O papel dos gestores na prevenção integrada dos riscos a saúde segurança trabalho

Quando unidos, a área de Recursos Humanos e Gestores conseguem promover um ambiente de trabalho muito mais seguro.

A Segurança do Trabalho chega para garantir o bem-estar dos trabalhadores e prevenir acidentes de trabalho através de diversas medidas que são implantadas junto aos profissionais do RH e da Segurança do Trabalho. Vamos ver abaixo qual é o real papel desses profissionais com relação a Segurança do trabalho dentro de uma empresa.

Os Recursos Humanos trabalham incansavelmente para implantar técnicas de administração dentro de uma empresa e atuar também para definir normas e procedimento de organização da companhia.

Juntos, esses dois setores precisam organizar o funcionamento da empresa e também selecionar profissionais que podem entrar para a equipe. Além disso, eles precisam unificar a comunicação entre todos os colaboradores, garantindo a produtividade e qualidade do serviço dos funcionários para o colaborador.

RH, Gestores e Segurança do Trabalho

Além de todas as funções descritas acima, também é função desses profissionais aplicar normas da Segurança do Trabalho, atestando a saúde física e psicológica dos colaboradores.

Mas, essa não é uma atitude que se tome sozinha. Todos os funcionários aqui precisam estar engajados para se prevenir contra acidentes de trabalho usando os equipamentos obrigatórios e tendo atenção durante o expediente.

O papel dos gestores na prevenção integrada dos riscos a saúde segurança trabalho

Formação de equipe

Uma equipe ideal é a que envolve profissionais das três áreas, sendo composta por médicos, psicólogos, técnicos em segurança do trabalho e administradores. Dessa forma, todas as pessoas podem dividir as tarefas e assim, diminuir os riscos no trabalho, já que cada um vai assumir uma função para ajudar na prevenção.

Nesse caso, o gestor assume a segurança e saúde no trabalho como foco principal da empresa juntamente com toda equipe e o RH trabalha com uma visão do quadro de funcionários ampla, podendo indicar os riscos em cada função.

Aplicação das normas de Segurança do Trabalho

A aplicação das normas deve ser feita de forma consciente e é fundamental que seja divulgada a todos os colaboradores para que saibam como lidar no dia a dia. Aqui, é o RH e os Gestores que devem ficar de olho se as regras estão sendo colocadas em prática.

Os equipamentos de proteção interna são extremamente importantes nessas horas. Muitas funções exigem manuseio de materiais perigosos e esses equipamentos vão prevenir qualquer lesão.

Durante o expediente, pensando em alternativas mais simples, exercícios de alongamentos e pausas durante o trabalho já ajudam o ambiente laboral e o aumento da produtividade.

Nesse caso é papel dos dois profissionais aqui citados desenvolverem ideias junto a Segurança do Trabalho para melhorar o bem estar dos colaboradores.

Oferecer cursos preparatórios

É papel também dos Recursos Humanos e gestores oferecem cursos preparatórios para ensinar os funcionários a executar as tarefas designadas e assim, proporcionar mais segurança para toda a equipe.

A SIPAT é uma ótima alternativa para ensinar seus colaboradores a como se cuidar. Ela consiste em uma gama de programas que ensinam e incentivam os colaboradores a cuidar do seu ambiente de trabalho e do meio ambiente também.  Dentre esses programas existem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

A comunicação e as estratégias dos Recursos Humanos, Gestores e Segurança do Trabalho precisa ser sempre integrada e conversar harmonicamente. Esses três setores precisam trabalhar juntos para descobrirem as melhores alternativas para que o colaborador possa desenvolver um bom trabalho e com saúde promovendo sempre a cultura de segurança dentro do ambiente de trabalho garantindo o maior patrimônio de todos: a saúde.

Autor

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Qual e o papel do gestor de segurança no trabalho?

Coordena e desenvolve políticas, programas, normas e regulamentos sobre segurança do trabalho. Coordena a investigação das causas de acidentes de trabalho, propondo medidas preventivas e corretivas para as atividades.

Qual a importância dos gestores e gestão de RH com as ações de saúde e segurança no trabalho?

Também é papel do Recursos Humanos e gestores fazer com que as normas de segurança do trabalho sejam aplicadas, assegurando a saúde física e psíquica de todo o grupo. Uma liderança preparada para exercer o seu papel favorece a identificação dos riscos e prevenção de acidentes em uma empresa.

Como os gestores podem colaborar para a prevenção de acidentes de trabalho favorecendo a qualidade de vida no trabalho?

Siga as regras adequadas para a sua empresa e crie o mesmo pensamento na equipe. Somente com a padronização e a consistência é possível reduzir os riscos. Do contrário, é impossível realizar a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. No final, tanto a organização quanto a equipe serão prejudicados.

Qual a importância do gerenciamento de riscos para a saúde e segurança dos colaboradores de uma empresa?

Melhora da qualidade de vida dos colaboradores Trabalhar constantemente sob pressão pode ser altamente prejudicial para a saúde do colaborador. Para aqueles que trabalham em condições de risco, é fundamental ter medidas que garantam maior proteção e minimizem possíveis chances de acidentes e, até mesmo, de óbitos.