O que não pode fazer depois da cirurgia de catarata?

1- A catarata tem cura?

Por ser uma doença de natureza degenerativa, a catarata não se cura sozinha e não apresenta melhora com o tempo. A cirurgia é o único tratamento que realmente elimina a catarata. Hoje, com aparelho e material de ponta, um cirurgião experiente consegue realizar um procedimento com alto nível de segurança e de recuperação visual.

2- Posso ficar cego por causa da catarata?

Sim, a catarata é a principal causa de cegueira no mundo. Se não tratada com cirurgia, a catarata pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. Se você acha que pode estar com a doença, marque sua avaliação. Após atingir estágios avançados a catarata pode levar a cegueira em poucos meses.

Ao contrário de antigamente, hoje não é necessário esperar a catarata “amadurecer” para fazer a cirurgia. Pelo contrário, quanto mais avançada a catarata estiver, mais difícil será o seu tratamento.

3- Que tipos de sintomas a catarata apresenta?

Os sintomas podem variar de acordo com o estágio da doença e consistem basicamente em diferentes graus de dificuldade visual. No início, é muito comum os pacientes se queixarem de visão embaçada e perda de nitidez ou contraste na visão. Em fases mais avançadas, a pessoa pode enxergar muito mal, tendo dificuldade de identificar até objetos bem próximos.

Fique atento pois outro sintoma bastante sugestivo de catarata em idosos é a mudança muito frequente dos graus dos óculos quando o grau estava estabilizado há algum tempo.

4- O que é facoemulsificação?

Facoemulsificação é o nome que se dá à principal forma de como atualmente a catarata é tratada. O cristalino (lente natural do olho que está doente) é removido com o auxílio de um aparelho de ultrassom que emulsifica,- ou desmancha,- seu conteúdo e ao mesmo tempo o aspira.

Após essa aspiração é possível implantar a lente intraocular no local adequado.  Isso tudo é feito com uma caneta do aparelho de facoemulsificador e microinstrumentos, que manipulam a catarata dentro do olho através de cortes milimétricos, possibilitando realizar uma cirurgia sem necessidade de pontos na maioria dos casos.

5- O diagnóstico de catarata pode ser feito logo na primeira consulta?

Sim, a única forma de fazer o diagnóstico de catarata é durante a consulta oftalmológica. Uma vez constatada a doença, é importante investigar se o paciente tem outros problemas visuais que também possam estar atrapalhando a visão.  

6- Catarata nos olhos: quando devo operar a catarata?

Não existe tempo ou idade padrão recomendada, a cirurgia em geral é indicada quando o paciente está incomodado com a deficiência visual causada pela doença. Isso é bastante relativo, pessoas mais exigentes podem querer operar antes e alguns indivíduos preferem esperar um pouco mais para realizar o procedimento. Mas uma coisa é certa, mais cedo ou mais tarde, a cirurgia será necessária.

Eu escrevi um artigo inteiro no qual incluí muitas fotos para demonstrar para você como a perda visual é lenta e progressiva, clique aqui para acessar e conheçer todos os principais sintomas da catarata.

7- Em quanto tempo é feita a Cirurgia de Catarata?

A cirurgia de catarata é um procedimento relativamente rápido. O tempo cirúrgico em geral não ultrapassa 40 minutos.

8- Após a cirurgia de catarata, é preciso internação hospitalar?

Não é necessária internação hospitalar. Após a cirurgia o paciente vai para a sala de recuperação onde fica por alguns minutos e em seguida é liberado para repouso em casa por pelo menos 15 dias. Em geral, no dia após a cirurgia é feita uma revisão no consultório para a retirada do curativo e orientações de cuidados pós-operatórios.

Clique aqui para ler o artigo que preparei com tudo sobre como é a recuperação, tempo de repouso e pós-operatório da cirurgia de Catarata.‍

9- Tenho hipertensão (pressão arterial alta), posso fazer a cirurgia de catarata?

Quem tem hipertensão arterial sistêmica pode sim fazer cirurgia de catarata. Podem ser necessários alguns exames clínicos pré-operatórios e é importante que a doença esteja estabilizada.  Nossa equipe está capacitada a cuidar clinicamente dos pacientes durante todo o procedimento.

10- Qual o tipo de anestesia é utilizada na cirurgia de catarata?

Em geral, é realizada anestesia local com sedação. Nosso principal objetivo é proporcionar um procedimento seguro com o máximo de conforto aos nossos pacientes.

11- Que tipos de exames preciso fazer?

Uma vez constatada a catarata, são necessários exames oftalmológicos complementares para programar a cirurgia. Para oferecer maior comodidade aos nossos pacientes, temos uma aparelhagem de ponta em nosso próprio consultório, o que nos possibilita realizar os exames complementares essenciais para o planejamento cirúrgico, tais como a biometria, a topografia corneana e a microscopia especular de córnea. Outros exames podem estar indicados também, dependendo da condição de cada paciente.

12- Tenho diabetes, posso fazer a cirurgia de catarata?

Com certeza. Até porque a catarata ocorre com bastante frequência em diabéticos. É importante, apenas, tomar alguns cuidados especiais no preparo e durante a cirurgia. A glicemia deve estar razoavelmente compensada e o paciente estável clinicamente. Nossa equipe está capacitada a cuidar integralmente dos pacientes durante todo o procedimento.

13- A cirurgia de catarata dói?

Não é para a cirurgia de catarata ser dolorosa. Principalmente se ela for realizada por um oftalmologista capaz e experiente.

14- Que tipos de cuidados devo ter após a cirurgia de catarata?

Em geral, após uma semana já é possível retomar as atividades habituais. Nos primeiros dias recomendamos mais repouso, evitando exercícios físicos e movimentos bruscos com a cabeça. Ou seja, você não pode fazer muitas atividades físicas, principalmente aquelas que envovem muito movimento.  

É importante evitar coçar os olhos e deve-se proteger os olhos dos raios solares, vento e poeira. Hoje a cirurgia de catarata causa pouco impacto na rotina dos pacientes.

Todos meus pacientes recebem meu telefone para, caso necessário, esclarecerem dúvidas ou relatarem sintomas no período de pós-operatório. 

Veja também o artigo que preparei com tudo sobre como é a recuperação, tempo de repouso e pós-operatório da cirurgia de Catarata

15- Por quanto tempo devo ficar com o curativo no pós-operatório da catarata?

Nossa rotina é retirar o curativo realizado ao final da cirurgia no dia seguinte ao do procedimento, ou tão logo passe o efeito da anestesia. Depois disso, não é necessário fazer mais curativos, apenas aplicar colírios de antibióticos e anti-inflamatórios. 

16- Qual tipo de lente será implantada durante a cirurgia de catarata?

O tipo de lente depende de cada caso. Ela será indicada após realizarmos os exames específicos para essa avaliação. A marca, o tipo de material e as especificações da lente intraocular a ser usada são determinadas de acordo com as características de cada paciente. A indicação da lente deve ser personalizada.

17- É utilizada uma lente importada na cirurgia de catarata?

Caso esteja indicada e o paciente tenha condições, damos preferência a lentes importadas, ou também chamadas de premium, pois estas têm qualidades importantes, como o desenho diferenciado e a alta tecnologia. Além disso, hoje o mercado nos oferece uma variedade ampla destas lentes, podendo tornar o resultado cirúrgico mais personalizado e previsível.

18- Vou precisar usar óculos após a cirurgia de catarata?

Hoje, com a realização de exames mais precisos,,cirurgias mais seguras  e o uso de lentes mais diferenciadas, é possível deixar o paciente independente de óculos. A necessidade dos óculos após a cirurgia está muito relacionada ao tipo de lente intraocular que o paciente decide por utilizar. Por isso é muito importante esclarecer todas suas dúvidas antes da cirurgia, pois uma vez que se implanta a lente, em geral ela não é trocada.

Por que escolher o Dr. Rafael Pinto?

O Dr. Rafael Pinto Ferreira Mendonça de Souza (CREMERS 21599), atua há mais de vinte anos em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica, atualmente dedica-se principalmente às especialidades Catarata, Cirurgia de Catarata e Glaucoma. O Dr. Rafael Pinto tem ampla experiência em cirurgia de catarata e no implante de lentes intraoculares diferenciadas e mais modernas.

O que não pode fazer depois da cirurgia de catarata?

Dr Rafael Pinto - Especialista em Tratamento e Cirurgia de Catarata

Após milhares de cirurgias de catarata, anos instruindo outros médicos, o Dr. Rafael estabeleceu a excelência em cirurgia de catarata como o principal impulso de sua carreira profissional.

Se você está procurando tratamento para catarata, sentimos que nosso Centro oferece uma combinação única de experiência cirúrgica e equipamentos de última geração.

Ficou alguma dúvida?

Pergunte ao Dr Rafael, clique aqui para abrir no whatsapp.


Quantos dias uma pessoa precisa de resguardo após a operação de catarata?

O período de recuperação costuma ser de 2 a 7 dias, com melhora progressiva da sua visão. Evite atividades como musculação, sauna, corrida, hidroginástica ou qualquer esporte de impacto pelo período de 15 dias. Sendo o caso de retornar para a hidroginástica após esse período, não deixe de usar óculos de proteção.

Quanto tempo não pode abaixar a cabeça depois da cirurgia de catarata?

Não há problemas em abaixar a cabeça. Não deve agachar nem fazer esforço físico intenso por 14 dias.

O que não pode ser feito após a cirurgia de catarata?

Apesar da cirurgia não demandar internação ou repouso absoluto, uma recomendação pós-cirúrgica é evitar atividades físicas, pegar pesos e praticar esportes. Essas atividades podem ser configuradas como de impacto e devem ser evitadas até que o médico libere o paciente.

Quem faz cirurgia de catarata pode mexer no celular?

No mesmo dia após o procedimento, o paciente já pode voltar a atividades, como assistir TV e usar o celular. Nos primeiros dias, a visão fica um pouco embaçada por causa da recuperação, mas ela melhora já na primeira semana.