O crime de tortura é comum ou próprio por quê

  • Material de aula, Perguntas e Respostas

  • O crime de tortura é comum ou próprio por quê
    Por Equipe Meu Site Jurídico
  • 27/02/2019

ERRADO

Ao contrário do que ocorre em outros países em que a tortura foi tipificada como um crime especial, traduzindo-se num comportamento abusivo de poder no trato dos direitos fundamentais do cidadão, colocando em mira a conduta de funcionários públicos, a Lei 9.455/97, em regra, etiquetou a tortura como delito comum, isto é, pode ser praticado por qualquer pessoa (não se exige qualidade ou condição especial do torturador como característica geral). Assim agindo, o legislador pátrio destoa do que subscrito pelo Brasil na Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes, de 1984, oportunidade em que foi convencionado que o crime de tortura seria aquele infligido por funcionário público ou outra pessoa no exercício de funções públicas, ou por sua instigação ou com o seu consentimento ou aquiescência. No mesmo sentido foi a Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura (1985).

O crime de tortura é comum ou próprio por quê

  • classificação de crimes, crime próprio, Direito Penal, Lei 9.455/97, tortura

O MELHOR VADE MECUM DO BRASIL:

  • Com Letra Maior onde você mais precisa
  • Com Etiquetas Marca Fácil
  • Com Livro Novidades Legislativas Selecionadas e Comentadas por Márcio Cavalcante (Dizer o Direito)
  • Escolha a cor da Capa de seu Vade Juspodivm!

O crime de tortura é comum ou próprio por quê

De: R$ 219,90 Por:

Ou 6x de R$ 31,65 s/ juros Preço promocional por prazo limitado

Materiais Gratuitos

O crime de tortura é comum ou próprio por quê

Áudios e Podcasts

O crime de tortura é comum ou próprio por quê

Artigos

O crime de tortura é comum ou próprio por quê

Como é classificado o crime de tortura?

(CESPE - PC-GO - Agente de Polícia Substituto) Crimes de tortura são classificados como crimes próprios porque exigem, para a sua prática, a qualidade especial de os agentes serem agentes públicos.

O que é tortura própria?

a) Tortura Própria: Tem correspondência com as modalidades previstas nos incisos I e II, eno parágrafo 1º, do artigo 1º, da Lei 9.455/97, e tem sua conduta externada pelos verbos constranger e submeter, quem exigem uma conduta comissiva do sujeito ativo.

O que é crime próprio exemplo?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo. Podemos citar como exemplo o crime de infanticídio, que só pode ser cometido pela mãe, sob influência do estado puerperal (art.

Qual a ação penal no delito de tortura?

A ação penal no crime de tortura será sempre pública incondicionada. A competência para análise esses crimes, como regra, será da Justiça Comum Estadual.