O cruzamento de dois indivíduos heterozigotos para um gene com um alelo

Quando o assunto é Genética, torna-se fundamental o conhecimento de alguns conceitos básicos. Entender esses conceitos ajuda-nos a aprender melhor o conteúdo, além de facilitar a resolução de atividades. A seguir, listamos os principais conceitos de Genética e seus respectivos significados:

⇒ Alelos = São formas alternativas de um mesmo gene que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e podem produzir fenótipos diferentes.

⇒ Alelos múltiplos = São três ou mais alelos diferentes para um mesmo lócus.

⇒ Cariótipo = Representação dos cromossomos presentes em uma célula, organizados por sua forma e tamanho.

⇒ Codominância = Situação em que se observa a expressão dos fenótipos de ambos os alelos quando se apresentam em heterozigose.

⇒ Cromossomos = Molécula de DNA associada a proteínas. Nas células eucariontes, os cromossomos estão localizados no núcleo.

⇒ Cromossomos homólogos = Par de cromossomos que apresenta genes para as mesmas características, mesmo comprimento e mesma posição do centrômero.

⇒ Cromossomos sexuais = Cromossomo responsável pela determinação do sexo do indivíduo.

⇒ Cruzamento-teste = Tipo de cruzamento de um organismo de genótipo desconhecido com um homozigoto recessivo.

⇒ Di-híbrido = Indivíduo heterozigoto para dois genes analisados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

⇒ Dominância completa = Situação em que é impossível distinguir pelo fenótipo se um indivíduo é homozigoto dominante ou heterozigoto.

⇒ Dominância incompleta = Indivíduo heterozigoto que apresenta um fenótipo intermediário diferente dos homozigotos.

⇒ Dominante = O alelo expressa-se em condição homozigótica e em condição heterozigótica (AA ou Aa).

⇒ Fenótipo = Conjunto de características físicas e fisiológicas do indivíduo que é resultado da expressão do genótipo e da ação do ambiente.

⇒ Gene = Sequências específicas de nucleotídeos no DNA que constituem a unidade fundamental da hereditariedade.

⇒ Genótipo = Conjunto de genes do indivíduo.

⇒ Heredograma = Representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos.

⇒ Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).

⇒ Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa).

⇒ Lócus = Posição específica em que cada gene é encontrado em um cromossomo.

⇒ Recessivo = O alelo somente se expressa em homozigose (aa), portanto, não apresenta efeito fenotípico quando em heterozigose.

Na genética, os seres homozigotos possuem pares de genes alelos idênticos, enquanto os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos.

Genes Alelos

É importante frisar os conceitos de genes e cromossomos, uma vez que os genes são diminutos segmentos de DNA e os cromossomos são segmentos de genes, os quais ocupam uma posição específica denominada “lócus”.

Os genes alelos, responsáveis por determinarem as características biológicas dos seres, são segmentos de DNA (ácido desoxirribonucleico) que se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos.

Eles são constituídos de pares adquiridos dos progenitores, sendo um deles proveniente da mãe (óvulo) e outro, do pai (espermatozoide).

Dessa maneira, quando os genes alelos são iguais denomina-se "homozigotos" e quando diferentes, "heterozigotos". São classificados em:

  • genes alelos recessivos, representados por letras minúsculas (aa, bb, vv)
  • genes alelos dominantes, representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV)

Homozigoto

Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos.

Ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo.

Em outras palavras, os homozigotos são compostos de alelos iguais, porém, podem ser recessivos ou dominantes, como é o caso das evidências resultantes das Leis de Mendel.

A partir do cruzamento de ervilhas, as ervilhas verdes eram recessivas de genótipo v v e, por outro lado, as ervilhas amarelas eram consideradas as ervilhas homozigotos de caráter dominante, indicada pelos alelos V V.

Heterozigoto

Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica.

Na medida que nos heterozigotos os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

Note que nas experiências de Mendel (1822-1884), o botânico identificou que todos os indivíduos da primeira geração (F1) do cruzamento de ervilhas, eram heterozigóticas (característica da ervilha amarela) e, portanto, os genes de alelos eram diferentes.

O cruzamento de dois indivíduos heterozigotos para um gene com um alelo

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual o resultado do cruzamento entre indivíduos heterozigotos?

O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett.

Como fazer a conta de AA e Aa?

AA, Aa, Aa e aa (75% de olhos castanhos, 25% de olhos azuis e 50% de heterozigotos e 50% homozigotos). Aa, Aa, aa e aa (50% de olhos castanhos, 50% de olhos azuis 50% de heterozigotos e 50% homozigotos).

Como saber se a pessoa é AA ou AA?

É importante salientar que os alelos são representados sempre por letras. O alelo, quando é recessivo, é representado por letra minúscula, ou seja, quando é expresso apenas aos pares 'aa'. Já o alelo, quando é dominante, é representado por letra maiúscula e expressa-se em dose simples, por exemplo: 'AA' ou 'Aa'.