Quais são as evidências que comprovam que a teoria endossimbiótica realmente aconteceu?

A Origem da Vida

1- APRESENTAÇÃO

          O documentário intitulado “O início de tudo” (Coleção Origens da vida - A evolução das espécies), produzido pela National Geographic Society (Editora Abril, 2006), será apresentado para fomentar a discussão sobre a “Origem da Vida”. Assim como, os capítulos dos livros indicados na bibliografia ao final deste roteiro. Desse modo, observe os questionamentos listados abaixo e faça suas anotações e interpretações, para posterior discussão no fórum on-line (Plataforma Moodle).

2- QUESTIONAMENTOS

  1. Qual a composição da atmosfera primitiva da Terra no período de surgimento da vida e como ela diferia da atmosfera atual?
  2. Quais as teorias científicas que pretendem explicar a origem da vida na Terra?
  3. Como ocorreu a evolução química?
  4. Quando e como começou a evolução biológica?
  5. Qual a contribuição dos primeiros procariotos fotossintéticos para a mudança na atmosfera terrestre?
  6. Qual a importância da formação da camada de ozônio para o surgimento de vida na superfície terrestre?
  7. Como provavelmente surgiram e evoluíram os eucariotos?
  8. Quais as evidências que suportam a Teoria da endossimbiose?
  9. Como ocorreu o surgimento de organismos multicelulares?
  10. Quais as vantagens da especialização celular?

3- QUESTÃO NORTEADORA

A partir de suas observações sobre os questionamentos anteriores e considerando que a primeira forma de vida celular na Terra foi procariótica e surgiu a 4 bilhões de anos, discuta, no fórum on-line, sobre a complexidade dos organismos que existem atualmente abordando os eventos evolutivos mais importantes que contribuíram para a origem da vida na Terra, como a evolução da fotossíntese, das células eucarióticas e da multicelularidade.

4- BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

HICKMAN, C. P. et al. Capítulo 2 - Origem e química da vida. In: _______. Princípios integrados de zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. paginas 20-35.

SADAVA, D. et al. Capítulo 1 - Estudando a vida. In: _______. Vida: A Ciência da Biologia. Vol. I: Célula e Hereditariedade. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. paginas  2-19.

SADAVA, D. et al. Capítulo 3 - Macromoléculas e a origem da vida. In: _______. Vida: A Ciência da Biologia. Vol. I: Célula e Hereditariedade. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. paginas 61-64.

SADAVA, D. et al. Capítulo 4 - Células: as unidades de trabalho da vida. In: _______. Vida: A Ciência da Biologia. Vol. I: Célula e Hereditariedade. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. paginas 68-69; 92-93.

A complexidade dos organismos, as diversidades de componentes químicos e físicos existentes atualmente nos leva a perguntar como tudo começou e o mais importante qual a nossa origem? Como a vida na terra se diversificou tanto, desdobrando-se em milhões de espécies? Baseado no filme a Origem da Vida e nos questionamentos feito para nortear este fórum, começo com a teoria de grandes cientistas que afirmam que a atmosfera terrestre primitiva consistia de compostos simples como a água em forma de vapor, dióxido de carbono, hidrogênio molecular, metano, amônia, a camada de proteção (ozônio) não existia, porem faltava o oxigênio, é interessante ressaltar que a natureza dessa atmosfera primitiva é crucial para o entendimento da origem da vida.

 Mediante a esse contexto, foram apresentados várias teorias científicas para explicar  a origem da vida na terra como: a teoria da geração espontânea, teoria da biogênese, teoria da seleção natural e teoria da endossibiose. Surge também nesse contexto a evolução química e consequentemente a evolução biológica, esta começou quando as células se formam e segundo os passos na origem da vida, os cientistas afirmam que há cerca de 3,8 bilhões de anos, o processo natural de formação de membranas resultou nas primeiras células com habilidades de se replicar. Com a evolução biológica surgem os procariotos fotossintéticos, estes foram um importante passo na evolução das espécies, porque mudou a atmosfera da terra e forneceu um meio de capturar energia a partir da luz solar.

A formação da camada de ozônio (O3) permitiu que os organismos deixassem a proteção dos oceanos e viessem para a superfície terrestre, dando um passo para a evolução da vida na terra. Seguindo os passos importantes da evolução surgem os organismos  eucariotos que segundo cientistas surgiram de uniões simbióticas de dois ou mais tipos de procarioto, o material genético (DNA) destes está armazenado em um núcleo cercado por uma membrana. Já a teoria da endossimbiose evidencia que uma população ancestral às células eucarióticas derivou-se  e era similar a bactéria anaeróbica e evoluiu  um núcleo e outras membranas intracelulares por meio de invaginações da membrana. Benefícios mútuos permitiram que esta relação simbiótica fossem mantidas  e as células menores evoluíram dando origem às organelas eucarióticas observadas atualmente. Ao passo que a evolução vai ocorrendo, surge há aproximadamente 1 bilhão de anos, todos os organismos que existiam – procariotos e eucariotos , estes unicelulares. outro importante passo evolutivo ocorreu quando alguns eucariotos apresentaram falhas ao se separar após divisão celular. Isso possibilitou que algumas células se especializassem em certas funções, como reprodução, outras como a absorção de nutrientes, originando assim os organismos multicelulares, no filme as esponjas são o inicio da complexidade dos organismos multicelulares, dando consequências nesta evolução essas células se especializaram  permitindo que os eucariotos multicelulares se tornarem mais eficiente na obtenção de recursos e na adaptação a ambientes específicos. Toda essa evolução nos permitiu hoje vivenciar as diversidades de seres vivos existentes na atmosfera terrestre e a entender como tudo começou, como os animais ganharam aparências que tem hoje.

A diversidade de teoriàs fazem-nos pensar qual a verdadeira Origem da vida?Dentro de todo um contexto, existe várias teorias científicas como: Crianismo e Fixismo é a teoria que considera que todos os seres vivos foram criados a partir de intervenção divina. Até o século XVIII a maior parte de cientista acreditava que cada espécie havia surgido na terra independentemente, sem parentesco entre si e que suas características permaneciam inalteradas ao longo do tempo.A estas idéias, damos o nome de teoria Fixista. São diversas as teorias que nos fazem pensar e tentar entender essa diversidade de teorias sobre a origeminha da vida.

Há também que diga que a teoria da Evolução Química postula que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, dando origem a moléculas orgânicas e, depois as primeiras e mais simples formas de vida.

O nosso planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões de anos. A enorme diversidade dos ser atuais é resultado de um longo processo de evolução biológica pelo qual a vida vem passando desde que surgiu. 

A camada de ozônio tem sua extrema importância fundamental em todo esse processo de vida no planeta terra,  É ela que absorve a radiação UV-B (Radiação em geral é a energia que vem do sol. Esta energia é distribuída em vários comprimentos de onda: desde o infra-vermelho até o ultra-violeta, passando pelo visível, onde a energia é máxima. E um dos primeiros organismos que surgiram eram seres unicelulares com uma organização muito simples. Posteriormente por diversas razões, esses primeiros organismos começaram a unir-se até que o seu nível de organização tornou-se bastante complexo,formando organismo multicelulares. 

Todos esses processos em que se foi  passado de diversas teorias, evidências entre outros nos permitiu que hoje tenhamos essa diversidade de animais,plantas e toda espécie de ser existente no planeta terra. 

Muito boa a sua colocação, sem dúvida foram criadas várias teorias para explicar a origem  da vida e que vários processos na evolução no decorrer de bilhões de anos foram cruciais para a biodiversidade que existe atualmente. e que os avanços das pesquisas nos permitiu conhecer essa trajetória e a explicação de como tudo começou.

Muito boa a sua colocação evidenciando que o surgimento da camada de ozônio foi um fator muito importante para  evolução da vida no planeta.

Muito bem colocado, muitos são os questionamentos dos cientistas para saber qual foi a real origem da vida, e vemos que ao longo que as estruturas foram mudando essas perguntas foram sendo cada vez mas esclarecidas, tendo mais sentido e complexidade.

Até hoje questionamentos que permeiam nossa especie, buscam compreender algumas questões,ou,pelo menos,trazer respostas mais adequadas que melhor contempla sobre a origem do universo  atualmente, a resposta melhor aceita é a de que os primeiros seres vivos eram autotróficos e não heterotróficos,isso porque para diversos estudiosos,não haviam moléculas em quantidade suficiente para que os primeiros seres vivos tivessem condições de sobreviver até que surgisse a autotrofia assim esse seria quimilotoautotróficos,tal como alguns archeas, retirando seu alimento a partir de energia liberada em reações químicas entre compostos orgânicos.

Hoje acredita se que todos os seres vivos surgiram por meio de processo evolutivo,a partir de especies preexistentes e continuam sujeitos as transformações.

A principal vantagem  é que uma célula pode morrer, no caso de ser unicelular, se a célula morrer ele morre também, já que a célula é o próprio organismo. Outra seria a eficiência das células como o ser tem muitas células, cada uma desempenha uma função e permite maior eficácia que no ser unicelular uma célula tem todas as funções não fazendo um "trabalho" tão bom.

Permitindo a ocorrência de mecanismos de regulação que conduziram a diferenciação celular, com a consequente especialização no desempenho de determinadas funções, a diminuição  da taxa metabólica e utilização mais eficaz de energia foi possível a sobrevivência de seres de maiores dimensões sem comprometer as trocas com o meio externo, a grande diversidade de formas e de funcionalidade possibilitou a adaptação a diferentes meios ambientes uma maior autonomia em relação ao meio externo, pois os vários sistemas de órgãos garantem que o meio interno mantenha um maior equilíbrio.

As diversidades em que as células eucariontes e procariontes sobrevivem, está interligado sem duvidas na evolução, pois desde os primórdios, que elas se transformam e causam um assim, (mesmo elas morrendo), outras variedades de micro organismos que servirão ou para o bem ou o mau para a vivencia natural da terra.  

O surgimento da vida na terra vem a cada época apresentando diversas explicações, mas como isso vem ocorrendo?

Primeiramente, devemos ressaltar que o planeta terra possui diversos micro organismos que desde quando a terra começou a evoluir por volta de quatro bilhões de anos, acontecera transformações, apresentando assim, formas de vida terrena, até chegar aos seres humanos. A composição celular nos primórdios eram moléculas de água misturada com outras substâncias que vieram do espaço. Para isso surgiram as teorias da Abiogênese, Geração espontânea, seleção natural e teoria da endossibiose. Surgiu também as evoluções química e biológica, como sabemos, “são agrupadas”, uma completa a outra. A evolução biológica surgira a partir da formação da vida na terra, alguns estudiosos relatam que o meio pelo qual houve a formação de algumas membranas resultou através de células com habilidade de se replicar.

Outro meio pelo qual ajudou na intensificação e melhoramento da vida na terra, fazendo com que houvesse uma organização, retirando alguns organismos das aguas para a evolução do planeta foi pela formação da camada de Ozônio. Destaca-se também que foi um grande passo dado, a partir de organismos eucariotos, que passaram a surgir com a junção de procariotos, fazendo assim, que houvesse o material genético, conhecido por DNA, este, cercado por uma membrana celular. Quando falamos sobre esses acontecimentos, não podemos deixar de falar sobre a Teoria Endossibiose, que provem de uma população antiga de celular eucariontes, dado por nome a era da bactéria anaeróbica.

Estudos confirmam que aproximadamente um bilhão de anos que os organismos existem, chamamos de eucariontes e procariontes. Observou-se também que não foi uma ou duas formas de diversidade celular, mas sim, muitas, fazendo com que surgissem os organismos multicelulares, dando como exemplo a esponja, que é considerada uma das primeiras formas viventes.

Contudo, a evolução tem contribuído para a vivencia terrestre, pois a todo tempo, até mesmo a cada instante, os organismos transformam-se assim, para diversidades de seres na terra, havendo assim, um bom entendimento de como tudo começou.

Boa noite Patricia!

Para contribuir com sua postagem.

Embora não exista um consenso sobre a composição da atmosfera primitiva, foi proposto no início que, provavelmente, era formada por metano (CH4), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2O). Não havia gás oxigênio (O2) ou ele estava presente em baixíssima concentração; por isso se fala em ambiente redutor, isto é, não oxidante. Nessa época, a Terra estava passando por um processo de resfriamento, que permitiu o acúmulo de água nas depressões da sua costa, formando os mares primitivos. A atmosfera terrestre atual é constituída por diferentes gases, dos quais podemos destacar: o nitrogênio, com 78%; oxigênio, 21%; e outros gases (como dióxido de carbono, neônio, ozônio, hélio e vapor de água) 1%. Os percentuais apresentados são imprescindíveis para a proliferação da vida no planeta.

Cientistas divergem entre si ao tentar explicar como surgiu a vida na Terra. Basicamente há dois eixos principais: a Abiogênese e a Biogênese. As idéias dentro do eixo da Abiogênese são bastante semelhantes, no entanto a Biogênese tem várias ramificações.

De onde viemos? com certeza, a maioria de nós já fez essa pergunta, em diferentes idades e de diferentes maneiras. Somos curiosos e queremos saber como surgiu nossa própria espécie, como surgiram os outros seres vivos, a Terra e o Universo.

Até pouco mais de 300 anos atrás as principais explicações para nossa origem era de caráter religioso; segundo elas o universo teria sido criado por divindades supremas. Nos três últimos séculos, porém, o desenvolvimento da ciência têm trazido novos dados para essa antiga discussão.

Os avanços da cosmologia e da física permitiram elaborar uma explicação científica para a origem do universo. Segundo essa teoria conhecida como Big Bang, tudo que existe em nosso universo inclusive o tempo, teria começado em uma monumental "explosão" ocorrida à cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.Desde então o universo evolui, formando galaxias, estrelas e diversos outros corpos celestes entre eles nosso planeta.

De acordo com as modernas explicações científicas a vida na Terra surgiu há mais de 3,5 bilhões de anos, quando nosso planeta tinha menos de 1 bilhão de anos de idade. Os primeiros seres vivos deviam ser extremamente simples, constituídos por uma única célula. Ao longo desses mais de 3,5 bilhões de anos de evolução os descendentes daqueles primeiros seres colonizaram todos os ambientes do planeta, modificando-se e originando a imensa variedade de especies atuais, entre elas a especie humana. Portanto somos parentes distantes dos mais antigos seres que habitaram nosso planeta. 

No entanto os primeiros seres vivos multi-celulares eram constituídos por células com um reduzido grau  de diferenciação, como é o caso da esponja do mar. Só com muito tempo as células foram adquirindo um grau de especialização muito maior.

Apesar da multicelularidade ser extremamente vantajosa para os organismos,estes passaram a debater-se com outros problemas que até aqui não se colocavam. As células mais internas passaram a ter muito mais dificuldades a ter acesso a alimentos, e em eliminar as suas excreções pois deixaram de ter contato com o meio externo.

A solução foi o desenvolvimento de sistemas de transporte, e sistema nervoso. Os sistemas de transportes ajudam as células internas a ter contato com o meio externo ainda que indireto. E o sistema nervoso ajuda à coordenação do organismo. 

Muito boa a sua colocação realmente sem a curiosidade dos cientistas e dos avanços dos estudiosos e tecnológicos existentes atualmente estaríamos sem resposta para muitas perguntas e principalmente para a pergunta principal que é de onde viemos.

Muito interessante sua colocação,  pois o que nos faz querer aprofundarmos ainda mas nessas teorias muitos interessantes e diversificadas, nos intrigam a tentar entender cada vez mais. 

Muitas são as curiosidades sobre a origem da vida, e como surgiu tudo que há no planeta são perguntas que todos queriam saber, embora alguns buscarem respostas como foi citado na sua colocação a teoria do big bang para mim e a mais sensata. 

Pois é colega perguntas do gênero Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Vem sendo questionadas a muito tempo como nos é retratado nas pinturas rupestres e mitos bem antigos.

Muitos pesquisadores dedicaram suas vidas para trazer respostas mais adequadas e que nos satisfizesse.

A teoria que é melhor aceita é que os seres vivos eram autotróficos e não heterotróficos, pois não havia molécula orgânica em quantidade suficiente  para que os primeiros seres vivos tivessem condições de sobreviver até que surgisse a autotrofia. Hoje acredita-se que todos os seres vivos surgiram por meio de processos evolutivos, a partir de espécies preexistentes e continuam sujeitos a transformações.

Muito boa sua colocação evidenciando que temos um ancestral comum. O filme A Origem da Vida, vem nos mostrar que os animais são descendentes da esponja do mar. 

Muito bem Denny, tanto que as teorias e pesquisas contribui como resposta para os questionamentos sobre a origem da vida. Além disso, é próprio do homem desvendar mistérios e buscar explicações, talvez jamais cheguemos a uma definição completa e precisa de vida.Encontramos, também,a explicação para formação dos incrivelmente complexos e diversificados organismos aquáticos e marinhos, vegetais e animais.

Com os avanços das pesquisas e as inúmeras descobertas que vem se intensificando sobre a grande diversidade de vidas, ficamos perplexos com tantas descobertas sobre todos os tipos de vida. Mesmo com essas descobertas, ainda temos a inquietação de indagar como tudo começou? Qual nossa origem? De onde viemos? Qual a explicação para o surgimento de tantas vidas? Após a compreensão do filme “A origem da vida” e as leitura dos textos propostos, podemos dizer que a superfície do nosso planeta é habitada por tantas coisas vivas, e que os organismos vivos parecem extraordinariamente diversos. Mas para tudo isso, temos uma série de explicação. De acordo com as teorias, varias são as explicações. A primeira é religiosa, a criação Divina, até hoje aceita por varias religiões. E também as teorias científicas onde pesquisadores contestam e comprovam o surgimento da vida através de experimentos.

Diante de tantas descobertas surge a evolução química e biológica com intuito de responder essas questões. Também chamada de teoria da evolução química, a teoria da evolução molecular é a mais aceita pela comunidade científica, pois acreditam que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, dando origem a moléculas orgânicas e, depois, as primeiras e mais simples formas de vida. Daí então, acredita-se que todos os seres vivos surgiram por meio de processos evolutivos, a partir de espécies preexistentes, e continuam sujeitos a transformações.

A enorme diversidade de seres vivos sempre fascinou a humanidade.Como teriam surgindo tantos organismo diferentes? As idéias mais consientes sobre a evolução dos seres vivos foram propostas pelos naturalistas ingleses Charles Darwim(1832-1882),E Alfrend Russel wallace(1823-1913)( em um trabalho conjunto,sobre as origem das éspecies por meio da seleção natural,ou a preservação das raças favorecidas na luta pela sobrevivência),em que apresentava ampla discursão e inúmeras evidências ,que davam credibilidade á nova teoria.Pesquisas em diferentes áreas da Biologia têm fornecido numerosas evidências de que o processo evolutivo é o responsável,pela diversidade da vida.Segundo a teoria evolucionista,a medida que a terra era colonizada pelos primeiros seres vivos,as éspecies se diversificavam,originando outras.Muitas éspecies extinguiram-se outras perpetuaram-se até hoje.Entres as principais evidências da evolução; a adaptação dos seres vivos a seus ambientes;os fósseis;as semelhanças anatômicas,fisiológicas e bioquímicas entre as éspecies.

Realmente, esse processo de evolução que nos permite essa ampla diversidade de seres vivos, e cada pesquisa feita novas espécies descobertas e isso é muito bom para estudos e pesquisas nesse planeta. 

E de suma importância essa sua colocação , pois o  processo de seleção natural que nos permite entender   essa adaptação dos seres vivos loco da historia da terra ate os dias de hoje.

Muito boa sua resposta, pois no decorrer dos anos e através de vários cientistas e filósofos descobrimos mais sobre a origem dos seres vivos e não vivos existentes. 

Ccom você, realmente são os avanços científicos que hoje nos contempla com as grandes descobertas sobre a origem da vida e suas evoluções.

Muito boa sua colocação, realmente os avanços nas pesquisas tem nos proporcionados o conhecimento sobre a origem da vida e as evoluções química, biológica que ocorreram ao longo dos séculos e as explicações da existências de tanta diversidade biológica existentes atualmente.

Muito interessante essa sua colocação, pois nos faz a pensar como seria a ciência ser tecnologia, sem a ciência iria esta bem avançada ou não nos dias hoje?

Muito boa sua colocação, e não podemos esquecer da água, a origem e a manutenção da vida na terra dependem fundamentalmente da água. A água é o mais abundante de todos os compostos nas células. 

A argumentação sobre o tema "A origem da vida" deve ser pautada nas diretrizes apresentadas na Questão Norteadora.

Estima-se que a Terra tenha surgido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante um bom tempo, a atmosfera era um ambiente inóspito constituído por gás carbônico, metano, monóxido de carbono, gás hidrogênio, amônia e uma alta escassez  de oxigênio. Havendo uma diferença da atmosfera atual, que possui característica oxidantes, gases: oxigênio, argônio, carbônico dentre outros. Após surgirem elementos que ajudaram a oferecer condições para a presença de vida na Terra, como a Teoria Criacionista que dizia que um ser superior foi responsável pela criação do universo, teoria apoiada pelos religiosos. Entre essas teorias destacam-se a abiogênese que é a teoria da geração espontânea onde os seres vivos surgiram a partir da matéria orgânica existente. Após alguns questionamentos de uns cientistas surgiu a teoria da evolução química que postula que a vida surgiu através de compostos orgânicos originando moléculas orgânicas, assim formando as primeiras e simples formas de vida.

A evolução biológica surgiu através de questionamentos e especulações sobre a origem da vida nos séculos a.C, em que a Ciência foi marcada pelas tentativas de entender como surgiu a vida se desprendendo da teoria religiosa. Foi através dos seres procarióticos fotossintéticos que aproveitavam a luz do sol e a partir dessa moléculas simples, sintetizavam-se as mais complexas, assim produzindo um alto teor de Oxigênio na atmosfera terrestre. Através desse alto teor de gás surgiu a camada de Ozônio que protege a Terra das radiações solares e emite o calor necessário para o surgimento de seres vivos. As células eucarióticas vieram depois das células procarióticas, já que  são mais complexas contendo núcleo e organelas especificas. Dando suporte as relações mutualistas (teoria simbiótica) supondo que os primeiros eucariontes eram anaeróbicos e heterotróficos e se alimentavam de arqueobactérias, Nesse meio tempo surgiu os primeiros seres vivos multicelulares, pelo fato delas englobarem outras células, não havia pressão seletiva para viverem juntas assim formando grupos de células organizadas em colônias e compartilhando funções, transformando-as em indivíduos multicelulares. Seguido de vantagens na especialização em que os processos ficam mais elaborados e se diferenciam de determinadas células que mantém funções principais para aquelas que estão encarregadas.

Para imaginarmos como a vida surgiu em nosso planeta,  precisamos recuar muito no tempo. A idade da Terra é estimada em cerca de 4,5 bilhões de anos sendo que os primeiros ensaios sobre a origem da vida teria começado a 3,5 bilhões, quando uma crosta terrestre começou a se formar com o esfriamento do nosso Planeta. Mas será que algum organismo poderia sobreviver num ambiente tão empobrecido e tão quente em relação ao que conhecemos hoje? Se pensarmos no ambiente mais hostil da Terra contemporânea, seguramente encontraremos as bactérias! Elas possuem o design corporal mais simples entre os seres vivos, reproduzem-se numa taxa incrivelmente elevada e são os organismos mais antigos da Terra.

Na Terra primitiva, tudo o que chamamos de vida antes da atmosfera ficar abundante de oxigênio era povoado por bactérias heterótrofas e bactérias autótrofas fotossintetizantes não-produtoras de oxigênio. Finalmente, o grande salto evolutivo aconteceu quando uma das bactérias fotossintetizantes passou a captar a luz visível por meio de um foto pigmento, utilizar o dióxido de carbono como fonte de carbono e a água como fonte de hidrogênio. Por essa condição favorável, a atmosfera terrestre, agora rica em oxigênio possibilitou a diversificação dos organismos utilizadores de oxigênio que hoje representa a grande maioria dos seres vivos desse planeta. Supõe-se que a origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais  procariontes  anaeróbios, deve ter ocorrido, há cerca de 1,7 bilhões de anos. A célula eucarionte unicelular ou pluricelulares fundamenta-se no desenvolvimento de dobras membranosas que invaginaram formando compartimentos intracelulares com formas e funções diferenciadas, além de possibilitar e proteção do material genético, pela carioteca.

A teoria endossimbiótica, com suporte nas relações mutualísticas propõe que os primeiros eucariontes eram organismos anaeróbios heterotróficos que se alimentavam de arqueobactérias fagocitadas. Quando algumas bactérias primitivas passaram a converter substâncias inorgânicas em orgânicas, evoluindo para a capacidade fotossintetizante e tornando-se autotróficos, outras tornaram-se heterótrofas com capacidade aeróbica. Com a multicelularidade permitiu-se a ocorrência de mecanismos de regulação que conduziram a diferenciação celular, que impulsionou a evolução dos seres vivos. A grande diversidade de formas e funcionalidades possibilitou a adaptação a diferentes ambientes, aumentando assim a eficácia na utilização de energia devido a especialização. Passou a existir maior independência em relação ao meio externo.

Por que é importante examina a questão da origem da vida? Bem, inicialmente, porque fazemos parte dessa enorme comunidade de seres vivos que constitui biosfera . Pois a complexidade dos organismos e as sua diversidades de componentes quimicos e físicos existentes atualmente nos leva a pergunta como tudo começou e ou mais importante qual e a nossa origem?

A vida começou cedo na historia da terra, talvez há quadro bilhões de anos. Deixando-se de lado as versões míticas ou religiosas, bem como a crença na geração espontânea, o qual fico popular ate o século XIX, pode-se destaca dois grandes pesquisadores, na segunda década do século XX, que começaram a examinar a questão de um ponto de vista cientifico: Alexandre I. Oparin ( 1894 -1980) e john B. S. Haldane (1892-1964). Essa primeira fase culminou com o famoso experimento de stanley L. Mil ler descrito e 1953, que obteve a síntese de aminoácidos em um aparelho especificamente fabricando para esse fim. A parti da ai, os estudos se multiplicaram, e hoje existe um amplo circulo de cientistas investigado a questão da origem da vida.

È relevante ressaltar que os cientistas afirmam que atmosfera terrestre primitiva era composta por substancias simples como o dióxido de carbono, hidrogênio molecular, metano. Contundo a vida na terra se diversificou tanto, desdobrando-se em milhões de espécies, de acordo com o documentário apresentado na ultima aula, sobre a origem da vida e também no questionamentos feito no fórum sobre Biologia Celular.

Diante disso foram apresentados varias teorias cientificas para explica a origem da vida na terra, entretanto apenas três ser destacarou que foram a teoria espontânea, teoria da biogênese e a teoria da seleção natural

Há cerca de 3,8 bilhões de anos, surgiu as primeiras membranas células com habilidades de se replicar. Com a evolução biológica surgem os procariotos fotossintéticos, estes foram um importante passo na evolução das espécies, porque mudou a atmosfera da terra e forneceu um meio de capturar energia a partir da luz solar. Desse modo os organismo desjarou o oceanos para vive na superfície terrestre dando um grande passo na evolução da vida na terra.

O evento crucial seguinte foi a formação de protocelulares; mais especificamente o RNA. A característica fundamental do RNA e a possibilidade de autorreplicação , ainda o seu papel na síntese de proteínas. Daí sua enorme importância no processo de origem e estabelecimento da vida na terra. Outo acontecimento fundamental foi o aparição do ácido desoxirribonucleico (DNA). Sua maior estabilidade em relação o RNA, pelo menos em meios alcalinos, e a possibilidade de separação entre o processo de replicação e de transcrição tiveram como consequência uma vantagem de seletiva única, que condicionou sua expansão e a substituição do RNA, quase completamente, do papel de comando na transferência da informação genética o qual foi um grande avanço na origem da vida na terra.

Naturalmente, a descrição aqui apresentada envolve simplificações e ainda a muita pesquisa a ser realizada na área , contundo esses avanço na ciências nos possibilita a vivenciar diversidade de seres vivos existentes na terra e também nos possibilita complente com os seres vivos ser adaptará e transformou a logo da historia ate os dia atuais.

Olá colega muito boa sua ultima colocação que fala sobre os avanços científicos que possibilita vivenciar a diversidade de seres vivos existentes na terra e também a possibilita dos seres se adaptar  e se modificar ao logo da historia ate os dia atuais.

A primeira camada gasosa atmosférica primitiva da terra teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões da atualidade, mas com menor oxigenação, maior grau de hidrogenação e caráter redutor ou neutro. contrario a atmosfera atual, que tem elevada oxigenação e característica oxidantes. O surgimento da vida na terra teria dois eixos principais a abiogênese ou teoria da criação e a biogênese. a primeira foi a justificativa criada para a origem da vida dizendo que a vida pode surgir de alguma matéria bruta de forma aleatória, é o principio fundamental da criação espontânea. A segunda foi a primeira a contestar esta idéia que sequencialmente fez experiência com carne, e observou que somente os pedaços de carne que estavam em frascos não originaram larvas. Deste modo, pode afirmar que os seres vivos eram provenientes de outros seres vivos, o que caracteriza a Biogênese. A outra e a Teoria da Evolução Química ou Molecular, que postula que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, dando origem a moléculas de orgânicas  e depois as primeiras e mais simples formas de vida.

A evolução biológica a partir dos primeiros seres vivos e surge pelas mudanças da características hereditárias de um individuo de uma população de seres vivos de uma geração para outra fazendo com que as populações se modifiquem e se diversifiquem ao longo do tempo. Esses primeiros seres fotossintetizantes foram fundamentais na composição atmosférica, eles introduziram o oxigênio no ar, e a atmosfera teria passado de redutora a oxidante. A camada de ozônio tem importância fundamental para a vida no planeta, é ela que absorve a radiação emanada pelo sol, distribuindo em varias comprimentos de onda, e impedindo que esta radiação chegue até a superfície da terra. A evolução das células eucarionte a partir de organismos ancestrais anaeróbios promoveu por tanto maior complexidade a célula de acordo com a hipótese autogênica  e os seres eucariontes são resultado de uma evolução gradual dos seres procariontes. A teoria endossimbiotica admite que algumas organelas existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica, quando acredita-se que a mitocôndria e o cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo em simbiose.  Os primeiros seres vivos eram unicelulares, formados por uma unica célula, mais tarde, a partir dos procariontes anaeróbios ancestrais, surgiram células mais complexas, com membrana plasmática, citoplasma e núcleo, ou seja, células eucariontes. A especialização, e um processo que todos as células passam para especializar-se em determinada função. essas células apesar de serem diferenciadas, continuam com mesmo código genético, a diferença está nos grupos de genes responsáveis por definir diversas funções.   

Contribuindo com o colega, falando um pouco mais sobre evolução biológica que se caracteriza pela adaptação das espécies, ou seja, os seres adaptados á mudanças sobrevivem no ambiente. Assim, as adaptações e mutações que esses seres vieram sofrendo ao longo dos anos, fez com que surgisse tal diversidade de organismos existentes.

    Com base nos textos, e no documentário  o "início de tudo" pude entender alguns assuntos relativos a origem da vida. Estima-se que a Terra tenha surgido por cerca de 4,6 bilhões de ano. Durante muito tempo nosso planeta permaneceu com um ambiente inóspito constituído por gás carbônico,metano,monóxido de carbono,e gás nitrogênio.O  oxigênio era bastante escasso uma vez que a sua presença causaria oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos, coisa que não ocorreu.

      A primeira teoria científica sobre a" origem" da vida foi formulada por Aristóteles, que defendia à teoria da geração espontânea, onde existiriam dois princípios um passivo que é a matéria, e um ativo que é a forma, e dentro de certas condições eles se combinam dando origem à vida. A teoria da geração espontânea tem sido a preferência dos cientistas há mais de 2 mil anos.

     A teoria da evolução química ou molecular,que postula que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos e,deu origem a moléculas orgânicas e depois,às primeiras e mais simples formas de vida.

     A adaptação dos seres vivos ao meio é um fato incontestável.A origem da adaptação,porém,sempre foi discutida.A idéia de que as espécies seriam fixas e imutáveis foi defendida por filósofo grego,as espécies vivas já existiam desde a origem do planeta e a extinção de uma delas deveu-se a eventos especiais como,catástrofes,que teriam exterminados grupos inteiros de seres vivos.

     A camada de ozônio tem importância fundamental para a vida no planeta terra.É ela que absorve a radiação ultra violeta B .Esta energia é distribuída em vários conhecimentos de onda:desde o infra-vermelho até o ultra violeta,passando pelo visível,onde a energia é máxima.Na parte do ultra violeta ,existe  o Uv-c, que é totalmente absorvido pela camada do ozônio do sol,que não permite que a radiação prejudicial à vida chegue até a superfície da terra.

Com a formação e o aumento da camada de ozônio na atmosfera foi interceptada muito da letal radiação solar ultravioleta e nos últimos 800 milhões de anos, a presença de uma densa camada de ozônio permitiu que os organismos deixassem a proteção dos oceanos e vivessem na superfície terrestre.

A vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, arranjo esse aliado a condições ambientais peculiares, o que resultou na formação de moléculas cada vez mais complexas até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. Os primeiros seres primitivos teriam sido anaeróbicos, já que ainda não existia oxigênio na atmosfera. Outra característica é que esses seres teriam a capacidade de auto reproduzir, mantendo sua individualidade, ou seja, DNA. 

Os primeiros seres vivos seriam: Simples; Unicelulares; Heterotróficos; Fermentadores; Anaeróbicos.

A fotossíntese alterou a atmosfera da terra, a qual por sua vez influenciou a evolução da vida. Á medida que os organismos aumentavam em número, eles alteraram a face do planeta. Essa evolução biológica ocorreu porque a fotossíntese tipicamente envolve a quebra da molécula de água  (H2O), liberando seu oxigênio como molécula livre de oxigênio  (O2).

O desenvolvimento de uma maior complexidade estrutural e metabólica foi conseguida através do desenvolvimento de organismos multicelulares a cooperação e a divisão de tarefas torna possível a exploração de recursos que uma só celula não pode utilizar. 

Muito bom sua colocação,pois de acordo com os cientistas a vida surgiu do encontro de várias moléculas que são capazes de se autoduplicar dando origem aos primeiros seres vivos.

Muito bem enfatizado a questão que os primeiros seres vivos eram mais simples e unicelulares posteriormente com a evolução surgiram os organismos pluricelulares sendo mais complexos o que originou na grande diversidade de especie que temos hoje.

No início da história da Terra, o planeta não tinha condições para o surgimento da vida, visto que o calor era intenso e ocorriam erupções vulcânicas a todo momento. Além disso, ele poderia ser atacado diretamente por corpos originados do espaço. Após muitos anos, surgiram vários elementos que poderiam ser responsáveis pela presença de vida na Terra.
A origem da vida, há muito tempo acreditava-se que os seres vivos surgiam por abiogênese, ou seja: a partir da matéria bruta. O primeiro ser vivo teria capacidade de se alimentar absorvendo as moléculas que estavam no mar, o que seria a nutrição heterotrófica, e como não existia oxigênio na atmosfera, provavelmente a energia conseguida era de forma anaeróbia, por fermentação. Esses seres vivos teriam também a capacidade de mutação, fazendo com que, a longo prazo, surgissem seres autotróficos, capazes de realizar fotossíntese e, dessa forma, isso foi favorável, pois a Terra foi se modificando e diminuindo as substâncias orgânicas que serviam de alimento. Assim, a seleção natural fazia com que os seres vivos mais adaptados estivessem uma maior probabilidade de sobrevivência e de se multiplicar. 
O surgimento de seres multicelulares que são aqueles seres vivos cujo corpo é formado por mais de uma célula. Permitiu a ocorrência de mecanismos de regulação que conduziram à diferenciação celular, que impulsionou a evolução dos seres vivos a grande diversidade de formas e funcionalidades e possibilitou a adaptação a diferentes ambientes.

Estudiosos mais antigos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta – a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos foi possível descartar essa hipótese, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes. a biogênese não explica como ocorre o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química que propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, arranjo esse aliado a condições ambientais peculiares, o que resultou na formação de moléculas cada vez mais complexas até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. A camada de ozônio permitiu que os organismos deixassem a proteção dos oceanos e viessem para a superfície terrestre, dando um passo para a evolução da vida na terra começando assim um outro processo de evolução que modifica e origina a imensa variedade de espécies.

A partir da complexibidade dos seres vivo surgi o interesse em aprofundar conhecimento sobre a origem da vida no planeta terra,sendo que algumas correntes filosóficas explicam a complebilidade da vida como:Criacionismo ou ficcismo, panspermia ou Coscomia, Abiogênese e a Biogênese, (segundo Pasteur) que diz que um ser vivo surge de outro ser vivo. Com o tempo surge uma dúvida de que um ser vivo surgi de outro ser vivo de onde teria surgido o primeiro ser vivo? surge uma Hipótese que o primeiro ser vivo (segundo oparim) nos primordios a terra era muito quente existia na terra o metano, hidrogênio, amõnia,vapor de água não tinha o oxigênio, chovia e a eletricidade na era muito esses elementos químicos foram se recombinando e formando as estruturas molecular a monossacarídios os açúcares, ácido graxos que o lipídio aminoácidos com isso surge o coacervado estrutura orgânica essa estrura se junta com o RNa ácido nucleio formando o primeiro ser vivo na terra esses seres eram heterotrófo e anaeróbico produziam sua própria enérgia

para surgi o oxigênio na terra esses seres fazia sua digestão por fermentação liberando o oxig~enio na atmosfera. a reprodução se dava de toda tosca variabilizando as espécies e  multicelularidade e a complexibilidade das células de forma bem organizada.

     Ao longo dos seculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas nas tentativas de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta.Sabemos também que os primórdios  de sua existência,a terra era um ambiente inóspito,sem a minima condição para a existência dos seres vivos.

     Por volta de dois bilhões de anos atrás ocorreu uma grande renovação da estrutura dos seres vivos,com o surgimento da célula eucariótica, que é mas complexa que a procariótica,as células eucarióticas apresenta uma série de compartimento internos.Esses compartimentos se diferenciaram passando a se desempenha funções especificas o que aumentou a eficiência celular .

     A associação bem sucedida entre células eucarióticas primitivas,as células originaram os protozoários,os fungos e os animais,as algas e  as plantas atuais evoluíram a partir das células eucarióticas portadoras tanto de mitocôndrias quanto de plastos,as mitocôndrias e os plastos possuem seu próprio DNA, que sintetizam alguma de suas próprias proteínas  e são capazes de se autoduplicar.

      Sabemos que as células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos,os organismos multe celulares também chamado de pluricelulares,que apresentam uma grade quantidade de células,as células atuam de maneira conjunta para garantir a sobrevivência de um ser.

teria a terra sido colonizadas por extraterrestres? a ideia pode parecer fantasiosa,mas não e sem fundamento.A teoria da exogênese afirma que os primeiros compostos orgânicos teriam chegado aqui por acidente,alguns encontrados no século XX,contêm uracila,uma base do RNA,fundamental para a vida na terra.entre os defensores dessa teoria está FRANCIS CRICK,um dos descobridores da estrutura da molécula de DNA os primeiros seres vivos habitavam um ambiente aquático,rico em substancia nutritivas,numa atmosfera e num oceano ainda sem oxigênio nem gás carbônico.sem CO2 é impossível fazer fotossíntese,e sem O2, e impossível fazer respiração aeróbica.assim a energia tinha de ser obtida por meio de fermentação.os organismos primitivos começaram a aumentar em números,e as condições climáticas da terra foram se alterando não chovia mais nutrientes. A população de indivíduos nos mares passou a competir pelo estoque limitado de alimento.Ao mesmo tempo acumulou se CO2 no ambiente.deram-se bem os organismos que desenvolveram a capacidade de captar luz solar com o auxilio de pigmentos,como clorofila,e sintetizar os próprios alimentos orgânicos,a partir de água de gás carbônico os primeiros seres autótrofos.porque não competiam com os heterótrofos,esses organimos se multiplicam muito foram os primeiros seres fotossintetizantes que modificaram a composição da atmosferas da terra,introduzindo o oxigênio.com esses gás desenvolveram-se organismos que faziam reações metabólicas complexas seres aeróbios,aqueles que passaram a obter energia do oxigênio.por meio da respiração,o alimento,especialmente o açúcar glicose.segundo o darwinismo a seleção natural é um processo de longo prazo .Os indivíduos nascem com pequenas diferenças.algumas dessas diferenças facilita sua sobrevivência.ao ser reproduzirem

Eventos Teóricos e Evolutivos mais importantes que contribuíram para o origem da vida na Terra

 Segundo Haldane e Oparin, a composição da atmosfera terrestre primitiva constava de compostos simples como água, dióxido de carbono, hidrogênio molecular, metano e amônia. A falta de oxigênio em sua composição a diferia da atmosfera terrestre atual que conta com abundante presença de oxigênio molecular. Cientificamente duas teorias pretendem explicar a origem da vida na terra. Primeiramente por evolução química, a partir de matéria não-viva, e, depois, por evolução biológica, a partir da formação das células. Sugere-se que descargas elétricas podem ter fornecido energia adicional para a evolução química.

 A evolução biológica começou através da formação das células, há cerca de 3,8 bilhões de anos, conforme afirmação de cientista, por um processo natural de formação de membranas que resultou as primeiras células com habilidades de se replicar. A evolução da fotossíntese foi um importante passo para a mudança da natureza na vida na terra, fornecendo um meio de capturar energia a partir da luz solar. As reações químicas da fotossíntese transformam a energia da luz solar em uma forma de energia capaz de ativar a síntese de grandes moléculas biológicas que se tornam blocos construtores das células, que ao serem quebradas fornecem energia metabólica, num processo que ao capturar energia, fornece alimento para outros organismos favorecendo significativa parte da vida na atmosfera terrestre. Com a formação e o aumento da camada de ozônio na atmosfera foi interceptada muito da letal radiação solar ultravioleta e nos últimos 800 milhões de anos, a presença de uma densa camada de ozônio permitiu que os organismos deixassem a proteção dos oceanos e vivessem na superfície terrestre. Provavelmente os eucariotos surgiram em torno de 3 semanas no nosso calendário da história da terra e evoluíram a partir dos procariotos. Com a evolução das células com discretos compartimentos intracelulares chamados de organelas, capazes de realizar funções celulares especializadas. Uma dessas organelas, o núcleo, surgiu para conter a informação genética da célula. O núcleo tem a aparência de um denso cerne, dando a estas células o seu nome: eucariotos (do grego eu, “verdadeiro”, e Karyon, “cerne”).

Muitas evidencias circunstanciais contribuem a favor da teoria da endossimbiose:

  • Em uma escala de tempo evolutiva (ou seja, milhões de anos) existe evidencia para o movimento de DNA entre organelas na célula eucariótica.
  • Existem diversas similaridades bioquímicas entre cloroplastos e bactérias fotossintetizadoras.
  • O sequenciamento de DNA mostrou similaridades entre o DNA de cloroplastos atuais e o de um procarioto fotossintitizador.

 Há aproximadamente 1 bilhão de anos todos os organismos que existiam – procariotos e eucariotos – eram unicelulares. Outro importante passo evolucionário ocorreu quando alguns eucariotos falharam  em se separar após a divisão celular, permanecendo ligados uns aos outros. A permanente associação das células possibilitou que algumas células se especializassem em certas funções como reprodução, enquanto outras se especializassem em outras finalidade, como a absorção de nutrientes e suas distribuição para células vizinhas, pois tais vantagens da especialização celular é permitir aos eucariotos multicelulares aumentarem de tamanho e se tornarem mais eficientes na obtenção de recursos e na adaptação a ambientes específicos. Concluo que o vírus é o principal organismo único, seja na sua estrutura e na sua forma de viver, tornando-se um organismo em processo sempre evolutivo através de Mutação.

A Biodiversidade existente hoje fascina, e surge questionamentos como: Como os seres vivos se multiplicaram e se diversificaram tanto, e nós humanos de onde viemos? Como tudo começou?

Os avanços das pesquisas associada tecnologia vem nos proporcionar o conhecimento acerca origem da vida, esta que teve início com a evolução da química, evoluindo consequentemente pra evolução biológica, onde houve o surgimento das células procariontes, esta que mais tarde deu origem as células eucariontes, as evoluções foram ocorrendo gradativamente, porem um fator importante foi surgimento da camada de ozônio que permitiu o surgimento de várias espécies.

No filme A Origem da Vida fica evidente essa evolução quando este relata vida das esponjas como uma espécie mais simples, chegando até nossos dias.

Muito bem observado que no filme A Origem da Vida os cientista preocupam-se em explicar qual foi o primeiro animal do planta percebemos que foi a esponja do mar um ancestral comum para todos os outros animais. 

Muito bem colocado, quando ouvimos falar em início de vida muitos são os questionamentos de como tudo foi surgindo e vemos que a camada de ozônio teve seu papel fundamental nesse meio de evolução e transformação de vida.

Quando fala-se em origem da vida, vem logo o questionamento: De onde viemos? Ao depararmos com a enorme diversidade da vida existente no planeta, remetemos sobre a evolução biológica, que se deu com a origem das primeiras células, esta com habilidade de se replicar. Esse processo evolutivo é sem dúvida responsável pela diversidade da vida. Porem um dos fatos importantes nesse processo foi o surgimento da camada de ozônio fator essencial para que a evolução das espécies se diversificasse, desdobrando-se em milhões de espécies.

Vale colocar, que evoluir não é uma obrigação e sim uma necessidade, uma vez que os seres vivos precisão o tempo todo está se adaptando para manter-se vivos e essa adaptação possibilita o surgimento de diversas espécies e ao mesmo tempo a extinção de outras, logo faz-se a necessidade de um estudo para compreender tais mudanças e isso é o que a ciência em consonância com a tecnologia faz.

     Houve em outrora e há hodiernamente uma ânsia antrópica (homem) à cerca do surgimento da vida na terra. Isso, no entanto, possibilitou que ele encontrasse diversas vias para explicar o nascer da vida em nosso globo, algumas insertas como observa-se nos estudos da origem da vida, como a geração espontânea, por exemplo. Ademais, há outros estudos que são aceitas pela maioria dos cientistas, a saber: a evolução química. Essa abriu portas para um adentrar mais profundo em relação a essa meta cientifica, não só essa, talvez as outras, até as descartadas tenham contribuído.

    Atualmente, os esboços que envolvem, o aparecimento da vida no planeta terra está bastante avançado, graças ao advento da tecnologia. Essa, por sua vez, tem possibilitado: a fomentação de pesquisas já existente, a formulação de novas teses e também a anulação de outras pesquisas sem fundamento; vale colocar que, isso faz com que as pesquisas sejam abordadas de uma forma mais eficiente, e também é necessária, uma vez que os organismos adquiriram bastante complexidade no que diz respeito aos primeiros seres vivos que surgiram a 4 bilhões de anos, a exemplo dos procariotos.

    Segundo a maioria dos cientistas, os procariotos foram os primeiros no tecer da vida, possibilitando um ambiente favorável para a origem dos eucariotos, sobretudo as esponjas marinhas. Para Mitchell Sogin, as esponjas ocupam uma posição crucial na evolução das formas de vida complexa. Elas, segundo o mesmo autor, são a base dos outros animais e vêm de um mundo de seres unicelulares, foram elas que lançaram as sementes para a evolução dos animais que vemos hoje. Diante dessa perspectiva, observa-se que as tecnologias estão moldando uma nova historicidade do reino animal e o mais importante, as áreas cientificas estão trabalhando em cerce, algo nunca visto antes, como a Genética e a Paleontologia, isso possibilita que os estudos sigam por um caminho mais próximo do que ocorreu em outrora.

     Entender como surgiu á vida em um passado muito distante, é muito importante para entendermos a grande diversidade de seres que existem atualmente, ensinando ao homo sapiens, o “rei” desses seres, que existem os outros, e que esses outros precisam de espaço e respeito para que possam viver também, pois todos viemos de um único ser, ser que preparou o ambiente terrestre e aquático para que sua prole evoluísse e desse, continuidade na busca de conseguir atingir o clímax universal. Alguns desenvolveram capacidade racional para organizar os outros e prosseguir na harmonia, mas o poder tomou conta desse ser que começou a querer o mundo somente para ele, e isso fez com que ele dominasse definitivamente a natureza e tudo que há nela. Por esse motivo, é muito importante que entendamos a evolução da vida na terra para que possamos prosseguir no que nosso ancestral comum, talvez, queria, a harmonia.

Bem interessante todas as discussões  até aqui expostos. Baseados nos textos e no vídeo, pudemos compreender um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento as células vivas. A cada nova informação que adquirimos, nos surpreendemos com tantas pesquisas e resultados encontrados. Quanto mais se investiga as células, mais se percebe o quanto ainda deve ser entendido.

como também a teoria evolucionista trouxe mudanças radicais no pensamento científico,permitindo compreender nossa relação de paratesco com outras espécies biológicas.

 Uma das evidências mais importantes da ocorrência da evolução biológica é dada pelos fósseis,que podem ser considerandos como"restos de vestígios de seres vivos de épocas remotas",que ficaram preservadas,em rochas.

Além disso, muitos organismos “simples” ainda estão por aí! A história da vida inteira poderia ser chamada de “Era das bactérias” porque as bactérias foram e ainda são  ubíquas, desde o começo da vida na Terra. Apenas uma ideia.

Quais são as evidências que comprovam que a teoria endossimbiótica realmente aconteceu?

Bactéria relativamente “simples” poderia ainda ser considerada soberana da Terra.

Linda imagem de uma bactéria que tem formato Bacílo. 

Será que posso dizer que vivemos a era das bactérias ainda? tendo tantas doenças sendo transmitidas por elas?

         Com os avanços científicos descobrimos como vieram  os seres primitivos.Desta forma,muitos filósofos e cientistas buscaram entender  essa questões,criando teorias que com provassem a origem da vida,decifrando os enigmas genéticos para obter respostas.Várias teorias surgiram para explicar esse importante momento da história do planeta.

         Assim,dentro do campo da biologia evolutiva,a origem da vida é de suma importãncia,pois ela aborda questões fundamentais para nós(e todos os seres vivos)mostrando que a biologia continua sendo responsável pela evolução da complexidade biológica.Dessa maneira,os animais pluricelulares menos complexos são as esponjas . Assim,com os avanços científicos vamos descobrido respostas às nossa perguntas em relação à origem da vida.

         Os organismos têm uma complexidade  minima para serem viáveis,de modo que a vida estar acima deste limiar.A fotossíntese também é um processo de oxigênio e  o2 .Dessa forma,tais células liberam esse gás no ambiente com o surgimento desses seres fotossintezantes  alterou-se completamente a atmosfera da terra primitiva.

A origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais anaeróbios procariontes, provavelmente cerca de 1,7 bilhões de anos, promoveu maior complexidade, portanto especialização da estrutura celular. O surgimento dos eucariotos, por exemplo: os unicelulares (amebas) e pluricelulares (plantas e animais), constituídos de membrana plasmática, hialoplasma, organelas e núcleo individualizado, fundamenta-se no desenvolvimento de dobras membranosas que invaginaram formando compartimentos com formas e funções diferenciadas, além de propiciar proteção do material genético envolto pela cariomembrana. O aparecimento das primeiras células marcou a origem da vida na Terra. No entanto, antes das células formarem, as moléculas orgânicas devem ter se unidas umas com as outras para formarem moléculas mais complexas chamados polímeros. Exemplos de polímeros são polissacáridos e proteínas. Na década de 1950, Sidney Fox colocou aminoácidos em condições primitivas da Terra e mostrou que os aminoácidos se unem para formar polímeros chamados proteinóides. Os proteinóides eram aparentemente capazes de agir como enzimas e catalisar reações orgânicas. Este questionário nos leva a entender a origem da vida e como tudo tem forma e sentido, coisas que aguçam nossa curiosidade nos deixando mais agitados a procurar entender cada ligação que tem de um elemento com outro que nos trás formas e estruturas para a construção da vida.

Boa noite!

A evolução biológica começou através da formação das células, há cerca de 3,8 bilhões de anos, conforme afirmação de cientistas, por um processo natural de formação de membranas que resultou nas primeiras células com habilidade de se replicar.

A evolução da fotossíntese foi um importante passo para a mudança da natureza da vida na terra, fornecendo um meio de capturar energia a partir da luz solar. As reações químicas da fotossíntese transformam a energia da luz solar em uma forma de energia capaz de ativar a síntese de grandes moléculas biológicas que se tornam blocos construtores das células, que ao serem quebradas fornecem energia metabólica, num processo que ao capturar energia, fornece alimento para outros organismos favorecendo significativamente parte da vida na atmosfera terrestre.

Os primeiros seres vivos eram unicelulares, formados por uma única célula. Mais tarde, a partir dos procariontes anaeróbios ancestrais , surgiram células mais complexas, com membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Estas são chamadas de células eucarióticas.

Att,

Jazon

Sabe-se que a atmosfera primitiva tinha em sua composição os respectivos gases: Hidrogênio(H2), Metano (CH4), Amônia (NH3) e vapor de água. Neste cenário começou a surgir a vida e foi sendo desenvolvida até dar origens as bactérias (Os procariotos). Já a atual possuí Nitrogênio, Oxi, Argônio, Gás Carbônico e outros gases em pequena quantidade. Vemos também que os eucariontes foram surgindo após os procariontes, pois as primeiras formas de vida era percebida através dessas celulas sem carioteca, mas com as transformações foram surgindo as células eucariontes que são formadas por membrana celular, citoplasma e núcleo que é o que diferencia da procarionte.


O Darwinismo  veio com boas idéias a respeito da origem da vida, claro que foi de encontro direto com a origem divina, a qual é baseada numa história fantástica que envolve seres mágicos, malignos e um Deus, cheio de contradições que tomou várias formas e fomentos conforme a cultura e interesses de cada época.  Contudo, a evolução das espécies nunca deixou de ser uma possibilidade aceitável, o homem (ser humano) como descendente de uma espécie de primata evoluído ainda perdura por muitos livros nas escolas de ensino fundamental e médio. Porém, hoje ao se abordar da origem do homem neste pequeno espaço chamado terra, deve-se, graças a Biologia Celular, tomar cuidado, pois as "similaridades físicas" já podem estar com os dias contados, ou seja: a história do homem está tomando rumos microscópicos que vão além das "semelhanças" e "seleções" darwinistas. A biologia Celular cada vez mais se destaca para respostas coerentes, ou nos leva à indagações as quais podem promover mais estudos a níveis moleculares, microscópicos e até nanoscópicos.

                                                        Vantagens da multicelularidade

Concedeu a ocorrência de mecanismos de regulação que conduziram à diferenciação celular, que impulsionou a evolução dos seres vivos e com a grande diversidade de formas e funcionalidades possibilitou a adaptação a diferentes ambientes, pois os seres de maiores dimensões sobreviveram sem comprometer as trocas com o meio externo, pois surgiram órgãos especializados na realização dessas trocas. As células se tornaram eficiente com a utilização de energia (devido à especialização)

Passou a existir maior independência em relação ao meio externo, uma vez que os vários órgãos passaram a contribuir para a manutenção do meio interno em condições favoráveis à vida.

Quais a evidências que corroboram a teoria endossimbiótica?

Evidências da endossimbiose: As membranas internas apresentam enzimas e sistemas de transporte que se assemelham aos encontrados na membrana plasmática de organismos procariotos atuais; O processo de divisão dessas organelas assemelha-se ao processo de reprodução das bactérias.

Quais evidências evolutivas presentes nas mitocôndrias reforçam a hipótese endossimbiótica?

Quais evidências evolutivas presentes nas mitocôndrias reforçam a hipótese endossimbiótica? a) forma de bacilo, presença de cromossomo e de uma dupla membrana. b) forma de bacilo, presença de DNA unifilamentar e de uma membrana simples. c) forma de bacilo, presença de DNA circular e de uma membrana simples.

O que sustenta a Teoria da Endossimbiose?

Segundo a teoria endossimbiótica, podemos considerar que os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo.