O que e tecnologia assistiva e como elas contribuem para as pessoas com deficiência?

Talvez não seja novidade que as tecnologias assistivas facilitam a vida de pessoas com deficiência! Em atividades do dia-a-dia, durante a rotina de trabalho ou nas relações e interações com os familiares, sempre há um pouquinho de soluções tecnológicas presentes. Assim, a tecnologia assistiva auxilia as pessoas com deficiência a desenvolver suas capacidades e habilidades funcionais, cognitivas ou físicas. Dessa forma, elas possuem uma infinidade de funcionalidades e áreas de aplicações na sociedade, proporcionando bem-estar, autonomia e independência à pessoa com deficiência.

No artigo de hoje, você vai conhecer as principais áreas da tecnologia assistiva e como essas soluções vem ajudando e contribuindo com esses setores nos últimos anos!

 

O que é Tecnologia Assistiva?

A tecnologia assistiva é um conjunto de métodos, técnicas, soluções e equipamentos que promovem e estimulam as capacidades e habilidades de pessoas com deficiência. Assim, seu principal objetivo é promover a autonomia e a independência da pessoa com deficiência, proporcionando qualidade de vida e inclusão na sociedade. Desse modo, atua em casos de pessoas com deficiência visual, auditiva, física, cognitiva ou múltipla.

Para isso, são pensadas formas de atendimentos e acompanhamentos com essas soluções, realizados sempre com a orientação de profissionais de saúde e reabilitação. Dessa forma, todos os procedimentos e aplicações da tecnologia assistiva necessitam da observação constante e de um diagnóstico preciso das necessidades de cada pessoa. Assim, os profissionais de saúde e reabilitação são fundamentais para garantir que tudo seja feito da forma mais segura e adequada ao paciente. Por isso, o foco das soluções de tecnologia assistiva sempre será o usuário do recurso.

Dentre as soluções mais utilizadas de tecnologia assistiva, destacam-se: pranchas de comunicação, softwares e aplicativos digitais, andadores e equipamentos de locomoção, lupas e ampliadores visuais, aparelhos para surdez e utensílios adaptados para o dia-a-dia.

Áreas de atuação com a tecnologia assistiva

Assim como os diversos tipos de tecnologia, aquelas destinadas a pessoas com deficiência também contribuem com diversas áreas da sociedade. Na escola, na mobilidade e no planejamento urbano, na prática de esportes ou até mesmo no cotidiano do lar há alguma solução criada para promover a inclusão de pessoas com deficiência. 

Cada vez mais, pode-se promover autonomia e a independência de pessoas que possuem dificuldades de locomoção e deslocamento, ou de realização de atividades domésticas ou profissionais. Conheça algumas das principais áreas de atuação que contam com o auxílio da tecnologia assistiva:

 

  • Educação Inclusiva

Proporcionar educação inclusiva a todos é um dos segmentos da tecnologia assistiva. Para isso, são desenvolvidas diversas práticas, métodos e são utilizados alguns equipamentos no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, como um dos objetivos da educação inclusiva é estimular a relação de crianças com e sem deficiência, as etapas de aplicação de recursos assistivos precisam ser detalhadas. 

Com isso, pranchas de comunicação interativas, digitais ou impressas, podem contribuir com a relação entre imagens, sons, símbolos e palavras. Além disso, outros aplicativos e softwares digitais também podem ser soluções muito benéficas de Comunicação Alternativa para os alunos. Tudo isso é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem e também para a convivência entre os alunos, professores e profissionais da escola.

 

  • Saúde e reabilitação

Os acompanhamentos médicos e de saúde são uma das áreas que mais são beneficiadas com a tecnologia assistiva. Em diversos casos, softwares e aplicativos digitais, por exemplo, são grandes aliados para a reabilitação de pessoas com deficiência. Na fisioterapia, através de equipamentos que auxiliem no deslocamento e locomoção. Além de ferramentas assistivas que trabalhem com os membros superiores. Já na fonoaudiologia, com a utilização de aplicativos que estimulem a voz e a comunicação alternativa, por exemplo. Para o trabalho com a Terapia Ocupacional, estão presentes no suporte com atividades ou tarefas interativas, como o aplicativo Expressia.

Além disso, o trabalho em conjunto dos profissionais de saúde pode aumentar a eficiência desses recursos. Ou seja, soluções semelhantes trabalhadas por cada um dos profissionais em suas áreas e procedimentos específicos. Aqui na TiX, já falamos da importância do tratamento especializado para muitos casos.

 

  • Mobilidade urbana

A necessidade de locomoção, em diversas situações, é uma dificuldade para pessoas com deficiências físicas e motoras. Ruas com buracos, calçadas desniveladas e ausência de sinalizações táteis. Para isso, há andadores com e sem rodas, cadeiras de rodas manuais e elétricas ou bengalas e muletas para apoio. 

Além disso, a falta de acessibilidade em veículos também é um dos motivos que tornam o deslocamento pelas cidades mais arriscado. Pensando nisso, alguns veículos já são adaptados e podem ser conduzidos apenas com as mãos e rampas e espaços adequados para cadeiras de rodas.

Tecnologia assistiva e o dia-a-dia

Outras atividades importantes que podem contar com a tecnologia assistiva são aquelas realizadas no cotidiano e no dia-a-dia. Abrir um pote, cortar algum alimento ou beber um copo d’água. Essas são atividades que podem ser grandes desafios para pessoas com deficiência. Nesse cenário, diversos produtos, equipamentos e ferramentas assistivas foram criadas para facilitar essas tarefas às pessoas com deficiência.

Dentre esses produtos, há copos e talheres adaptados, tesoura com mais lâminas de cortes, pratos com bordas de acrílico para evitar que o alimento caia da superfície e pegadores de objetos e utensílios.

O que é tecnologia assistiva e como elas contribuem para as pessoas com deficiência?

Tecnologia assistiva é um recurso utilizado por uma pessoa com deficiência para que ela consiga se locomover, comunicar, segurar objetos etc. Cadeiras de rodas, bengalas para cegos e aparelhos de audição são exemplos.

O que a tecnologia pode contribuir para ajudar as pessoas com algum tipo de deficiência?

Devido ao avanço tecnológico, outros produtos também têm proporcionado mais condições de inclusão, como as bengalas luminosas, as pernas robóticas, o mouse ocular e visual, o teclado virtual, o guincho de piscina, o stand table, que permite que o portador de deficiência física se locomova na posição ereta, e um robô ...

Quais os benefícios da tecnologia assistiva para as pessoas com deficiência?

Ela que não pode curar, mas proporcionar auxilio para pessoas com necessidades especiais potencializa suas forças e demonstra suas habilidades. Além disso, a tecnologia assistiva pode desenvolver na criança a autoconfiança e o senso de independência, fatores muitos importantes para os pais, professores e alunos.

Qual a importância da tecnologia para pessoas com deficiência?

O avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão dos alunos com deficiência. Softwares, equipamentos de comunicação alternativa, materiais protéticos e diversos outros itens ampliam a habilidade funcional dos jovens, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o aprendizado.