O que aconteceu com Michael K Williams?

Michael Kenneth Williams, conhecido por ter feito de Omar Little na série The Wire, tendo tido também papéis em várias outras séries da HBO, foi encontrado morto esta segunda-feira no seu apartamento em Brooklyn, Nova Iorque. O actor de 54 anos foi encontrado pelas 14h (19h em Lisboa), depois de fazer uma chamada de emergência, disse o tenente John Grimpel, porta-voz do Departamento da Polícia de Nova Iorque.

A representante de longa data, Marianna Shafran, confirmou a morte num comunicado e disse que a família estava a lutar com “profunda tristeza” por “esta perda intransponível”.

Michael K. Williams has died at 54. “It is with deep sorrow that the family announces the passing of Emmy nominated actor Michael Kenneth Williams. They ask for your privacy while grieving this unsurmountable loss,” Marianna Shafran, his PR rep, confirmed https://t.co/WD4cUp3sfq pic.twitter.com/FoiOZBQfHL

— The Hollywood Reporter (@THR) September 6, 2021

Segundo avançaram ao jornal The New York Post fontes policiais, Michael K. Williams foi encontrado inconsciente na sala de jantar da sua habitação, tendo a seu lado o que perecia ser heroína. O jornal refere que o óbito poderá ter ocorrido devido a uma overdose.

Williams cresceu no bairro de East Flatbush, em Brooklyn, que nunca imaginou deixar. Mas, antes de fazer 30 anos, transformou a sua paixão pela dança em papéis de dançarino em digressões com os cantores George Michael e Madonna. Foi também o coreógrafo, do teledisco de 100% Pure Love, canção de Crystal Waters, tendo sido também dançarino no vídeo. Pouco depois, conseguiu a primeira oportunidade como actor quando Tupac Shakur, o defunto rapper tornado actor, reparou nele e lhe deu o primeiro papel em Bullet, Droga e Morte, de Julian Temple, a fazer de seu irmão.

Em poucos anos, arrecadou mais papéis, inclusive como traficante de drogas no filme Por um Fio, de Martin Scorsese. Em 2002, iniciou um percurso de cinco temporadas na série The Wire, da HBO, que explorava o submundo da corrupção, drogas e polícia em Baltimore.

Williams interpretou Omar Little, um vigilante encantador que assaltava traficantes de drogas — talvez a personagem mais memorável de uma série que muitos consideram ser uma das melhores da História da televisão.

Ainda no cinema, trabalhou ainda com nomes como Todd Solondz, em A Vida em Tempo de Guerra, de 2009, sequela de Felicidade com um elenco totalmente diferente – Williams tomava as rédeas da personagem interpretada originalmente por Philip Seymour Hoffman –, Steve McQueen, em 12 Anos Escravo, ou Paul Thomas Anderson, em Vício Intrínseco, de 2014. Também apareceu em Vista Pela Última Vez..., de Ben Affleck, e Os Órfãos de Brooklyn, de Edward Norton.

O actor sempre falou das suas lutas contra a adicção. Desde os 19 anos que entrava e saía de clínicas de reabilitação. As autoridades disseram que está a decorrer uma investigação à morte do actor, e que o médico legista de Nova Iorque vai determinar a causa de morte posteriormente.

Williams, que recebeu este ano uma nomeação para um Emmy pela sua prestação na série Lovecraft Country, também da HBO, na qual também tinha feito séries como Boardwalk Empire ou The Night Of tendo aparecido também em Os Sopranos. Ainda em televisão, apareceu na comédia Community, as minisséries When They See Us e When We Rise.

Nesta sexta-feira (24), os médicos legistas de Nova York revelaram a causa do óbito do ator Michael K. Williams, que foi encontrado morto em seu apartamento no último dia 6 de setembro. Segundo os profissionais, o ator, de 54 anos, foi vítima de uma overdose de fentanil (opioide sintético), cocaína e heroína. A informação foi confirmada pela revista Variety, que entrou em contato com o porta-voz do escritório do legista responsável pela análise.

De acordo com o The New York Post, que deu a notícia do falecimento, dentro do apartamento foram encontrados objetos para o uso de substâncias ilícitas, sugerindo que o ator tenha misturado as drogas. “Nenhum crime foi indicado. Nenhuma entrada forçada, o apartamento estava todo em ordem”, disse uma fonte policial ao jornal.

Na ocasião, a representante de Michael confirmou a informação da morte. “É com profunda tristeza que a família anuncia o falecimento do ator indicado ao Emmy, Michael Kenneth Williams. Eles pedem por privacidade enquanto lamentam esta perda insuperável”, disse Marianna Shafran.

O que aconteceu com Michael K Williams?
Michael K Williams como Omar Little em ‘The Wire’. (Foto: Divulgação)

Um dos papéis de maior destaque do ator foi na série “The Wire“, na pele de Omar Little. Ele também esteve presente em  “Boardwalk Empire” e “Olhos que Condenam”. No cinema, ele integrou o elenco de “12 anos de Escravidão”, “Vício Inerente” e “Gone Baby Gone”.

Neste ano, Williams concorreu como “Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama” no Emmy Awards, por seu papel em “Lovecraft Country“. A cerimônia, que aconteceu no dia 19 deste mês, foi marcada por uma homenagem póstuma feita por Kerry Washington ao ator. “Michael foi um ator super talentoso, brilhante, uma pessoa generosa que nos deixou muito cedo. Michael, eu sei que você está aqui, porque não perderia isso aqui! Sua excelência e sua arte vão sempre estar aqui. Nós te amamos!”, disse a estrela, emocionada, antes de anunciar o vencedor.

O que aconteceu com Michael K Williams?
Michael K. Williams fez um trabalho brilhante como Montrose Freeman de “Lovecraft Country”. Foto: Reprodução

O prêmio, no entanto, ficou para Tobias Menzies, o príncipe Phillip da quarta temporada de “The Crown“. Mas Michael K. Williams também foi lembrado na tradicional homenagem para todos os profissionais que morreram no último ano. O cantor Leon Bridges embalou o segmento com a emocionante música “River”. Assista:

Continua depois da Publicidade

A morte do ator pegou muita gente de surpresa. Isiah Whitlock Jr. colega de elenco de Williams em “The Wire”, lamentou a perda. “Chocado e triste com a notícia da morte de Michael K. Williams. Um dos caras mais legais do planeta com um coração gigante. Excelente ator, excelente alma. Espero que descanse em paz”, escreveu.

Shocked and saddened by the death of Michael K Williams. One of the nicest brothers on the planet with the biggest heart. An amazing actor and soul.
May you RIP. God bless.

— Isiah Whitlock Jr. (@IsiahWhitlockJr) September 6, 2021

O ator Wendell Pierce, que interpreta William Bunk Moreland na mesma série, fez um longo texto sobre Williams em suas redes sociais. “A profundidade do meu amor por este irmão, só pode ser igualada pela profundidade da minha dor ao saber de sua perda. Um homem imensamente talentoso com a habilidade de dar voz à condição humana retratando a vida daqueles cuja humanidade raramente é elevada até que se cante sua verdade”, disse.

The depth of my love for this brother, can only be matched by the depth of my pain learning of his loss. A immensely talented man with the ability to give voice to the human condition portraying the lives of those whose humanity is seldom elevated until he sings their truth. pic.twitter.com/EvrESGSK8O

— Wendell Pierce (@WendellPierce) September 6, 2021