O que é sociedade capitalista na sociologia?

A estrutura social da sociedade capitalista está dividida em classes.  A apropriação econômica é o principal definidor da estratificação social. Outras distinções oriundas de diferenciações de religião, de ocupação, de hereditariedade, entre outras, são secundárias se comparadas à distinção econômica.

Diferença entre classes e outros tipos de estratos:

- Classes não são estabelecidas por providências legais ou religiosas.

- Não se baseia em posição herdada (como nos estamentos ou castas). As pessoas podem ascender ao topo da pirâmide social sem pertencer a uma família considerada tradicional.

- Não existe restrição formal quanto ao casamento interclasse.

- A mobilidade social é maior (mesmo com dificuldades, a classe pode ser conquistada).

- No sistema de classes os fatores econômicos preponderam sobre todos os outros.

- As desigualdades se expressam na diferença de trabalho e arrecadação de cada um.

A hierarquia na sociedade capitalista está determinada pela posição que o indivíduo ou grupo ocupa na produção e no mercado, ou ainda considerando a capacidade de consumo. Se ocupar posição importante no mercado, automaticamente ocuparei posição importante na sociedade.

Normalmente se divide os indivíduos em classes de acordo com a capacidade de consumo: ex: classe alta, média e baixa; classe A, B, C, D e E.

A sociedade capitalista é a mais desigual se comparada a outros tipos. Uma minoria de pessoas se apropria de quase toda a riqueza produzida, expressa na renda, nas propriedades e também nos bens simbólicos expressos no acesso a educação e aos bens culturais como museus, livros, teatro, etc. a desigualdade pode ser observada na miséria de uns e riqueza de outros.

O discurso que se prega na sociedade capitalista é que todos têm as mesmas oportunidades, e basta se esforçar para prosperar e enriquecer.

 BIBLIOGRAFIA:

GIDDENS, Anthony. Sociologia.  Ed. Artmed. Porto Alegre, 2004.

TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. Ed. Atual. São Paulo, 2007.

O que é a sociedade capitalista?

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

O que é capitalismo para a Sociologia?

O que é Capitalismo? O Capitalismo é um sistema econômico no qual o principal objetivo se dá pela obtenção do lucro e da proteção da propriedade privada. O acúmulo de capital, tanto pelos governos quanto pelos indivíduos, é representado na forma de bens e dinheiro.

Qual a relação da Sociologia com a sociedade capitalista?

Para os sociólogos em geral, a estratificação social (fenômeno social que gera a divisão de classes) é uma consequência do capitalismo e da intensa divisão social do trabalho produzida por esse sistema.

Como é composta a sociedade capitalista?

Como, segundo o autor, há apenas duas classes no modelo capitalista – os donos dos meios de produção e os trabalhadores – a divisão social do trabalho funciona de acordo com a exploração da mão de obra do proletariado pela burguesia.