Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia na sala de aula?

Mais Artigos

  1. Quais são os benefícios que os computadores trazem para a sociedade?
  2. Internatos especializados em adolescentes problemáticos
  3. Os objetivos do Mc Donald's
  4. Salários de um fotógrafo de moda
  5. Qual a diferença entre a linguagem técnica e a linguagem do dia a dia nas comunicações corporativas

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia na sala de aula?

technology image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com

A tecnologia tem revolucionado a sala de aula porém não é livre de desvantagens – não em seu uso, mas no que ela substitui. Muitas salas de aula estão sendo reequipadas com quadros inteligentes e computadores mas eles não consegue substituir os métodos antigos de ensino.

Potencial

A tecnologia disponível hoje tem disponibilizado para os estudantes uma riqueza de conhecimento, o que oferece grande potencial para a velocidade e para o estilo de aprendizagem. A informação é apresentada em tantas formas que qualquer tipo de aprendiz, tanto os superdotados quanto os deficientes, pode encontrar e usar o material necessário. Esse fato relaciona-se não apenas à internet, mas a todos as melhorias tecnológicas no aprendizado, desde quadros inteligentes até dicionários de mão.

Perda de habilidades

Junto com esse acesso aumentado ao conhecimento também vem uma perda provável de habilidades de comunicação e capacidades de interação entre os estudantes e o professor e entre os estudantes e os colegas. Essas habilidades não são necessárias em uma sala de aula com computadores, onde a individualidade é um componente de aprendizagem e é encorajada. Além da aprendizagem, a resolução de conflitos e a socialização costumavam ser duas razões prominentes para as crianças irem à escola. A ênfase agora está longe dessas áreas.

Acesso para todos

A educação não é mais um privilégio elitista como ela já foi um dia. A informação na internet está lá para todos que têm acesso, sem discriminação. Pessoas de todos os estratos sociais são capazes de usar os avanços tecnológicos, que é um desenvolvimento acadêmico razoavelmente novo na América.

Pobres permanecem pobres

Enquanto o acesso geral não é negado, algumas crianças podem não ser expostas a computadores e a outras tecnologias devido ao seu status socioeconômico. Um criança pode viver em uma casa sem um computador, e provavelmente ela irá estudar em uma escola pública pobre com quantidades limitadas de computadores disponíveis. Um estudante pode conseguir usar o computador apenas por um pequeno período ou apenas como uma atividade semanal em vez de um período de aula regular. Isso coloca essas crianças em desvantagens na aprendizagem de funções tecnológicas. Cidades pobres também estão mais propensas a não ter recepção para outros modos tecnológicos de aprendizagem.

Vantagens vs. desvantagens

A era do computador está ai; isso é indiscutível. É melhor para as crianças terem acesso a computadores com todo seu conteúdo com a perda de habilidades interpessoais? É aceitável que um estudante possa falar com alguém do outro lado do mundo através de mensagens instantâneas mas não ter uma interação com o estudante sentado ao seu lado na sala de aula? A tecnologia pode potencializar os métodos tradicionais de aprendizagem mas não pode substituir o toque humano. Finalmente, a qualidade da aula irá depender apenas na qualidade do professor e não da presença da tecnologia.

Recursos

Sobre o Autor

Karen Hollowell has been teaching since 1994. She has taught English/literature and social studies in grades 7-12 and taught kindergarten for nine years. She currently teaches fourth grade reading/language and social studies. Hollowell earned her Bachelor of Arts in English from the University of Mississippi and her Master of Arts in elementary education from Alcorn State University.

Créditos Fotográficos

technology image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia na sala de aula?

Escolas em todo o mundo já estão inovando no ensino-aprendizagem por meio de tecnologias educacionais. Há uma infinidade de novas oportunidades, ferramentas, recursos e metodologias que comprovadamente têm trazido resultados de excelência.

Hoje precisamos de escolas que se conectem com a realidade de nossas crianças e jovens e as tecnologias educacionais são as únicas capazes de atender a essa demanda, trazendo diversas vantagens para a instituição. Confira algumas:

1 | ENGAJAMENTO DO ALUNO

Ao encontrar na escola um cenário que cabe na sua vida, com a tecnologia sendo utilizada para interagir e aprender, crianças e jovens sentem-se mais curiosos, estimulados a criar e realizar descobertas. Há um ganho significativo para as estratégias pedagógicas, que mais dinâmicas e ricas em conteúdos, atraem maior atenção e engajamento.

2 | INOVAÇÃO NO ENSINO

As inúmeras possibilidades na utilização de recursos audiovisuais, gamificação e diversas outras estratégias tornam as aulas mais dinâmicas, atraentes e fazem com que os alunos tenham experiências muito mais conectadas com a sua realidade. As tecnologias educacionais também são ferramentas essenciais para a adoção de metodologias ativas, cujo objetivo é estimular o protagonismo do aluno e é um dos princípios da BNCC.

3 | PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO

Para despertar o potencial de cada aluno é preciso cada vez mais personalizar o ensino, aplicando esforços para um aprendizado que respeite a personalidade e a capacidade de cada estudante. A tecnologia proporciona a interação com perfis, grupos e indivíduos de forma personalizada, oferecendo dados para as melhores estratégias, melhor comunicação e distribuição assertiva de conteúdos.

4 | ENRIQUECIMENTO DO PERFIL DO CORPO DOCENTE

Ao adotar tecnologia educacional toda a comunidade escolar é beneficiada, inclusive professores que passam a ter recursos e ferramentas que facilitam a sua atuação e engajam os alunos, tornando seu trabalho mais motivador. Ao se prepararem para serem educadores da era digital, profissionais aprimoram seus currículos, se dedicam mais à formação continuada e se empoderam em seu importante papel na transformação da educação.

5 | MELHORIA DOS RESULTADOS ACADÊMICOS

A tecnologia oferece dados que permitem mapear o desempenho dos alunos, mostrando possíveis deficiências e dando a oportunidade de investir em melhorias em áreas específicas de aprendizado. Por outro lado, mostra os destaques que devem ser tomados como modelos de assertividade e fomentados para atuações cada vez melhores. Tais ações refletem diretamente na imagem mercadológica da instituição por impactarem em resultados de avaliações como ENEM e aprovação em vestibulares.

6 | FORTALECE AÇÕES DA LIDERANÇA

Com dados que só a tecnologia pode oferecer, todas as decisões estratégicas, quer sejam administrativas ou pedagógicas, se tornam mais ágeis e assertivas. Por meio das tecnologias educacionais os planejamentos pedagógicos são aprimorados e capazes de atender aos desafios da educação do futuro.

7 | ULTRAPASSA OS MUROS DA ESCOLA

A versatilidade tecnológica oferece aos alunos a oportunidade de construir seu saber fora da sala de aula, expandindo suas possibilidades críticas e criativas. Enriquece também o aproveitamento fora do horário escolar, potencializando o aprendizado presencial e mantendo o engajamento nas atividades remotas.

8 | OFERECE ACESSIBILIDADE

Escolas inclusivas são essenciais para um futuro mais igualitário e justo em oportunidades. Recursos tecnológicos de acessibilidade contribuem para que os processos de ensino-aprendizagem possam ser democráticos e personalizados às necessidades específicas de cada aluno, tornando a instituição de ensino um ambiente acolhedor.

9 | APROXIMA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR

A tecnologia conecta. Por meio dela a interação entre líderes, educadores, colaboradores, alunos e responsáveis é mais fluida e dinâmica, fortalecendo relações e dando voz às pessoas que podem trazer contribuições importantes ao aprendizado. Torna também a comunicação mais rápida e segura para as informações importantes do dia a dia.

10 | PROMOVE O USO MAIS RESPONSÁVEL DAS TECNOLOGIAS

Por meio da alfabetização digital dentro da escola, crianças e jovens são preparados para uma vivência online mais responsável e segura, desenvolvendo pensamento crítico e a conscientização sobre o real significado que a tecnologia deve ter em sua vida.

11 | SUSTENTABILIDADE

A redução do uso de papel é significativa, contribuindo diretamente para uma atitude mais sustentável (a escola é uma das instituições onde há maior desperdício desse tipo de recurso). Ainda, existem dispositivos no mercado com ótimo desempenho energético e excelente durabilidade que ajudam não só o planeta, mas também as despesas de consumo.

Analisando essa amostra de vantagens, podemos ver que a tecnologia pode contribuir diretamente para o crescimento da escola. Isso inclui a motivação dos professores, o engajamento dos alunos, a satisfação de pais e responsáveis e o reconhecimento de atitudes e resultados pela comunidade.

Para crescer com segurança, potencializar ou trazer novas perspectivas para seu projeto educacional tecnológico, conte com a Sejunta. Somos uma Apple Authorised Education Specialist reconhecida pela Apple que acredita no poder da inovação para transformar a educação. Atuamos como facilitadores para a aquisição de dispositivos e também nas esferas administrativa, pedagógica e técnica, oferecendo dados, suporte, formação, cursos e apoio integral para a construção da cultura digital da instituição. Acesse nossos conteúdos e descubra quais são os primeiros passos para contruir uma escola inovadora! Sejunta com a gente!

Quais são as vantagens e as desvantagens da tecnologia?

As tecnologias tem vantagens como rapidez de informação, e como desvantagens a rasas interações pessoais. Dentre as VANTAGENS que a tecnologia pode promover, podemos listar: Na comunicação - os e-mail, telefones, mensagens de textos, facilitam a comunicação de pessoas em longas distâncias em curto espaço temporal.

Quais as vantagens e desvantagens da tecnologia digital na educação?

‍Quais as principais vantagens do uso de tecnologias na sala de aula? ‍As tecnologias digitais oferecem à escola uma melhora significativa da qualidade de ensino. As competências essenciais descritas pela BNCC são mais efetivamente desenvolvidas nelas, como a empatia e cooperação, cultura digital e a comunicação.

Quais são as desvantagens do uso da tecnologia em sala de aula?

Desvantagens do uso de Tecnologia na Educação.
Distração dos alunos. O maior e principal obstáculo imposto pelo uso de tecnologia na sala de aula é o problema da distração dos alunos. ... .
Qualidade das informações. ... .
Superficialidade de conteúdos..

Quais as vantagens do uso da tecnologia na sala de aula?

11 vantagens do uso de Tecnologias Educacionais.
1 | ENGAJAMENTO DO ALUNO. ... .
2 | INOVAÇÃO NO ENSINO. ... .
3 | PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO. ... .
4 | ENRIQUECIMENTO DO PERFIL DO CORPO DOCENTE. ... .
5 | MELHORIA DOS RESULTADOS ACADÊMICOS. ... .
6 | FORTALECE AÇÕES DA LIDERANÇA. ... .
7 | ULTRAPASSA OS MUROS DA ESCOLA. ... .
8 | OFERECE ACESSIBILIDADE..