O que é o sistema nervoso simpático e parassimpático e suas funções?

O sistema nervoso é uma complexa rede de células e tecidos que transporta mensagens entre o cérebro e o resto do corpo. O sistema nervoso controla todas as atividades do corpo, desde a respiração e o ritmo cardíaco até o movimento, os pensamentos e as emoções. O sistema nervoso compreende duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC consiste do cérebro e da medula espinhal. O SNP compreende todos os nervos que se ramificam da medula espinhal para outras partes do corpo.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO

O que é o sistema nervoso simpático e parassimpático e suas funções?

O sistema nervoso periférico transporta mensagens entre o sistema nervoso central e outras partes do corpo. O SNP se divide em sistema nervoso somático e autônomo.

O sistema nervoso periférico é composto pelos seguintes sistemas:

SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO

O sistema nervoso somático (SNS) controla as funções corporais voluntárias, o movimento muscular e os sentidos. Exemplos incluem andar, tocar e ver.

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

O sistema nervoso autônomo (SNA) controla as atividades corporais involuntárias, tais como o ritmo cardíaco e a digestão. O SNA pode ser ainda mais dividido em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático.

SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO

O sistema nervoso simpático (SNS) é responsável pela resposta de "luta-ou-voo". Este é o sistema de resposta de emergência do corpo que nos prepara para lutar ou fugir quando estamos em perigo. O SNS aumenta o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea e a respiração. Ele também desvia o sangue do sistema digestivo e para os músculos para que possam ser usados para a atividade física.

SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO

O sistema nervoso parassimpático (SNP) é responsável pela resposta "descansar e digerir". Este é o estado normal e relaxado do corpo, no qual o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea estão baixos, e o sistema digestivo está ativo. O sistema nervoso parassimpático diminui o ritmo cardíaco e aumenta o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo.

Há um terceiro componente do sistema nervoso autônomo chamado sistema nervoso entérico (ENS). O ENS age independentemente e controla as funções digestivas, mas é realizado pelas divisões simpáticas e parassimpáticas.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL (CNS)

O que é o sistema nervoso simpático e parassimpático e suas funções?

O sistema nervoso central consiste do cérebro e da medula espinhal e é responsável pelo processamento e resposta às informações fornecidas pelo sistema nervoso periférico.

BRAIN

O cérebro é o centro de controle de todas as atividades corporais. Ele recebe informações dos sentidos e envia sinais para o resto do corpo. O cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico são três partes importantes do cérebro.

CEREBRUM

O cérebro é a parte mais significativa do cérebro e é responsável por nossas funções de nível superior, como o pensamento, o raciocínio e o planejamento. É também responsável por nossos sentidos, tais como visão, audição e tato. O cérebro é dividido em duas metades, chamadas hemisférios. Cada hemisfério controla o lado oposto do corpo.

CEREBELLUM

O cerebelo está localizado sob o cérebro, na base do crânio. Sua principal responsabilidade é coordenar nosso movimento, ajudando-nos a manter o equilíbrio e a caminhar e ficar em pé.

BRAINSTEM

O tronco cerebral é a parte do cérebro que conecta o cérebro e o cerebelo à medula espinhal. Ele controla muitas funções automáticas, tais como respiração, freqüência cardíaca e pressão sanguínea.

CORDA ESPECIAL

A medula espinhal é um feixe longo e fino de fibras nervosas que corre do tronco cerebral até o centro das costas. A coluna vertebral, ou espinha dorsal, a envolve. A medula espinhal transporta mensagens entre o cérebro e o resto do corpo. Ela também controla alguns reflexos, tais como o reflexo de joelho.

NERVES

O que é o sistema nervoso simpático e parassimpático e suas funções?

Os nervos são as rodovias do sistema nervoso. Eles levam mensagens para frente e para trás entre o cérebro e a medula espinhal e o resto do corpo. Os nervos são compostos por fibras nervosas, que são fios longos e finos que se estendem a partir das células nervosas. Há dois tipos de fibras nervosas: axônios e dendritos.

CÉLULA NERVOSA, OU NEURÔNIO

As células nervosas, ou neurônios, são as unidades básicas do sistema nervoso. Elas são responsáveis por receber e transmitir mensagens. Cada neurônio tem um corpo celular, que contém o núcleo. Uma membrana chamada membrana celular envolve o núcleo. O corpo celular também contém outras organelas, tais como mitocôndrias e lisossomos.

AXONS

Os axônios são fibras longas e escanzeladas que se estendem do corpo celular. Os axônios transportam mensagens do corpo celular para outros neurônios, músculos ou glândulas. Eles são normalmente cobertos por uma substância branca e gordurosa chamada mielina. A mielina ajuda a proteger o axônio e aumenta a velocidade com que as mensagens viajam.

DENDRITES

Os dendritos são fibras curtas e finas que enviam mensagens que se estendem do corpo da célula. Eles recebem mensagens de outros neurônios e as retransmitem para o corpo celular. São geralmente mais curtos e finos que os axônios.

Uma sinapse é o espaço entre o axônio de um neurônio e os dendritos de outro neurônio. As mensagens são transmitidas através de sinapses de um neurônio para outro através de impulsos elétricos e neurotransmissores químicos.

TIPOS DE NEURÔNIOS

Existem três tipos de neurônios: motores, sensoriais e interneurônios. Alguns neurônios servem tanto às funções motoras quanto às sensoriais.

NEURÔNIOS SENSORIAIS

Os neurônios sensoriais são responsáveis por transportar mensagens dos sentidos para o cérebro. Eles também são conhecidos como neurônios aferentes. Muitos neurônios sensoriais incluem os receptores de toque, temperatura e dor.

NEURONS MOTORES

Os neurônios motores são responsáveis por transportar mensagens do cérebro para os músculos. Eles também são conhecidos como neurônios eferentes. Há neurônios motores somáticos e autônomos.

INTERNEURONS

Os interneurônios são neurônios que estão localizados no cérebro e na medula espinhal. Eles são responsáveis pela transmissão de mensagens entre outros neurônios. Eles também estão envolvidos em reflexos, transmitindo informações diretamente dos neurônios sensoriais para os motores, contornando o cérebro.

DANOS NERVOS

O que é o sistema nervoso simpático e parassimpático e suas funções?

Os danos aos nervos podem resultar de lesões, doenças ou exposição a determinadas toxinas. Os sintomas de dano nervoso são neuropatia e incluem dormência, formigamento e dor. Os danos nervosos podem ser tratados com medicamentos, cirurgia ou fisioterapia. Outras opções, tais como fio dental, ioga e acupuntura, também podem ser úteis.

O fio dental nervoso, também chamado de modulação neurodinâmica, é uma forma de tratar a neuropatia, liberando a tensão sobre os nervos danificados. O eixo nervoso e as articulações circundantes são esticados e puxados, essencialmente afastando o nervo do tecido mole circundante.

  • A neuropatia ao redor do fêmur e da pélvis ocorre com freqüência com hemofilia devido à formação de sangue, colocando pressão sobre o nervo femoral. Um estudo de meninos adolescentes com hemofilia descobriu que 12 semanas de fio dental nervoso melhoraram significativamente a sinalização do nervo femoral e reduziram a dor em comparação com a fisioterapia convencional.
  • Outro estudo descobriu que quatro semanas de fio dental nervoso diminuiu significativamente a espasticidade muscular (rigidez anormal) no pulso e nos dedos e melhorou a função do membro superior em pacientes tetraplégicos após lesão traumática da medula espinhal.

A neuropatia periférica é um efeito colateral comum da quimioterapia. Os resultados da ioga para reduzir a neuropatia induzida pela quimioterapia foram estudados em sobreviventes de cânceres de mama, ovários e endometriais. O estudo descobriu que a prática de 60 minutos diários de ioga durante oito semanas diminuiu significativamente a dor neuropática em comparação com o grupo de controle sem ioga.

A acupuntura também pode reduzir significativamente os sintomas sensoriais e a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente com a neuropatia induzida pela quimioterapia.

DISTÚRBIOS DO SISTEMA NERVOSO

O que é o sistema nervoso simpático e parassimpático e suas funções?

Muitos distúrbios diferentes podem afetar o sistema nervoso. Alguns desses distúrbios são temporários e podem ser causados pelo estresse ou pela falta de sono. Outras doenças, como Alzheimer e Parkinson, são permanentes e progressivas. O tratamento de distúrbios do sistema nervoso muitas vezes envolve medicação, terapia e mudanças no estilo de vida.

DOENÇA DE ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é um distúrbio degenerativo que afeta o cérebro. A causa mais comum de demência é um declínio da função cognitiva. Os sintomas do mal de Alzheimer incluem perda de memória, confusão e dificuldade com a linguagem e as habilidades motoras. A doença progride lentamente e pode eventualmente levar à morte. Não há cura para o Alzheimer, mas tratamentos estão disponíveis para ajudar a administrar os sintomas.

DOENÇA DE PARKINSON

A doença de Parkinson é um distúrbio degenerativo que afeta o cérebro. É a segunda causa mais comum de demência. Os sintomas da doença de Parkinson incluem tremores, rigidez, movimento lento e dificuldade de equilíbrio. A doença progride lentamente e pode eventualmente levar à morte. Não há cura para a doença de Parkinson, mas tratamentos estão disponíveis para ajudar a controlar os sintomas.

ESCLEROSE MÚLTIPLA

A esclerose múltipla é uma desordem degenerativa que afeta o cérebro e a medula espinhal. É caracterizada por manchas de danos, chamadas lesões, na bainha de mielina. A bainha de mielina é uma substância gordurosa que envolve e protege as fibras nervosas. Quando a bainha da mielina é danificada, os impulsos nervosos são interrompidos e os sintomas podem ocorrer. Os sintomas de esclerose múltipla incluem fadiga, fraqueza, espasmos musculares e dificuldade de equilíbrio. A doença pode ser leve ou grave, e não há cura para a esclerose múltipla. Entretanto, existem tratamentos disponíveis para ajudar a administrar os sintomas.

CEREBRAL PALSY

A paralisia cerebral é um distúrbio que afeta o movimento e o tônus muscular. É causada por danos ao cérebro, normalmente antes ou durante o nascimento. Os sintomas da paralisia cerebral podem incluir espasmos musculares, fraqueza e dificuldade de coordenação e equilíbrio. A gravidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa. Não há cura para a paralisia cerebral, mas tratamentos estão disponíveis para ajudar a administrar os sintomas.

CONCLUSÕES

O sistema nervoso é uma complexa rede de nervos e células que transportam mensagens de um lado para o outro entre o cérebro e o resto do corpo. Ele é responsável por nossos pensamentos, emoções, movimentos e sensações. O sistema nervoso pode ser afetado por lesões, doenças ou exposição a determinadas toxinas. O dano nervoso pode levar ao entorpecimento, formigamento e dor. Muitos distúrbios diferentes podem afetar o sistema nervoso.

Recursos

Anatomy, Central Nervous System - StatPearls - NCBI Bookshelf

Neuroanatomy, Somatic Nervous System

Anatomy, Autonomic Nervous System

Neuroanatomy, Central Nervous System (CNS) - StatPearls - NCBI Bookshelf

Neuroanatomy, Cerebral Cortex - StatPearls - NCBI Bookshelf

Physiology, Nerve - StatPearls - NCBI Bookshelf

Effect of Neurodynamics Nerve Flossing on Femoral Neuropathy in Haemophilic Patients: A randomized controlled study - PMC

Effectiveness of Neurodynamic Mobilization versus Conventional Therapy on Spasticity Reduction and Upper Limb Function in Tetraplegic Patients - PMC

Yoga for Chemotherapy-Induced Peripheral Neuropathy and Fall Risk: A Randomized Controlled Trial - PMC

Acupuncture for Chemotherapy‐Induced Peripheral Neuropathy in Breast Cancer Survivors: A Randomized Controlled Pilot Trial - PMC

Qual a função do sistema nervoso simpático e parassimpático?

Além de acalmar o corpo e retorná-lo a um estado emocional estável, o sistema nervoso parassimpático também tem como função conservar a energia do organismo. Juntamente com o sistema simpático, também controla as pupilas.

O que é sistema nervoso simpático e qual sua função?

O sistema nervoso simpático é, basicamente, um sistema de excitação, que ajusta o organismo para suportar situações de perigo, esforço intenso, stress físico e psíquico. Ele atua ao nível dos diferentes aparelhos do organismo, desencadeando alterações diversas.

Qual é a função do sistema nervoso parassimpático?

As funções do sistema nervoso parassimpático são comumente descritas como responsáveis pelos processos de "descanso ou digestão", porque esse sistema está envolvido na diminuição da frequência cardíaca, no relaxamento dos esfíncteres dos tratos gastrointestinal e urinário, e no aumento da atividade glandular e ...

O que é o sistema nervoso simpático?

O sistema nervoso simpático é parte do sistema nervoso autônomo e inclui: As fibras nervosas localizadas ao longo da medula espinal. Agrupamentos de células nervosas dos gânglios em determinados pontos das fibras nervosas. Células nervosas semelhantes às das glândulas suprarrenais.