O que é o Dia de Ação de Graças no Brasil?

Ouça este artigo:

Em inglês o Dia de Ação de Graças é conhecido como Thanksgiving Day. Esta data é considerada um feriado no Canadá e nos EUA, sendo um dia em que as pessoas agradecem os acontecimentos positivos conquistados durante todo o ano. É costume celebrar com orações a festas regadas a muita comida.

Nos Estados Unidos, as origens do Dia de Ação de Graças remetem aos festivais de agradecimento a Deus que ocorriam na Nova Inglaterra, geralmente para celebrar o sucesso nas colheitas durante o ano. Este é o motivo da data ser comemorada durante o outono, época em que a colheita já foi finalizada. As homenagens são feitas no mês de novembro, na penúltima quinta-feira.

O primeiro Dia de Ação de Graças foi realizado nos anos 1620, no Estado de Massachusetts, na cidade de Plymouth. A comemoração foi organizada pelos colonos fundadores da vila, que, depois de um inverno rigoroso e colheitas insatisfatórias, conseguiram realizar uma colheita farta em 1621, durante o verão.

Para agradecer o progresso da colheita em comparação às anteriores, o governador ordenou uma homenagem durante o outono de 1621. Os homens da cidade mataram perus e patos para as festividades. Entre outros alimentos, peixe e milho também eram habituais nestas festas. No dia da comemoração, além dos colonos da vila, aproximadamente 90 índios compareceram para celebrar. Foram preparadas mesas enormes ao ar livre e todos comemoraram comendo, bebendo e rezando.

Muito tempo após esta primeira celebração, o Dia de Ação de Graças foi legitimado no ano de 1863 como um feriado nacional. Até então, a data era comemorada apenas em alguns Estados como Virgínia, Massachusetts e Nova Iorque. Porém, após o decreto do então presidente Abraham Lincoln, ficou determinado que, em novembro, toda penúltima quinta-feira seria comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1930, no intuito de impulsionar o comércio americano, o presidente Franklin Roosevelt alterou a comemoração da data para a terceira semana de novembro. Com isso, tinha o objetivo de ampliar o tempo disponível para as compras e propagandas de Natal. Isso ocorreu, pois, naquela época, não eram apropriados os anúncios antes do Dia de Ação de Graças.

Mas como a medida não era mandatória, nem todos os Estados americanos concordaram em adotá-la, causando uma confusão de datas no território. Desta forma, o Congresso resolveu este problema instituindo novamente o Dia Nacional de Ação de Graças para a quarta quinta-feira de novembro, sendo considerado um feriado em escala nacional.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving
http://iipdigital.usembassy.gov/st/portuguese/texttrans/2012/11/20121121138992.html#axzz2IfcY5c4q
http://photos.state.gov/libraries/brazil/599182/nov2012/P_US_Holidays_Thanksgiving_Day_Portuguese.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-de-acao-de-gracas/

Feriado nos Estados Unidos tem origem no século 17, em comemoração à boa colheita de milho; no Brasil, é dia nacional

O que é o Dia de Ação de Graças no Brasil?

Ação de Graças é celebrada na quarta quinta-feira do mês de novembro Foto: PublicDomainPictures / Pixabay

O Dia de Ação de Graças não é feriado no Brasil, mas sua existência é conhecida por nós por alguns motivos: por ser o dia que antecede a Black Friday e por ser bastante citada nas redes sociais. A data é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e os brasileiros estão acostumados a ver o 'Thanksgiving' representado em filmes e séries, principalmente pelos pratos típicos da ocasião, que incluem pão, purê de batata, cookies e, claro, peru.

A data tem origem no século 17. De acordo com documentos históricos, em 1.621, a fim de comemorar uma boa colheita de milho após um inverno rigoroso, na cidade de Plymouth, hoje Massachusetts, Estados Unidos (que na época era uma colônia da Inglaterra), o governador da vila organizou uma festa para dar graças (ou 'Thanksgiving', em inglês) a Deus pela safra farta.

Na ocasião, peregrinos ingleses que haviam escapado do país de origem por causa de perseguições religiosas e fundado Plymouth dividiram os alimentos, assados e cozidos, feitos à base do milho colhido com índios. A data se tornou feriado no Estados Unidos em 1.863 por decreto do então presidente Abraham Lincoln.

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído em 1949 pela Lei nº 781, no governo Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, um decreto regulamentou as comemorações da Ação de Graças no Brasil, e, no ano seguinte, decidiu-se que ela fosse celebrada no mesmo dia que nos Estados Unidos (na quarta quinta-feira de novembro) e que o Ministério da Justiça fosse encarregado de organizar os festejos da data. No País, famílias de origem americana e de religiões protestantes costumam celebrar a ocasião.

Confira abaixo o que algumas personalidades postaram nas redes sobre essa data especial:

reference

O que significa o Dia de Ação de Graças no Brasil?

O Dia de Ação de Graças, um feriado oficial, é observado na quarta quinta-feira de novembro. Neste dia, pessoas de todas as religiões dão graças pelas bênçãos recebidas.

Qual a história do Dia de Ação de Graças?

De acordo com registros históricos, o Dia de Ação de Graças ocorreu pela primeira vez nos Estados Unidos no ano 1621, em Plymouth, Massachusetts. A festa foi organizada por peregrinos e fundadores da vila para comemorar o fim do período do inverno e, também, como forma de celebrar a boa colheita de milho.

Por que o Brasil não comemora o Dia de Ação de Graças?

O principal motivo pela falta de comemoração do Dia de Ação de Graças no Brasil envolve a sua origem. Como o Brasil foi colonizado por Portugal, e não pela Inglaterra, a maioria dos costumes e celebrações veio da cultura portuguesa, juntamente com as influências africanas e indígenas.

O que fazer no Dia de Ação de Graças?

O dia de Ação de Graças é um feriado comemorado nos Estados Unidos sempre na última quinta-feira de novembro. Para muitos, trata-se de uma data para celebrar com familiares e amigos, agradecendo por tudo o que temos na vida. No feriado, costuma-se servir um peru e jogar jogos com a família.