O que acontece se a menstruação descer é continuar tomando anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional tem como principal objetivo evitar a gravidez, mas pode também auxiliar em outros fatores, como diminuir o fluxo sanguíneo e os sintomas do período menstrual.

Durante a pausa da cartela, o correto é que a menstruação desça em pequenas quantidades. No caso de algumas mulheres, podem haver escapes durante o uso do anticoncepcional, o que pode ser normal ou sinal de algum problema.

São vários os fatores que podem influenciar nos escapes, principalmente se o anticoncepcional for de baixa dosagem hormonal. Em casos como esse, esquecer a pílula por uma hora pode influenciar no organismo e causar o sangramento indevido. É importante lembrar que tomar o remédio na hora certa, além de evitar esse problema, aumenta a eficácia da contracepção.

Outro motivo que pode ocasionar o escape são os hormônios desregulados, que possivelmente ocorrem se um comprimido não for tomado na hora certa, assim como interromper a cartela em qualquer momento.

Problemas mais graves como uma infecção no canal vaginal também podem levar ao sangramento, por isso, se o escape ocorre com frequência, procure um médico de sua confiança para realizar os exames necessários. Cuide de sua saúde!

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

O que acontece se a menstruação descer é continuar tomando anticoncepcional?

Isso é chamado de hemorragia uterina ou intraciclíca. Isso não significa que a sua pílula não está funcionando, mas pode causar algum incómodo (2). Menos de 1 em cada 5 pessoas observou hemorragias uterinas quando começou a tomar a pílula anticoncepcional (6).

Quando vc está tomando anticoncepcional pode menstruar?

Durante a pausa, como cessam-se os hormônios, a menstruação costuma descer. A pausa deve ser sempre de 7 dias, independente do tempo de duração da menstruação. Mesmo que a mulher ainda esteja menstruada, a pílula deve ser recomeçada invariavelmente no oitavo dia.