Quais os tipos de classificação do solo mais utilizados?

Quais os tipos de classificação do solo mais utilizados?

O Brasil possui uma grande diversidade de solos em sua extensão continental, decorrente da ampla diversidade de pedoambientes e de fatores de formação do solo. Nas 13 classes de solos contidas no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), constata-se a influência desses fatores através da grande variabilidade das características químicas, físicas e morfológicas.

A ampla peculiaridade observada nos pedoambientes também representa uma condição importante para a avaliação dos potenciais e limitações de cada solo, condicionando a sua sustentabilidade em função dos usos e das práticas de manejo aplicadas.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Solos da Embrapa, no Brasil existem basicamente treze tipos de solos. No primeiro nível categórico eles são denominados de classes, e são classificados em: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Nitossolos, Cambissolos, Plintossolos, Gleissolos, Espodossolos, Vertissolos, Planossolos, Luvissolos, Organossolos e Chernossolos, cada um com características e potencialidades diferentes. Os três primeiros são os responsáveis por grande parte da produção de grãos do país.

Predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional. As classes Latossolos e Argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos profundos, altamente intemperizados, ácidos, de baixa fertilidade natural e, em certos casos, com alta saturação por alumínio. Também ocorrem solos de média a alta fertilidade, em geral pouco profundos em decorrência de seu baixo grau de intemperismo. Estes se enquadram principalmente nas classes dos Neossolos, Luvissolos, Planossolos, Nitossolos, Chernossolos e Cambissolos.

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)

O SiBCS é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. Sua chave é composta por 6 níveis categóricos de classificação: Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo, Família e Série. Lançado em livro em 1997, o SiBCS é a principal referência sobre classificação de solos brasileiros. Neste ano, a obra chega à sua 5ª edição e está disponível gratuitamente pela primeira vez, no formato e-book. Clique para baixar.

Fonte: Embrapa

Quais os tipos de classificações do solo mais utilizados?

No primeiro nível categórico eles são denominados de classes, e são classificados em: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Nitossolos, Cambissolos, Plintossolos, Gleissolos, Espodossolos, Vertissolos, Planossolos, Luvissolos, Organossolos e Chernossolos, cada um com características e potencialidades diferentes.

Qual e o solo mais utilizado?

Humoso (Orgânico) Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que servem como um adubo para as plantas. Dessa forma, é o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.

Quais são as classificações e tipos de solo?

De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS), essas são as ordens e respectivas características:.
1 – Cambissolos..
2 – Argissolos. - Formado, principalmente, por material de origem mineral. ... .
3 – Espodossolos. ... .
4 – Chernossolos. ... .
5 – Gleissolos..
6 – Luvissolos. ... .
7 – Latossolos. ... .
8 – Neossolos..

Quais são os principais tipos de solos?

O que é solo.
Areia. É um acúmulo de pequenos pedaços de rochas ou minerais. ... .
Silte. Partícula do solo com um diâmetro que varia de 0,05 a 0,002 mm, composta por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita etc. ... .
Argila. ... .
Argissolos. ... .
Cambissolos. ... .
Chernossolos. ... .
Espodossolos. ... .
Gleissolos..