O que é necessário para que a condição de um corpo em repouso se mantenha?

Esta lista de exercícios sobre a primeira lei de Newton testará seus conhecimentos sobre dinâmica e sobre o conceito de inércia, fundamental para entender as leis de Newton.

Publicado por: Rafael Helerbrock em Exercícios de Física

Questão 1

De acordo com os seus conhecimentos sobre a primeira lei de Newton, assinale a alternativa correta:

a) Todo corpo tende a permanecer em repouso.

b) Todo corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, caso a força resultante sobre ele seja nula.

c) A resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual ao produto da massa desse corpo pela aceleração.

d) As forças de ação e reação têm magnitudes iguais e atuam no mesmo corpo.

e) A força resultante sobre um corpo é uma grandeza escalar.

ver resposta


Questão 2

A tendência que um corpo apresenta de manter seu estado de movimento retilíneo ou repouso é conhecida como:

a) velocidade

b) força

c) aceleração

d) inércia

e) impulso

ver resposta


Questão 3

Quando a força resultante que atua sobre um corpo é nula, podemos afirmar que:

a) sua aceleração será constante.

b) sua velocidade será constante.

c) seu movimento será uniformemente variado.

d) seu deslocamento será nulo.

e) sua velocidade será nula.

ver resposta


Questão 4

Complete a frase a seguir: Todo corpo tende a permanecer em __________ ou em movimento retilíneo e __________, caso a força __________ sobre esse corpo seja igual a _________. Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:

a) repouso, variado, resultante, zero

b) repouso, acelerado, centrípeta, zero

c) movimento, acelerado, resultante, aceleração

d) inércia, uniforme, total, zero

e) repouso, uniforme, resultante, zero

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra b

Vamos analisar as alternativas:

a) FALSO – A afirmação está incompleta, uma vez que o corpo só ficará em repouso caso a força resultante seja nula.

b) VERDADEIRO

c) FALSOApesar de a afirmação ser verdadeira, ela se refere à segunda lei de Newton e não à primeira lei de Newton.

d) FALSO – As forças de ação e reação atuam em corpos diferentes.

e) FALSO – A força resultante é uma grandeza vetorial.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra d

A inércia é uma propriedade geral da matéria, de acordo com essa propriedade, todos os corpos com massa tendem a permanecer em repouso ou, ainda, a continuar movendo-se ao longo de uma linha reta, com velocidade constante, se nenhuma força resultante agir sobre ele. Portanto, a alternativa correta é a letra d.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra b

Uma vez que a força resultante sobre o corpo é nula, sua aceleração também será nula. Portanto, esse corpo se encontrará com velocidade constante. Desse modo, a alternativa correta é a letra b.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra e

Confira a frase com as lacunas corretamente preenchidas:

Todo corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, caso a força resultante sobre esse corpo seja igual a zero.

voltar a questão


O que é necessário para que a condição de um corpo em repouso se mantenha?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Ouça este artigo:

Na física clássica, define-se equilíbrio estático como o arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo que a resultante dessas forças tenha módulo igual a zero. Ou seja, todo e qualquer corpo estará parado (nesse caso, parado no sentido de ausente de movimento, acelerado ou não) em relação a um ponto referencial se, e somente se, as resultantes das forças aplicadas sobre ele forem nulas.

No cotidiano, basicamente tudo que está em repouso perante os olhos (nosso ponto referencial padrão) está em equilíbrio estático, como: um aparelho de TV sobre uma estante, uma cadeira, um livro sobre uma mesa. Caso alguma força aja sobre esses objetos, de modo que vença quaisquer obstáculos contrários – como a força de atrito-, a força resultante final será diferente de zero e o corpo entrará em movimento.

Equilíbrio em um Ponto Material

Um ponto material é apenas uma abstração para dimensões não consideráveis. Portanto, se um diagrama de forças agirem sobre esse ponto, o mesmo não irá interferir na força resultante final, já que qualquer força aplicada sobre ele estará localizada “no mesmo lugar” – não haverá espaço entre as forças atuantes.

Observe o seguinte diagrama de forças:

O que é necessário para que a condição de um corpo em repouso se mantenha?

Considerando-se que |F2|≠|F1|≠|F3|, o diagrama só estará em equilíbrio se a soma dessas forças (retirando-se o módulo) for zero. E, como a força F1 está inclinada sobre determinado ângulo com a horizontal, deve-se decompô-la em forças vetoriais no campo das ordenadas (y) e das abscissas (x).

Adotando-se o referencial positivo para cima e para a direita, o equilíbrio estático só será verdadeiro se:

F1y = F3 -> F1senθ = F3

F1x = F2 -> F1cosθ = F2

Equilíbrio em Corpo Extenso

Sendo corpo extenso aquele cujas dimensões são consideráveis nos cálculos, e que as forças podem possuir um espaçamento entre si, utiliza-se o conceito de torque (ou momento estático de uma força) para a definição de equilíbrio estático.

Observe o seguinte diagrama:

O que é necessário para que a condição de um corpo em repouso se mantenha?

Dois corpos de massas m e M (sendo M>m) estão pendurados em uma barra homogênea (com centro de massa exatamente no meio do seu comprimento) em equilíbrio estático. Por se tratar de um corpo extenso, as distâncias das forças até o(s) ponto(s) de apoio (ponto(s) no qual a barra recebe força Normal orientada para cima) devem ser considerados. Para esse caso, o equilíbrio seria dado por:

Mpm+MpM+Mpb+MN=0, sendo Mpm = Momento do peso do corpo de massa m; MpM = Momento do peso do corpo de massa M; Mp = Momento do peso da barra; MN = Momento da força Normal.

Considerando-se que, o centro de massa da barra esteja exatamente no ponto de apoio especificado da figura, a distância entre a força Normal e o ponto de apoio é zero, assim como a distância entre o vetor peso e o mesmo ponto de apoio.

E, sendo torque = F.d.senθ, onde senθ = seno do ângulo que a força faz com o plano da barra (geralmente horizontal):

Pm.rm.sen90°+PM.rM.sen90°+Pb.0.sen90°+FN.0.sen90° = 0

Sendo Pm = peso do corpo de massa m; PM = peso do corpo de massa M.

O ângulo de 90° (seno = 1) foi utilizado como padrão porque os torques não-nulos (de m e M) estão no mesmo sentido (para baixo). Caso houvesse algum vetor força diferente de N (nulos, pois d = 0) orientado para cima, os ângulos de m e M seriam 270°, o que lhes confeririam sinal negativo na equação.

Portanto a equação final do torque resultante se resume a:

Pm.rm + PM.rM = 0

Para que a soma dê igual a zero, um dos torques tem que ser de sinal negativo. E, como o seno dos ângulos é o mesmo (1), deve-se avaliar o seguinte: caso não houvesse equilíbrio, qual seria o sentido do giro? Aquela força que fizer a barra girar para baixo recebe valor negativo. E, como PM>Pm:

Pm.rm – PM.rM = 0

Pm.rm = PM.rM

Caso a barra tivesse mais de um ponto de apoio, o procedimento seria: escolher um dos pontos e adotá-lo como o ponto de giro (geralmente escolhe-se o ponto mais extremo), e em seguida utilizar no cálculo dos torques as distâncias de cada força atuante na barra até esse ponto.

Fontes:
GUALTER José  Biscuola, NEWTON Villas Boas, HELOU Ricardo Doca. Tópicos de Física 1: Mecânica, São Paulo – SP: Editora Saraiva, 2007. 20ª Edição. 527 págs.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/equilibrio-estatico/

O que é necessário para que um corpo em repouso passa a se movimentar?

O que é necessário para que um corpo em repouso passe a se movimentar? Para que um corpo em repouso passe a movimentar- se, é necessário aplicar nele uma força.

Que força ajuda a manter os objetos em repouso?

Mas foi a partir dela que Newton (1642-1727) enunciou o principio da inércia: um objeto em repouso tende a manter seu estado de repouso, e um objeto em movimento tende a manter- se em movimento uniforme em linha reta.

O que estuda as condições para que um corpo fique em repouso?

A Estática é a parte da mecânica que estuda os corpos que não se movem ou se movimentam em aceleração constante. Ela estuda as condições nas quais as forças atuantes sobre um corpo se equilibram.

Quais são os fatores ou condições para que um corpo se mantenha em equilíbrio ?;?

As condições para que exista equilíbrio são que a soma das forças e a soma dos torques que atuam sobre um determinado sistema devem ser nulas.