qualquer concepção tem uma probabilidade de 50:50. Isso significa que 50% das vezes o mito estará certo.

Por que alguns homens só tem filho homem?

O que determina o sexo do bebê? O sexo do bebê é determinado pelo homem durante a concepção. ... Ao se unirem, a mulher traz um X e o homem um X para conceber uma menina ou um Y para que seja um menino. É por isso que a decisão dependerá exclusivamente do espermatozoide, com uma probabilidade de 50% para cada sexo.

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter filho albino?

Um casal heterozigoto para albinismo é Aa. Logo, eles podem gerar filhos AA, Aa, Aa e aa. Além disso uma criança albina é aa, isso equivale a 1/4 ou 25% de chances.

Qual a probabilidade de um casal normal heterozigoto para o albinismo terem uma criança albina?

Alternativa “d”. Um casal heterozigoto poderá gerar um filho com os seguintes fenótipos: AA, Aa e aa. A probabilidade de nascer AA é 1/4, de nascer Aa é 2/4 e de nascer aa é 1/4. Como a probabilidade de nascer heterozigoto anula a probabilidade de nascer albino, devemos somar as probabilidades: 1/4 +2/4 = 3/4.