O que seria uma maquiagem definitiva?

O que seria uma maquiagem definitiva?

Cristiane Camargo Pasquini

Maquiagem definitiva é a arte e a ciência de introduzir cor na sua pele. É colocar a cor certa no lugar certo dando a você uma aparência natural. O uso de aparelhos especiais faz com que o técnico em micropigmentação posicione a cor na derme, camada da pele. Logo depois de feito o procedimento, a cor parecerá mais escura do que no resultado final. Isto ocorre porque a cor estará em ambas às camadas epiderme e derme. Como a epiderme, camada mais externa da pele, sofre descamação e se renova, no final do processo de cicatrização a cor da epiderme desaparecerá resultando apenas a cor na derme. A cor desejada aparecerá no final do processo de cicatrização. Este procedimento requer habilidade, experiência da técnica em micropigmentação com a sua cooperação.

O que seria uma maquiagem definitiva?

Correção sobrancelhas

A Maquiagem Definitiva tem como objetivo deixá-la mais bonita e mais jovem, mas a mesma técnica pode ser utilizada para corrigir quando a maquiagem definitva estiver com cor indesejada ou alterada pelo tempo, devido a pigmentos de não adequados. Antigamente, pensávamos que o que estava feito não poderia ser mexido. Agora, com o processo inverso e com a tecnologia de ponta poderemos apagar, alterar e melhorar a sua maquiagem. O que é mais importante, tudo sem dor. Este tipo de trabalho só poderá ser feito com o pigmento correto e com a micropigmentadora expert nesta área.

O que seria uma maquiagem definitiva?

Camuflagem

Esta técnica chamada de micropigmentação, também serve para camuflar cicatrizes do corpo inteiro, sendo por motivo cirúrgico, ou queimadura ou acidente. E sem dor alguma.

O que seria uma maquiagem definitiva?

Camuflagem

E tem mais, se você tiver estrias que te incomodam, esta técnica também poderá ser usada. Ela camufla as estrias na cor da pele. Qualquer imperfeição na pele, com a devida avaliação, poderá ser camuflada.

Outra coisa que a micropigmentação faz é apagar ou camuflar tatuagem……O laser não apaga tatuagem colorida, só  tatoo na cor preta. Agora a micropigmentação pode. Muitas vezes o trabalho poderá ser realizado com os dois profissionais, cada um removendo um tipo de cor de pigmento.

A ausência de melanina, aquelas pintinhas brancas no corpo, pode ser camuflada com a mesma técnica.

Hoje você pode fazer a micropigmentação para ficar mais jovem, corrigir, camuflar e apagar  sem precisar fazer cirurgias. Os primeiros sinais do avanço da idade poderá ser camuflado. Vamos fazer uma avaliação!!!!

Cristiane Camargo Pasquini
Certificada pelo Society of Permanent Cosmetic Professionals e diplomada e membro da American Academy of Permanent Makeup nos Estados Unidos. É técnica em maquiagem definitiva, camuflagem e correção na Torriton Taunay em Curitiba.

  1. Home
  2. Beleza
  3. Maquiagem

Beleza

Conheça a diferença entre maquiagem definitiva e micropigmentação

Saiba quais são os cuidados necessários na hora de optar pelas técnicas

O que seria uma maquiagem definitiva?

Escrito por Redação Minha vida


Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

O que seria uma maquiagem definitiva?
Técnica de make duradouro - Foto: Getty Images

Publicado em 27 de outubro de 2010

Para quem que gasta um bom tempo do dia ajeitando aquela falha na sobrancelha, realçando os olhos ou contornando os lábios, acordar com maquiagem seria um sonho.

Se você já desejou muito uma maquiagem definitiva, mas não fez por medo de se arrepender depois, uma técnica chamada micropigmentação pode ser uma boa saída. "Esse procedimento é diferente do que se fazia anteriormente, que nada mais era do que uma tatuagem, perfurando uma camada mais profunda da pele. Na verdade, é uma maquiagem temporária", esclarece Eliane Rahy, especialista em Micropigmentação e Estética Funcional e proprietária da Estética Ipanema.

O processo é indicado para quem tem falhas ou escassez de pelos nas sobrancelhas, lábios muito pequenos ou ausência de definição da linha labial. No caso dos olhos, para quem pretende deixá-los sempre contornados.

O que seria uma maquiagem definitiva?

Maquiagem definitiva - Foto: Getty Images

Por dentro da técnica
Existe também a dermopigmentação médica, utilizada em pessoas que sofrem de vitiligo e para corrigir imperfeições ou cicatrizes pós-cirúrgicas, como a reconstrução do complexo aréolo-mamilar, em mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia ou de mamoplastia.

A aplicação leva, em média, de uma a três horas, dependendo do que for micropigmentar. De acordo com a esteticista, nos sete primeiros dias, há alguns cuidados importantes como não se expor ao sol, praia e piscina. Também é necessário hidratar o local com pomada de vaselina e não arrancar a casquinha em hipótese alguma.

A especialista recomenda que se faça um retoque entre 30 e 45 dias. "Durante a cicatrização alguma área pode não absorver tão bem o pigmento e ficar uma falha. Além disso, reforços devem ser feitos anualmente. Mas a micropigmentação pode durar até três anos, ainda que vá desbotando aos poucos", afirma Eliane.

Pesquise antes de fazer
Uma preocupação recorrente de quem pensa em se submeter a maquiagens como essa é que ela pareça muito artificial. Eliane afirma que, infelizmente, isso é mais comum do que o desejado. Segundo a micropigmentadora, isso acontece principalmente por conta da má qualidade do material utilizado e da falta de competência do profissional. "As aberrações que vemos por aí são resultados dos procedimentos antigos, utilizados em tatuagem".

Para sua saúde não correr riscos, verifique se o micropigmentador é habilitado e se o material e o local seguem as regras e os protocolos determinados pelos órgãos de vigilância sanitária."Quando optar por essa técnica, pesquise muito antes de passar pelo processo propriamente dito. Nunca escolha no impulso. Vá a vários locais, especule, faça perguntas, compare. Peça a cada profissional que te apresente o book do seu trabalho. Antes de tudo se identifique com ele e com o que tem para te oferecer", alerta a especialista.

Saiba mais: Novidades em maquiagem

O que seria uma maquiagem definitiva?

Família Primeiros dentes do bebê: como lidar com essa fase?

O que seria uma maquiagem definitiva?

Saúde Fraqueza muscular e dificuldade respiratória podem indicar doença de Pompe

O que seria uma maquiagem definitiva?

Saúde Para que serve o colágeno? Conheça todos os benefícios

O que seria uma maquiagem definitiva?

Saúde Melanoma: como venci essa jornada - Ana Paula

Como é feita a maquiagem definitiva?

A maquiagem definitiva é feita com a aplicação de pigmentos inorgânicos e hipoalérgicos para melhorar os traços e os contornos do rosto. A técnica é semelhante a uma tatuagem, sendo aplicada na pele por meio de uma agulha, traço por traço, como é feito na maquiagem tradicional.

Qual a diferença entre micropigmentação e maquiagem definitiva?

Micropigmentação: é um procedimento diferente da antiga maquiagem definitiva, porque é, na verdade, uma maquiagem temporária. O aparelho usado tem uma rotação menor que o da tatuagem, deixando o traço mais suave.

Qual a definição de maquiagem definitiva?

Micropigmentação estética e paramédica, popularmente conhecida como Maquiagem Definitiva, é um processo de pigmentação da pele em que se pode definir e/ou corrigir traços e formas do rosto ou suavizar imperfeições e uniformizar cores da pele da face ou do corpo.

Quanto custa fazer maquiagem definitiva?

Os preços podem variar bastante de um lugar para o outro, mas é bom ter muito cuidado e procurar uma clínica séria. Em média, cada sessão de micropigmentação custa de R$ 500 a R$ 800. Dependendo da área que você quer maquiar e da sensibilidade de cada uma, cada sessão pode durar de 30 a 50 minutos.