O que acontece com o brilho das lâmpadas quando estão ligadas paralelo?

Existem basicamente três maneiras de fazer associação de resistores, são elas: circuito com associação em série, circuito com associação paralelo e circuito com associação mista, que é formado pelo circuito em série e paralelo. Essas ligações são fundamentais na eletricidade, portanto através de um esquema de ligação mostramos como fazer uma ligação paralela e uma ligação em série, além de explicar o que é circuito em série, circuito em paralelo e onde são mais usados, vamos lá pessoal!

O que circuito elétrico?

Podemos definir circuito como um caminho fechado, onde o fim e o início pertencem ao mesmo ponto. Já o termo circuito elétrico pode ser definido de forma simples como, um ou mais caminhos fechados onde a corrente elétrica percorre. Mas para que este conceito fique mais claro é necessário entender outros elementos presentes em um circuito elétrico e é isso que vamos explicar agora.

Leia também

  • Como instalar interruptor paralelo? Faça você mesmo!
  • Diferenças entre circuito série e paralelo.

Um circuito elétrico básico, que seja funcional é composto por uma fonte de tensão, podendo ser uma tomada, baterias, pilhas ou qualquer outra fonte onde haja uma diferença de potencial elétrico.

Outro elemento básico em um circuito elétrico é a carga, que irá consumir a energia elétrica e transformá-la em outro tipo de energia, que posteriormente será utilizada como por exemplo, uma lâmpada, um resistor, um motor, equipamentos elétricos e etc.

Por último, os condutores elétricos (cabos elétricos), que são fundamentais, pois são responsáveis em formar um caminho para conduzir os elétrons (corrente elétrica) entre a fonte que a produz e a carga que a consome, retornando para a fonte e iniciando um novo ciclo.

O que é ligação em série?

O circuito em série, também conhecido como ligação em série, é um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos ligados em sequência, ou seja, possuem apenas um ponto em comum entre eles. Sendo assim, a corrente elétrica será a mesma passando pelos componentes, independentemente da quantidade.

Circuito em série.

Esquema de um circuito com ligação em série.

O que é ligação em paralelo?

A ligação paralela, que também é conhecida como circuito paralelo, é um circuito composto somente por componentes elétricos ou eletrônicos ligados em paralelo, ou seja, possuem dois pontos em comum, sendo que a corrente elétrica se divide proporcionalmente ao valor de cada componente.

Diferença entre circuito série e circuito paralelo.

Circuito com duas resistências em paralelo.

Qual o melhor tipo de ligação fazer?

Agora que sabemos um pouco sobre cada circuito, qual a melhor ligação a fazer? Série ou paralelo? É importante lembrar que além dessas duas ligações existe uma terceira, que é a ligação ou circuito misto, também conhecido como circuito série paralelo. Como o próprio nome já sugere, é um circuito cuja a sua composição é feita por elementos que estejam interligados em série e em paralelo.

O circuito misto é o maior e mais complexo de todos eles, por ser composto de circuitos em série e circuitos em paralelo, cada circuito misto possui sua singularidade, por esse motivo só é possível analisar o comportamento da tensão e corrente elétrica por partes do circuito, fazendo a associação deles.

Temos um clássico exemplo de ligação ou circuito em série, que é o pisca pisca! Em alguns modelos de pisca pisca, as malhas são ligadas entre si de forma paralela e as pequenas lâmpadas ligadas em série formam as malhas. Portanto, a maior evidência de que é uma ligação em série, é que quando queima ou retira uma das lâmpadas toda aquela malha (parte) para de funcionar, pois o fluxo de corrente é interrompido, não havendo um caminho alternativo para a corrente elétrica.

A definição de onde é usada as ligações em série, paralelo e mista depende de muitos fatores! Por exemplo, dentro dos equipamentos e dispositivos elétricos e eletrônicos podem haver todos tipos de ligação, principalmente a mista. Já em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais é usada a ligação paralela, porque a tensão deve ser a mesma em todos os circuitos da instalação, e ao contrário do que acontece na ligação em série do pisca pisca, quando você precisar trocar a lâmpada de uma ligação paralela, não haverá interrupção de energia para os demais equipamentos.

Podemos concluir que não existe uma ligação melhor que a outra ou que seja mais eficiente, é relativo! Cada uma das ligações se adéqua à necessidade de cada projeto ou esquema elétrico, como por exemplo, se será preciso entregar a mesma tensão para todas as cargas, se será necessário interromper o fluxo de corrente elétrica para a carga ou ambas as ações deverão ser realizadas em conjunto.

Encerramos aqui este artigo e esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre o que é qual a melhor ligação a fazer! Se ainda tiver alguma dúvida sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Assuntos

  • Circuito elétrico
  • Circuito misto
  • Ligação paralela.
  • Ligação série paralelo.
  • Ligação série.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

O que acontece com o brilho de lâmpadas quando estão ligadas em paralelo?

O brilho de cada lâmpada irá diminuir, pois a intensidade da corrente elétrica que pasa por cada uma delas será dividida e reduzirá de valor. A diferença de potencial elétrico (ddp) na associação de resistores em paralelo será a mesma, pois os resistores estão localizados entre os mesmos pontos de potencial elétrico.

Qual lâmpada brilha mais em paralelo ou em série?

As lâmpadas brilham mais na associação em paralelo do que na associação em série.

O que é que acontece com o brilho das lâmpadas cada vez se adiciona uma lâmpada em série ao circuito?

1° O brilho das lâmpadas enfraquece quando se adiciona mais uma em série ao circuito. 2° A tensão se divide entre as lâmpadas, necessitando assim uma tensão total muito alta.

O que acontece a intensidade da luz de cada lâmpada de um circuito em paralelo quando mais lâmpadas são ligadas em paralelo ao circuito?

Ao se adicionar mais lâmpadas, as quedas de tensão das lâmpadas existentes deve se reduzir para continuar cumprindo a segunda lei de Kirchoff, pois, as novas lâmpadas terão suas próprias quedas de tensão. Como as quedas de tensão das lâmpadas diminui, a intensidade da luz delas é reduzida.