Quais elementos presentes na biosfera permitem a existência de vida?

Quais elementos presentes na biosfera permitem a existência de vida?
Pode ser descrita como o conjunto total de todos os ecossistemas que têm lugar no planeta Terra e que o formam. A biosfera inclui não só à totalidade dos seres vivos, se não também ao meio físico no qual habitam e aos fenômenos que em ele se dão. Definido por muitos especialistas como o espaço onde toma lugar a vida, a biosfera é o que faz único o planeta Terra no sistema solar já que é até o dia de hoje o único lugar onde se conhece a existência de vida. Além disso, a noção de biosfera também inclui todas as relações que podem ser dadas entre os diferentes seres vivos e entre eles e o meio ambiente.

Podendo-se definir em outros termos à biosfera como o ecossistema global ou planetário, podemos assinalar que a mesma se distribui porcentualmente entre os oceanos e os continentes, espaços nos quais diferentes tipos de ecossistemas e habitats (com características muito particulares) tomam lugar. Enquanto que nos oceanos, a maior parte da existência ocorre a nível mais ou menos superficial, também pode ser falado da biosfera profunda que é aquela na qual se desenvolvem certos tipos de vida a nível do fundo oceânico.

Nestes espaços se desenvolvem os biomas nos quais determinados tipos de flora e fauna se estendem. Entre os biomas existentes podemos mencionar a tundra, a taiga, os desertos, as estepes, os biomas temperados e os tropicais, entre outros.

A biosfera é sem dúvidas um dos mais complexos e convincentes fenômenos naturais que podemos presenciar. Está claro que suas condições não estão dadas pela casualidade se não pela existência de diversos níveis de hierarquia que permitem que formas de vida mais simples alternem com formas mais complexas de maneira organizada. Neste sentido, a famosa hipótese de Gaia sustenta que a biosfera mantém por si mesma condições adequadas para sua sobrevivência e permanência.

Mais uma leitura:

A biosfera é um termo que vem do grego “bios” que significa vida e “sphaira”, esfera. Biosfera é a capa do planeta Terra onde se desenvolve a vida. A capa que inclui alturas utilizadas por algumas aves em seus voos, de até 10 kilômetros sobre o nível do mar.

A biosfera é o sistema que engloba a todos os seres vivos do nosso planeta e a seu habitat. A biosfera é o lugar onde se desenvolve seu ciclo vital: o ar, a água e o solo onde os organismos mais diminutos até as grandes espécies de animais e plantas.

Se todos os seres vivos de estendessem de uniformemente sobre a superfície da Terra, formaria uma capara de pouco mais de um centímetro de espessura. Porém, a pesar de este tamanho insignificante, em comparação com as dimensões do nosso planeta, a biosfera é fundamental. Da biosfera depende a composição da atmosfera, da hidrosfera e da parte superficial da litosfera.

Os exemplos da importância da biosfera são encontrados no oxigênio da atmosfera que procede das plantas, na presença de nitratos no solo que procedem das substâncias descartadas pelos seres vivos.

A nível mundial a biosfera é um grande ecossistema que utiliza um só elemento que provem do exterior, a energia solar. Quando as plantas obtém energia proveniente do sol, através do processo conhecido como fotossíntese, liberam o oxigênio para a atmosfera e o dióxido de carbono, com esse processo, é eliminado. Quando respiram acontece justamente o contrário, à medida que os seres humanos queimam os componentes da biosfera como, por exemplo, os combustíveis de origem fóssil, as selvas e os campos, os gases do efeito estufa são imediatamente liberados a atmosfera.

A biosfera é, sem dúvida nenhuma, um dos fenômenos naturais mais complexos que os seres vivos podem presenciar. Também está claro, suas condições não são produtos do acaso, senão pela existência de diversos níveis hierarquia que permitem que as formas de vida, por mais simples que sejam, se alternem com as formas mais complexas de maneira muito bem organizada. Neste sentido, a famosa “Hipótese de Gaia” sustem que a biosfera mantém por si mesma as condições adequadas para a sobrevivência e para a permanência do planeta e em consequência dos seres vivos.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2012). Conceito de Biosfera. Em https://conceitos.com/biosfera/. São Paulo, Brasil.

A Biosfera

  • Entendendo um pouco mais sobre a biosfera
  • A origem do conceito Biosfera

É importante analisar o planeta Terra e identificar características que o fazem tão diferente de outros astros do sistema solar, como é o caso da temperatura, por exemplo. De fato, a temperatura que o planeta Terra possui permite não só o desenvolvimento da vida humana, como também de outros seres vivos que dependem de um clima relativamente equilibrado e funções que se tornam indispensáveis por proporcionar um grande equilíbrio climático no planeta.

O planeta Terra é composto por três elementos que são fundamentais para a sua existência. Ele reúne um conjunto de ecossistemas que permite à Terra ser basicamente uma esfera da vida, onde esses elementos são fundamentais para formar o que nos dias atuais é conhecido como Biosfera. A atmosfera, a litosfera e a hidrosfera são os elementos considerados de extrema importância para o planeta Terra e junto com a biosfera, compõem as quatro camadas existentes no planeta.

Quais elementos presentes na biosfera permitem a existência de vida?

Assim como a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera, é importante ressaltar que a biosfera também é responsável por formar uma camada no planeta, a que indica todas as regiões do planeta que são habitadas. Ou seja, a biosfera representa o conjunto dos três elementos: atmosfera, a litosfera e a hidrosfera, que permitem desenvolver um local específico para obter a presença da vida. Não só a vida humana, mas de todos os seres.

A atmosfera forma uma camada fundamental para a vida, a de ar. A camada de ar envolve todo o planeta e é composta por gases que o equilibram. Ela permite controlar a temperatura do planeta e contém gases como o gás carbônico e gases nobres, além do nitrogênio, o oxigênio e também água em estado gasoso (vapor). Já a litosfera é composta pela camada sólida da Terra, que é formada por uma vasta quantidade de rochas e também de solo.

A hidrosfera pode ser descrita como a camada que permite compor o planeta por uma vasta quantidade de água, seja através de rios, lagos, oceanos e assim por diante. Essa camada é ocupada inteiramente por esse elemento, sendo que essas fontes onde ela se encontra fazem parte de cerca de três quartos da Terra. É interessante perceber que logo abaixo do solo a hidrosfera se faz presente a partir dos lençóis freáticos – uma espécie de reservatório de água subterrânea.

Entendendo um pouco mais sobre a biosfera

O nome biosfera é originado do grego, onde Bio representa a vida e a Esfera significa uma camada ou um espaço. Sendo assim, ao seguir ao pé da letra o significado da palavra, pode-se dizer que a biosfera é de fato um espaço ou camada que permite o desenvolvimento e apropriação da vida. Essa vida não representa apenas os humanos, pelo contrário, quando se fala de vida na Terra é de todos os seres possíveis, desde os animais até as plantas.

Para que a apropriação da vida fosse de fato algo possível no planeta Terra era preciso muito mais que apenas seres. É necessário contar com as outras camadas, que são responsáveis por oferecem mais benefícios à vida. Os três elementos já citados anteriormente representam as camadas necessárias para a formação do planeta, e juntos tornam um local devidamente habitável para os seres.

A origem do conceito Biosfera

Há muitos conceitos que acabam passando de maneira despercebida por algumas pessoas, como é o caso da Biosfera. Para muitos ele sempre existiu, mas o que pouco sabem é que a biosfera passou a ser caracterizada e chamada dessa forma depois de estudos e muita discussão que pudesse comprovar a eficácia desse termo. É interessante que as pessoas saibam que ela tem importância para a vida de forma geral e não apenas para os seres humanos.

A origem do conceito Biosfera é algo relativamente bem antigo, por isso que muitas pessoas acabam não entendendo a escolha do termo e quando ela camada passou a ser considerada fundamental dentro da formação do planeta Terra. Por isso veja algumas curiosidades que estão relacionadas ao conceito da palavra Biosfera e tudo que ela possa envolver.

– É interessante perceber que antes mesmo da palavra Biosfera ser utilizada com o seu real significado dos dias atuais, as pessoas chamavam o fato de possuir vida e diversos outros elementos no planeta Terra como ecossistema – composto por seres vivos e o ambiente.

– Esse fato passou a mudar conforme o tempo, principalmente após estudos realizados por alguns especialistas que ampliaram o conceito de vida, acrescentando os seres vivos e outros fatores ambientais (ar, água e temperatura) como parte do conjunto de ecossistema.

– A alteração e apresentação do nome “Biosfera” passou a ser considerada logo após todos os estudos e conceitos avaliados pelo ecologista Howard Odum. O ecologista foi de fato o responsável por aumentar o conjunto de ecossistema e mudar o seu conceito em 1963.

Quais são os elementos necessários para o desenvolvimento da vida na biosfera?

Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.

Quais são os elementos da biosfera?

Na biosfera, o ar, a água, o solo, a luz e a matéria orgânica são fatores diretamente relacionados à vida. Isso significa que a biosfera é constituída por elementos que se encontram em outras esferas da Terra e que são essenciais para a manutenção da vida presente nela.

Qual o principal elemento que possibilita a vida na Terra?

Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

Quais são os elementos necessários para o desenvolvimento da vida?

Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo.