O que são equipamentos de proteção individual e qual a sua finalidade?

A maioria das pessoas já ouviu falar a respeito de EPIs. Estes tão comentados Equipamentos de Proteção Individual devem ser utilizados pelos trabalhadores em todas as situações que possam oferecer qualquer tipo de risco físico ou psicológico. Os EPIs são acessórios indispensáveis em fábricas, processos de construção, indústrias, laboratórios, ambientes ruidosos e lugares que estejam susceptíveis à contaminação.

Mas o que realmente é um EPI? Qual a sua finalidade e por que eles devem ser utilizados? Caso essas e outras dúvidas a respeito dos equipamentos de proteção individual não estejam esclarecidas, não se preocupe! Neste post vamos apresentar tudo sobre estes acessórios. Confira a seguir:

EPI

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, é considerado Equipamento de Proteção Individual todo acessório ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde. Os EPIs incluem itens como: óculos de proteção, protetores auriculares, abafadores de som, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurança, protetor solar entre outros acessórios de proteção.

Para conhecer melhor cada um dos EPIs, leia 7 equipamentos para segurança no trabalho essenciais, e saiba quando e porque utilizá-los.

Fornecimento do EPI?

A empresa contratante é obrigada por lei a fornecer aos empregados de forma gratuita todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários para o serviço. O fornecimento dos equipamentos deve ser feito sempre que as medidas de ordem geral não forneçam completa proteção contra acidentes ou riscos e também para atender às situações de emergência.

Os EPIs devem ser entregues aos funcionários somente depois que as medidas coletivas ou Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) tenham sido implementados. Lembrando que é necessário que os profissionais da segurança do trabalho instruam todos os funcionários sobre como e quando utilizar cada um dos equipamentos. Quando necessário, as empresas devem realizar palestras e treinamentos para garantir a segurança dos funcionários e conscientizá-los da importância do uso de EPI.

No caso de empregadores, indicamos a leitura de: Como proteger os funcionários dos ruídos no ambiente de trabalho.

Substituição dos equipamentos

No caso de EPIs perdidos ou danificados, é responsabilidade da empresa substituir ou fornecer um novo ao funcionário imediatamente. O uso adequado e de forma responsável dos Equipamentos de Proteção Individual evita transtornos para o trabalhador e também para a empresa.

Dever dos funcionários

Cabe aos empregados utilizar os equipamentos única e exclusivamente para a finalidade na qual se destinam. Cada um é responsável pela conservação de seus EPIs e por cumprir todas as determinações da empresa ou empregador sobre o uso. Os empregados podem ser supervisionados pelos profissionais da segurança do trabalho em relação ao uso correto dos equipamentos, podendo sofrer consequências devido à incorreta utilização. A falta de utilização de EPI pode levar o empregado até mesmo à demissão por justa causa — após notificações e alertas da empresa.

Importância do EPI

A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual tem a finalidade de proteger o funcionário de qualquer acidente ou danos à sua saúde. Geralmente são utilizados EPIs para proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, das mãos e dos pés, sendo em alguns casos necessários equipamentos antiqueda. Vale lembrar que os equipamentos necessários variam de acordo com as funções exercidas pelo funcionário.

Agora que abordamos melhor a respeito dos EPIs, compartilhe conosco quais são equipamentos utilizados na sua empresa. Comente também suas dúvidas e nos conte os tipos de treinamento de conscientização que foram realizados.

O que são equipamentos de proteção individual e qual a sua finalidade?

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é importante para proteger o profissional dos riscos diários no trabalho. A obrigatoriedade de uso dos equipamentos de proteção está determinada na Norma Regulamentadora 6 (NR 6), que estabelece que os equipamentos devem ser fornecidos de forma gratuita aos trabalhadores para o desempenho de suas funções.

Toda empresa, precisa garantir a supervisão no uso dos equipamentos, pois qualquer dano causado ao funcionário que não esteja em uso do EPI, será de responsabilidade da empresa. Por isso a importância de profissionais para controlar seu uso, esta função geralmente é desempenhada por um técnico de segurança do trabalho.

Todo equipamento deve estar em boas condições de uso e obrigatoriamente possuir certificado de aprovação do órgão competente, garantindo que estão conforme as determinações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo a NR 6, EPI é todo o produto de uso individual, destinado à proteção do trabalhador contra riscos de segurança e saúde no trabalho. É responsável pela proteção e integridade do trabalhador, promovendo a saúde, bem-estar e evitando acidentes e doenças ocupacionais.

Como escolher o EPI correto?

Existem algumas condições explicadas na NR 6 para que um EPI seja comercializado, são elas:

  • O Equipamento de Proteção Individual de fabricação nacional ou internacional, apenas poderá ser comercializado com a indicação do Certificado de Aprovação CA, expedido por órgão nacional autorizado pelo Ministério do Trabalho e emprego (MTE);
  • Todo EPI deve apresentar caracteres indeléveis e visíveis, com o nome comercial do fabricante, lote de fabricação e o número do CA;
  • CA é o certificado de aprovação do MTE, que garante a qualidade e a funcionalidade do equipamento, o CA é o primeiro ponto a ser considerado ao escolher o equipamento, é através do CA que se comprova que o equipamento está dentro dos padrões exigidos, garantindo assim a proteção do trabalhador.

A aquisição do EPI deve ser feita por profissional especializado, pois ele precisa ter ciência da importância dos equipamentos e deve saber como escolher cada EPI para cada situação, além de saber identificar o grau de proteção exigido para cada atividade. O profissional precisa ter conhecimento dos vários riscos que o trabalhador estará exposto para exigir o uso de todos os equipamentos necessários.

A aquisição do EPI e a exigência do uso, são obrigações do trabalhador, por isso a importância de contratar profissionais qualificados para a função, pois qualquer problema referente a erros na utilização dos equipamentos é de responsabilidade do empregador.

Exemplos de EPIs:

  • Capacete;
  • Óculos;
  • Protetor auricular;
  • Protetor facial;
  • Respirador;
  • Luvas;
  • Proteção de tronco;
  • Calçado;
  • Macacão;
  • Cinturão.

O EPI deve ser entregue ao trabalhador sem ônus, devendo estar dentro das normas estabelecidas e em perfeitas condições de uso.

Responsabilidades do empregador

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
  • Exigir o uso dos equipamentos;
  • Fornecer apenas EPI com CA;
  • Orientar e treinar o empregado quanto ao uso do EPI;
  • Fazer a substituição do EPI quando estiver danificado ou for extraviado;
  • Manter a higienização e manutenção periódicas;
  • Comunicar qualquer irregularidade ao MTE;
  • Registrar o fornecimento do EPI ao trabalhador.

Responsabilidades do empregado

  • Utilizar o EPI apenas para a finalidade que se destina;
  • Ter responsabilidade pela guarda e conservação;
  • Qualquer problema quanto ao uso deve ser imediatamente informado ao trabalhador;
  • Cumprir as determinações do trabalhador quanto ao uso do EPI.

O que é o Equipamento de Proteção Individual?

Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, conforme definido pela Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR 6 – Equipamento de Proteção IndividualEPI.

Qual a finalidade dos equipamentos de proteção individual EPIs atuais )? Cite os?

Os Equipamentos de Proteção Individual são capazes de prevenir grande parte dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Eles tornam a empresa mais segura tanto para empregados quanto para empregadores, já que, dentro do local de trabalho, acidentes podem acontecer com qualquer pessoa.

O que são EPIs equipamentos de proteção individual )? Qual a sua importância para os atendimentos de primeiros socorros?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) protegem a saúde do socorrista e reduzem os riscos de acidente. São indicados, principalmente, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a combater os acidentes e/ou doenças ocupacionais.

O que é equipamentos de proteção individual EPIs e quando devemos Utilizá

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.