Onde fica a ilha de chipre

O Chipre (grego Κυπρος, turco Kıbrıs) [1]) é uma ilha do Mar Mediterrâneo, ao sul da Turquia. A ilha é a terceira maior do Mediterrâneo, atrás apenas da Sicília e da Sardenha. Embora a ilha fique perto do Oriente Médio, ela é considerada um país europeu, além de ser membro da União Européia.

Distritos[editar]

O Chipre está dividido em seis regiões administrativas. Cada uma é um distrito, o qual carrega o nome da sua capital administrativa. Após a invasão turca de 1974 e a divisão da ilha em duas partes, a República do Chipre não tem o controle efetivo de toda a área do distrito da Quirênia e das partes Norte dos distritos de Famagusta e de Nicósia. Para a parte turca da ilha, veja Norte do Chipre.

  • Distrito de Famagusta (Sul) / Distrito de Famagusta (Norte)*
  • Distrito de Quirênia*
  • Distrito de Larnaca
  • Distrito de Limassol
  • Distrito de Nicósia (Sul) / Distrito de Nicósia (Norte)*
  • Distrito de Pafos

* São distritos da República Turca do Norte do Chipre, ou seja, fazem parte da porção turca da ilha.

Cidades[editar]

  • Nicósia (grego Λευκωσία, Lefkosia, turco Lefkoşa)
  • Larnaca (grego Λάρνακα, Larnaka)
  • Limassol (grego Λεμεσός , Lemesos, turco Leymosun)
  • Pafos (grego Πάφος, Pafos, turco Baf)
  • Quirênia (Κερύvεια, Keryneia, turco Girne)
  • Famagusta (grego Αμμόχωστος, Ammochostos, turco Gazimağusa)

Outros destinos[editar]

  • Ayia Napa - no extremo oriente da República
  • Península Akamas
  • Montanhas Troodos

Entenda[editar]

Onde fica a ilha de chipre

Desde 1974, o Chipre está dividido entre a área grega ao sul e oeste da ilha, também chamada "República do Chipre", internacionalmente reconhecida e país membro da União Européia; e a área turca, que ocupa o norte e o leste, se autoproclama a "República Turca do Norte do Chipre", mas é reconhecida apenas pela Turquia. As Nações Unidas mantêm uma força e paz na ilha, separando os dois grupos étnicos cipriotas. As hostilidades entre os dois grupos diminuíram consideravelmente, e a reunificação pode se tornar possível.

História[editar]

A ilha torna-se independente do Reino Unido em 1960. Em 1974, é invadida pela Turquia, a qual ocupa 40% do território. Em 1983, a área turca se declara uma República, mas nenhum outro país, exceto a Turquia, a reconhece como tal.

Clima[editar]

Temperado; Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos frios.

Relevo[editar]

Planície central com montanhas ao norte e sul; planícies dispersas porém significativas ao longo da costa sul.

ponto culminanteMonte Olimpo, com 1.951 m

Chegar[editar]

Por ser parte da União Européia, não é necessário visto para cidadãos do Brasil. A parte norte, controlada pela Turquia, também não exige vistos, já que o Brasil tem acordos bilaterais com esse país. Entretanto, passar de uma parte à outra da ilha pode ser dificultado pelas autoridades locais. Como o status da parte turca de Chipre não tem reconhecimento internacional, além da Turquia, é considerado ilegal pelas autoridades da República do Chipre usar o norte como ponto de entrada na ilha. Caso o viajante deseje circular por toda a ilha, é melhor fazê-lo usando como ponto de entrada os aeroportos de Larnaca e de Pafos ou o porto de Limassol.

De avião[editar]

A melhor maneira de chegar e sair do Chipre, apesar de ser uma ilha, é a via aérea. O Chipre é servido por inúmeras companhias - inclusive "low costs" - sendo a principal a Cyprus Airways, a qual conecta o país aos principais centros europeus, bem como a países do Oriente Médio.

O país possui dois aeroportos:

O principal é o Larnaca International Airport (LCA), localizado nos arredores da cidade.

O outro é o Aeroporto Internacional de Paphos (PFO), que opera a maioria dos vôos "low-cost".

De barco[editar]

Não existem mais linhas de ferry que conectam o país à Grécia, apenas alguns cruzeiros. O norte do país tem ligação marítima com a Turquia [2]. Pode-se chegar a Limassol também a partir da Itália..

Circular[editar]

O transporte público no país é muito deficiente e a maior parte das pessoas de lá dirigem.

De carro[editar]

Dirigir é a maneira mais fácil - e cara - de se conhecer a ilha. Isso se você estiver apto a dirigir pela esquerda (mão inglesa)!

De autocarro/ônibus[editar]

Os serviços interurbanos de ônibus são deficientes e é preferível usar carro ou táxis coletivos, principalmente se se vai de um distrito a outro. A maior parte das linhas não funciona nos finais de semana.

De táxi compartilhado[editar]

Os serviços Travel & Express funcionam das 6 da manhã às 6 da tarde. Pode-se marcar um táxi para ser pego em qualquer parte da cidade e descer onde se quiser nos limites da cidade. Tarifa maior aos domingos e feriados.

Fale[editar]

A língua oficial do Chipre é o grego, e na parte norte - devido a ocupação da Turquia - o turco. Porém, devido a grande influência e ocupação inglesa no país durante 1878 até 1954 (período em que o Chipre foi colônia inglesa) praticamente todos os habitantes, de jovens a adultos, falam inglês britânico.

Veja[editar]

Onde fica a ilha de chipre

Faça[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

  • Cipro Hotels[3].

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Em que país fica a ilha de Chipre?

O Chipre é um país insular localizado no leste do Mar Mediterrâneo. A ilha está localizada ao sul da Turquia e é um país pequeno com apenas 9.251 km² (10 vezes menor que Portugal). A nação faz parte da União Europeia desde 2004, possui pouco mais de 1 milhão de habitantes e tem como moeda o euro desde o ano de 2008.

Onde fica Chipre na Bíblia?

Chipre é uma ilha que foi uma antiga província romana. A evidência histórica aponta principalmente Chipre como a "Quitim" do Velho Testamento. (Isaías 23:1, 12; Daniel 11:30) A população original de Chipre tinha alguma conexão com os jónios ou primitivos gregos.

Quem nasceu na ilha de Chipre?

É habitada por cerca de 1,3 milhões de pessoas, em sua maioria cipriotas gregos, com uma grande minoria turca, e alguns soldados britânicos que se estabeleceram em enclaves militares sob a soberania da Coroa britânica.

Como chegar a ilha de Chipre?

A maneira mais fácil de chegar lá é de avião. Eu fiz a viagem desde Birminghan (Inglaterra) e o voo direto demorou 4h30. Tem várias companhias aéreas lowcost e charters que voam pra lá. Um voo de Atenas até o Chipre dura cerca de 1h40.