O que causa a destruição da Camada de Ozônio e como os seres vivos são afetados por esse processo como podemos preservar a Camada de Ozônio?

Depois de liberados no ar, os CFCs (usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos) levam cerca de oito anos para chegar à estratosfera onde, atingidos pela radiação ultravioleta, se desintegram e liberam cloro. Por sua vez, o cloro reage com o ozônio que, conseqüentemente, é transformado em oxigênio (O2). O problema é que o oxigênio não é capaz de proteger o planeta dos raios ultravioleta. Uma única molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio.

  A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. O resultado é a formação de uma molécula de oxigênio e de uma molécula de monóxido de cloro. Mais tarde, depois de uma série de reações, um outro átomo de cloro será liberado e voltará a novamente desencadear a destruição do ozônio.

Quais os problemas causados pelos raios ultravioleta?
Apesar de a camada de ozônio absorver a maior parte da radiação ultravioleta, uma pequena porção atinge a superfície da Terra. É essa radiação que acaba provocando o câncer de pele, que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. A radiação ultravioleta afeta também o sistema imunológico, minando a resistência humana a doenças como herpes.

Os seres humanos não são os únicos atingidos pelos raios ultravioleta. Todos as formas de vida, inclusive plantas, podem ser debilitadas. Acredita-se que níveis mais altos da radiação podem diminuir a produção agrícola, o que reduziria a oferta de alimentos. A vida marinha também está seriamente ameaçada, especialmente o plâncton (plantas e animais microscópicos) que vive na superfície do mar. Esses organismos minúsculos estão na base da cadeia alimentar marinha e absorvem mais da metade das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta.

O que é exatamente o buraco na camada de ozônio?
Uma série de fatores climáticos faz da estratosfera sobre a Antártida uma região especialmente suscetível à destruição do ozônio. Toda primavera, no Hemisfério Sul, aparece um buraco na camada de ozônio sobre o continente. Os cientistas observaram que o buraco vem crescendo e que seus efeitos têm se tornado mais evidentes. Médicos da região têm relatado uma ocorrência anormal de pessoas com alergias e problemas de pele e visão.

O Hemisfério Norte também é atingido: os Estados Unidos, a maior parte da Europa, o norte da China e o Japão já perderam 6% da proteção de ozônio. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) calcula que cada 1% de perda da camada de ozônio cause 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, causados por catarata, em todo o mundo.

A camada de ozônio é uma cobertura de gás ozônio presente na estratosfera, entre 25 km de altitude, que protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.

A camada de ozônio concentra 90% das moléculas desse gás.

O que causa a destruição da Camada de Ozônio e como os seres vivos são afetados por esse processo como podemos preservar a Camada de Ozônio?
A camada de ozônio forma um escudo protetor contra os raios ultravioletas

Qual a importância da Camada de Ozônio?

A camada de ozônio é essencial para a vida, pois forma escudo que nos protege das radiações ultravioletas. Sem ela, a vida na Terra não seria possível.

Gás Ozônio

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera. É uma forma molecular de oxigênio, altamente reativa.

A sua produção ocorre por duas formas:

  • Na Troposfera: Produzido através da oxidação do gás oxigênio (O2) na presença de óxido nitroso (N2O) e luz solar.
  • Na Estratosfera: Produzido através da radiação ultravioleta que atua sob a molécula de oxigênio (O2), quebrando-a em dois átomos de oxigênio, que ligam-se, cada um, a uma molécula de oxigênio (O2).

O efeito e função do gás ozônio também variam conforme o local em que se encontra.

  • Na troposfera: Em altos níveis causa poluição do ar e chuva ácida, sendo prejudicial para plantas e saúde humana.
  • Na estratosfera: Efeito benéfico ao absorver quase 90% da radiação ultravioleta do Sol. Formação da camada de ozônio.

Leia também:

  • O que é Atmosfera?
  • Camadas da atmosfera
  • Chuva ácida
  • Atmosfera dos Planetas

Buraco na Camada de Ozônio

Os buracos na camada de ozônio são regiões da estratosfera onde a concentração de ozônio cai abaixo de 50%.

O que causa a destruição da Camada de Ozônio e como os seres vivos são afetados por esse processo como podemos preservar a Camada de Ozônio?
Buraco na camada de ozônio registrado em 2011

Os buracos na camada de ozônio estão relacionados com os gases originados de atividades humanas.

O principal desses gases é o CFC (clorofluorcarbonos), formados por cloro, flúor e carbono. Também fazem parte da lista, óxidos nítricos e nitrosos e o CO2, expelidos pelos veículos e pela queima de combustíveis fósseis, respectivamente.

O CFC foram por muito tempo usados em latas de aerossol, materiais plásticos, condicionadores de ar e sistemas de refrigeração.

Os gases CFC são os principais vilões da camada de ozônio, uma molécula de CFC pode destruir até 100 mil moléculas de ozônio.

Através do Protocolo de Montreal (1987), decidiu-se que o uso de CFC deveria ser totalmente banido até o fim do século XX.

Consequências da destruição da Camada de Ozônio

Sem a proteção da camada de ozônio, teríamos uma diminuição na taxa de crescimento das plantas, que fariam menos fotossíntese.

Os raios ultravioletas também prejudicam o desenvolvimento de organismos aquáticos e reduz a produtividade do fitoplâncton. Essa situação provoca alterações nas cadeias alimentares e no funcionamento dos ecossistemas.

A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como:

  • Degeneração do DNA das células
  • Câncer de pele
  • Cegueira
  • Deformações e atrofias musculares
  • Enfraquecimento do sistema imunológico

Camada de Ozônio e Efeito Estufa

A camada de ozônio e o efeito estufa são dois fenômenos naturais que garantem a manutenção da vida na Terra.

Enquanto a camada de ozônio protege a Terra dos raios ultravioletas, o efeito estufa garante uma temperatura adequada para a sobrevivência dos seres vivos.

Porém, a intensificação do efeito estufa, através da liberação de gases poluentes, provoca o aumento da temperatura média da Terra, o que caracteriza o aquecimento global.

Leia também sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global.

O que causa a destruição da Camada de Ozônio e como os seres vivos são afetados por esse processo como podemos preservar a Camada de Ozônio?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

O que causa a destruição da Camada de Ozônio e como os seres vivos são afetados por esse processo como podemos preservar a camada do ozônio?

Pode causar efeitos graves para todas as formas de vida A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

Por que a destruição da Camada de Ozônio prejudica os seres humanos e outras formas de vida?

Por que a destruição do ozônio representa uma ameaça à saúde humana e ao meio ambiente? Sem o escudo protetor da Camada de Ozônio, os seres vivos estarão mais expostos aos raios ultravioleta (UV), e, consequentemente, mais propensos a desenvolver doenças.

O que pode ser feito para evitar a destruição da Camada de Ozônio?

Além das ações macros, a sociedade também pode contribuir com ações menores, como: Não comprar produtos eletrônicos e eletrodomésticos que contenham CFC (clorofluorcarbono); evitar o uso de extintores de incêndio com hidrocarboneto halogenados (extremamente nocivo a camada de ozônio); economizar energia; reduzir a ...

Quais são as consequências da destruição da Camada de Ozônio Brainly?

Sem a proteção da camada de ozônio, teríamos uma diminuição na taxa de crescimento das plantas, que fariam menos fotossíntese. Os raios ultravioletas também prejudicam o desenvolvimento de organismos aquáticos e reduz a produtividade do fitoplâncton.