O que é difusão passiva Quais os tipos?

O transporte passivo é a troca de substâncias da célula com o meio, que ocorre sem gasto de energia. Os tipos de transporte passivo são: difusão simples, osmose e difusão facilitada.

A difusão simples se caracteriza pela movimentação de moléculas de soluto do lugar mais concentrado para o menos concentrado. Para que ocorra essa movimentação, a membrana deve ser permeável a essa substância e deve haver diferença de concentração no interior e no exterior da célula.

A entrada de O2 e a saída de CO2 nas células ocorrem por difusão simples. Como a célula realiza a respiração celular, a concentração de O2 em seu interior é menor e a concentração de CO2 é maior. O O2 tem concentração mais alta no meio extracelular, enquanto que o CO2 tem maior concentração no meio intracelular. A membrana celular é permeável a essas duas substâncias (O2 e CO2), por isso, por meio da difusão simples, o O2 se difundirá para dentro da célula, enquanto que o CO2 se difundirá para fora da célula.

O que é difusão passiva Quais os tipos?

As trocas gasosas entre a célula e o ambiente se dão por difusão simples

Outro tipo de transporte passivo é a osmose. Na osmose quem se desloca da solução menos concentrada para a mais concentrada é o solvente que, em geral, é a água. Se colocarmos uma célula em água pura, veremos que a célula ficará cheia, pois a concentração de água é maior fora da célula. Pelo fato de a membrana ser de natureza semipermeável, ela dá passagem livre aos solventes, enquanto que impede ou dificulta a passagem dos solutos. Se colocarmos outra célula em uma solução muito concentrada de água com açúcar, veremos que a célula murchará, pois há maior quantidade de solvente dentro da célula, o que acarretará na difusão da água de dentro da célula para fora dela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando temos uma solução com grande concentração de soluto dizemos que ela é hipertônica. Quando a solução tem maior concentração de solvente a chamamos de hipotônica; e quando solvente e soluto estão em equilíbrio dizemos que a solução é isotônica. Na osmose, a difusão de solvente é maior da solução hipotônica para a solução hipertônica.

O que é difusão passiva Quais os tipos?

Soluções hipertônica, isotônica e hipotônica

A difusão facilitada é o último tipo de transporte passivo. Nesse tipo de difusão há a participação de proteínas chamadas permeases. Água e oxigênio difundem-se facilmente por meio da osmose e da difusão simples. Mas em nosso organismo há outras substâncias de que a célula necessita para manter seu metabolismo, como aminoácidos, glicose, vitaminas, íons como cálcio, cloro, sódio e potássio. O papel das permeases é facilitar a passagem dessas substâncias, pois se elas fossem entrar ou sair da célula por difusão simples iria demorar muito.

O que é difusão passiva Quais os tipos?

A difusão facilitada tem a participação de proteínas chamadas permeases


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A membrana plasmática é uma estrutura formada por duas camadas de fosfolipídeos presentes em todas as células existentes. Por essa bicamada inserem-se proteínas e algumas funcionam como verdadeiros poros na membrana e outras atuam como receptores. Graças a essas características, a membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular.

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.

  • Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.

  • Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
     

Tópicos deste artigo

  • 1 - → Mapa Mental: Transporte através da membrana
  • 2 - → Transporte passivo
  • 3 - → Transporte ativo

→ Mapa Mental: Transporte através da membrana

O que é difusão passiva Quais os tipos?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
 

→ Transporte passivo

Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

  • Difusão simples

    Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.

  • Osmose

    A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    A osmose pode ser observada na região dos pelos radiculares, que apresentam uma maior concentração de solutos que a água do solo. Essa diferença de concentração faz com que a água entre no interior das raízes e seja levada posteriormente para o restante da planta.

  • Difusão facilitada

    A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora. Essas proteínas apresentam um sítio de ligação para que o soluto possa ser transportado. Após a ligação, elas sofrem uma modificação que faz com que o soluto seja levado de um lado para outro. Vale destacar também que a difusão facilitada pode ocorrer por meio de transportadores inespecíficos.

→ Transporte ativo

O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Quais os tipos de difusão passiva?

Difusão simples, osmose e difusão facilitada são tipos de transporte passivo.

O que difusão passiva?

A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular, que conta com o auxílio de proteínas. Ocorre sem gasto de ATP. As membranas celulares são estruturas dinâmicas, fluidas e constituídas de uma bicamada lipídica. Elas controlam a entrada e saída de substâncias da célula.

Quais os quatro tipos de transporte passivo?

Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose..
Difusão simples. Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. ... .
Osmose. ... .
Difusão facilitada..

Quais são os exemplos de transporte passivo?

Exemplo de transporte passivo. Para compreender mais profundamente o que é o transporte passivo, podemos pensar em um exemplo do fenômeno: a respiração. Nela, inspiramos o oxigênio (O2) e exalamos o gás carbônico (CO2). Com a entrada de uma nova substância, as células pulmonares precisam encontrar o equilíbrio.