O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos podemos concluir que

Questões comentadas sobre ácidos nucleicos

19 de julho de 202219 de julho de 2022 Rosangela Quinelato

01) (FMP/2019)  A mutação conhecida como 35delG que ocorre no gene conexina 26, encontrado no braço longo do cromossomo 13, é responsável pela surdez congênita. Esse locus é conhecido como hot spot (ponto quente) do gene, um lugar suscetível a alterações, provavelmente por causa da repetição da base guanina.

A base nitrogenada que se repete no gene conexina 26 é
A) exclusiva do ácido desoxirribonucleico
B) presa ao fosfato do DNA por ligações fosfodiéster
C) classificada como púrica ou purina
D) unida à base adenina por duas ligações de hidrogênio
E) complementar à base uracila

02) (UFU/2016-2) O ácido desoxirribonucleico (DNA) é a molécula biológica que carrega as informações genéticas de um determinado organismo. Considere que o homem tenha um total de 6000 nucleotídeos, sendo 30% de Adenina. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à quantidade de bases Timina, Citosina e Guanina.
A) 1800; 1200; 1200.
B) 1200; 1800; 1200.
C) 1200; 1200; 1800.
D) 1400; 1400; 1400.

03) (UNESP/2012-2)Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5.

Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as _______ e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de _____.

As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:
A) pontes de hidrogênio e 0,5.
B) pontes de hidrogênio e 1,0.
C) pontes de hidrogênio e 2,0.
D) ligações fosfodiéster e 1,0.
E) ligações fosfodiéster e 2,0.

04) (Enem/2011)  Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é o material genético.
No artigo em Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

A) a replicação do DNA é semiconservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
B) a replicação do DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
E) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

05) (Enem/2018) Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou a atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.

Cientificamente esse conceito é definido como
A) trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
B) localização de todos os genes encontrados em um genoma.
C) codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.
D) conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos de um organismo.
E) todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.

06) (UFSM/2012) Os atletas obtêm sucesso através de muito treinamento, entretanto as características genéticas de cada indivíduo colaboram para um resultado final positivo.

O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos podemos concluir que

No esquema, as bases do DNA que dão origem ao RNA mensageiro, no sentido da seta, são:

A) C–A–U–G–A–C–G–U.
B) A–U–A–C–U–G–C–A.
C) G–T–A–C–U–G–C–A.
D) C–A–T–G–A–C–G–T.
E) A–G–C–T–C–T–A–T.

07) (CESMAC/2019-2) Recentemente, cientistas construíram uma molécula de ácidos nucleicos formada por oito nucleotídeos que apresentavam as quatro bases nitrogenadas tradicionais (Adenina, Timina, Citosina e Guanina) e quatro novas bases (Z, P, S e B). Existe uma relação química e funcional das bases tradicionais já conhecidas com as novas bases, como descrita a seguir:
“B” ⇒ Adenina
“S” ⇒ Timina
“P” ⇒ Guanina
“Z” ⇒ Citosina

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre a estrutura do DNA, é correto afirmar que, no ácido nucleico sintético:
A) “P” se une a “Z” por três pontes de hidrogênio.
B) “P” se une a “Z” por uma ligação peptídica.
C) “S” se une a “B” por duas ligações peptídicas.
D) “P” se une a “B” por três pontes de hidrogênio.
E) “S” se une a “Z” por duas pontes de hidrogênio

08) (UFT/2019) A estrutura da molécula de DNA proposta por Watson e Crick foi bem aceita porque, além de ser coerente com as propriedades físicas e químicas da molécula, também explicava como ela se duplica. Quanto à duplicação do DNA, assinale a afirmativa INCORRETA:

A) síntese de DNA é catalisada por uma enzima chamada RNA-polimerase, que orienta o emparelhamento de nucleotídeos livres à fita-molde.
B) pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas são rompidas e as duas cadeias de uma molécula de DNA separam-se.
C) nucleotídeos livres existentes na célula encaixam-se nas fitas de forma complementar (adenina com timina e citosina com guanina).
D) cada molécula resultante da duplicação conserva uma das cadeias originais da “molécula-mãe” e tem uma cadeia nova, complementar à que serviu de molde.

09) (Unichristus/2018)

O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos podemos concluir que

Você não se parece nadinha com o rapaz

simpático, de cabelos compridos, com quem

me casei há 25 anos. Eu quero um teste de

DNA para ter certeza de que é você mesmo!

 

A partir de uma análise bioquímica da molécula citada nesse cartum, podem ser encontrados
A) desoxirribose, timina, citosina, adenina e uracila.
B) ribose, uracila, timina, citosina e guanina.
C) desoxirribose, uracila, guanina, citosina e adenina.
D) desoxirribose, citosina, timina, guanina e adenina.
E) ribose, timina, adenina, uracila e citosina.

10) (FATEC/2018) Agentes mutagênicos são aqueles que têm o potencial de alterar sequências genéticas. Os efeitos desses agentes podem ser detectados por meio da sequência de bases do RNA. Caso o RNA resultante da sequência genética seja o esperado, conclui-se que o gene não sofreu mutação.

Dessa forma, a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um gene terá escapado à ação de um agente mutagênico caso seja
A) traduzida em RNAt de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
B) traduzida em RNAm de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
C) transcrita em RNAm de sequência 5’ UCUGUAUAU 3’.
D) transcrita em RNAm de sequência 5’ AGACATATA 3’.
E) transcrita em RNAt de sequência 3’ UCUGUAUAU 5’.

11) (FUVEST/2014) Observe a figura abaixo, que representa o emparelhamento de duas bases nitrogenadas.

O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos podemos concluir que

Indique a alternativa que relaciona corretamente a(s) molécula(s) que se encontra(m) parcialmente representada(s) e o tipo de ligação química apontada pela seta.

A) Exclusivamente DNA; ligação de hidrogênio
B) Exclusivamente RNA; ligação covalente apolar
C) DNA ou RNA; ligação de hidrogênio
D) Exclusivamente DNA; ligação covalente apolar
E) Exclusivamente RNA; ligação iônica.

 

12) (UNIFAL) A molécula de RNA recém sintetizada passa por uma série de modificações, como a remoção dos íntrons, até ser transformada em RNAm, quando então participará da síntese proteica.

Quais as cadeias de ácidos nucleicos?

Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), constituindo o material genético de todos os seres vivos.

Quais são as duas cadeias do DNA?

O DNA é formado por duas cadeias composta por muitos nucleotídeos (cadeias polinucleotídicas), as quais são caracterizadas por serem helicoidais, complementares e antiparalelas, comumente denominada de estrutura em dupla hélice.

O que significa dizer que as 2 cadeias de uma molécula de DNA são complementares?

Dizer que duas cadeias de uma molécula de DNA são complementares significa que uma cadeia complementa a outra através dos seus pares de bases nitrogenadas. Vale lembrar que o DNA é constituído por 4 bases nitrogenadas que são adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G) .

O que é ADN e ARN?

São cadeias de moléculas unidas quimicamente que controlam a atividade celular. Há dois tipos de ácidos nucleicos: ADN (ácido desoxirribonucleico) e ARN (ácido ribonucleico). O ADN é constituído por nucleótidos em que o açúcar presente é a desoxirribose.