O que significa as letras no código de rastreamento?

é uma importante ferramenta que auxilia transportadoras e clientes a localizar a encomenda durante o trajeto entre o remetente e o destinatário. É um excelente recurso para as empresas, que ao disponibilizar para os clientes o rastreamento dos pedidos, garantem um bom diferencial competitivo.

O código de rastreio é formado por uma sequência de letras e números, capazes de identificar determinada encomenda dentro do sistema de monitoramento das transportadoras ou Correios. Existem diferentes tipos de códigos e cada um deles representa o padrão adotado pela empresa responsável pelo transporte de cargas. 

Conheça alguns no artigo e descubra como o código de rastreio pode otimizar o serviço de transporte da sua empresa!

O que significa as letras no código de rastreamento?

O que é código de rastreio? 

O código de rastreio é a identificação de uma encomenda junto à transportadora ou serviço dos Correios. Ele é composto por uma sequência de letras e números, que pode variar dependendo da empresa responsável pelo envio do pacote. 

De modo geral, as letras indicam a modalidade do serviço contratado e o país de origem da carga, e os números se referem à encomenda em si, diferenciando uma da outra. 

O código de rastreio trouxe vantagens para os dois lados do serviço de transporte. A empresa pode garantir mais confiabilidade aos seus clientes, já que possibilita a localização da carga em qualquer ponto do trajeto. E os clientes podem se sentir mais seguros em relação à entrega ao verificarem a localização atual dos seus pedidos.

Leia também: Entenda como é feito o rastreamento de encomendas

 

Para que serve o código de rastreio? 

Por meio do código de rastreio, a encomenda pode ser facilmente localizada, sendo possível saber quanto tempo a carga pode demorar para chegar ao destino. 

Além disso, possibilita ao destinatário se organizar, de modo a ter uma pessoa no local para o recebimento do pacote. O serviço pode ser acessado gratuitamente e o usuário pode consultar o código de rastreio quantas vezes for necessário. 

O código de rastreio também serve como importante meio de avaliação dos serviços das transportadoras. A possibilidade do cliente monitorar a sua encomenda, receber a mercadoria intacta e dentro do prazo é uma excelente vantagem e garante a melhoria do relacionamento, gerando mais confiança entre a empresa e o consumidor.

Rastreamento ativo

O rastreamento ativo de encomendas é uma inovação disponibilizada pelas empresas de transportes, entre elas os Correios. Ele funciona a partir da sincronização automática entre os sistemas de monitoramento de cargas das lojas e das transportadoras. 

Assim, quando o sistema da loja virtual confere que houve movimentação da encomenda no site da transportadora, automaticamente ocorre a atualização no site do lojista. Também é feito o encaminhamento do e-mail para o cliente, comunicando o status da mercadoria.

O que significa as letras no código de rastreamento?

Formato do código de rastreio

Correios

Nos Correios, o padrão do código de rastreio é formado por uma sequência de 2 letras, seguidas por 9 números e, a seguir, mais 2 letras.  Veja um exemplo:

AR050703010BR – as letras AR se referem ao tipo de serviço da empresa. Neste caso, o aviso de recebimento. Os números representam a encomenda e o código de verificação. Já as letras finais identificam o país de origem da encomenda, o Brasil.

As principais siglas que os Correios adotam são:

  • Sedex: DF, DG, DJ, DL, DM, DN, além de outras;
  • PAC: PB, PC, PD, PE, PI, PJ e outras;
  • Logística reversa: LV e LS.

Transportadoras

Já nas transportadoras, o formato do código de rastreio varia bastante, pois cada uma delas estabelece o próprio modelo de código.

Leia também: Logística de entrega: saiba como otimizar o processo

 

Como inserir o código de rastreio nos meus pedidos

Dentro da plataforma, você terá 2 opções caso seja o embarcador:

  1. Dentro do seu pedido, clique na aba “rastreamento”, e as informações sobre a posição da entrega irão aparecer na medida que formos abastecendo com os dados enviados pela transportadora;
  2. Acesse a página de rastreamento e faça a busca pelo número do pedido ou pelo número da nota fiscal. Neste caso, é necessário informar também o CPF/CNPJ do destinatário.

Caso você seja o destinatário de uma encomenda, o processo é semelhante:

  1. Acesse a página de rastreamento, insira o código de rastreio e clique em “rastrear”;
  2. Ou ainda, na mesma página de rastreamento, verifique a posição da carga a partir do número da nota fiscal, sendo necessário nesse caso inserir o CPF ou CNPJ.

Leia também: Calcular frete: como conseguir o melhor preço?

 

Plataforma Central do Frete: gestão de frete descomplicada 

Agora você já entendeu como o código de rastreio facilita a localização de qualquer pedido, desde que esteja devidamente inserido no sistema de controle das entregas. Com uma dinâmica simples, os ganhos obtidos pelo uso do código de rastreio repercutem em todos os elos da cadeia.

Para o transportador, é mais um fator que garante a qualidade no serviço. Para os clientes, é a certeza de que a carga está a caminho e que vai chegar dentro do prazo esperado. 

Na Central do Frete é possível, em um só lugar, fazer a cotação de frete, comparando e selecionando as transportadoras, bem como a contratação do serviço e o pagamento. É possível também monitorar o percurso da carga através do código de rastreio disponibilizado.

Oferecemos a melhor solução para quem compra e para quem vende, por meio de um sistema tecnológico e integrado. Conheça nossos serviços e descubra que otimizar a gestão logística da sua empresa é muito mais fácil com as soluções da Central do Frete!

O que significa as 2 primeiras letras do código de rastreamento?

As primeiras letras do código indicam o tipo de serviço e as duas últimas o país de origem — por isso costuma terminar com “BR”. Quando o objeto é postado no exterior, o código inicia por “R” e não tem garantia de dados atualizados no rastreamento.

O que são as letras no código de rastreamento?

De modo geral, as letras indicam a modalidade do serviço contratado e o país de origem da carga, e os números se referem à encomenda em si, diferenciando uma da outra.

Quais as siglas dos Correios?

Tabela de Siglas de Código de Rastreamento dos Correios.

Como ler o código de rastreio?

O código de rastreamento, ou código de objeto dos Correios, é a numeração que registra o envio de uma mercadoria por esse meio de entregas. Ele é formado por 9 números e 4 letras, sendo duas no início do código e duas no final, como neste exemplo: SL123456789BR.