O que acontece depois da cauterização do colo do útero?

Cauterização é um procedimento ginecológico indicado para o tratamento de lesões no colo do útero. Consiste na “queima” a laser do tecido inflamado e visa estimular sua regeneração.

Segundo a Dra. Ivani Pires de Andrade Kehdi, ginecologista da Scope, lesões no colo do útero decorrem por motivos variados, como infecções ou alterações hormonais. Podem acometer mulheres de qualquer idade, sendo mais frequentes em adolescentes, adultas jovens e grávidas. “Se não tratada, a ferida pode aumentar e até evoluir para um câncer”, explica. A cauterização também é indicada para tratamento de lesões intraepiteliais provocadas pelo HPV, vírus transmitido por contato sexual e principal causador do câncer de colo de útero.

A cauterização é um procedimento simples, realizado em consultório médico, com uso de anestésico local. Para a realização, a mulher não pode estar menstruada e nem apresentar infecção. Em geral, o procedimento não costuma causar dor, mas algumas pacientes podem sentir desconforto. Na fase de recuperação, que varia de duas a quatro semanas, dependendo da cicatrização, deve-se evitar relação sexual. Eventualmente, analgésicos podem ser necessários para alívio da dor.

É importante passar por consulta ginecológica ao menos uma vez por ano, já que as lesões no colo do útero podem não apresentam sintomas e são detectadas através de exames como papanicolau e colposcopia. Diante de corrimento anormal, sangramento durante a relação sexual e dor no baixo ventre, procure seu médico.

A Scope atua no diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas através de técnicas modernas e minimamente invasivas. Entre em contato e agende a sua consulta: (11) 3849-1818 ou visite nosso site.

O que acontece depois da cauterização do colo do útero?

Tipo de exame
Procedimento

A Cauterização do útero é um tratamento utilizado nos casos de feridas no útero provocadas por HPV, alterações hormonais ou infecções vaginais.

Normalmente, este procedimento é feito nos casos de corrimento ou sangramento excessivo após o contato íntimo.

Como é feito a cauterização do útero

A cauterização do útero é indicada quando há lesões do tipo intraepitelial, geralmente de baixo grau enquanto as lesões de alto grau devem ser tratadas com outro tipo de procedimento.

Durante a cauterização do colo do útero, o ginecologista irá utilizar um aparelho para queimar as lesões no colo do útero, fazendo com que células saudáveis novas possam nascer e se desenvolver no local. A cauterização do colo do útero é feito de forma semelhante ao papanicolau.

O que acontece depois da cauterização do colo do útero?

Lembrando: a cauterização não elimina o vírus, apenas serve como tratamento para que ela não progrida para um câncer.

Quem faz o exame e procedimento de cauterização do útero?

Na Clínica Viver, todos os exames e procedimentos são feitos por médicos.

Os exames podem ser feitos por especialistas nos exames, ultrassonografistas, por exemplo, ou por profissionais médicos das especialidades que usam diretamente esses exames, como ginecologistas, obstetras ou mastologistas, e estes também serão os profissionais que farão os laudos.

Os laudos de mamografias e densitometrias são feitos por médicos radiologistas, que, na Clínica Viver de Imagens, são certificados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nossos profissionais estão perfeitamente preparados para analisar todos os importantes detalhes das suas imagens.

O que acontece depois da cauterização do colo do útero?

Nossos procedimentos são feitos por Ginecologista.

Marque agora mesmo sua Cauterização do útero na Clínica Viver de Imagens Médicas, em Brasília.

Nós temos a sua melhor imagem!

AGENDAR AGORA

Como fica o útero após uma cauterização?

Após a cauterização do colo uterino pode ocorrer a produção de secreção vaginal em maior quantidade devido ao processo de cicatrização e regeneração da área que foi submetida ao tratamento. As vezes podem ocorrer pequenos sangramentos e dor.

Como saber se a cauterização cicatrizou?

Após 3 meses da cauterização do colo uterino, com certeza o seu colo está cicatrizado. Essa ferida que você refere chama-se de ectrópio ou ectopia. Essa ectopia é normal em mulheres em idade reprodutiva, que utilizam anticoncepcional e que estão grávidas. Essa ectopia é normal e não precisa ser tratada ou cauterizada.

Qual o repouso para quem faz cauterização no útero?

Recuperação do procedimento Após a cauterização, é recomendável que a mulher fique de uma a quatro semanas sem ter relações sexuais, a depender da rapidez da cicatrização.

Como fica um útero cauterizado?

Durante a cauterização do colo do útero, o ginecologista irá utilizar um aparelho para queimar as lesões no colo do útero, fazendo com que células saudáveis novas possam nascer e se desenvolver no local. A cauterização do colo do útero é feito de forma semelhante ao papanicolau.