O que o movimento impressionista rejeita?

1864 palavras 8 páginas

O Impressionismo

O Impressionismo (nome derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet), foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
A emergente arte visual do Impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outros meios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista.
Curiosidades:
-Em Paris, no ano de 1874, pintores insatisfeitos com a pintura oficial acadêmica buscam novos caminhos para expressar a arte. Surge o Impressionismo. O Realismo, estilo antecessor, buscava uma postura diante da verdade social, não escondendo as sórdidas condições da vida real. O Impressionismo era pessoal, e não social, buscando mais a vivência do que a vida. Os impressionistas adotam as liberdades dos coloridos de Delacroix e Corot. Em 15 de abril de 1874 ocorreu a primeira exposição, tendo Renoir, Degas, Pissarro, Cèzanne, Sisley, Berthe Morissot, Monet. Estes artistas foram vaiados pelos espectadores e pelos críticos, em virtude dos novos processos técnicos na pintura. Hoje o Impressionismo é considerado como o movimento mais revolucionário desde a Renascença, abriu as portas para a Arte Moderna, apesar de terem sido considerados, pela crítica e pelo público, como falsos artistas, pois ignoravam as regras tradicionais e os princípios da verdadeira beleza na pintura.
-A primeira vez que o


Relacionados

  • Impressionismo

    3485 palavras | 14 páginas

    IMPRESSIONISMO Recebe o nome de Impressionismo, a corrente artística que surgiu na França, principalmente na Pintura, por volta do ano de 1870. Esse movimento, de cunho antiacademicista, propôs o abandono das Técnicas e temas tradicionais saindo dos ateliês iluminados artificialmente para resgatar ao ar livre a Natureza, tal como ela se mostrava aos seus olhos, segundo eles, como uma soma de cores fundidas na Atmosfera. Assim, o nome impressionismo não foi casual. Considerado um marco da arte moderna….

  • Impressionismo

    844 palavras | 4 páginas

    Impressionismo | O Impressionismo na Pintura Os pintores da Academia Real Francesa expunham seus trabalhos no Salão, que era uma instituição muito antiga que emprestara seu nome do Salon Carré du Louvre. Em 1791 ao ser aberto para todos os artistas surgiram grupos muito polêmicos. Impossibilitados de exporem suas obras, os "recusados" passam a realizar exposições próprias. | | | | Faziam parte do grupo dos recusados: Claude Monet (1840-1926), Édouard Manet (1832-1883), na realidade um….

  • Impressionismo

    1239 palavras | 5 páginas

    Claude Monet Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol”, quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade….

  • Impressionismo

    394 palavras | 2 páginas

    História e Cultura das Artes Ano Lectivo 2013/2014 Neo-Impressionismo Cátia Inácio & Luís Rosa 12ºTur 1 Neo-impressionismo • O neo-impressionismo é um movimento artístico no final do século XIX, decorrente do impressionismo francês. • Surgiu devido a existir uma necessidade de fazer evoluir o impressionismo no sentido do rigor na aplicação das novas teorias científicas da cor. • Os neo-impressionistas não rejeitam ou contestam o impressionismo, mas sim consideram-se os seus continuadores, a evolução….

  • Impressionismo

    641 palavras | 3 páginas

    Impressionismo Rio de Janeiro – RJ 2013 Identificação Escola SESC de Ensino Médio Alunos: Alfredo Alex Dias Rabelo Ana Flávia Barbosa Matias Beatriz Matos Anunciação Clarisse Cerqueira Borges Marckson Martins Santos Professora: Ana Rondon Turma: 2H Introdução Este trabalho abordará sobre o movimento artístico originado com os artistas não se interessavam mais em pintar retratos comprometidos com a realidade….

  • Impressionismo

    1058 palavras | 5 páginas

    MONET Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista. O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando….

  • Impressionismo

    329 palavras | 2 páginas

    Impressionismo Como Sugiu? Impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Epoque. O termo impressionismo surge devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet, "Impressão, nascer do sol“. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica. Não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma….

  • impressionismo

    293 palavras | 2 páginas

    IMPRESSIONISMO ÍNDICE:  Introdução;  O que é o impressionismo?;  Características do impressionismo;  Origens do impressionismo;  Principais artistas;  Conclusão;  Bibliografia. INTRODUÇÃO: A finalidade deste trabalho é a apresentação à turma, também podendo aprender algumas coisas sobre o impressionismo. Esperamos que o trabalho agrade a todos. O QUE É O IMPRESSIONISMO? O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão….

  • impressionismo

    1737 palavras | 7 páginas

    Impressionismo________________________________________5 4.1- Impressionismo na Pintura ______________________________________6 4.1.1- Édouard Manet________________________________________7 4.1.2- Claude Monet_________________________________________7 4.1.3- August Renoir_________________________________________8 4.1.4 –Edgar Degas__________________________________________8 4.2-Impressionismo na Escultura_____________________________________9 4.3- Impressionismo na Literatura___________________________________10….

  • impressionismo

    3967 palavras | 16 páginas

    UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Artes e Letras IMPRESSIONISMO Alexandre Mourão Santos nº34335 Trabalho de investigação para a Unidade Curricular de História da Arte (1º ano/1ºsemestre) Licenciatura em Ciências da Comunicação (1ºCiclo de estudos) Orientador: Profª Doutora Fátima Oliveira Caiado Covilhã, 18 de Novembro de 2014 Índice INTRODUÇÃO:………………………………………………………….…………………………(pág.3) CAPÍTULO I: IMPRESSIONISMO……………………….…………………………………..(pág.4) I.1. Enquadramento Histórico…………………………………………………….

Outros Trabalhos Populares

O que o impressionismo rejeita?

Rejeitam os tradicionais temas mitológicos e imaginários, buscando novas fontes de inspiração recorrem à paisagens e cenas do cotidiano. Seus principais representantes foram: Manet, Monet, Renoir, Pissarro, Morisot, Degas, Bazille, Boudin, Cassat, Cézanne, Gauguin, Serat, Signac, Lautrec e Vicent van Gogh.

Por que os impressionistas foram rejeitados?

Os artistas impressionistas foram rejeitados pelo salão oficial criado em Paris para exibir obras de arte dos membros da Academia Real de Pintura e Escultura. Uma vez não aceitos no Salon Paris, eles precisaram criar suas próprias exposições para exibir suas obras de artes.

Qual a cor rejeitada pelos artistas impressionistas?

Luz e movimento eram representados por meio da utilização de cores claras e brilhantes, com ausência do preto. As obras, em sua maioria, retratavam paisagens, e por isso, os artistas buscavam retratá-las exatamente como as viam, incluindo as mudanças de tonalidade existentes na natureza no decorrer do dia.

Porque o impressionismo foi criticado?

Movimento artístico do final do século XIX Na época, a obra foi muito criticada, pois o artista Louis Leroy considerava a pintura mal feita e com paisagem mal acabada. O movimento destacava-se pelo uso dos conceitos de ópticas e por fazer crítica aos modelos tradicionais.