O que é alinhamento estratégico e qual sua importância para os resultados?

Alinhamento estratégico consiste em estruturar a empresa para que todos tenham a mesma visão e busque pelo mesmo objetivo. É uma prática que influencia na estrutura organizacional, nos sistemas de informação, nos processos, nas habilidades e competências dos profissionais que trabalham na corporação e nos recursos. 

As organizações utilizam o alinhamento estratégico para que o futuro projetado através de objetivos se torne uma realidade sustentável, porque, com ele, a empresa consegue organizar as metas de uma maneira mais dinâmica e melhor gerenciável. 

O que é alinhamento estratégico e qual sua importância para os resultados?
Alinhamento estratégico conceito: investir tempo e esforços que garantem maior efetividade na execução do planejamento estratégico em uma corporação. | Foto: Pexels. 

O que é um alinhamento estratégico?

O alinhamento estratégico é uma ferramenta que gera maior conhecimento para os colaboradores sobre a missão, visão e valores da empresa. Ele tem como objetivo alinhar a perspectiva de todas para que caminhem sempre na mesma direção. 

A ideia é desenvolver uma cultura empresarial na qual todos os profissionais que trabalhem na organização se identifiquem com a sua marca e seu propósito. E, através dessa identificação, ele trabalha com sentimento de dono, na busca dos melhores resultados para a empresa.

O ideal é que a empresa desenvolva e estruture o alinhamento estratégico no início do negócio, para que todas as ações tomadas levem em consideração os aspectos que são formados nessa etapa. 

Mas, caso não seja possível, ele pode ser criado e implementado no período de contratação dos colaboradores, pois é nesse momento que o funcionário fará sua imersão na marca, desenvolverá valor e formará a cultura da empresa.

Dicas de como organizá-lo para obter resultados 

Com base no conceito de alinhamento estratégico, é possível perceber que há alguns pontos principais que devem ser trabalhados, a fim de criar uma cultura de marca e trabalhá-la com os colaboradores e demais envolvidos no negócio. 

Esses pontos devem ser conhecidos por todos que trabalham na empresa e devem ser a base para tomada de decisões, criação de produtos ou serviços, desenvolvimento de campanhas de marketing ou mesmo relacionamento com os clientes. Os pontos são:

  • Valores;
  • Visão;
  • Missão;
  • Objetivos macros.

Partindo das definições de valores, visão, missão e objetivos macros, sua empresa deverá estabelecer qual estratégia irá adotar. A partir disso, ela precisará planejar ações que, de forma progressiva, desenvolvam o negócio. 

Esse processo deve levar em consideração as diversas características que beneficiam o alinhamento estratégico e trazem resultados consistentes: pouco retrabalho e altos índices de produtividade. 

Veja, a seguir, quais são esses elementos que contribuem para o alinhamento estratégico e para o alcance dos resultados esperados.

Processo seletivo

O alinhamento pode começar no processo seletivo, contratando pessoas que possuam o fit cultural semelhante aos da empresa, para, assim, trazer para a instituição, profissionais que já estejam alinhados com a estratégia. 

Para os profissionais já contratados, a corporação deve promover treinamentos que compartilhem aspectos culturais da empresa e permitam que os colaboradores criem maior relacionamento com ela.

Comunicação assertiva

Os colaboradores da instituição precisam estar conscientes sobre as estratégias que a empresa têm e quais as ações que eles precisam fazer para que elas sejam alcançadas. Para isso, a comunicação assertiva é fundamental.

Incentivar e motivar os colaboradores

Incentivar e motivar os colaboradores fazem parte do processo de alinhamento estratégico porque essa prática gera sentimento de impotência nos profissionais. 

É possível, por exemplo, fornecer premiações e bônus para aqueles que se dedicam e contribuem verdadeiramente para as estratégias da empresa. É importante também considerar o bem-estar dos profissionais, porque ele também está relacionado ao bom desempenho e a motivação no trabalho.

Cultura corporativa

Para que o alinhamento estratégico e o planejamento estratégico sejam colocados em prática de forma efetiva, os colaboradores precisam ser estimulados a inovar e cooperar. Por isso, a empresa deve dar autonomia aos profissionais e entender que erros acontecem. Só assim eles se sentirão à vontade para explorar novos caminhos e encontrar novas soluções. 

Logo, a cultura da empresa precisa mudar, deve ser mais flexível, permitir que colaboradores participem de maneira mais estratégica e que saibam exatamente como suas ações vão contribuir para o resultado buscado pela instituição. 

O que deixa claro a necessidade de a empresa trabalhar sua cultura e alinhá-la em todos os sentidos, levando em consideração sua proposta de valor e os recursos que formam a identidade de marca da empresa.

A importância do alinhamento estratégico

A partir do momento que os colaboradores passam a se identificar com os valores da empresa, ou seja, eles reconhecem ou vê certa semelhança de seus valores pessoais nos valores no negócio que ele trabalha, gerando senso de propósito. 

O profissional passa a ver significado nas atividades que desempenha e a entender como elas são determinantes para que a corporação alcance os resultados esperados.

Ou seja, ele se sente parte da organização, como alguém que tem papel fundamental, por isso passa a se comprometer ainda mais com toda a equipe e com sua rotina de trabalho, a fim de que garanta que suas ações influenciam positivamente no objetivo da empresa.

Vantagens do alinhamento estratégico

Confira as vantagens de implementar o alinhamento estratégico na sua empresa:

Define o foco da empresa

Nem sempre uma organização surge com uma missão, uma visão e valores definidos, mesmo que esses sejam aspectos fundamentais para qualquer empresa de sucesso. 

Por isso, a seguir, nós vamos explicar sobre isso com mais detalhes, mas lembre-se: toda empresa precisa ter um foco, do contrário, ela não cresce ou se consolida no mercado.

Maior engajamento das equipes

A sensação de fazer parte de um time é crucial para motivar o colaborador a fazer seu trabalho. Em um time de futebol, do goleiro ao atacante, todos sabem sua função e contribuem para o todo, sendo assim, em uma empresa não deve ser diferente. 

Desde o estagiário até o CEO, todos devem trabalhar para contribuir com a estratégia da empresa. Mas isso só é possível com um bom alinhamento estratégico.

Colaboradores que acreditam na empresa

Quem atinge um objetivo não é a empresa, mas as pessoas que fazem parte dela. Isso significa que os profissionais ideais são aqueles que compreendem e apoiam o papel organização. Felizmente, o alinhamento estratégico garante isso.

Isso foi tudo sobre o alinhamento estratégico. Se você deseja saber mais como se organizar e ter mais produtividade com suas tarefas ou projetos, conheça os cursos da Organize na Prática e não perca tempo!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Que tal aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, confira o curso gestão de processos!
  2. Curso de Organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
  3. Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.

O que é alinhamento estratégico e qual a sua importância?

Alinhamento estratégico é o processo de entender os objetivos gerais da organização e garantir que os setores trabalhem em prol desse único propósito. Sem alinhamento estratégico, a empresa não possui uma direção e os colaboradores não reconhecerão o papel que possuem na empresa.

Qual é a importância de alinhar estratégia e processos de negócio?

Ao conseguir realizar o alinhamento estratégico, as empresas poderão direcionar as tecnologias às áreas mais importantes para os negócios, otimizar o desempenho de seus funcionários e, assim, alcançar resultados efetivos.

Qual a importância do alinhamento entre as estratégias de negócio e as estratégias de gestão de pessoas para o sucesso da área de gestão de pessoas?

Ela permite identificar e suprir possíveis falhas de performance ao invés de simplesmente apontar os problemas depois que eles já aconteceram. Logo, para que seja possível fazer a gestão do desempenho, é necessário que cada colaborador tenha suas próprias metas.

Qual a importância de se alinhar os projetos ao planejamento estratégico das organizações?

O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.