O que ocorre quando um comprimido efervescente e colocado em água?

4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Estática, Mecânica de fluidos

Índice

  • O que acontece se colocar um comprimido efervescente na água?
  • Quando se coloca um comprimido efervescente em um copo com água o qual?
  • O que e um comprimido efervescente em água?
  • Por que o comprimido efervescente reage mais rápido em água quente explique?

Quando colocado num copo com água, o efervescente vai imediatamente para o fundo. Depois de dissolvido mais da metade, ele sobe e flutua na superfície da água. Qual a explicação física pra este fato?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir). Parte do gás carbônico liberado fica aderido (adsorção é o termo que designa a captura de um fluido na superfície de um sólido) ao restante do comprimido que ainda não reagiu e não se dissolveu. Dessa forma a densidade média desse conjunto,constituído pelo que resta de comprimido juntamente com as bolhas de gás carbônico adsorvido, é inferior à densidade da água e então flutua (um corpo flutua se a sua densidade média é inferior à da água).

Um experimento muito interessante consiste em colocar água mineral com gás (ou dissolver um comprimido efervescente em água) em um copo com água e depois largar lá dentro bolinhas de naftalina (dessas utilizadas como anti-mofo). A naftalina adsorve o gás carbônico que está na água, incorporando bolhinhas na sua superfície, e com isso a sua densidade média diminui e ela flutua. Ao atingir a superfície livre da água, a naftalina libera o gás carbônico e a seguir afunda, ficando assim muito tempo subindo e descendo dentro da água, até que a concentração de gás carbônico diminua bastante.

O que ocorre quando um comprimido efervescente e colocado em água?

UMA HISTÓRIA DE SALA DE AULA: Eu havia preparado, em uma sala do IF-UFRGS, um tubo de vidro com cerca de 1m de altura com água e gás carbônico dissolvido, onde coloquei algumas bolinhas de naftalina. A minha aula foi antecedida nesta sala pela aula de um colega que nada tinha a ver com o tema do experimento e que, aliás, não sabia o que acontecia naquele tubo. Terminada a sua aula eu entrei na sala e ele, juntamente com os alunos, estavam intrigados com a “dança” da bolinhas de naftalina que durante  mais de 1h ficavam subindo e descendo dentro do longo tubo de vidro.  O meu colega relatou que os alunos ficaram todo o tempo “adsorvidos” pelo fenômeno e algum deles chegou a sugerir a possibilidade de ser um moto perpétuo. 🙂

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 27169.

Número de visualizações: 67.090

O que acontece se colocar um comprimido efervescente na água?

A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO2), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.

Quando se coloca um comprimido efervescente em um copo com água o qual?

Quando colocado num copo com água, o efervescente vai imediatamente para o fundo. Depois de dissolvido mais da metade, ele sobe e flutua na superfície da água.

O que e um comprimido efervescente em água?

Os comprimidos efervescentes são constituídos de um fármaco principal, combinado a um ácido orgânico e uma base carbonada, que pode se tratar de um sal inorgânico. Ao ser colocado na água, ele inicia um processo de ionização que dissolve o comprimido, produz gás carbônico e dilui a dosagem no líquido.

Por que o comprimido efervescente reage mais rápido em água quente explique?

Se colocamos dois comprimidos efervescentes inteiros, um em água fria e outro em água quente, o que está na água quente reagirá muito mais rápido. Isso ocorre porque o aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, aumentando os números de colisões e, consequentemente, a velocidade da reação.

O que ocorre quando um comprimido efervescente e colocado em água?

Porque o comprimido efervescente dissolve mais rápido na água quente do que na água fria?

Porque o calor ajuda na reação. O comprimido é formado basicamente por carbonato, bicarbonato de sódio e um ácido. Quando colocadas na água, essas substâncias reagem. ... À medida que a água esquenta, aumentam as chances da colisão e conseqüentemente a reação passa a ocorrer com maior rapidez.

Quando os comprimidos efervescente foram colocados em um Béquer um com água fria e o outro com água quente qual fator estava sendo analisado nesse momento?

Temperatura: 3º) Quando colocamos dois comprimidos efervescentes inteiros, um em água fria e outro em água quente, o que está na água quente reagirá muito mais rápido.

Qual comprimido dissolve mais rapidamente porque?

Antiacidos em po dissolvem mais rapido na agua pois, por estarem triturados, possuem uma maior superficie de contato. O processo de dissolucao se deve ao fato de que as moleculas de agua solvatam a molecula do antiacido (elas rodeiam as moleculas do antiacido).

Qual reação tem uma velocidade maior dissolver uma pastilha efervescente em uma copo com água quente ou em um copo com água fria explique o que ocorre com as moléculas?

Os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem com uma velocidade maior do que se estiver em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água.

O que acontece com a temperatura de um copo quando adicionamos um comprimido efervescente na água?

Resposta: Quando colocado num copo com água, o efervescente vai imediatamente para o fundo. Depois de dissolvido mais da metade, ele sobe e flutua na superfície da água.

Qual o comprimido desaparece mais rapidamente com a água?

Antiacidos em po dissolvem mais rapido na agua pois, por estarem triturados, possuem uma maior superficie de contato. O processo de dissolucao se deve ao fato de que as moleculas de agua solvatam a molecula do antiacido (elas rodeiam as moleculas do antiacido).

Como fazer um comprimido efervescente?

  • Adicione ½ comprimido efervescente a cada potinho e tampe-os ao mesmo tempo, rapidamente. Observe e compare. Adicione a mesma quantidade de água aos dois potinhos. A um potinho adicione ¼ de comprimido e ao outro potinho adicione ½ comprimido.

Como funciona a reação com o comprimido?

  • Então, para que a reação aconteça, o comprimido precisa ser dissolvido em água. Após a dissolução, as partículas terão mobilidade e poderão interagir dando início à reação.

Como funciona o comprimido triturado?

  • Então, com o comprimido triturado temos maior superfície de contato e maior interação. Logo, a reação ocorre mais rapidamente do que com o comprimido inteiro. Adicionamos a mesma quantidade de comprimido aos potinhos com a mesma quantidade de água, mas em temperaturas diferentes. Vimos que no potinho com água quente a reação foi mais rápida.

O que acontece se colocar um comprimido efervescente na água?

Os comprimidos efervescentes são constituídos de um fármaco principal, combinado a um ácido orgânico e uma base carbonada, que pode se tratar de um sal inorgânico. Ao ser colocado na água, ele inicia um processo de ionização que dissolve o comprimido, produz gás carbônico e dilui a dosagem no líquido.

O que acontece se tomar um comprimido efervescente sem água?

Engolido sem água, o comprimido pode ficar preso na parede do estômago, causando queimação, dor no peito e falta de ar. Além disso, quando o comprimido não é empurrado pela saliva, ele fica muito tempo em contato com a parede do esôfago, podendo provocar feridas difíceis de identificar.

Qual a reação química do Sonrisal com a água?

Os componentes do Sonrisal (carbonato de sódio, bicarbonato de sódio e ácido acetilsalicílico) reagem na presença de água e produzem dióxido de carbono (ou gás carbônico), CO2. A água oxigenada se decompõe e produz gás oxigênio, O2.

Qual a fórmula química do comprimido efervescente?

Cada comprimido efervescente contém bicarbonato de sódio (1854mg), carbonato de sódio(400mg), ácido acetilsalicílico (325mg), ácido cítrico(1413mg).