O que é instrumentação industrial e quais benefícios proporciona ao processo?

A automação industrial é um conjunto de métodos e técnicas cujo objetivo é tornar automáticos os processos de indústrias de todos os segmentos, promovendo aumento de produtividade, diminuição de custos e maior segurança dos trabalhadores.

Show

A indústria passou por várias transformações significativas desde a Primeira Revolução Industrial. A automação industrial foi uma dessas mudanças, que chegou como forma de melhorar a produtividade das organizações.

A instrumentação industrial, por sua vez, também passou a ter papel importante nesse cenário. Mas qual a diferença entre automação e instrumentação? Não é a mesma coisa?

Os dois termos geralmente causam certa confusão, estão diretamente ligados, mas têm definições distintas. Vamos explicar a você qual é essa diferença, assim como a relação entre instrumentação e automação industrial.

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que é instrumentação industrial e quais benefícios proporciona ao processo?

O que é instrumentação industrial e quais benefícios proporciona ao processo?

Automação e instrumentação: tudo que você precisa conhecer sobre o tema

Afinal, qual a diferença entre automação e instrumentação?

A automação estuda maneiras eficazes de substituir o trabalho manual pelo da máquina. A instrumentação trata de aperfeiçoar o desempenho dos processos industriais, pelo desenvolvimento e aplicação de instrumentos de controle e medição.

De forma simples, podemos dizer que a instrumentação está inserida na automação.

Por que acontece a automação de processos industriais?

A automação de processos industriais acontece pelo uso da tecnologia que mais se adapta a um processo ou equipamento, de forma a melhorar a relação de custo/benefício.

Como outra melhoria da automação, podemos citar a parte de mão de obra. Há uma ideia errada de que a automação tira o lugar de trabalhadores, na verdade, ela torna mais fáceis determinadas atividades repetitivas e perigosas. Dessa forma, garante a segurança no trabalho.

Exemplos de soluções práticas de instrumentação e automação

As soluções práticas de instrumentação e automação proporcionam uma série de benefícios a todos os setores da indústria.

Exemplos de elementos de automação e instrumentação:

  • Controladores Lógicos Programáveis (CLPs);

  • IHMs (equipamentos de tela que facilitação a interação homem-máquina);

  • Soft-starts (dispositivos eletrônicos que controlam a tensão de partida de motores elétricos trifásicos);

  • Relés de sobrecarga inteligente (para proteger, comandar e gerenciar dados de motores elétricos de baixa tensão);

  • Sensores e transdutores;

  • Medição de nível estático e dinâmico;

  • Envio de comandos remotos para partida e parada, entre outros..

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos


Horas complementares para faculdades


Complemento de horas para cursos técnicos


Progressão de carreira em empresas


Turbinar seu currículo


Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Instrumentos de automação

A área tem componentes diversos com tarefas específicas. Exemplos de instrumentos de automação:

  • Comando Numérico Computadorizado (CNC): faz o controle de máquinas operatrizes, como fresadeiras, furadeiras e tornos.

  • Controladores Lógico Programáveis (CLPs): equipamentos eletrônicos que substituem qualquer sistema controlado por dispositivo eletromecânico.

  • Sistemas CAD e CAM (Computer Aided Design e Computer Aided Manufaturing): projetos e manufatura apoiados em softwares.

Quer se capacitar em automação e instrumentação industrial?

O Educamundo tem o Curso Online Instrumentação e Automação Industrial como uma excelente opção para quem quer dar os primeiros passos nessa área e a quem precisa reforçar e atualizar seus conhecimentos.

Esse é um dos cursos online mais buscados do portal e, para sua surpresa, ele não vem sozinho. Isso porque ao efetuar a sua inscrição, você ganha acesso ao Pacote Master, com mais de 1.200 opções em capacitação, e durante um ano, você pode fazer quantos cursos do Pacote quiser. O investimento é de apenas R$ 79,90.

Faça a sua inscrição agora mesmo e aproveite todos os benefícios de fazer nossos cursos online com certificado. Bons estudos!

Qual o objetivo da instrumentação industrial?

A Instrumentação industrial é a ciência que estuda, desenvolve técnicas e aplicações para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais. ... Em um mesmo processo industrial outras variáveis diferentes podem ser utilizadas.

Para que serve a instrumentação?

A Instrumentação Industrial é a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de transmissão, registro, controle e ajuste de variáveis a fim de aprimorar o desempenho dos mais variados processos.

Quando surgiu a instrumentação industrial?

Como surgiu a Instrumentação Industrial? Pode-se dizer que surgiu na década de 40, com o avanço dos instrumentos pneumáticos de controle. Esta instrumentação industrial de forma pneumática foi muito importante para o avanço do controle de processos, porém logo foi substituída devido à evolução tecnológica.

Qual a relação entre automação industrial e instrumentação industrial?

Afinal, qual a diferença entre automação e instrumentação? A automação estuda maneiras eficazes de substituir o trabalho manual pelo da máquina. A instrumentação trata de aperfeiçoar o desempenho dos processos industriais, pelo desenvolvimento e aplicação de instrumentos de controle e medição.

Quais são os objetivos dos instrumentos de medição e controle?

Os instrumentos de medição e controle permitem manter constantes as variáveis do processo com os seguintes objetivos: melhoria em qualidade do produto, aumento em quantidade do produto, segurança e melhoria do meio ambiente. ... Em ambos os tipos deve manter-se as variáveis próximo aos valores desejados.

Qual é a principal vantagem para grande instrumentação industrial atualmente?

Como a instrumentação industrial gera mais produtividade, economia e segurança. Manter a alta performance da indústria não é tarefa fácil, principalmente com plantas industriais cada vez maiores. É a eficiência dos processos que garante as vantagens competitivas e os bons resultados econômicos e produtivos.

Qual a finalidade dos conversores utilizados na instrumentação?

Conversor Instrumento cuja função é a de receber uma informação na forma de um sinal, alterar esta forma e a emitir como um sinal de saída proporcional ao de entrada. ... Elemento final de controle Dispositivo cuja função é modificar o valor de uma variável que leve o processo ao valor desejado.

Quando surgiu a automação de processos?

A automação industrial começou a ganhar destaque na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos.

Como eram feitos os controles das variáveis no princípio da era industrial?

Nos primórdios do controle de processos, os indicadores, os elementos de controle assim como as válvulas eram monitorados por um operador que passava em todos as malhas de controle e ajustava a abertura ou fechamento das válvulas para obter a variável (temperatura, pressão, vazão, etc.) desejada.

Qual a importância da medição industrial para as indústrias?

Eficiência e redução de custos de produção Se a sua medição é eficiente, você terá como resultado um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções e com alta repetibilidade.

Qual é o instrumento que tem a função de converter sinais de detector?

14 - Defina o que é transmissor. Instrumento que tem a função de converter sinais do detector em outra forma capaz de ser enviada à distância para um instrumento receptor, normalmente localizado no painel. ... O conversor é um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e saída padronizados .

Quais as vantagens da automação industrial?

10 Grandes vantagens da automação industrial

  1. 1 – Diminui o tempo de produção. ...
  2. 2 – Menos erros humanos. ...
  3. 3 – Menos custos com mão de obra. ...
  4. 4 – Mais segurança no chão de fábrica. ...
  5. 5 – Maior volume de produção. ...
  6. 6 – Flexibilidade da linha de produção. ...
  7. 7 – Maior qualidade de processo e produto.

Mais itens...•16 de out. de 2017

Como a instrumentação industrial pode contribuir para o meio ambiente?

Pode gerar um resultado catastrófico! Prevenir transbordamentos, detectar vazamentos, evitar incêndios também é importante para que a indústria e seus processos estejam cumprindo todas as regulações ambientais.

Qual a finalidade da simbologia gráfica nos projetos de instrumentação?

Objetivo Simplificar e globalizar o entendimento dos documentos No Brasil NBR 8190 apresenta e sugere o uso de símbolos gráficos para repre- sentar os instrumentos e suas funções ocupadas nas malhas de sentar os instrumentos e suas funções ocupadas nas malhas de instrumentação e controle de processos.

Qual é a função de um transdutor?

O termo transdutor é utilizado para o elemento que converte a informação sentida pelo sensor em um sinal detectável – que pode ser elétrico, mecânico, óptico... Transdutor engloba o sensor tornando possível a medição de determinada grandeza.

Qual a função do FIC?

FIC – Indicador e controlador de vazão; • FRC – Registrador e controlador de vazão. ... PI – Indicador de pressão; • PR – Registrador de pressão; • PC – Controlador de pressão; • PQ – Integrador ou totalizador de pressão.

O que é um instrumento compartilhado?

Compartilhado – Um único instrumento executa a mesma função, geralmente indicação, registro ou controle, de um grande número de variáveis simultaneamente.

O que é automação de processos?

O que é automação de processos Basicamente, é como converter algo que já existe e é realizado manualmente, e a partir disso, utilizar a tecnologia a favor de melhorias ou otimizações para tornar o processo livre de erros humanos.

O que é a instrumentação industrial?

A Instrumentação Industrial é a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de transmissão, registro, controle e ajuste de variáveis a fim de aprimorar o desempenho dos mais variados processos.

O que é instrumentação e para que serve?

Instrumentação é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais.

Qual é a principal vantagem para grande instrumentação industrial atualmente?

Proporciona produtividade Como a instrumentação industrial realiza uma medição eficiente, ela possibilita que a indústria tenha um maior rendimento da produção, uma vez que os processos são realizados sem interrupções, logo, como consequência, há o aumento da produtividade.

O que é e quais as vantagens e desvantagens da instrumentação industrial?

Ao longo deste artigo, vimos que a instrumentação industrial permite o controle de qualquer variável de processo e se mostra como complemento da automação. Entre as suas vantagens, destacamos o aumento da segurança para os operadores e para o ambiente de trabalho como um todo.