O que caracteriza as estruturas geológicas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

Clique e entenda o conceito e as principais características das estruturas geológicas que compõem a litosfera!

O que caracteriza as estruturas geológicas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

O Everest, com cerca de 8.848 metros, é um dos picos mais elevados do planeta e é formado a partir de dobramentos modernos

A litosfera, camada sólida e mais externa da Terra, não é homogênea, ou seja, essa camada não possui a mesma composição em toda a sua extensão. Ela originou-se do resfriamento do magma que recobria a superfície terrestre e foi bastante influenciada por processos de tectonismo, transformação e desgaste das rochas originais, o que promoveu uma grande diversificação de suas características. Além disso, o material que originou cada parte da crosta terrestre também é diferente, visto que ele é constituído por três tipos de rochas diferentes: rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.

Diante dessa variedade de características, convencionou-se classificar a parte emersa da litosfera em três tipos diferentes de estruturas geológicas, que são formações rochosas com características semelhantes (tipos de rocha, origem e evolução) que compõem a litosfera terrestre. É importante ressaltar que estrutura geológica não é o mesmo que formas de relevo. Enquanto as formas de relevo podem ser observadas na paisagem, as estruturas geológicas são grandes formações rochosas que servem de base para a origem e evolução dessas formas e, por isso, não podem ser vistas em uma simples observação da paisagem.

As principais estruturas geológicas do planeta são:

  • Escudos cristalinos ou maciços antigos: Estruturas muito antigas (Período Pré-cambriano), rígidas e resistentes, compostas por rochas magmáticas e metamórficas. Os escudos cristalinos contribuem para a formação de relevos planálticos e algumas depressões, que se formam principalmente nas bordas dos planaltos ou em regiões erodidas dessa forma de relevo. Além disso, em regiões de escudos cristalinos, é muito comum o afloramento de minerais metálicos, como os minérios de ferro, cobre e alumínio, que são muito importantes para o desenvolvimento das atividades humanas.

  • Bacias sedimentares: originaram-se a partir do desgaste das rochas cristalinas, que se fragmentaram em sedimentos menores e foram transportadas para regiões de menores altitudes, onde se acumularam e compactaram-se. Por causa dessa origem, o principal tipo de rocha que constitui essa estrutura são as rochas sedimentares (formadas a partir do acúmulo de sedimentos). Nas bacias sedimentares, encontram-se as maiores reservas de petróleo, gás natural e carvão. As principais formas de relevo formadas nessas áreas são as planícies, planaltos sedimentares e depressões.

  • Dobramentos modernos: São estruturas bastante recentes (Período terciário da era Cenozoica) que se formaram nas áreas de contato entre placas tectônicas. Em virtude da grande pressão originada por esse contato entre as placas, as áreas de dobramentos modernos passaram por várias elevações do terreno, o que deu origem às maiores cadeias de montanhas do mundo: Alpes, Himalaia, Rochosas etc.

A estrutura geológica do Brasil, vale salientar, é composta por bacias sedimentares, que correspondem a cerca de 64% do total da extensão territorial do país, e por escudos cristalinos, que ocupam cerca de 36% do território nacional. No Brasil, não existem dobramentos modernos, uma vez que o país se encontra no interior da placa tectônica sul-americana.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

O que caracteriza as estruturas geológicas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

Em nosso artigo de hoje vamos estudar sobre um conceito importante de geografia, que são as estruturas geológicas. Além de entender o que são as estruturas geológicas, vamos também apresentar quais os seus tipos, além de quais estruturas ocorrem no Brasil.

A estrutura geológica de uma região é muito importante para o desenvolvimento da localidade, uma vez que é sobre ela que a civilização irá se desenvolver. As estruturas geológicas são definidas como o conjunto de rochas que estão em determinada região. Essas rochas foram formadas ao longo do tempo, há milhares e milhões de anos atrás, e devido principalmente a ação de agentes modificadores, se tornaram diferentes estruturas. São três os tipos de estruturas geológicas classificadas atualmente: Escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos.

  • Escudos cristalinos
  • Bacias sedimentares
  • Dobramentos modernos
    • Leia mais:

Escudos cristalinos

Os escudos cristalinos, também denominados maciços antigos ou crátons, são as formações geológicas mais antigas, que foram formadas nas primeiras eras geológicas de nosso planeta. São estruturas compostas basicamente por rochas ígneas ou magmáticas, e que apresentam uma grande quantidade de recursos minerais (tais como ouro, ferro, prata, alumínio, entre outros). Outra característica importante é que se tratam de regiões estáveis do ponto de vista geológico, ou seja, são regiões que não apresentam atividade vulcânica ou terremotos.

Os escudos cristalinos estão presentes em 36% do território brasileiro. Em nosso país, são dois os escudos cristalinos: o Escudo das Guianas, que está localizado no extremo Norte do Brasil, região que faz divisa com as Guianas e o Escudo Brasileiro, que ocupa grande parte da região litorânea do nosso país, além de porções dos estados de Goiás, Pará e Mato Grosso. Veja no mapa a seguir a distribuição das estruturas geológicas no Brasil:

O que caracteriza as estruturas geológicas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

Bacias sedimentares

Outra estrutura geológica que vamos estudar são as bacias sedimentares. Como o próprio nome sugere, essas estruturas são composições rochosas formadas a partir da deposição de sedimentos de rochas ao longo das eras. Este é o tipo de estrutura geológica mais encontrado em todo o mundo, ocupando cerca de 70% de toda a área de nosso planeta. As bacias sedimentares normalmente são ricas em recursos minerais, tais como o carvão mineral e até mesmo o petróleo!

No Brasil, as bacias sedimentares ocupam 64% do nosso território. Além disso, são classificadas conforme a era de sua formação, mas não é necessário decorar todos os seus nomes. Alguns exemplos são: a Bacia Sedimentar de Campos, Bacia Sedimentar do Paraná e Bacia Sedimentar da Amazônia.

Dobramentos modernos

Os dobramentos modernos, que também são denominados cadeias orogênicas, são as estruturas geológicas consideradas mais recentes. Essas estruturas são formadas principalmente em virtude do choque de placas tectônicas. São estruturas que apresentam grandes dimensões, sendo típicas de grandes cadeias de montanhas da Terra, como: a Cordilheira do Himalaia, situada na Ásia e a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Como você deve ter observado no mapa, este tipo de estrutura geológica não existe no Brasil! Isso se deve ao fato do Brasil estar situado no meio de uma placa tectônica, de modo que não esteja sujeito diretamente aos resultados do impacto entre as placas.

Sendo assim, estudamos sobre este importante conceito de geografia! Além disso, podemos aprender sobre as estruturas que formam o Brasil, além de entender quais as principais características de cada estrutura geológica, muito importantes para a realização do Enem!

O que caracteriza as estruturas geológicas dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares?

Os crátons são estruturas geológicas da Terra formadas há centenas de milhares de anos e presentes em áreas de estabilidade tectônica. Essas estruturas possuem duas classificações, conhecidas como escudos cristalinos e bacias sedimentares. Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa.

Como se caracteriza os escudos cristalinos?

Os escudos cristalinos, ou maciços antigos, representam um tipo de formação geológica muito resistente e que se forma geralmente em áreas de baixa altitude. São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo.

Qual é a diferença entre os escudos cristalinos e as bacias sedimentares?

I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional. II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.

Qual a característica das bacias sedimentares?

As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares.