Quais as três vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social?

  • Rozane Aparecida Azolin Da Silva
  • Flávio Gonçalves Da Silva
  • Marilaine Fenner Storch
  • Mariléia Goin

Rótulo Serviço Social, Movimento de Reconceituação, ruptura

Resumo

INTRODUÇÃO: O significado do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. Este resumo aborda a importância da reflexão sobre este Movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o Conservadorismo (denominado Serviço Social ?tradicional?), construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social. METODOLOGIA: O artigo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica, a fim de ter subsídios e base teórica para desenvolvimento do referido tema, que é um recorte feito na disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante. Esta intenção se daria com a aproximação ao Marxismo, no entanto, deu-se em sua versão vulgar, por conta da censura no transcorrer do Movimento, devido ao contexto da Ditadura Militar. ?Um notável movimento de renovação do Serviço Social surge nas sociedades latino-americanas, a partir da década de 1960, como manifestação de denúncia e contestação do ?Serviço Social Tradicional?? (SILVA, 2002). Não era um movimento homogêneo, havia uma fragmentação da categoria entre Revolucionários e Conservadores, um visava uma Modernização Conservadora e o outro uma renovação transformadora para construção de uma nova ordem societária. Documentos como de Araxá (1967), Teresópolis (1970) e de Sumaré (1980), foram elaborados na busca de propostas de teorização para o Serviço Social, contendo as primeiras expressões de Renovação da profissão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão. Disso tudo resulta na Reforma Curricular e na condução dos destinos das organizações profissionais e intervenção profissional expressas no Código de Ética Profissional que faz uma opção clara pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Quais as três vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social?

Como Citar

APARECIDA AZOLIN DA SILVA, R.; GONÇALVES DA SILVA, F.; FENNER STORCH, M.; GOIN, M. Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro: Bases Conceituais. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 1, 3 fev. 2013.

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Quais as três vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social?

O que é o movimento de reconceituação do Serviço Social?

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Qual foi o ano do movimento de reconceituação do Serviço Social?

1965 O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

Quais as três vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Como você compreende a importância do conhecimento filosófico para o Serviço Social após o movimento de reconceituação?

Todo homem deve ter uma filosofia, mesmo que nunca seja explicitado. O Movimento de Reconceituação foi um marco na profissão, levando em consideração de que esta para de trabalhar a serviço do capitalismo e volta os seus olhos para o indivíduo, lutando pelos seus direitos e garantindo que eles tenham validade.

O que foi o movimento de reconceituação e em que cenário Ele se manifesta primeiramente em nosso país?

No período de 19 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.

O que foi o movimento de renovação do Serviço Social no Brasil?

De acordo com Netto (2011), o processo de renovação do Serviço Social brasileiro se dá por meio do entrelaçamento de duas dinâmicas: as demandas sócio-institucionais postas à profissão e a dinâmica interna da realidade profissional.

Quais foram os maiores legados do movimento de reconceituação?

A efervescência do movimento de reconceituação possibilitou a solidariedade às lutas de resistência contra as ditaduras com violenta repressão no continente. O movimento de reconceituação incidiu no Brasil no projeto pioneiro de formação profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais.

Quais as principais vertentes do movimento de renovação do Serviço Social?

Segundo José Paulo Netto (2007), o movimento de renovação do Serviço Social no Brasil é dividido em três tendências: A Perspectiva Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e a Intenção de Ruptura.

Quais as 3 direções de renovação do Serviço Social no Brasil?

Tal processo se dá em três direções: perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e ruptura com o Serviço Social “tradicional”.

Qual a importância da filosofia e sua relação com o Serviço Social?

Sua missão principal é tornar viável, possível, a busca da felicidade assim como o profissional de Serviço Social busca o bem estar dos indivíduos de uma sociedade. ...

Qual a influência do Serviço Social na realidade brasileira?

Assistentes sociais produziram boas análises da realidade brasileira, mas raramente se encontra análise da atuação do Serviço Social nessa mesma realidade. Ao Serviço Social tradicional se atribui um posicionamento funcionalista por influência americana.

Quais são as perspectivas da renovação do Serviço Social?

Posteriormente discuti-se as três perspectivas que são apresentadas por Netto no processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. E por fim apresentam-se os dados da pesquisa referente à entrevista realizada com as profissionais de Serviço Social.

Como foi a construção do Serviço Social?

O desafio que ficou foi de discutir a construção do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético que incorpore uma dupla perspectiva: a da ciência e a dos modos de produção das formações sociais e das conjunturas políticas.

Quais encontros foram realizados para discutir o Serviço Social?

Sete encontros foram realizados para discuti-lo, dando origem ao próximo encontro que foi o de Teresópolis (1970) sobre metodologia com repercussão em toda América Latina. Oferece uma metodologia do Serviço Social voltada para a prática profissional do Serviço Social e que se desenvolva com um nível mínimo de cientificidade.

Quais as principais vertentes do movimento de reconceituação?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Quais são as três perspectivas do movimento de reconceituação?

Assim três perspectivas são apresentadas por Netto (2005) neste processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura apresentadas a seguir.

Qual vertente do movimento de reconceituação do Serviço Social?

Uma das vertentes que emergiu no movimento de reconceituação foi a vertente modernizadora, esta possui características funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas, as quais podem ser definidas como o estudo dos subsistemas da sociedade.

Quais vertentes de análise que emergiram no bojo do movimento de reconceituação?

Emergiram três vertentes referentes ao movimento de reconceituação, sendo elas: 1) a vertente modernizadora, a qual pautava-se em perspectivas funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (positivistas).