O que você observou quanto ao som final das palavras nas três colunas E o que notou quanto a escrita?

Fala aí, galera! Vocês estão bem? Hoje na nossa Dica do Dia, nós vamos aprender um pouco mais sobre o som da letra R em português. Pronunciar a letra R em português pode ser um pouco complicado. Dependendo da posição da letra na palavra a pronúncia pode mudar. Hoje você vai aprender a pronunciar corretamente. Confira o que acontece em cada caso.

Como pronunciar o som da letra R em Português

Você sabia que dependendo de onde a pessoa é, dentro do Brasil, a pronúncia do R pode ser diferente? Isto acontece porque temos sotaques diferentes. Como nós somos cariocas, do Rio de Janeiro, e ensinamos no Rio, vamos te ensinar o sotaque carioca.

Exemplos com R no início das palavras

Quando uma palavra começa com R o som é o mesmo de como se tivéssemos dois Rs, é um som que vem da nossa garganta. Escute aqui:

Rio de Janeiro
Rato
Rádio
Rei
Rio
Roupa
Rua

Vocês podem que ele fala como ‘Rá’, como Rio de Janeiro. Então, eu vou passar para o próximo exemplo que nós temos: R entre vogais.

Exemplos com R entre vogais

Quando o R está entre vogais, o som não vem da sua garganta, vem do céu da boca. Temos que colocar nossa língua lá no céu da boca e fazer a ponta da língua vibrar. Olha só:

Cara
Vera
Maria
Aéreo
Muro
Areia
Morar

Bem, agora temos mais um exemplo, R com consoantes.

Exemplos com R com consoantes

Quando o R está perto de qualquer consoante, o som será o mesmo de quando ele é a primeira letra. Assim como Rio de Janeiro. Este som acontece quando a letra R está perto de uma consoante, não necessariamente entre consoantes. Pode ser uma consoante e uma vogal, a coisa mais importante é estar perto de uma consoante.

Carta
Carga
Porta
Curto
Circo
Certo
Perto

Como te dissemos, isso pode variar entre o jeito de falar de qualquer outro brasileiro ou carioca. Então mais um exemplo que vai ser quando nós temos duplo R na mesma palavra. Isso nunca acontece no início das palavras, isso sempre acontece no meio ou no final. É sempre a sílaba do meio ou a sílaba do final.

Exemplos com RR

Quando temos o R duplo é o mesmo som de quando a palavra começa com R. O som vem da garganta, lembra?

Cachorro
Carro
Morro
Horror
Irritar
Empurrar
Arrastar

Então vimos aqui que não existe uma palavra que se inicia com RR. É impossível na nossa língua. Mais um exemplo aqui, o R no final.

Exemplos com R no final

No sotaque carioca as palavras que terminam em R terão o mesmo som que o R acima que acabamos de te explicar.

Mar
Lar
Lugar
Amor
Cor
Sabor
Calor

Se você gosta das Dicas em formato de vídeo, confira mais clicando aqui. Nosso amigo Moisés vai nos ajudar um pouco com isso, vamos dar uma olhad

A Letra R nos Diferentes Sotaques Brasileiros

Existem pelo menos quatro tipos de “R” quando consideramos os diferentes estados e os variados sotaques. Vamos ver as suas diferenças:

  • O “R” retroflexo: É encontrado na região Centro-Oeste, sul da Bahia e em algumas cidades de São Paulo e Paraná. Este “R” é popularmente conhecido como o R caipira, que é extremamente alongado. A história desse R é interessante: os indígenas brasileiros tiveram muitos problemas para pronunciar o R ​​do português, já que esse fonema não existia em suas línguas nativas. Assim, a mistura do modo de falar o R ​​dos portugueses com os indígenas gerou esse R reflexivo.
  • O R-Tepe é aquele que carrega uma certa vibração. Ele é encontrado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, em algumas cidades e na capital do estado de São Paulo. Este “R” é falado de forma mais rápida e sem muita ênfase, diferenciando-se bastante das outras formas de pronúncia do “R”.
  • O “R” carioca é bastante peculiar aos nascidos no estado do Rio de Janeiro. Quando a capital de Portugal foi transferida para o Rio, os nobres trouxeram aquele “R” forte, que remete ao sotaque francês desta letra. Isso porque, naquela época, a estética francesa estava em alta e era sempre associada à moda.
  • O “R” gutural, que tem um som mais suave, é encontrado em Belo Horizonte e nas capitais do Norte e Nordeste. Sons guturais são originalmente facilmente detectados no final das palavras. Por exemplo nas palavras: comprar, fazer, comer, beber, sorrir, berrar e abrir.

Agora vamos olhar essas diferenças em um vídeo bem legal! Ele mostra diferentes pessoas de diferentes cidades conversando e utilizando as diferentes pronúncias de “R” que acabamos de aprender:

Exercício sobre o som da letra R em português

Enumere as palavras de acordo com a pronúncia correta, comparando as palavras abaixo. Aqui temos uma lista de 10 palavras com R em Português. Depois temos 5 exemplos com cada tipo de som da letra R em Português. Conecte as palavras aos exemplos.

1. Rato
2. Vera
3. Porta
4. Carro
5. Amor
6. Guaraná
7. Carioca
8. Energia
9. Viajar
10. Rodrigo

a. Certo
b. Areia
c. Amor
d. Rural
e. Morro

Então, nós aprendemos aqui sobre algumas possíveis pronúncias da letra R em português. Terminamos aqui mais uma de nossas Dicas. Se tiverem mais dúvidas, vocês podem se inscreverem no blog A Dica do Dia e aprender sobre tudo, temos muito conteúdo. Ou venha até a nossa escola e fale conosco!

Tchau, tchau!
Abraços da Rio & Learn!

Clique nos links abaixo para ver mais Dicas relacionadas
As vogais em Português
O alfabeto em Português
Os sons da letra X
O L final

Exercício sobre o som da letra R em português: respostas

  1. (d)
  2. (b)
  3. (a)
  4. (e)
  5. (c)
  6. (b)
  7. (b)
  8. (a)
  9. (c)
  10. (d)

O que você percebe quanto a escrita final da palavra Cascavel e chapéu?

Resposta verificada por especialistas Comparando as duas palavras "cascavel" e "chapéu", temos que o seu som (ou fonema) ao final de ambas são muito semelhantes. No entanto, a sua escrita é totalmente diferente. A sílaba "vel" e a sílaba "péu" tem as terminações parecidas.

O que você observou quanto ao som da palavra destacada e quanto a escrita?

Resposta: onde estão as palavras? As últimas letras "l" e "u" das duas palavras possue o mesmo fonema, gerando confusão quanto a escrita correta. O que distingue é a escrita, que tira nossas dúvidas quanto ao uso correto das letras na palavras referidas.

O que descobrimos sobre os sons da letra r?

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.

O que você observa quando o som final das duas?

Resposta verificada por especialistas Ambas possuem o mesmo som.