Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?

Bíblia > Antigo Testamento > Salmos > Salmo 105 > Versículo Salmo 105:15


15 "Não toquem nos meus ungidos;
não maltratem os meus profetas".

Leia o capítulo completo: Salmo 105

Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?

Este versículo em outras versões da Bíblia

15 Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.

Versão Almeida Revista e Atualizada

Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?

15 Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas.

Versão Almeida Revista e Corrigida

Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?


Salmos 105:14 Salmo 105:15 Salmos 105:16

Também pode interessar

  • Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?
    Mensagem do Salmo 90 explicada: ensina-nos a contar nossos dias
  • Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?
    105 versículos bíblicos para encorajar nos tempos difíceis
  • Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?
    O Senhor é meu Pastor (Estudo Bíblico do Salmo 23)
  • Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?
    Salmo 23 explicado versículo por versículo (Estudo)
  • Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?
    Estudo e explicação sobre o Salmo 121: como vencer o medo
  • Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?
    Salmo de cura: palavras para revigorar a saúde e a fé!

Quer Receber Mensagens Bíblicas?

Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?
 

 


Dificilmente um crente nunca tem ouvido essa frase, mas nem todos sabem o significado disto. Alguns pastores, líderes ou pregadores usam isso como forma de "blindagem" e de intimidar as pessoas como homens Intocáveis e que todos têm que concordar com as besteiras que eles falam porque são "ungidos de Deus" e quem discordar será castigado por Deus. Os textos que falam sobre isto não têm absolutamente nada a ver.

 Vamos a realidade dos textos que falam sobre isto por dentro da Bíblia. Primeiro temos que saber o que é ungido, qual o significado disto na Bíblia. No velho testamento uma pessoa era ungida com azeite para uma obra específica.

 Saul foi ungido com óleo quando foi consagrado a rei (1 Samuel 10.1) Davi também foi ungido com azeite (1Samuel 16.13) O azeite simbolizava a presença e o poder do Espírito Santo. A pessoa era capacitada pelo Espírito Santo (1Samuel 10. 6) Saul foi transformado quando o Espírito Santo se apoderou dele. O ungido do Senhor veio a ser um termo comum para o rei de Israel. Ungido pode ser no sentido literal com azeite como Davi e Saul ou simbolicamente

 Em (Isaías 45.1) Deus chamou Ciro de ungido simbolicamente. Todos que são escolhidos por Deus para a obra são ungidos de Deus.

Veja (2 Coríntios 1. 21),"Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus”, Agora o termo "Ai de quem tocar no meu ungido" vamos analisar (1Samuel 24. 6)"E disse aos seus homens o senhor me guarde de que eu não faça tal coisa é, o meu senhor, a um ungido do Senhor estendo eu minha mão contra ele pois é ungido do Senhor".
 
Antes disto nos versos anteriores Davi poupou a vida de Saul, diz que Davi não quis matar Saul porque era o ungido do Senhor. No verso 15 Davi disse a Saul que Deus seria o juiz na causa e o defenderia da mão de Saul. Esta expressão refere-se a Saul apenas quanto ao seu papel de rei de Israel, não significa que continuaria na unção Do Espírito Santo depois de ter caído por desobediência a Deus.

Davi não recebeu instruções da parte de Deus no sentido de remover Saul do Trono tirando sua vida. Os Versículo do 6 ao 10 não deve ser tomado como base para não disciplinar obreiros e líderes da igreja que fracassam moralmente ou que se afastam dos ensinos da palavra de Deus. Obreiros que assim fazem deve ser destituído dos seus cargos.

(Salmos 105.15) "Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas". este termo está relacionado diretamente à obra de Deus. Neste contexto os ungidos são Abraão, Isaque e Jacó. (1 crônicas 16.21)"A ninguém permitiu que os oprimisse e por amor deles, repreendeu Reis dizendo, não toqueis nos meus ungidos e aos meus profetas não façais mal”. Aqui se trata de uma advertência. De maneira nenhuma se refere ao pastor como intocável, inquestionável ou blindado.

Um dos requisitos para ser um pastor é ser irrepreensível (1 Timóteo 3.2) nada poderá atingi-lo, não poderão ter nada do que acusa-lo. Mas Paulo em certa ocasião achou Pedro repreensível."E chegando Pedro a Antioquia lhe resistir na cara porque era repreensível" (Gálatas 2.11) leia todo o texto e vai ver que Paulo o repreendeu. Agora veja em (1Timóteo 5:20) "Aos que pecarem repreende-os na presença de todos para que também os outros tenham temor". Paulo aqui se referiu a presbíteros, deve ser repreendido e levado a público quando cometem certos erros.

O pastor é uma autoridade eclesiástica se estiver de acordo com a Bíblia, se ele errar e pecar poderá e deverá ser corrigido e repreendido. Não de ouvidos aqueles que usam essas passagens para intimidar as pessoas como homens imbatíveis, inquestionáveis e blindados. Quando vierem com ameaças que você será castigo por Deus se o questionar ou discordar não cai mais nessa.

Onde fala na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?

Em 1 Samuel 26:9 encontramos uma situação muito semelhante. Davi não permitiu que Abisai matasse Saul, argumentando que aquele que toca no ungido do Senhor não ficará inocente.

O que acontece com aquele que toca no ungido de Deus?

Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis. E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.

Quem toca em um ungido de Deus?

Abisai rogou então a Davi: “Deus entregou hoje o teu inimigo nas tuas mãos. Permite que eu o atravesse com a sua própria lança e o encrave no chão com um só golpe. Não precisarei dar um segundo golpe!” Indagou-lhe ainda Davi: “Como não receaste levantar a tua mão contra o ungido de Yahweh para tirar-lhe a vida?”

Quem é que toca no ungido do Senhor e fica impune?

E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente? Disse mais Davi: Vive o Senhor que o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá.