O que aconteceria se o movimento de rotação da Terra fosse interrompido?

Já parou para imaginar o que poderia acontecer se a Terra simplesmente parasse de girar? Confere aqui que nós te contamos!

O que aconteceria se o movimento de rotação da Terra fosse interrompido?

- Tempo de leitura: 3 minutos -

De acordo com a teoria do Big Bang, a origem do universo é atribuída a uma grande explosão cósmica que ocorreu há aproximadamente 14 bilhões de anos. Nesse sentido, a partir dessa explosão, gerou-se todo o universo que conhecemos hoje. É importante enfatizar, também, que o ser humano possui uma limitação de observação, então, nossa espécie só conhece o universo observável, e nada mais do que está além. Nesse emaranhado de ações cósmicas, num ponto extremamente específico, o Sistema Solar encontra-se a aproximadamente 30.000 anos-luz do centro da Via-Láctea.

No Sistema Solar, está nosso lar, que chamamos de planeta Terra. Você provavelmente deve ter aprendido no ensino médio que a Terra transita no tecido do espaço-tempo no seu próprio plano elíptico, fazendo o movimento de translação (movimento da Terra em torno do sol) e, concomitante a essa movimento, a Terra gira em torno do seu próprio eixo que está inclinado a 23,5º.

Devido a essa inclinação, o movimento de translação é responsável pelas estações do ano, e o movimento em torno do próprio eixo, responsável tanto pelo dia, quanto pela noite. No entanto, você já parou para se perguntar o que aconteceria se a Terra simplesmente parasse de girar?

Por que a Terra gira?

De fato, a Terra gira devido à forma como foi originada. Aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, o colapso de uma enorme nuvem de gás e poeira acabou originando o planeta Terra. No entanto, no espaço, quando algo é colocado em movimento, esse objeto sempre permanecerá em movimento, visto que não existe o atrito no vácuo.

LEIA MAIS: 5 coisas bem estranhas – e inusitadas – já enviadas ao espaço!

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Essa pergunta é um tanto pitoresca, visto que isso não ocorreria naturalmente. No entanto, existem, sim, teorias do que poderia ocorrer se a Terra parasse de girar em seu próprio eixo.

A Lei da Inércia!

De acordo com a primeira Lei de Newton, a Lei da Inércia, se um corpo está em movimento uniforme, este mesmo corpo tende a permanecer em movimento até que uma força exercida sobre esse corpo mude a trajetória. Um exemplo simples disso é uma viagem de ônibus e você pode observar isso no dia a dia.

Se você está dentro de um ônibus, quando o ônibus freia, você sempre acaba indo para frente, não é mesmo? Isso ocorre devido à primeira Lei de Newton. Como o ônibus está a 70 km por hora, quando você está dentro dele, seu corpo também estará a 70 km por hora. No entanto, quando o ônibus freia, ele deixar de estar a 70 km, mas seu corpo permanece nessa velocidade, por isso você é impulsionado para a frente.

LEIA TAMBÉM: Lugares naturais mais perigosos do mundo – Você encararia?

Agora imagina essa movimentação em uma escala planetária? Fazendo uma conversão do movimento de rotação da Terra, em quilômetros por hora, o planeta estaria girando a 1,7 mil km por hora. Agora pense nessa velocidade gigantesca sendo freada? O que aconteceria? Tudo que está no planeta hoje, está girando nessa velocidade, logo, tudo seria destruído caso a Terra simplesmente parasse de girar. Seria, literalmente, a extinção de toda a vida como conhecemos.

Outros fenômenos que ocorreriam:

Só a primeira Lei de Newton já basta para explicar a catástrofe que isso seria. No entanto, outros fenômenos ocorreriam, como: A luz do dia durar seis meses, o ritmo circadiano dos seres vivos será interrompido. O campo magnético da Terra será perdido, as estrelas no céu permaneceriam as mesmas, a água começará a se mover em direção aos polos.

No fim, a Terra parar de girar seria o pior evento cósmico que poderia ocorrer, pelo menos para a humanidade que vive no pequeno planeta do sistema solar.

O que aconteceria com os dias e as noites se a Terra parasse de girar sobre o próprio eixo e continuasse o movimento de translação ao redor do Sol?

Seria quase impossível sobreviver, a Terra continuaria sua trajetória ao redor do Sol, mas a falta de rotação acabaria com o conceito de dia e noite, seriam seis meses exposição solar — um deserto com temperaturas altíssimas — e seis meses de escuridão — tão frio que crostas de gelo seriam formadas rapidamente.

O que aconteceria se houvesse apenas um dia ou noite?

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.