O que é bom comer para parar a diarreia?

São muitos os motivos que podem ocasionar a diarreia: alergia, intolerância, virose e, principalmente, intoxicação alimentar. O problema é que ela causa um desconforto enorme no corpo e, caso não seja tratada, pode levar à desidratação. Por isso, é muito importante que você se alimente de forma adequada quando estiver passando por esse problema. Para te ajudar a manter o intestino regularizado - e evitar a perda de água e nutrientes - nós separamos as melhores dicas para manter uma dieta regrada durante períodos de diarreia. Confira!

Consuma sopas leves e pouco temperadas, como as de cenoura e batata

Para não irritar ainda mais o sistema gastrointestinal, é muito importante que você invista em uma alimentação bem leve e nutritiva. As sopas de legumes - em especial as opções com cenoura e batata - são ótimas para repor nutrientes. Afinal, elas são fontes de minerais (cálcio, magnésio e ferro, por exemplo), vitaminas (como as do complexo B, A, C e E), além das fibras, que contribuem para a regulagem do intestino.

Além disso, o ideal é que você prepare a sopa com temperos bem leves - ou seja, com apenas um pouco de sal e hortaliças naturais, como manjericão. Não coloque pimentas e nem ingredientes com corantes, que podem agredir ainda mais o intestino e piorar a diarreia. O ideal é realmente se ater aos legumes e preparar algo bem simples e leve - caldinho de abóbora, por exemplo, é uma ótima opção, assim como a sopa de arroz com legumes.

Frutas sem casca podem fazer parte da dieta

As frutas também podem estar presentes nessa dieta para tratar o intestino. No entanto, como a digestão está comprometida nesse primeiro momento, o ideal é comer apenas maçãs, peras e outras frutas sem a casca (maçã raspadinha, por exemplo, fica uma delícia e é bem leve). Você também pode comer banana amassada para repor minerais como potássio e cálcio.

Que tal preparar chás que reconstituem a flora intestinal?

Os chás são nossos aliados em diferentes situações - quando estamos estressados, gripados ou com problema no estômago, por exemplo. Para tratar a diarreia, existem alguns tipos que auxiliam muito, tais como os chás de camomila, hortelã e canela. A hortelã, por exemplo, é uma planta medicinal que alivia inflamações. Já a camomila tem propriedades digestivas e também ajuda a amenizar o enjoo. Por isso, vale super a pena incorporar esses chás à dieta de recuperação do intestino.

Evite ao máximo alimentos gordurosos, frutos do mar, leite e derivados

Quando se trata de manter o bem-estar do organismo, outro ponto importante é evitar ao máximo o consumo de certos alimentos, principalmente os gordurosos (frituras, pratos com muita manteiga, óleo, queijos e por aí vai). Além disso, leites e derivados também devem ser evitados, pois a lactose demora mais para digerir e pode irritar o intestino nesse momento. Frutos do mar, por sua vez, possuem toxinas e bactérias que podem piorar a infecção do intestino. Por isso, o ideal é que você tente realmente se alimentar apenas com produtos naturais e fique longe de opções muito gordurosas.

Abuse nos líquidos para evitar a desidratação

Para compor essa dieta balanceada, não se esqueça também de abusar na quantidade de líquidos - tanto água quanto isotônicos. A água de coco, por exemplo, é uma das bebidas mais indicadas para tratar o problema. Isso porque ela repõe minerais importantes e tem alta capacidade de hidratação - ou seja, impede que o corpo desidrate, o que é um dos maiores perigos da diarreia.

You are here

Title

O que comer quando está com diarreia: receitas simples e práticas

Os especialistas recomendam a adoção de uma dieta adstringente, de modo a suavizar os efeitos da diarreia e evitar o agravamento do processo.

O que comer quando está com diarreia? Imodium® Rapid e Imodium® Plus dão-lhe algumas receitas simples, adequadas para as ocasiões em que a diarreia produz alterações no seu trânsito intestinal . Certamente que o ajudarão a sentir-se muito melhor!

Os especialistas recomendam a adoção de uma dieta adstringente, de modo a suavizar os efeitos da diarreia e evitar o agravamento do processo. Deverá introduzir-se progressivamente alguns alimentos específicos por forma a voltar à dieta normal. Assim, iremos contribuir para que o nosso sistema digestivo retome as suas funções habituais.

O que pode comer perante um episódio de diarreia?

Quando estiver com diarreia deve preocupar-se em manter o corpo bem hidratado, já que se perde muita água. Para evitar ao máximo essa perda de fluidos e de eletrólitos, deveremos optar por utilizar alimentos ricos em água nas nossas receitas. Além disso, devemos dar prioridade a alimentos leves, com baixo teor em gordura e com recurso a métodos de confecção simples, que facilitam o processo de digestão.

Caldo de arroz

  • Ferva 800ml de água com uma pitada de sal e um dente de alho. Adicione 100g de arroz e cozinhe durante 15-20 minutos (conforme indicado pelo fabricante).
  • Quando faltarem 5 minutos para que o arroz esteja totalmente cozido, adicione à panela uma cenoura já cortada em pedaços pequenos e um fio de azeite.

Canja de Galinha

  • Coza a galinha, juntamente com uma cebola, uma cenoura e dois dentes de alho inteiros, na água temperada com sal, durante cerca de 20 minutos.
  • Depois de cozida, retire a galinha e a cenoura. Pique a cenoura, limpe a galinha de pele e ossos e desfie-a.
  • Leve novamente o caldo ao lume e, assim que começar a ferver, junte arroz ou massa e deixe cozer durante cerca de 10 minutos.
  • Pouco antes de terminar a cozedura, adicione ao caldo a galinha e a cenoura e deixe acabar de cozer.

Omelete

  • Bata dois ovos com a ajuda de um garfo e tempere com sal e pimenta.
  • Aqueça em lume brando uma colher de sopa de azeite.
  • Deite o ovo batido na frigideira quente.
  • Cozinhe 2 minutos para cada lado.
  • Opcional: adicione pedaços de peru, que lhe darão um sabor diferente!

Pescada no forno com batatas

  • Lave, descasque e corte as batatas em rodelas finas.
  • Distribua as batatas pela travessa de modo a cobrir toda a sua superfície. Regue com uma boa quantidade de azeite virgem extra e acrescente sal e pimenta ao seu gosto. Cubra todos os ingredientes com água.
  • Coloque a travessa no forno a uma temperatura média e deixe assar por cerca de 15 minutos.
  • Retire a travessa do forno, vire as batatas e deixe assar por mais 15 minutos.
  • Quando as batatas estiveram prontas, coloque os lombos de pescada por cima.
  • Cozinhe a pescada durante 10 minutos, aproximadamente, dependendo da espessura dos lombos.

Puré de batata e cenoura

  • Descasque muito bem as cenouras e as batatas. Corte-as em pedaços pequenos.
  • Coloque os alimentos numa panela com água. Adicione uma colher de chá de azeite.
  • Ferva a água com os ingredientes até que fiquem macios.
  • Por fim, passe tudo com uma trituradora.

Limonada alcalina caseira

  • Adicione a um litro de água o sumo de um limão de tamanho médio, duas colheres de chá de açúcar, uma pitada de sal e outra de bicarbonato de sódio.
  • Misture bem todos os ingredientes.

Não se esqueça do seu antidiarreico!

Além de poder seguir uma dieta adstringente com estas receitas simples, que ajudam a amenizar os sintomas da diarreia, pode conseguir um alívio eficaz se tomar um antidiarreico à base de loperamida.

É uma ajuda efetiva para aliviar os sintomas ligeiros e moderados da diarreia aguda e permite recuperar o ritmo normal do seu organismo!

IMODIUM® Rapid dissolve-se rapidamente na sua língua, é perfeito para quando está em viagem.

Os comprimidos de IMODIUM® Plus não só param a diarreia como também aliviam as cólicas dolorosas, a distensão abdominal e os gases.

O que é bom para cortar a diarreia?

5 formas simples de parar a diarreia mais rápido.
Ter uma alimentação de fácil digestão. ... .
Evitar alimentos ricos em gordura. ... .
Ingerir probióticos. ... .
Manter-se hidratado. ... .
Remédios para a diarreia..

O que é bom comer quando se está com diarreia?

Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

O que não se pode comer quando está com diarreia?

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.