O que não se pode comer quando se tem enxaqueca?

Nutricionista explica os diferentes tipos de enxaqueca e revela o que deve ser evitado durante as crises

4 ago 2022 - 13h06

(atualizado às 14h23)

O que não se pode comer quando se tem enxaqueca?

Enxaqueca: saiba quais alimentos e bebidas pioram as crises

Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A enxaqueca é um dos tipos de dores de cabeça mais comuns. Ela é uma doença neurovascular, causada por desequilíbrio químico no sistema nervoso central, e se caracteriza pela dor latejante em apenas um dos lados da cabeça. A frequência pode variar desde episódios bem espaçados a várias vezes ao mês, com crises que duram até 72 horas. Há também a enxaqueca que não causa dor, e tem como sintomas vertigem, tontura e desequilíbrio.

Diferentes tipos de enxaqueca

A enxaqueca possui quatro principais fases: pródromo (premonitória), aura, crise e pósdromo, respectivamente nessa ordem, mas nem sempre as pessoas passam por todas elas. A doença tem dois subtipos: sem aura (75% dos casos) e com aura (25%). A enxaqueca sem aura é a dor unilateral, com intensidade moderada ou grave, podendo aumentar com atividade física de rotina. O indivíduo sente náuseas, fotofobia (intolerância à luz), desconforto a sons e odores fortes, além de apresentar transtornos gástricos.

A enxaqueca com aura está relacionada a sintomas neurológicos transitórios, que antecipam ou acompanham a cefaleia. A aura é um aviso fisiológico que atinge a visão ou outros sentidos. Já os sintomas neurológicos da doença surgem em apenas um lado do corpo ou do campo visual, e podem acometer a fala, o tato ou a coordenação.

Após a crise cessar, na fase pósdromo, mesmo sem dor o indivíduo ainda não tem energia para se dedicar às atividades, principalmente as intelectuais, pois a etapa é semelhante à do pródromo, em que a fadiga está presente.

"Uma boa dica para evitar crises é manter uma dieta equilibrada, com consumo de alimentos mais saudáveis, em detrimento dos produtos industrializados, e ingerir bastante água. Além disso, esses hábitos, além de evitar a enxaqueca, também contribuem para a saúde geral do organismo e para a longevidade", destaca a nutricionista Nadya Caroline Mambelli Magri, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Influência dos alimentos

"As causas da enxaqueca podem ser múltiplas e ainda falta muito para a ciência estudar e explicar neste campo. Contudo, algumas condições podem ser desencadeantes para o quadro, como estresse, uso indiscriminado de remédios, o hábito de fumar, jejum prolongado e até o consumo errado de determinadas bebidas e alimentos", explica a especialista.

Ela esclarece que cada organismo apresenta uma sensibilidade diferente aos alimentos, por isso é importante ter uma avaliação nutricional para determinar quais causam efeitos indesejáveis em cada pessoa. 

O café, por exemplo, é saudável se consumido de forma moderada, mas é contraindicado em uma crise de enxaqueca. Isso porque a bebida pode piorar a dor em organismos mais sensíveis aos nutrientes. Quem toma café com frequência e interrompe bruscamente o consumo também pode ativar uma crise.

"Não é recomendável simplesmente privar o indivíduo do consumo, o correto é realizar um diagnóstico adequado que possibilite tratamento para evitar as crises. Além disso, a simples retirada de um determinado alimento da dieta pode acarretar deficiências nutricionais que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo", revela.

Entre as bebidas que mais ocasionam dor são as alcoólicas, como o vinho tinto, a aguardente e a cerveja. Dentre os alimentos, estão os queijos maturados, carne de porco, chocolate, derivados do leite e até mesmo as frutas cítricas.

Os aditivos alimentares que ativam a enxaqueca são o aspartame, o glutamato monossódico e o nitrato de sódio e diversos corantes, o que deve ser observado na embalagem nutricional dos alimentos. Além disso, a ingestão de alimentos enlatados e em conserva também são gatilhos para a enxaqueca, assim como os ultraprocessados com muitos conservantes, corantes e aditivos artificiais.

Nadya ressalta a importância de manter a alimentação saudável o tempo todo e não apenas durante a enxaqueca. "A hidratação é fundamental para manter o equilíbrio do corpo e está relacionada diretamente com crises de enxaqueca", finaliza.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Você sabe identificar os alimentos que causam enxaqueca? Confira alguns potenciais gatilhos e livre-se da dor de cabeça

Alimentos que causam enxaqueca podem ser mais comuns do que você imagina! Enquanto alguns alimentos podem ajudar a aliviar as crises de enxaqueca e causar bem estar, outros, ao contrário, pioram e muito o problema. Mas, às vezes, é difícil reconhecer os gatilhos no meio de tudo o que bebemos e comemos ao longo do dia.

De acordo com Vincent Martin, professor do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Cincinnati, em entrevista ao portal Just Naturally Health, alimentos processados e álcool são potenciais gatilhos para dores de cabeça. Os nitritos e nitratos presentes em carnes processadas e embutidos, como a salsicha, por exemplo, aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos, desencadeando as crises em algumas pessoas.

Segundo o professor, existem duas abordagens diferentes para prevenir dores de cabeça com dieta. A primeira seria uma dieta de eliminação que evitasse alimentos e bebidas conhecidos por causar enxaqueca. A segunda se basearia em seguir um plano alimentar abrangente, cuja própria composição pode prevenir as dores e diminuir o estresse.

Cafeína e outros gatilhos

A retirada da cafeína, quando o seu corpo está habituado a ela, é considerada um dos gatilhos mais importantes para a enxaqueca, explica Martin. O problema é que grandes quantidades de cafeína podem causar ansiedade e sintomas depressivos, além das dores de cabeça.

O MSG, um intensificador de sabor usado em uma variedade de alimentos processados, incluindo alimentos congelados ou enlatados, sopas prontas, salgadinhos, molhos para salada, sais de temperos, ketchup e molho barbecue, também pode contribuir bastante para as dores de cabeça.

Outro gatilho pode ser o glúten, mas somente em pessoas que sofrem de doença celíaca. Em caso de dúvidas, procure orientação médica. O diagnóstico da doença pode ser estabelecido por meio de um teste de sangue ou biópsia intestinal.

Laticínios

  • Queijo envelhecido (queijo azul, brie, cheddar, stilton inglês, feta, gorgonzola, mussarela, muenster, parmesão, suíço)
  • Pão, biscoitos e sobremesas contendo queijo
  • Creme de leite, leitelho, iogurte

Bebidas

  • Bebidas alcoólicas (vinho tinto, cerveja, uísque, uísque e champanhe são os gatilhos de enxaqueca mais comumente identificados)
  • Cafeína, incluindo café, chá e refrigerantes

Doces

  • Chocolate
  • Aspartame e outros adoçantes artificiais

Frutas

  • Frutas secas (figos, passas, tâmaras)
  • Algumas frutas cítricas, mamão, ameixas vermelhas, framboesas, kiwi e abacaxi
  • Abacate

Grãos e sementes

  • Leguminosas, como ervilhas, lentilhas e feijão
  • Amendoim, manteiga de amendoim, amêndoas e outras castanhas e sementes

Industrializados

  • Batata frita
  • Pizza e outros produtos à base de tomate
  • Conservas, como picles e azeitonas
  • Sopas feitas de extratos de carne ou caldo
  • Sopas enlatadas
  • Carnes contendo nitrato ou nitrito, como cachorros-quentes, salsichas, bacon, pepperoni e carnes curadas ou processadas
  • Produtos que contêm glutamato monossódico (MSG), como shoyu e uma variedade de alimentos embalados. Outros nomes para o MSG são glutamato monopotássico, fermento autolisado, proteína hidrolisada e caseinato de sódio.

Alimentos de origem animal

  • Fígado de frango e outras carnes de órgãos; patê
  • Peixe defumado ou seco
  • Queijos amarelos

Pães

  • Pão fermentado
  • Donuts
  • Bolos
  • Pães caseiros

Condimentos

  • Cebola
  • Alho

Se você sofre de enxaqueca regularmente, mas ainda não conseguiu identificar quais alimentos podem desencadear o problema, experimente rastreá-los em um diário alimentar.

Você pode considerar-se sensível a um determinado alimento ou bebida se um episódio de enxaqueca é consistente por 20 minutos a 2 horas depois de consumi-lo. Lembre-se de que atividade física regular também auxilia no alívio dos sintomas.

Experimente alimentos que podem aliviar a enxaqueca

Procure por alimentos ricos em ômega-3, como a linhaça, que ajuda o organismo a combater inflamações. Folhas verdes, como espinafre, são ricas em magnésio, uma substância relaxante.

Frutas e legumes que são fontes de vitaminas do complexo B, como cenoura e maçã, também são excelentes opções. Já o gengibre tem ação analgésica.

Quais são os alimentos que pioram a enxaqueca?

12 Alimentos que causam enxaqueca.
Bebidas com cafeína..
Bebidas alcoólicas..
Chocolate..
Laticínios..
Presunto..
Salsicha..
Bacon..
Linguiça..

O que comer para aliviar a enxaqueca?

Alimentos que auxiliam no controle da crise de enxaqueca:.
Semente de linhaça, atum, sardinha, salmão ou cavala, pois são ricos em ômega 3;.
Castanhas, amêndoas e amendoim: ricos em selênio, que diminui o estresse;.
O triptofano ajuda a liberar serotonina, que proporciona sensação de bem-estar..

Qual a fruta é boa para enxaqueca?

O que comer.
Frutas frescas, como mamão, caqui, romã, pera, maçã, maracujá, abacate, kiwi, banana ou manga;.
Vegetais frescos, como alface, tomate, acelga, chuchu, abóbora ou quiabo;.
Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinoa ou aveia;.
Carnes magras, como frango, ovos, peru ou tofu;.

Quais as frutas que causam enxaqueca?

Frutas que podem causar enxaquecas.
Frutas cítricas (como laranja, abacaxi, uva, acerola, kiwi, maracujá e etc.);.
Frutas secas (como passas, figos e tâmaras);.
Melancia;.
Mamão;.
Ameixa vermelha;.
Framboesa;.
Banana madura;.
Abacate..