O que acontece com o ímã se ele for quebrado ao meio?

Um imã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas formas:

Natural: quando se trata de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de magnetita;

Artificial: quando é construído com ligas metálicas (ou materiais cerâmicos) que, ao serem submetidas a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas;

As primeiras observações relativas ao magnetismo foram registradas na Grécia Antiga, em uma cidade denominada Magnésia onde se encontrava um mineral que tinha a capacidade de atrair pequenos objetos de ferro. Esse material passou a ser conhecido como magnetita em virtude do nome do local onde foi encontrado. O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo.

Porém, os estudos nessa área foram aprofundados apenas em 1600 pelo físico Inglês William Gilbert (1554 – 1603). Dentre as suas descobertas, destacam-se a existência do campo magnético terrestre e as propriedades dos ímãs.

Propriedades dos imãs

Podemos destacar cinco propriedades que caracterizam um imã, são elas:

  1. Capacidade de atrair outros objetos, especificamente alguns metais, como o ferro;

  2. As regiões onde os campos magnéticos são mais intensos em um imã denominam-se polos magnéticos. Estessão classificados como norte (positivo) e sul (negativo);

  3. Ao aproximar os polos magnéticos de dois imãs, podemos verificar duas situações: repulsão, se os polos aproximados são iguais; ou atração, se são polos diferentes. Observe na figura:

O que acontece com o ímã se ele for quebrado ao meio?

Ao aproximar dois ímãs, os polos de sinais iguais repelem-se, enquanto os polos de sinais contrários atraem-se

  1. Alinhamento com os polos geográficos da Terra, que ocorre se um imã estiver posicionado de uma maneira em que pode mover-se livremente. A orientação do ímã acontece da seguinte forma: polo norte do imã aponta na direção do norte geográfico da Terra, e o polo sul orienta-se na direção do polo sul geográfico da Terra. Esse fenômeno é possível em virtude da existência do campo magnético terrestre.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  2. Inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não pode haver um imã somente com polo sul ou com o polo norte. Isso significa que, se um imã for quebrado, haverá a formação de um novo ímã. A razão para esse fenômeno é o fato de o magnetismo ser uma propriedade que tem origem na organização molecular da substância, então, até a menor das moléculas de um imã possui os dois polos bem definidos.

Campo magnético terrestre

A Terra também se comporta como um grande imã, possuindo polos magnéticos bem definidos. O polo norte geográfico da Terra é o sul magnético, e o sul geográfico, o norte magnético. Graças a essas propriedades magnéticas da Terra, podemos orientar-nos através da bússola.

A bússola, que é formada por uma agulha feita de magnetita apoiada sobre um pequeno suporte, pode girar livremente e orientar-se de acordo com o campo magnético da Terra. Entretanto, a bússola não aponta exatamente para os polos geográficos da Terra, uma vez que os polos magnéticos não coincidem exatamente com os polos geográficos, pois estão defasados aproximadamente 11,5° um do outro.

O que acontece com o ímã se ele for quebrado ao meio?

A figura mostra as linhas de campo magnético da Terra e que os polos magnéticos e geográficos estão separados um do outro em 11,5º 


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

O que acontece se aquecermos um ímã?

Quando aquecemos um ímã acima de uma determinada temperatura, ele deixa de gerar campo magnético. ... Essas temperaturas são chamadas de temperaturas de Curie. Quando aquecemos um ímã ele perde suas propriedades magnéticas.

O que acontece quando um ímã é quebrado ao meio?

Os ímãs têm como uma de suas propriedades, a inseparabilidade. Essa propriedade permite que toda vez que cortamos ou quebramos um ímã, independente do ponto, passa a serem criados dois novos ímãs. ... Essa região em que percebemos a força de atração de um ímã é chamada de campo magnético.

O que acontece quando um ímã em forma de barra e partido ao meio?

Quando um ímã em forma de barra é partido ao meio, observa-se que damos origem a dois novos ímãs. Os ímãs possuem polaridade os que os fazem se atrair, com isso, pólos iguais se repelem enquanto pólos diferentes se atraem.

Porque os polos opostos se atraem?

Os ímãs atraem objetos que contêm ferro, aço, níquel ou cobalto. ... Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul. O polo norte de um ímã atrai o polo sul de outro ímã, mas repele seu polo norte. Da mesma forma, o polo sul atrai o polo norte, mas repele o polo sul.

Como se interpreta fisicamente a atração ou repulsão entre dois pólos?

Os imãs são divididos em dois polos: Norte e Sul. A atração se dá conforme as cargas elétricas: os sinais opostos se atraem e os sinais iguais se repelem. Desse modo, dois imãs se atraem quando o polo Norte de um está voltado para o polo Sul de outro ou vice-versa.

O que é interação magnética?

A força magnética é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. A força magnética, ou força de Lorentz, é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento.

Em quais condições a repulsão magnética?

Todo imã é composto por dois polos, positivo e negativo, e nas redondezas do imã existe um "campo de força" formado por linhas que saem do lado positivo e vão para o lado negativo, chamado Campo Magnético. ... Agora, se aproximarmos dois imãs em lados de mesmo polo, as linhas não irão interagir, e isso resulta em repulsão.

O que é atração e repulsão magnética?

A força de atração ou repulsão das cargas elétricas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. As cargas magnéticas se atraem ou se repelem da mesma forma que os polos magnéticos. Um campo magnético determinado por uma corrente elétrica em um fio tem o sentido produzido pelo sentido da corrente.

Por que o ímã não atrai o alumínio?

O ímã só se fixa em materiais com campos magnéticos No alumínio, os campos são bagunçados e se anulam uns aos outros. ... Nos ímãs, até os domínios seguem a mesma direção. Por isso eles só atraem materiais com campos alinhados.

O que um imã faz?

Os ímãs são dipólos, ou seja, tem dois pólos. ... O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário. Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem.

O que é um ímã Brainly?

Ímã é um objeto capaz de produzir um campo magnético ao seu redor, possuindo dois polos principais: um de atração e outro de repulsão. Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.

O que acontece se um ímã quebrar ao meio?

Ao se quebrar um ímã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos polos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois polos.

Tem um ímã é quebrado ao meio devemos esperar que?

Ao quebrarmos um imã ao meio, cada um dos pedaços tornam-se imãs menores, ambos com polo norte e polo sul (Letra C). De acordo com as leis do magnetismo, sabe-se que todo imã apresenta um polo sul e um polo norte.

Quando um ímã em forma de barra é partido ao meio o que acontece?

Quando um ímã é dividido ao meio, pólos iguais e opostos aparecem em cada lado do ponto de quebra. Isso resulta em dois ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul.

O que pode acontecer se um ímã for quebrado em três partes?

Resposta: C) As três partes separadas formam 3 ímãs completos. Explicação: Não importa o quanto dividamos um ímã, os pedaços sempre continuarão possuindo os dois polos magnéticos (Norte e Sul).